Plano de aula: Propriedades das substâncias e das misturas

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mudanças de estado físico da matéria

Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência de aulas que, quando associadas, conseguem trabalhar de forma mais eficiente a temática. Nesta aula os alunos irão trabalhar com gráficos de mudança de estado físico de uma substância pura, a água, e de uma mistura, água e sal de cozinha.
A habilidade de ciências não será trabalhada em sua totalidade neste plano, sendo assim, as propostas podem ter continuidade nas próximas aulas.

Sugerimos que a aula CIE9_01ME01 já tenha sido realizada, pois assim os alunos já terão sido introduzidos à natureza submicroscópica da matéria. Esta unidade tem como objetivo maior levar os alunos a compreender que a matéria é constituída de partículas submicroscópicas, átomos e moléculas, e que suas propriedades são funções de sua estrutura e de como essas partículas interagem. A unidade CIE9_03ME irá tratar especialmente dos modelos atômicos, portanto, aqui basta que os alunos compreendam a natureza particular da matéria e se familiarizem com os termos átomos e moléculas.

Sugestões de leitura para este plano:
BRADY, E.; SENESE, F. Química, a matéria e suas transformações, volume 1. Rio de Janeiro, editora LTC, 2012, 5a edição.
DIAS, D. L., Forças intermoleculares e o ponto de ebulição das substâncias, Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/forcas-intermoleculares-ponto-ebulicao-das-substancias.htm>, acesso em 07 de agosto de 2018.

Se você sentir necessidade de aprofundar mais sobre a natureza submicroscópica da natureza e as dificuldade de aprendizagem dos alunos em relação a este tema, veja a dissertação de mestrado de Mayara Soares de Melo, “A transição entre os níveis - Macroscópio, submicroscópico e representacional - uma proposta metodológica”, disponível em: <http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/19177/1/2015_MayaraSoaresdeMelo.pdf>, acesso em 07 de agosto de 2018. A introdução traz um boa revisão sobre o assunto.

Materiais necessários para a aula: atividade proposta impressa,, folhas de papel sulfite ou similar, régua, lápis e borracha.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e pergunte aos alunos o que eles entendem por propriedades das substâncias e como eles diferenciam substâncias de misturas. Observe as respostas dadas, anote-as no quadro e volte a elas no final da aula, mas não as responda ainda.

De acordo com Rocha-Filho et al podemos definir substância como a porção de matéria que possui apenas um tipo de constituinte, o qual, por sua vez, foi definido por eles com a unidade que dá identidade a uma substância. Por exemplo, a substância água tem como único constituinte a molécula de água (H2O). A água do mar é, por sua vez, uma mistura, pois é formada de diferentes substâncias dissolvidas na água.
ROCHA-FILHO, R. C.; TOLENTINO, M.; SILVA, R. R.; TUNES, E.; SOUSA, E. C. P. D. Ensino de conceitos em Química. III. Sobre de conceitos de substância. Química Nova, v. 11, n. 4, p. 417-419, 1988, disponível em <http://quimicanova.sbq.org.br/imagebank/pdf/Vol11No4_417_v11_n4_%2811%29.pdf>, acesso 07 de agosto de 2018)