Plano de Aula

Plano de aula: O consumo de energia elétrica per/capita: Uma análise comparativa

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Transformações nas paisagens por ações humanas

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE18 de Geografia, que consta na BNCC - página 393. Esta habilidade relaciona as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização e inovação e o uso de recursos naturais inclusive energéticos. Assim, o uso de materiais didáticos visuais como mapas, podem ser úteis para interpretações e comparações entre as localidades. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta aula trabalha conceitos que se relacionam diretamente com outras habilidades da BNCC, são elas:

EF09GE05 - Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização;

EF09GE10 - Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.

EF09GE15 - Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas.

Materiais necessários: Cópias A4 com os textos e gráficos coloridos; cópias A4 com os questionários; projetor multimídia e microcomputador para exibir as apresentações Google (pode ser substituído pelo uso do quadro).

Material complementar:

Gráficos para Ação Propositiva:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rPgvhJuQuBGEuWggajgkQ3MJUe9Wnvzg8XahBS8vwjMHwSHzjQM7HCR59E5w/geo9-18und01-graficos-para-impressao.pdf

Atividade da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zyzPmEEJbKSjvNJMMuU8xwekwk8hQzsDEd6d6Rvh3CysfcDZzhMkqyaKgjps/geo9-18und01-atividades-energia.pdf

Resolução da Atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fgF7AbKRNxYhkN54S7Kdd9vnAPKDavW74qBQfugJfxDwbuMZPEKxmmsWudS8/geo9-18und01-gabarito-de-atividades-energia.pdf

Para você saber mais:

FRANCISCO, Wagner de Cerqueira e. Fontes de Energia. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/fontes-energia-1.htm>. Acesso em: 06 fev. 2019.

Os dados utilizados na atividade são do Banco Mundial. O site permite a comparação de uma enorme quantidade de dados entre países permitindo uma abordagem quantitativa e qualitativa.

Essa atividade pode ser desdobrada em centenas de abordagens de análise comparando continentes, regiões e nações por meio de planilhas e gráficos. Sem dúvida uma das melhores formas de analisar dados de forma dinâmica com os alunos.

Dica: Basta digitar na barra de busca do site o nome de um indicador e o nome dos países a serem comparados e escolher o tipo de gráfico ou tabela a ser exibida. Os dados tabelados podem ser baixados para posterior análise, no software Planilhas do Google ou Microsoft Excel.

Fonte: Eletric Power Consumption. World Bank. Disponível em: <https://data.worldbank.org/indicator/eg.use.elec.kh.pc?view=map>. Acesso em: 06 fev. 2019.

Direitos autorais das imagens: http://www.freepik.com - Designed by macrovector

Contextos prévios: A metodologia deste plano é de “resolução de problemas”. Os alunos devem entender alguns conceitos básicos sobre fontes energéticas (fontes fósseis e renováveis), conceito de per capita.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Explicite o tema da aula (Consumo e produção de energia elétrica per capita: Uma análise comparativa) e explique as complexidades advindas das análises de dados para conseguir chegar à conclusões com embasamento. Disponha os gráficos para a “Ação Propositiva” (disponível abaixo) colando-os no quadro com fita adesiva deixando espaço entre os gráficos e tabelas. Repita o procedimento em outra parede da sala, preferencialmente a parede contrária ao quadro, para os alunos terem facilidades de movimentação. Cada um desses gráficos apresentam os dados que deverão ser coletados pelos estudantes durante a atividade.

Dica: Cuidado ao afixar as cópias com muita fita adesiva ou alguma cola que possa danificar o quadro e/ou paredes da escola. Preferencialmente utilize adesivo próprio para o uso proposto.

Gráficos para Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rPgvhJuQuBGEuWggajgkQ3MJUe9Wnvzg8XahBS8vwjMHwSHzjQM7HCR59E5w/geo9-18und01-graficos-para-impressao.pdf

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