GEO9_18UND02 - Tema da aula - Emissões de CO2
Plano de Aula
Plano de aula: Emissões de gás carbônico - Um comparativo qualitativo
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Transformações nas paisagens por ações humanas
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE18 de Geografia, que consta na BNCC. Esta habilidade relaciona as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização e inovação e o uso de recursos naturais inclusive energéticos. Assim, o uso de materiais didáticos visuais como mapas, podem ser úteis para interpretações e comparações entre as localidades. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta aula trabalha conceitos que se relacionam diretamente com outras habilidades da BNCC, são elas:
EF09GE05 - Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização;
EF09GE10 - Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.
EF09GE15 - Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas.
Contextos prévios: A metodologia deste plano é de “resolução de problemas”. Não requer uma preparação anterior do estudante para participar da aula.
Materiais necessários:
Projetor multimídia e microcomputador para exibir as apresentações (pode ser substituído pelo uso do quadro).
Materiais complementares
Cópias dos textos e gráficos coloridos https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dBB5yway8ryxRC4WjRXr3W4mHTQyYr99NASW9Y4hCjmjWcu7TQk94RJ6Jc4v/geo9-18und02-tema-da-aula-emissoes-de-co2.pdf
Cópias dos questionários https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/drpEaYX9kSPxyZz7FkHBwRcVpVuGeaPfAejjaEvDbCkHrj6Wub3wUZJGva7Q/geo9-18und02-acao-propositiva-questionario.pdf
Para você saber mais:
“Fontes de Energia” Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/fontes-energia-1.htm Acesso em 06/Fev de 2018
Os dados utilizados na atividade são do Banco Mundial. O site permite a comparação de uma enorme quantidade de dados entre países permitindo uma abordagem quantitativa e qualitativa.
Essa atividade pode ser desdobrada em centenas de abordagens de análise comparando continentes, regiões e nações por meio de planilhas e gráficos. Sem dúvida uma das melhores formas de analisar dados de forma dinâmica com os alunos.
Dica: Basta digitar na barra de busca do site o nome de um indicador e o nome dos países a serem comparados e escolher o tipo de gráfico ou tabela a ser exibida. Os dados tabelados podem ser baixados para posterior análise, no software Planilhas do Google ou Microsoft Excel.
Origem dos dados: https://data.worldbank.org/indicator/eg.use.elec.kh.pc?view=map
Planilha utilizada para criar os gráficos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5ARxmbVrTjGgvg7hGCyW9GdWE9yTKFR89MrsWD2ceDVZF8WHj72HAj4yMaQZ/geo9-18und02-nacionalidades-que-mais-poluem-o-ar-pagina1.pdf
Direitos autorais das imagens: Architecture-buildings-factory-247763 - Disponível em: https://www.pexels.com/photo/panoramic-shot-of-sky-247763/ Acesso em 10/Fev de 2019
Tema da aula
Tempo sugerido do slide: 2 minutos
Orientações: Explicite o tema da aula (Emissões de gás carbônico - Um comparativo qualitativo) e explique as complexidades advindas das análises de dados para conseguir chegar à conclusões com embasamento. Disponha as cópias dos gráficos colando-as no quadro com fita adesiva deixando espaço entre os gráficos e tabelas. Repita o procedimento em outra parede da sala, preferencialmente a parede contrária ao quadro, para os alunos terem facilidades de movimentação. Cada um desses gráficos apresentam os dados que deverão ser coletados pelos estudantes durante a atividade. Explicite que atividade deverá ser feita em grupos de aproximadamente 5 pessoas (isso faz reduzir o tempo necessário para a organização da sala)
Cuidado ao afixar as cópias com muita fita adesiva ou alguma cola que possa danificar o quadro e/ou paredes da escola. Preferencialmente utilize adesivo próprio para o uso proposto.
Direitos autorais da imagem: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?title=Special:Search&search=china+pollution&fulltext=1&profile=default#/media/File:Beijing_pollution.jpg - Acesso em 14/Fev de 2019
Material complementar
Contextualização
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações:
Projete o slide número 3 que exibe uma foto de Pequim (capital da China) e peça para os estudantes explicarem o que a foto objetiva mostrar (se não for possível projetar, faça uma descrição). Muito provavelmente alguns estudantes irão descrever uma paisagem urbana com a atmosfera poluída. Pode ser que comentem que é uma cidade que está recoberta por uma neblina. Explique que essa foto é da capital chinesa Pequim e que essa neblina é um particulado advindo da queima de carvão em usinas de geração de eletricidade. Explique que a China é um país que enfrenta grandes desafios para manter uma taxa de crescimento econômico acelerado e que para isso consome enormes quantidades de energia para manter os maiores centros industriais do mundo, além de exibir os maiores índices populacionais, com cerca de 1,38 bilhões de habitantes (2018).
Contextualize que a produção de eletricidade chinesa vem principalmente da queima de carvão mineral, um combustível de origem fóssil cuja queima polui muito a atmosfera o que cria um dos maiores problemas ambientais do mundo. Explique que outros países também poluem muito a atmosfera não só devido a produção de eletricidade mas também pela queima direta de combustíveis em automóveis (diesel e gasolina).
Direitos autorais da imagem: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?title=Special:Search&search=china+pollution&fulltext=1&profile=default#/media/File:Beijing_pollution.jpg - Acesso em 14/Fev de 2019
Problematização
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete o slide número 4 ou leia para a turma. Explique que a poluição ar possui uma característica de se espalhar rapidamente pela Terra, influenciando paisagens do mundo todo, principalmente no tocante às mudanças climáticas. Dessa forma coloque a questão: Quem são os maiores responsáveis pela poluição atmosférica?
Direitos autorais da imagem: http://www.freepik.com - Designed by macrovector
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 29 minutos
Orientações: Peça para que a turma se organize em grupos de aproximadamente 5 indivíduos e explique que eles devem responder o questionário de acordo com os dados disponibilizados na sala. Explique que os últimos 15 minutos serão utilizados para a correção e sistematização da atividade.
Material complementar
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Encerre a atividade e peça para que cada grupo exponha sua resposta. As quatro primeiras respostas são apenas um percurso na leitura dos gráficos. Faça a leitura e com a turma corrija as incongruências.
A questão número 5 é o cerne da sistematização. É possível que se crie um ambiente de debate com a questão proposta. Incentive os estudantes a colocarem suas opiniões e faça um fechamento da aula conduzindo uma reflexão sobre as obrigações que cada indivíduo possui no tocante a consciência ambiental. Não é ruim que os estudantes não entrem em acordo com essa questão específica, o importante é deixar claro as complexidades da questão.
Possibilidade de respostas:
1-Quais os países que mais lançam gás carbônico (CO2) na atmosfera?
Em ordem crescente os países que mais lançam CO2 na atmosfera são: China, Estados Unidos da América, Índia, Rússia, Japão e Alemanha.
2-Quais as nacionalidades que mais lançam gás carbônico (CO2) na atmosfera?
Na média os cidadãos dos seguintes países são os que mais lançam CO2 na atmosfera (em ordem crescente): Catar, Curaçao, Trinidade e Tobago,Kuate, Barém e Brunei.
3-Qual a tendência de lançamento de gás carbônico na atmosfera? O mesmo comportamento se aplica no Brasil?
Observando os dados de lançamento de CO2 na atmosfera percebe-se um aumento constante no mundo desde o início da série histórica em 1960. Pontualmente o aumento da poluição reduziu de forma muito tímida de 1979 até 1983 e em 2008, porém o gráfico mostra claramente um padrão de aumento no lançamento de CO2 na atmosfera. No Brasil A análise dos dados mostra a mesma tendência, com alguns anos exibindo leve redução porém com uma tendência clara no aumento do lançamento de CO2.
4-Comparando as emissões totais dos Estados Unidos e da China, que previsões podem ser feitas observando o comportamento de cada país? Em que ano a China se tornou a maior emissora de CO2 do mundo?
Os Estados Unidos mostram uma tendência a manterem os atuais níveis de lançamento de CO2 (níveis próximos a 5 bilhões de toneladas ao ano). A China por outro lado mostra aumentos consideráveis. Em 2001 existe um processo acelerado no lançamento de CO2. O ritmo de crescimento econômico vertiginoso faz o país ultrapassar os Estados Unidos em 2005 tornando-se o maior poluidor em números absolutos do mundo
5- Alguns países diminutos exibem os maiores índices de lançamento de CO2 per capita do mundo enquanto outros são os maiores poluidores em números absolutos, porém com índices per capita relativamente baixos. Descreva os conflitos éticos e morais que advém dessas constatações.
Pode-se observar que alguns países com populações muito pequenas como Curaçao e seus 161.000 habitantes exibem níveis muito grandes de lançamento de CO2 per capita. Logicamente que os números absolutos de lançamento de CO2 são irrisórios se comparados com países mais populosos. Essa problemática poluição total e poluição relativa cria uma questão filosófica de responsabilidade bioética. Sabendo mais do funcionamento da vida e dos sistemas naturais, surgem questões ética novas. Uma das características específicas das questões ambientais é que as ações e consequências não estão ligadas unicamente ao sujeito que age, tornando mais difícil a relação ato/responsabilização.
Do ponto de vista geográfico é muito claro que a ação de lançar poluentes no ar não respeita as fronteiras nacionais, ou seja, as consequências são globais já que a atmosfera é extremamente fluida. Dessa forma ter consciência no consumo é uma necessidade para todas as pessoas (como indivíduos) do século XXI, o que não exime os países de terem obrigações como de uma política de desenvolvimento menos agressivas ao meio ambiente.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
GEO9_18UND02
Ferramentas sugeridas
Google Meet ou Zoom
WhatsApp ou E-mail
Valor trabalhado
Respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
O objetivo desta aula é entender o panorama geral no tocante a queima de combustíveis fósseis. A aula será organizada para ser síncrona, usando o Google Meet (ou Hangout, Skype, Zoom). Agende um dia e horário com a turma. Caso a turma ainda não tenha um grupo, crie um no WhatsApp, outra sugestão é adaptar a aula para WhatsApp ou o e-mail. Nesta aula o valor respeito ao ambiente e à própria coletividade estará presente. Tempo estimado de 5 minutos.
Contextualização
Comece a aula explicando as complexidades advindas das análises de dados para conseguir chegar à conclusões com embasamento. Envie os gráficos e mostre para eles. Cada um desses gráficos apresentam os dados que deverão ser coletados pelos estudantes durante a atividade. Explicite que atividade deverá ser feita em grupos de aproximadamente 5 pessoas. eles podem se organizar pelo WhatsApp. Apresente uma foto de Pequim como esta. Peça para os estudantes explicarem o que a foto objetiva mostrar. Muito provavelmente alguns estudantes irão descrever uma paisagem urbana com a atmosfera poluída. Tempo estimado 10 minutos.
Problematização
Explique que a poluição ar possui uma característica de se espalhar rapidamente pela Terra, influenciando paisagens do mundo todo, principalmente no tocante às mudanças climáticas. Dessa forma coloque a questão: Quem são os maiores responsáveis pela poluição atmosférica? Tempo estimado 5 minutos.
Ação propositiva
Peça para que a turma se organize em grupos de aproximadamente 5 indivíduos. Envie a tabela com os países que mais poluem, e explique que eles devem responder o questionário de acordo com os dados disponibilizados nas etapas anteriores. Explique que na última etapa serão utilizados para a correção e sistematização da atividade. Tempo estimado 30 minutos.
Sistematização
Encerre a atividade e peça para que cada grupo exponha sua resposta. As quatro primeiras respostas são apenas um percurso na leitura dos gráficos. Faça a leitura e com a turma corrija as incongruências. A questão número 5 é o cerne da sistematização. É possível que se crie um ambiente de debate com a questão proposta. Incentive os estudantes a colocarem suas opiniões e faça um fechamento da aula conduzindo uma reflexão sobre as obrigações que cada indivíduo possui no tocante a consciência ambiental. Não é ruim que os estudantes não entrem em acordo com essa questão específica, o importante é deixar claro as complexidades da questão. Tempo estimado de 20 minutos.
Convite às famílias
Convide os pais a assistirem o vídeo sobre os combustíveis. Assim podem ajudar seus filhos na discussão sobre o tema.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Gabriel Lopes
Mentor: Regina Tunes
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 9°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Entender o panorama geral no tocante a queima de combustíveis fósseis.
Habilidade (s) da Base: (EF09GE18) Identificar e analisar as cadeias industriais e de inovação e as consequências dos usos de recursos naturais e das diferentes fontes de energia (tais como termoelétrica, hidrelétrica, eólica e nuclear) em diferentes países.