Plano de Aula
Plano de aula: Novas tecnologias e suas consequências nas dinâmicas diárias
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Comparação das principais características das Revoluções Industriais
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor multimídia e microcomputador para exibir as apresentações Google e os vídeos sugeridos. A atividade pode ser adaptada para substituir o uso do suporte digital pelo quadro.
Para você saber mais:
Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/tecnologia/2018/03/13/interna_tecnologia,665761/a-tecnologia-do-dia-a-dia.shtml. Acesso em: 02/05/2019.
Disponível em:
http://portal.metodista.br/rpcom/mundo-corporativo/a-tecnologia-associada-ao-nosso-dia-a-dia. Acesso em: 02/05/2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o slide nº 2 “O cotidiano e novas tecnologias” evidenciando o tema da aula para os estudantes e deixando claro como esse é um assunto atual e que seu entendimento é essencial à compreensão do espaço globalizado. Descreva rapidamente como a aula será realizada e explique que, depois de orientados, os alunos farão uma atividade de rotação de estações.
A atividade em rotação de estações consistirá na formação de 5 grupos de trabalho. Cada grupo será uma estação e nela o aluno deverá responder a uma questão. A resposta será coletiva, elaborada com o grupo, porém depois dos estudantes rotacionarem aleatoriamente para outras mesas, novos grupos serão formados também de forma aleatória. Ao final dos ciclos de rotação, o estudante terá passado por todas as estações e, portanto, terá respondido à todas as questões.
A escolha das estações deve ser feita de forma aleatória por cada estudante para que trabalhem com diferentes colegas.
Direitos autorais da imagem: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/eb/Views_of_the_LHC_tunnel_sector_3-4%2C_tirage_1.jpg. Acesso em 01 de Maio de 2019
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO