GEO9_18UND02 - Tema da aula - Emissões de CO2
Plano de Aula
Plano de aula: Emissões de gás carbônico - Um comparativo qualitativo
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Transformações nas paisagens por ações humanas
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Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE18 de Geografia, que consta na BNCC. Esta habilidade relaciona as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização e inovação e o uso de recursos naturais inclusive energéticos. Assim, o uso de materiais didáticos visuais como mapas, podem ser úteis para interpretações e comparações entre as localidades. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula trabalha conceitos que se relacionam diretamente com outras habilidades da BNCC, são elas:
EF09GE05 - Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização;
EF09GE10 - Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.
EF09GE15 - Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas.
Contextos prévios: A metodologia deste plano é de “resolução de problemas”. Não requer uma preparação anterior do estudante para participar da aula.
Materiais necessários:
Projetor multimídia e microcomputador para exibir as apresentações (pode ser substituído pelo uso do quadro).
Materiais complementares
Cópias dos textos e gráficos coloridos https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dBB5yway8ryxRC4WjRXr3W4mHTQyYr99NASW9Y4hCjmjWcu7TQk94RJ6Jc4v/geo9-18und02-tema-da-aula-emissoes-de-co2.pdf
Cópias dos questionários https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/drpEaYX9kSPxyZz7FkHBwRcVpVuGeaPfAejjaEvDbCkHrj6Wub3wUZJGva7Q/geo9-18und02-acao-propositiva-questionario.pdf
Para você saber mais:
“Fontes de Energia” Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/fontes-energia-1.htm Acesso em 06/Fev de 2018
Os dados utilizados na atividade são do Banco Mundial. O site permite a comparação de uma enorme quantidade de dados entre países permitindo uma abordagem quantitativa e qualitativa.
Essa atividade pode ser desdobrada em centenas de abordagens de análise comparando continentes, regiões e nações por meio de planilhas e gráficos. Sem dúvida uma das melhores formas de analisar dados de forma dinâmica com os alunos.
Dica: Basta digitar na barra de busca do site o nome de um indicador e o nome dos países a serem comparados e escolher o tipo de gráfico ou tabela a ser exibida. Os dados tabelados podem ser baixados para posterior análise, no software Planilhas do Google ou Microsoft Excel.
Origem dos dados: https://data.worldbank.org/indicator/eg.use.elec.kh.pc?view=map
Planilha utilizada para criar os gráficos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5ARxmbVrTjGgvg7hGCyW9GdWE9yTKFR89MrsWD2ceDVZF8WHj72HAj4yMaQZ/geo9-18und02-nacionalidades-que-mais-poluem-o-ar-pagina1.pdf
Direitos autorais das imagens: Architecture-buildings-factory-247763 - Disponível em: https://www.pexels.com/photo/panoramic-shot-of-sky-247763/ Acesso em 10/Fev de 2019
Tema da aula
Tempo sugerido do slide: 2 minutos
Orientações: Explicite o tema da aula (Emissões de gás carbônico - Um comparativo qualitativo) e explique as complexidades advindas das análises de dados para conseguir chegar à conclusões com embasamento. Disponha as cópias dos gráficos colando-as no quadro com fita adesiva deixando espaço entre os gráficos e tabelas. Repita o procedimento em outra parede da sala, preferencialmente a parede contrária ao quadro, para os alunos terem facilidades de movimentação. Cada um desses gráficos apresentam os dados que deverão ser coletados pelos estudantes durante a atividade. Explicite que atividade deverá ser feita em grupos de aproximadamente 5 pessoas (isso faz reduzir o tempo necessário para a organização da sala)
Cuidado ao afixar as cópias com muita fita adesiva ou alguma cola que possa danificar o quadro e/ou paredes da escola. Preferencialmente utilize adesivo próprio para o uso proposto.
Direitos autorais da imagem: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?title=Special:Search&search=china+pollution&fulltext=1&profile=default#/media/File:Beijing_pollution.jpg - Acesso em 14/Fev de 2019
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