Plano de Aula

Plano de aula: O futuro do trabalho: automação

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Comparação das principais características das Revoluções Industriais

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor multimídia e microcomputador para exibir as apresentações Google e os vídeos sugeridos. A atividade pode ser adaptada para substituir o uso do suporte digital pelo quadro.

Para você saber mais:

Getting some air, Atlas? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=vjSohj-Iclc> Acesso em: 25 Nov de 2018.

Parkour Atlas. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=LikxFZZO2sk> Acesso em: 25 Nov de 2018.

Automação vai mudar a carreira de 16 milhões de brasileiros até 2030. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2018/01/1951904-16-milhoes-de-brasileiros-sofrerao-com-automacao-na-proxima-decada.shtml> Acesso em: 25 Nov de 2018.

Cada robô desemprega 3 nos eua mas humanos terão vagas indica estudo. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/05/1884780-cada-robo-desemprega-3-nos-eua-mas-humanos-terao-vagas-indica-estudo.shtml> Acesso em: 25 Nov de 2018.

robôs farão tudo melhor e é preciso aprender a trabalhar com eles diz professor de Harvard. Disponível em: <https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/11/1934609-robos-farao-tudo-melhor-e-e-preciso-aprender-a-trabalhar-com-eles-diz-professor-de-harvard.shtml> Acesso em: 25 Nov de 2018.

Direitos autorais das imagens:

http://www.freepik.com Designed by vectorpouch

http://www.freepik.com Designed by Freepik

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete o slide evidenciando o tema da aula para os estudantes e deixando claro como esse é um assunto atual e que seu entendimento é essencial à compreensão do espaço globalizado. Descreva rapidamente como a aula será realizada e que depois de orientados os alunos farão uma atividade em grupos de aproximadamente 5 pessoas. Informe aos alunos que a aula servirá para embasar uma produção de texto individual que será efetuada no lar e entregue em data a combinar.

Como adequar à sua realidade: Se a aula for ser aplicada em grandes centros urbanos ou em proximidade a algum centro de treinamento seria interessante que o professor exibisse folders ou sites de cursos relacionados à automação, mecatrônica e robótica. Isso pode aumentar o interesse dos estudantes pelo tema da aula.

Sites:

Portal SENAI: Curso técnico em mecatrônica. Disponível em:< http://www.sp.senai.br/cursos/76684/123/tecnico-de-mecatronica.html>. Acesso em: 25 Nov de 2018

Portal de cursos Instituto Federal - Curso técnico em mecatrônica. Disponível em:< http://rgt.ifsp.edu.br/portal/tec-em-mecatronica/>. Acesso em: 25 Nov de 2018

Portal USP - cursos oferecidos - Engenharia mecatrônica - Disponível em:<

https://www5.usp.br/ensino/graduacao/cursos-oferecidos/engenharia-mecatronica/>. Acesso em: 25 Nov de 2018

Contextos prévios: Essa aula trabalhará com vários conceitos históricos, sociológicos e geográficos do trabalho. Não é preciso dominar esses conceitos com várias das suas complexidades, porém é interessante que os estudantes compreendam o significado de produção, indústria, exploração do trabalho.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO