Plano de Aula

Plano de aula: Comparação de matrizes energéticas: análise comparativa no recorte Europa, Ásia e Oceânia

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Transformações nas paisagens por ações humanas

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE18 de Geografia, que consta na BNCC - página 393. Esta habilidade relaciona as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização e inovação e o uso de recursos naturais inclusive energéticos. Assim, o uso de materiais didáticos visuais como mapas, podem ser úteis para interpretações e comparações entre as localidades. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta aula trabalha conceitos que se relacionam diretamente com outras habilidades da BNCC, são elas:

EF09GE04 - Relacionar diferenças de paisagens aos modos de viver de diferentes povos na Europa, Ásia e Oceania, valorizando identidades e interculturalidades regionais.

EF09GE07 - Analisar os componentes físico-naturais da Eurásia e os determinantes histórico-geográficos de sua divisão em Europa e Ásia.

EF09GE15 - Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas.

EF09GE16 - Identificar e comparar diferentes domínios morfoclimáticos da Europa, da Ásia e da Oceania.

Além disso esse plano aborda a unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida diversidade ambiental e as transformações nas paisagens na Europa, Ásia e Oceania (página 392 da BNCC).

Contextos prévios: É importante que o estudante tenha conhecimento sobre as diferentes fontes de energia e a diferença entre fontes renováveis e não-renováveis.

Materiais necessários:

  • Cópias dos gráficos coloridos (1 conjunto de gráficos por grupo de trabalho);
  • Cópias dos questionários (1 questionário por grupo de trabalho);
  • Projetor multimídia e microcomputador para exibir as apresentações Google (pode ser substituído pelo uso do quadro)

Materiais complementares:

Gráficos da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/t3DaF9eJq4DgvUtHEabBpKeqe7uY7Bzgw9tzdpqW93wsdQh6mcy6Y2ypUdsQ/geo9-18und04-acao-propositiva-graficos.pdf

Atividade da Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GduUuXwRZWSgcccAqDF5MYSXcY7Aa3rmgEpY3QBWTyNQsYYAxNZsKh6Bj5DE/geo9-18und04-acao-propositiva-atividades-fontes-energeticas.pdf

Gabarito da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7p4VaXYHEx7jMaTddag23zyj3YHN5krrGJCCEacwF2mzawDK9BV3NH7sbdcK/geo9-18und04-acao-propositiva-gabarito-atividades.pdf

Para você saber mais:

“Fontes de Energia” Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/fontes-energia-1.htm - Acesso em 24/Fev de 2018

Origem dos dados:

“BP statistical report of world energy” - Disponível em: https://www.bp.com/content/dam/bp/business-sites/en/global/corporate/pdfs/energy-economics/statistical-review/bp-stats-review-2018-full-report.pdf - Acesso em 24/Fev de 2018

“World Bank Data” - Disponível em: https://data.worldbank.org/ - Acesso em 24/Fev de 2018

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Projete o slide e explicite o tema da aula (Comparação de matrizes energéticas) e explique que o modo de vida contemporâneo demanda consumo de muita energia e que cada país exibe uma configuração no seu sistema de produção energético (principalmente para suprir a sua produção de eletricidade) e que essa aula tem como objetivo comparar as matrizes energéticas no recorte geográfico Europa, Ásia e Oceania. Explique que depois das orientações os estudantes devem se organizar em grupos de cinco indivíduos para fazerem a atividade proposta e que os 15 minutos finais da aula serão utilizados para a sistematização e fechamento.

Direitos autorais da imagem: “The earth at night time” - https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/98/The_earth_at_night_%282%29.jpg - Acesso em 04/Mar de 2019

Como adequar à sua realidade: Seria interessante fazer uma relação nessa aula com as fontes de energia presentes na paisagem local. Assim questione os estudantes se eles conhecem a origem da energia que chega à cidade. Caso conheçam conversem um pouco sobre a relação entre energia e meio ambiente. Procure indicar a existência, se for o caso, de fontes renováveis que são utilizadas também (mesmo que seja em pequena escala como as placas fotovoltaicas que muitas residências possuem). Caso não conheçam a origem da energia que chega à cidade, os incentive a pesquisar.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO