Plano de Aula

Plano de aula: Do que a matéria é feita?

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Estrutura da matéria

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências relacionados a Matéria e Energia. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta pode ser considerada uma aula introdutória sobre a temática e uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema. Entretanto, é recomendado, para esta aula, que o aluno tenha noções básicas de substâncias, elementos químicos e estados da matéria. Temas que são abordados nos planos das unidades CIE9_01ME e CIE9_03ME01..

Serão abordados assuntos relacionados à unidade fundamental da matéria, o átomo. Será proposto que o aluno desenvolva um modelo similar ao modelo de Leucipo e Demócrito para explicar “a composição da matéria através de divisões sucessivas”, utilizando o método científico. O método científico é, na verdade, um conjunto de procedimentos empregados por pesquisadores com a intenção de obter resultados mais confiáveis e, assim, tentar explicar os fatos observados (questão já foi tratada no plano CIE09_03ME01).

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida na metodologia científica, consulte o livro e os links abaixo:

HADDAD, Nagib. Metodologia de estudos em ciências da saúde: como planejar, analisar e apresentar um trabalho científico. São Paulo: Roca, 2004.

Links sobre metodologia:

FARIA, C. Método Científico, Info Escola, https://www.infoescola.com/ciencias/metodo-cientifico/ Acesso em: 6 jul. 2018.

Portal UFSCar, Material didático, UFSCar, http://www.ufscar.br/jcfogo/Estat_1/arquivos/Metodologia_Cientifica.pdf Acesso em: 6 jul. 2018.

CHIBENI, S. S. Algumas observações sobre o “método científico” , Unicamp-IFCH, http://www.unicamp.br/~chibeni/textosdidaticos/metodocientifico.pdf Acesso em: 6 jul. 2018.

Link para sobre o modelo de Leucipo e Demócrito.

SOUZA, L. A., Leucipo e Demócrito - filosofando sobre átomos, Química Geral, https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/leucipo-democritofilosofando-sobre-atomos.htm Acesso em: 6 jul. 2018.

LIRA, J. C. L. Átomo, Info Escola, https://www.infoescola.com/quimica/atomo/ Acesso em: 6 jul. 2018.

Link para o material a ser impresso no material complementar.

Materiais necessários para a aula: uma prancheta, caneta, lixa, material fácil de ser quebrado e lixado (como o tijolo) e material impresso.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: organize os alunos em semicírculo. Leia o tema da aula e comente que eles serão os cientistas responsáveis pela elaboração de um modelo científico que explicará “do que a matéria é feita”.

Atenção: para esta aula, será necessário uma lixa.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados