Plano de aula: Átomos, elementos químicos e as transformações da matéria

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mudanças de estado físico da matéria

Sobre esta aula: Nesta aula, você encontrará orientações e direcionamentos de atividades para trabalhar com os alunos uma das habilidades de Ciências contempladas nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. A habilidade não será contemplada em sua totalidade, suas propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Este é considerado o quinto plano de aula de uma sequência de aulas relacionadas às mudanças de estado físico da matéria e sua relação com constituição submicroscópica da matéria. Caso seja do seu interesse saber mais sobre as temáticas desenvolvidas, você poderá consultar as aulas CIE9_01ME01, CIE9_01ME0, CIE9_01ME03 e CIE9_01ME04.

Nesta aula, a temática envolve a distinção entre átomo e elemento químico e a relação deles com as transformações da matéria.

Toda matéria é formada por átomos, sendo este dividido em partículas menores, com características e cargas diferentes:

• Os prótons: possuem carga elétrica positiva e massa igual a 1
  • Os nêutrons: não possuem carga elétrica e têm massa igual a 1

Essas duas partículas formam o núcleo atômico.

• Os elétrons: possuem carga elétrica negativa e massa quase desprezível. Ficam girando ao redor do núcleo, formando a eletrosfera.

Num átomo neutro, o número de prótons é sempre igual ao número de elétrons.

Cada tipo de átomo se refere a um determinado elemento químico. O elemento químico é definido uma substância que não pode ser separada em componentes mais simples usando técnicas químicas. A nível microscópico, é considerado um conjunto de átomos com o mesmo número atômico, ou seja, mesmo número de prótons. Sendo assim, tanto o número de massa (a soma do número de prótons e nêutrons) quanto o número de nêutrons podem mudar, mas o número atômico, não.

Assim, todos os elementos químicos são compostos por átomos e todos os átomos de um mesmo elemento são quimicamentes iguais.

Nas transformações químicas (formação de novas substâncias com reação química) as transformações acontecem ao nível dos elementos através de seus átomos, que reagem com átomos de outros elementos, ocorrendo um rearranjo dos átomos para que novas substâncias se formem.

Sugiro as seguintes leituras para complementação e aprofundamento:

Materiais necessários para a aula: Massa de modelar colorida, plastimake ou bolinhas de isopor e tinta para pintar. Palitos de dente, clips coloridos e de vários tamanhos, lápis de cor de diversas cores ou canetinhas coloridas, folha sulfite, tampinhas coloridas de garrafas pets e fita adesiva. Nos materiais complementares você encontra uma receita de massa de modelar caseira à base de farinha de trigo bem simples de fazer.

Título da aula

Orientações: Projete ou leia o tema da aula e comente com os alunos que nessa aula eles irão investigar a diferença entre os átomos e elementos químicos, relacionando-os às transformações da matéria. Caso você esteja seguindo os planos dessa unidade, vale recordar sobre as propriedades dos compostos: porque pontos de fusão e ebulição do Álcool etílico (C2H6O) e o éter etílico (C2H6O) são diferentes, mesmo que ambos contenham os mesmo elementos químicos?