GEO9_18UND05 - Ação Propositiva - Atividade
Plano de Aula
Plano de aula: Lixo eletrônico - Uma abordagem cartográfica
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Transformações nas paisagens por ações humanas
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Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE18 de Geografia, que consta na BNCC - página 393. Esta habilidade relaciona as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização e inovação e o uso de recursos naturais inclusive energéticos. Assim, o uso de materiais didáticos visuais como mapas, podem ser úteis para interpretações e comparações entre as localidades. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta aula trabalha conceitos que se relacionam diretamente com outras habilidades da BNCC, são elas:
(EF09GE01) Analisar criticamente de que forma a hegemonia europeia foi exercida em várias regiões do planeta, notadamente em situações de conflito, intervenções militares e/ou influência cultural em diferentes tempos e lugares.
(EF09GE02) Analisar a atuação das corporações internacionais e das organizações econômicas mundiais na vida da população em relação ao consumo, à cultura e à mobilidade.
(EF09GE05) Analisar fatos e situações para compreender a integração mundial (econômica, política e cultural), comparando as diferentes interpretações: globalização e mundialização
(EF09GE09) Analisar características de países e grupos de países europeus, asiáticos e da Oceania em seus aspectos populacionais, urbanos, políticos e econômicos, e discutir suas desigualdades sociais e econômicas e pressões sobre seus ambientes físico-naturais.
(EF09GE10) Analisar os impactos do processo de industrialização na produção e circulação de produtos e culturas na Europa, na Ásia e na Oceania.
(EF09GE14) Elaborar e interpretar gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais.
(EF09GE15) Comparar e classificar diferentes regiões do mundo com base em informações populacionais, econômicas e socioambientais representadas em mapas temáticos e com diferentes projeções cartográficas
Além disso esse plano aborda a unidade temática: Formas de representação e pensamento espacial (página 392 da BNCC).
A metodologia deste plano baseia-se na “resolução de problemas” e na “sala de aula invertida”. Para completar as atividades propostas os estudantes devem ser capazes de fazer cálculos utilizando do processo “regra de três simples”. Se os estudantes não estiverem aptos para fazerem os cálculos de proporção, ou não for do interesse essa fase da produção cartográfica, pode-se entregar os valores prontos, concentrando a atividade na confecção do mapa de forma colaborativa.
Os estudantes devem conseguir usar régua e compasso.
Na aula que antecede a realização desse plano de aula, solicite aos alunos que se organizem em 7 grupos (América do Norte, América do Sul, África, Europa, Ásia Oriente Médio, Ásia Extremo Asiático e Oceania). Distribua as cópias (imprimir frente e verso) individualmente da seguinte maneira:
- Os estudantes dos grupos América do Norte e América do Sul recebem a tabela ORIENTAÇÃO PARA A PRODUÇÃO DO MAPA - Américas
- Os estudantes do grupo África recebem a tabela ORIENTAÇÃO PARA A PRODUÇÃO DO MAPA - África
- Os estudantes do grupo Europa recebem a tabela ORIENTAÇÃO PARA A PRODUÇÃO DO MAPA - Europa
- Os estudantes do grupo Ásia Oriente Médio e Ásia Extremo Asiático recebem a tabela ORIENTAÇÃO PARA A PRODUÇÃO DO MAPA - Ásia
- Os estudantes do grupo Oceania recebem a tabela ORIENTAÇÃO PARA A PRODUÇÃO DO MAPA - Oceania
Leia as orientações em voz alta para os estudantes e peça para que complete a coluna “Diâmetro dos círculos (mm)” no lar e que tragam os resultados na próxima aula.
Materiais necessários:
- Cópias A4 com os mapas limpos;
- Cópias A4 com as orientações de produção e tabela de dados (1 cópia por estudante seguindo o grupo correspondente. Essa etapa é optativa);
- Fita adesiva;
- cola escolar;
- lápis coloridos ou/e giz de cera coloridos;
- Kit de régua e compasso;
- Calculadora;
- Tesoura (não será preciso se as folhas com os mapas já forem filetadas antes da aula)
- Projetor multimídia e microcomputador para exibir as apresentações Google (pode ser substituído pelo uso do quadro)
Materiais complementares:
Mapas da Ação Propositiva:
Atividade da Ação Propositiva:
Gabarito da atividade: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/amznu8QEnwsBX2nZyFYCRxyVXxFQ5qrbrphzmGHuEZUPpHpCZZqBvkZAHebC/geo9-18und05-acao-propositiva-gabarito.pdf
Para você saber mais:
“O que é lixo eletrônico? Veja dicas de descarte e reciclagem no Brasil” Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/09/o-que-e-lixo-eletronico-veja-dicas-de-descarte-e-reciclagem-no-brasil.ghtml - Acesso em 07/Mar de 2019.
“Resíduo eletrônico” Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Res%C3%ADduo_eletr%C3%B4nico - Acesso em 07/Mar de 2019.
“Mapa Dymaxion” Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa_Dymaxion - Acesso em 07/Mar de 2019.
Origem dos dados:
“The Global E-waste Monitor 2017” - Disponível em: https://www.itu.int/en/ITU-D/Climate-Change/Documents/GEM%202017/Global-E-waste%20Monitor%202017%20.pdf- Acesso em 07/Mar de 2019.
“World Bank Data” - Disponível em: https://data.worldbank.org/ - Acesso em 07/Mar de 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete o slide ou leia o tema da aula (Lixo eletrônico: Uma abordagem cartográfica) e explicite o tema da aula. Explique que o modo de vida contemporâneo necessita do consumo de uma infinidade de equipamentos eletrônicos como smartphones, tablets, computadores pessoais e corporativos, TVs digitais, receptores, players de vídeo, livros digitais etc. Explique que os índices de consumo são diretamente proporcionais aos índices de poder de compra da população e que cada país possui índices de consumo de eletrônicos, reciclagem e produção de lixo eletrônico muito particulares. Explique que depois das orientações os estudantes devem se organizar nos seus respectivos grupos para fazerem a atividade proposta e que os 10 minutos finais da aula serão utilizados para a sistematização e fechamento.
Direitos autorais da imagem: Creative Commons CC0 - ”scrap monitors” - https://pxhere.com/en/photo/716524 - Acesso em 24/Fev de 2019
Contextos prévios: Para o desenvolvimento dessa aula é importante que o estudante saiba da relação entre problemas ambientais e a produção de alta tecnologia.
Como adequar à sua realidade: Questione os estudantes sobre o descarte de material eletrônico feito por eles. Oriente que há lugares específicos para o descarte de baterias usadas, pilhas e demais materiais eletrônicos. Esses pontos de coleta geralmente estão localizados em mercados, padarias, comércios e agências bancárias. Pergunte aos estudantes se eles já viram esses locais. Em caso negativo, incentive-os a identificar esses pontos de coleta na cidade.
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