Plano de Aula

Plano de aula: Propriedades das substâncias na visão microscópica

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mudanças de estado físico da matéria

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, os aspectos submicroscópicos dos estados físicos serão abordados como uma das habilidades de ciências, porém, essa habilidade não será totalmente contemplada neste momento, podendo ter continuidade nas aulas seguintes. Esta aula, portanto, pode ser considerada inicial sobre a temática. Sendo assim, poderá ser utilizada como ferramenta diagnóstica sobre as percepções dos alunos a respeito do tema.

Para saber mais sobre o tema das aulas que estudam essa habilidade: CHANG, R.; GOLDSBY, K. A. Química. Porto Alegre: AMGH, 2013, 11. Ed. e "Propriedades das matérias", caderno temático da Paespe, disponível em: http://www.ufal.edu.br/unidadeacademica/ctec/extensao/paespe/Arquivos/paespe/quimica/aula-1/at_download/file

Materiais necessários para a aula: tabela impressa com algumas propriedades dos estados físicos disponível aqui, garrafas PET, água, areia (ou terra), simulador “Estados da Matéria Básico”, disponível em <https://phet.colorado.edu/sims/html/states-of-matter-basics/latest/states-of-matter-basics_pt_BR.html> (ou o esquema apresentado no slide 7)

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título da aula e comente com os alunos que eles irão discutir e analisar algumas propriedades de substâncias. Diga que eles serão investigadores destinados a responder sobre a diferença entre uma mordida de lobo/huskies em uma garrafa pet vazia e em uma com água, pensando na estrutura da matéria, de como o ar e a água estão arranjados estruturalmente, fatos que denotam as diferenças entre eles.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO