Plano de Aula

Plano de aula: Comparação de matrizes energéticas: análise comparativa no recorte Europa, Ásia e Oceânia

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Transformações nas paisagens por ações humanas

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE18 de Geografia, que consta na BNCC - página 393. Esta habilidade relaciona as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização e inovação e o uso de recursos naturais inclusive energéticos. Assim, o uso de materiais didáticos visuais como mapas, podem ser úteis para interpretações e comparações entre as localidades. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta aula trabalha conceitos que se relacionam diretamente com outras habilidades da BNCC, são elas:

EF09GE04 - Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais.

EF09GE07 - Analisar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia.

EF09GE15 - Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas.

EF09GE16 - Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.

Além disso esse plano aborda a unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, Ásia e Oceania (página 392 da BNCC).

Contextos prévios: É importante que o estudante tenha conhecimento sobre as diferentes fontes de energia e a diferença entre fontes renováveis e não-renováveis.

Materiais necessários:

  • Cópias dos gráficos coloridos (1 conjunto de gráficos por grupo de trabalho);
  • Cópias dos questionários (1 questionário por grupo de trabalho);
  • Projetor multimídia e microcomputador para exibir as apresentações Google (pode ser substituído pelo uso do quadro)

Materiais complementares:

Gráficos da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/t3DaF9eJq4DgvUtHEabBpKeqe7uY7Bzgw9tzdpqW93wsdQh6mcy6Y2ypUdsQ/geo9-18und04-acao-propositiva-graficos.pdf

Atividade da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GduUuXwRZWSgcccAqDF5MYSXcY7Aa3rmgEpY3QBWTyNQsYYAxNZsKh6Bj5DE/geo9-18und04-acao-propositiva-atividades-fontes-energeticas.pdf

Gabarito da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7p4VaXYHEx7jMaTddag23zyj3YHN5krrGJCCEacwF2mzawDK9BV3NH7sbdcK/geo9-18und04-acao-propositiva-gabarito-atividades.pdf

Para você saber mais:

“Fontes de Energia” Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/fontes-energia-1.htm - Acesso em 24/Fev de 2018

Origem dos dados:

“BP statistical report of world energy” - Disponível em: https://www.bp.com/content/dam/bp/business-sites/en/global/corporate/pdfs/energy-economics/statistical-review/bp-stats-review-2018-full-report.pdf - Acesso em 24/Fev de 2018

“World Bank Data” - Disponível em: https://data.worldbank.org/ - Acesso em 24/Fev de 2018

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete o slide e explicite o tema da aula (Comparação de matrizes energéticas) e explique que o modo de vida contemporâneo demanda consumo de muita energia e que cada país exibe uma configuração no seu sistema de produção energético (principalmente para suprir a sua produção de eletricidade) e que essa aula tem como objetivo comparar as matrizes energéticas no recorte geográfico Europa, Ásia e Oceania. Explique que depois das orientações os estudantes devem se organizar em grupos de cinco indivíduos para fazerem a atividade proposta e que os 15 minutos finais da aula serão utilizados para a sistematização e fechamento.

Direitos autorais da imagem: “The earth at night time” - https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/98/The_earth_at_night_%282%29.jpg - Acesso em 04/Mar de 2019

Como adequar à sua realidade: Seria interessante fazer uma relação nessa aula com as fontes de energia presentes na paisagem local. Assim questione os estudantes se eles conhecem a origem da energia que chega à cidade. Caso conheçam conversem um pouco sobre a relação entre energia e meio ambiente. Procure indicar a existência, se for o caso, de fontes renováveis que são utilizadas também (mesmo que seja em pequena escala como as placas fotovoltaicas que muitas residências possuem). Caso não conheçam a origem da energia que chega à cidade, os incentive a pesquisar.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA