Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Projete o slide evidenciando o tema da aula para os estudantes e deixando claro como esse é um assunto atual e que seu entendimento é essencial à compreensão do espaço globalizado. Descreva rapidamente como a aula será realizada e que depois de orientados os alunos farão uma atividade em grupos de aproximadamente 5 pessoas. Informe aos alunos que a aula servirá para embasar uma produção de texto individual que será efetuada no lar e entregue em data a combinar.
Como adequar à sua realidade: Se a aula for ser aplicada em grandes centros urbanos ou em proximidade a algum centro de treinamento seria interessante que o professor exibisse folders ou sites de cursos relacionados à automação, mecatrônica e robótica. Isso pode aumentar o interesse dos estudantes pelo tema da aula.
Sites:
Portal SENAI: Curso técnico em mecatrônica. Disponível em:< http://www.sp.senai.br/cursos/76684/123/tecnico-de-mecatronica.html>. Acesso em: 25 Nov de 2018
Portal de cursos Instituto Federal - Curso técnico em mecatrônica. Disponível em:< http://rgt.ifsp.edu.br/portal/tec-em-mecatronica/>. Acesso em: 25 Nov de 2018
Portal USP - cursos oferecidos - Engenharia mecatrônica - Disponível em:<
https://www5.usp.br/ensino/graduacao/cursos-oferecidos/engenharia-mecatronica/>. Acesso em: 25 Nov de 2018
Contextos prévios: Essa aula trabalhará com vários conceitos históricos, sociológicos e geográficos do trabalho. Não é preciso dominar esses conceitos com várias das suas complexidades, porém é interessante que os estudantes compreendam o significado de produção, indústria, exploração do trabalho.
Contextualização
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Sugere-se 6 minutos para este slide. Inicie a aula com uma sondagem sobre os conhecimentos que os alunos possuem sobre esses tipos de maquinários. Saliente que robôs fazem parte da cultura ocidental desde o século XIX e que muitos livros, filmes e séries foram criados representando máquinas autônomas que podiam trabalhar, geralmente com formas humanoides. Peça para que eles deem exemplos de robôs da ficção científica (Ex. robô T-800 da série O exterminador do futuro, Chappie do filme de mesmo nome, robô NDR "Andrew" do filme “O homem bicentenário”, etc). Explicite para os alunos que robôs humanoides da ficção não serão objeto de estudo da aula, mas sim robôs funcionais (ou já em desenvolvimento) que são (ou serão) usados em vários setores da produção.
Para você saber mais:
Robôs. Disponivel em: <https://brasilescola.uol.com.br/informatica/robos.htm>. Acesso em: 25 Nov de 2018.
Homem X Máquina, a era da automação comprova que o futuro é agora <https://www.clickpb.com.br/brasil/homem-x-maquina-a-era-da-automacao-comprova-que-o-futuro-e-agora-5716.html> Acesso em: 25 Nov de 2018.
Contextualização
Orientações: Sugere-se 3 minutos para este slide. Explique que irá mostrar alguns exemplos de robôs em desenvolvimento e que o aprimoramento dessas máquinas poderá gerar grandes transformações no trabalho.
Se houver a possibilidade, exiba alguns vídeos dessas máquinas em desenvolvimento. Os vídeos possuem duração de segundos mas geram um efeito psicológico profundo pois é explícito como o desenvolvimento dessas máquinas coloca em xeque atividades que até pouco tempo só poderiam ser feitas por pessoas.
O primeiro exemplo apresenta o drone de entregas autônomas da corporação norte americana Amazon. Explique para os alunos que as entregas serão efetuadas sem o trabalho de um entregador e nem mesmo um piloto já que a aeronave é autônoma.
Como adequar à sua realidade:
No caso de não existir acesso à internet no momento da aula e não for possível exibir os vídeos, explique que os novos robôs são máquinas que possuem a potencialidade de substituir vários tipos de atividades humanas, principalmente as relacionadas à atividades em que as máquinas são mais eficientes, como na substituição do trabalho físico (carregar e descarregar veículos, limpeza, transporte, construção cívil, etc) e/ou trabalho puramente repetitivo (soldar, apertar parafusos, montar equipamentos, embalar produtos, etc).
Utilizar um tablet ou smartphone no projetor é possível utilizando um adaptador. Os vídeos podem ser legalmente baixados utilizando o aplicativo oficial do Google “Youtube Go”. Dessa forma é possível utilizar os vídeos na aula, mesmo que a escola não disponibilize acesso à internet.
Contextualização
Orientações: Sugere-se 3 minutos para este slide. Apresente o segundo exemplo, o robô da empresa Boston Dynamics Atlas. Um robô humanoide que pode substituir várias atividades humanas.
Como adequar à sua realidade:
No caso de não existir acesso à internet no momento da aula e não for possível exibir os vídeos, explique que esses novos robôs são máquinas que possuem a potencialidade de substituir vários tipos de atividades humanas, principalmente as relacionadas à atividades em que as máquinas são mais eficientes, como na substituição do trabalho físico (carregar e descarregar veículos, limpeza, transporte, construção cívil, etc) e/ou trabalho puramente repetitivo (soldar, apertar parafusos, montar equipamentos, embalar produtos, etc).
Utilizar um tablet ou smartphone no projetor é possível utilizando um adaptador. Os vídeos podem ser legalmente baixados utilizando o aplicativo oficial do Google “Youtube Go”. Dessa forma é possível utilizar os vídeos na aula, mesmo que a escola não disponibilize acesso à internet.
Problematização
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Explique que o gif trás uma cena clássica do filme “Tempos Modernos” de 1936 que questiona as mudanças tecnológicas no mundo do trabalho e, de certa maneira, compara a produtividade do homem com a produtividade da máquina.
Evidencie as questões trazidas no slide “O homem é tão eficiente quanto a máquina? ou A máquina é tão eficiente quanto o homem?”.
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 19 minutos
Orientações: Dê o comando para que os alunos se organizem em grupos de aproximadamente 5 indivíduos. Depois de organizados, peça para que, no caderno, eles respondam as seguintes perguntas: Existem benefícios na substituição do trabalho humano por máquinas? A quem interessa a automação de postos de trabalhos? Quais profissões estão fadadas a deixarem de existir no futuro? Quais se tornarão cada vez mais necessárias?
A atividade em grupo permite que, de forma ativa, os estudantes pensem e exponham diferentes ideias sobre a problemática da automação do trabalho. Os integrantes do grupo devem anotar as respostas nos seus respectivos cadernos para posterior consulta.
Sistematização
Tempo sugerido: 17 minutos
Orientações: Sugere-se 5 minutos para este slide. Explique o conceito de desemprego estrutural. Deixe claro que a automação de muitos postos de trabalho - como caixas eletrônicos, softwares que permitem o atendimento automatizado via telefone, mecanização do trabalho rural e industrial, etc - cria um desequilíbrio econômico-social relacionado à taxa de desempregados.
Alguns grupos muito provavelmente já terão abordado a questão da redução estrutural das vagas de trabalho na produção da resposta anterior.
Como adequar à sua realidade:
Se não for possível o uso do projetor, escreva “desemprego estrutural” no quadro e continuar a discussão.
Para você saber mais:
Robôs x empregos: a automação vai fechar mais vagas do que criar?
<https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/06/140630_robos_empregos_lab>. Acesso em: 25 Nov de 2018.
Sistematização
Orientações: Sugere-se 11 minutos para este slide. Cesse a atividade e peça para que cada grupo exponha oralmente a sua resposta. Organize as respostas dos estudantes no quadro em tópicos e resolva eventuais incongruências das diferentes respostas.
Resposta Correta:
Existem benefícios na substituição do trabalho humano por máquinas? A quem interessa a automação de postos de trabalhos?
Os principais benefícios para os trabalhadores estão relacionados à segurança. Muitos trabalhos trazem riscos à saúde pelo contato com substâncias tóxicas, tarefas que podem causar danos permanentes devido à acidentes (explosões, quedas, danos traumáticos, cortes, choques elétricos, stress, danos à audição, etc. É interessante que trabalhos muito perigosos sejam substituídos. No entanto a substituição de trabalhos que não exibem periculosidade ou danos comuns aos trabalhadores é do interesse dos empregadores que, ao substituir o trabalho humano, podem aumentar os lucros da sua operação como ocorre na substituição de caixas de bancos por caixas eletroeletrônicos ou dos operadores de atendimento ao cliente sendo substituídos por softwares com reconhecimento de voz.
Quais profissões estão fadadas a deixarem de existir no futuro? Quais se tornarão cada vez mais necessárias?
As profissões que não necessitam do pensamento humano são as que possuem maior tendência a deixarem de existir no futuro. As profissões relacionadas à características humanas, especialmente relacionadas à administração, gestão de pessoas, produção artística, não podem ser substituídas por máquinas (não existe atualmente nenhum dado que preveja o desenvolvimento de inteligência artificial consciente que possa substituir trabalhos que necessitem dessa característica).
Feche a aula pedindo que os estudantes produzam individualmente, no lar, um texto do tipo dissertativo com o tema: “O futuro do trabalho” Para esta produção o aluno irá utilizar os conhecimentos adquiridos na aula e poderá aprofundar-se por meio de pesquisas para expor sua opinião sobre o tema.
Sistematização
Orientações: Sugere-se 1 minuto para este slide. Feche a aula com a leitura da frase do escritor Isaac Asimov (1920-1992), reconhecido por seus livros e contos sobre inteligência artificial e robôs. Isso permite um fechamento menos fatalista sobre o tema e pode despertar o interesse dos alunos pela obra do escritor.