Atividade para impressão 1 - Propriedades dos compostos
Plano de Aula
Plano de aula: Propriedades dos compostos
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Mudanças de estado físico da matéria
Por: Ellen Bernardi
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, você encontrará orientações e direcionamentos de atividade para trabalhar com os alunos uma das habilidades de Ciências contempladas nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. A habilidade não será contemplada em sua totalidade, sua propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Este é considerado o quarto plano de aula de uma sequência de aulas relacionadas às mudanças de estado físico e sua relação com constituição submicroscópica da matéria. Assim, para saber mais sobre as temáticas desenvolvidas, você poderá consultar as aulas CIE9_01ME01, CIE9_01ME02 e CIE9_01ME03.
Nessa aula, a temática envolve propriedades específicas dos compostos, como o ponto de fusão e de ebulição, propriedades dependentes das interações entre as partículas constituintes, ou seja, elas podem ser interpretadas a nível submicroscópico em função de diferentes maneiras com que as partículas estão organizadas.
Os compostos iônicos são constituídos por íons carregados e a interação entre eles se dá através da atração eletrostática, sendo essa força que os mantém unidos muito forte. Por sua vez, os compostos moleculares são constituídos por moléculas, e as interações entre elas, as interações intermoleculares, é mais fraca. Essa interação mais fraca entre as moléculas faz com que a energia necessária para separá-las e fazê-las mudar de estado de agregação seja menor do que nos compostos iônicos.
Caso necessário, sugiro a leitura das páginas 74 a 92 do livro: CISCATO, C. A. M.; PEREIRA, L. F. Planeta Química. Editora Ática S.A. São Paulo, 1a edição, 2008, e página 8 da apostila sobre Determinações de ponto de fusão e ebulição, disponível em <http://www.ufjf.br/quimica/files/2014/08/Apostila-Laboratorio-QO1-vers%C3%A3o-1.3-2016.pdf> (acesso em 02/09/2018) .
Caso deseje uma leitura complementar para se aprofundar no tema, sugiro: REY, N. A. Ligações químicas: covalentes e iônicas, disponível em: <http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/Sala%20de%20Leitura/conteudos/SL_ligacoes_quimicas.pdf> (acesso em 02/09/2018).
Materiais necessários para a aula: Projetor multimídia e/ou quadro negro, folhas sulfite, canetas coloridas e o material impresso:
Tabela com dados de temperatura de ebulição e fusão.
Atividade de indentificação.
Texto contendo a conceitualização do tema.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou leia o tema da aula e comente com os alunos que nessa aula eles irão analisar dados a partir dos quais levantarão hipóteses sobre as diferenças entre as temperaturas de fusão e ebulição dos compostos, relacionando-as com a visão submicroscópica da matéria. Se você estiver seguindo a ordem dos planos desta unidade, aproveite para recordar os temas já trabalhados, como forma de conectar a temática desta presente aula:
- “O que acontece nos ponto de fusão e ponto de ebulição das substâncias?”
- “Como os compostos iônicos e moleculares se diferenciam?”
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO