Plano de Aula

Plano de aula: Relação entre as simetrias no plano e a congruência de triângulos

Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Transformações isométricas e congruência de triângulos

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autora: Renata Akemi Maekawa

Mentor: Fabricio Eduardo Ferreira

Especialista de área: Pricilla Cerqueira

Habilidade da BNCC

EF08MA12 - Demonstrar propriedades de quadriláteros por meio da identificação da congruência de triângulos.

EF08MA15 - Reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), com o uso de instrumentos de desenho ou de softwares de geometria dinâmica.

Objetivos específicos

-Verificar se a aplicação de simetrias no plano gera figuras congruentes às originais

-Analisar triângulos para verificar se é possível elaborar um conjunto de simetrias que leva um triângulo ao outro.

-Relacionar as simetrias no plano e a congruência de triângulos.

Conceito-chave

Simetrias e congruência de triângulos

Recursos necessários

-Fichas impressas.

-Projetor (se possível)

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

-Verificar se a aplicação de simetrias no plano gera figuras congruentes às originais

-Analisar triângulos para verificar se é possível elaborar um conjunto de simetrias que leva um triângulo ao outro.

-Relacionar as simetrias no plano e a congruência de triângulos.