Plano de aula: Exportação agrícola

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Produtividade, rentabilidade e segurança alimentar

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE13 de Geografia, que consta na BNCC. Esta habilidade diz respeito à análise da importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima. Assim, o uso de materiais didáticos visuais como mapas, podem ser úteis para interpretações e comparações entre as localidades. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A habilidade EF09GE11 que busca relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil.

Materiais necessários: Tabela disponível em slide com dados quantitativos a respeito da exportação agrícola e comércio mundial, cartolina ou papel craft para montagem de cartaz ou slide para apresentação, uso da internet em computadores (sala de informática ou notebook) ou celulares para pesquisa. Caso não seja possível uso de internet em sala de aula, solicite aos alunos que pesquisem previamente a respeito de produtos do comércio mundial, ou seja, os principais produtos negociados no mercado internacional nas exportações e importações entre países.

Material complementar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jxV9Yv7pz8yyWnM6aXEY3wz9xBbX4SD4FGTam54tyKvcfcwQX3RWj6e4rZzg/geo9-13und04-tabela.pdf

Tabela: Agricultura Mundial - Participação do comércio agrícola no comércio mundial (1970 -2003) para análise e interpretação. Fonte: OMC. Disponível em: <www.wto.org>. Acesso em: 09 jan. 2019.

Para você saber mais:

A OMC - Organização Mundial do Comércio (World Trade Organization - www.wto.org) , disponibiliza dados do comércio mundial, as regras e tarifação sobre o assunto, caso seja interessante outras informações. Dados e estatísticas específicas do comércio exterior brasileiro podem ser encontrados no site do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, disponível em: http://www.mdic.gov.br/comercio-exterior/omc.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é importante que os alunos tenham compreendido as Revoluções Industriais e o papel da inserção de tecnologias no meio agrícola como forma de aumento de produção e rentabilidade. Conceitos como agronegócio, agroindústria e Revolução Verde podem seriam importantes.

Tema da aula

Orientações: O plano de aula que se segue procura discutir a inserção de tecnologia no meio agrícola para incremento da produção nos países assim como o aumento das exportações, principalmente no setor de grãos. Os alunos irão discutir e debater sobre o assunto compreendendo que a modernização do setor agropecuário incrementou a produção agrícola nos países, porém mais voltado aos cultivos para exportação e beneficiando grandes produtores e empresas. Entretanto, apesar da maior exportação agrícola, a participação percentual da agricultura no comércio exterior diminui devido a maior troca comercial de produtos industrializados e manufaturados, entre outras consequências que irão ser discutidas ao longo desse plano. Divida os alunos em grupos de 4 pessoas para que possam fazer as discussões e pesquisas inerentes a esse plano de aula. A partir da análise e interpretação de uma tabela sugerida neste plano de aula, os alunos devem fazer uma pesquisa sobre os produtos do comércio exterior negociados no mundo e montar a própria tabela, a ser apresentada aos colegas em sala de aula por meio de uma cartaz ou slide. Como o plano de aula sugere uma pesquisa na internet para averiguar que produtos participam com maior porcentagem no comércio exterior, caso ache necessário, pode solicitar uma pesquisa prévia dos alunos a respeito do assunto.

Para você saber mais:

Além dos sites da OMC e Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, como indicado no slide anterior, o IEDI - Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial traz colaborações de dados a respeito do comércio exterior brasileiro e mundial. Uma reportagem a respeito do assunto disponível em: https://iedi.org.br/cartas/carta_iedi_n_594.html traz uma tabela que identifica os principais produtos pauta de exportação no Brasil e no mundo. Acesso em 10/01/2019.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA