Plano de Aula

Plano de aula: Novas tecnologias e suas consequências nas dinâmicas diárias

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Comparação das principais características das Revoluções Industriais

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor multimídia e microcomputador para exibir as apresentações Google e os vídeos sugeridos. A atividade pode ser adaptada para substituir o uso do suporte digital pelo quadro.

Para você saber mais:

Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/tecnologia/2018/03/13/interna_tecnologia,665761/a-tecnologia-do-dia-a-dia.shtml. Acesso em: 02/05/2019.

Disponível em:

http://portal.metodista.br/rpcom/mundo-corporativo/a-tecnologia-associada-ao-nosso-dia-a-dia. Acesso em: 02/05/2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o slide nº 2 “O cotidiano e novas tecnologias” evidenciando o tema da aula para os estudantes e deixando claro como esse é um assunto atual e que seu entendimento é essencial à compreensão do espaço globalizado. Descreva rapidamente como a aula será realizada e explique que, depois de orientados, os alunos farão uma atividade de rotação de estações.

A atividade em rotação de estações consistirá na formação de 5 grupos de trabalho. Cada grupo será uma estação e nela o aluno deverá responder a uma questão. A resposta será coletiva, elaborada com o grupo, porém depois dos estudantes rotacionarem aleatoriamente para outras mesas, novos grupos serão formados também de forma aleatória. Ao final dos ciclos de rotação, o estudante terá passado por todas as estações e, portanto, terá respondido à todas as questões.

A escolha das estações deve ser feita de forma aleatória por cada estudante para que trabalhem com diferentes colegas.

Direitos autorais da imagem: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/eb/Views_of_the_LHC_tunnel_sector_3-4%2C_tirage_1.jpg. Acesso em 01 de Maio de 2019

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados