Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Somando probabilidades
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Classificação de eventos
Por: Emanoel Carvalho
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Emanoel de Carvalho Silva
Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
EF08MA19; EF08MA21
Objetivos específicos
- OBSERVAR DIFERENTES EVENTOS PRESENTES NUM MESMO ESPAÇO;
- RELACIONAR PROBABILIDADES DE EVENTOS DISTINTOS NUM MESMO ESPAÇO;
- ESTABELECER E EXERCITAR A RELAÇÃO DE SOMA ENTRE PROBABILIDADES.
Conceito-chave
- SOMA DE PROBABILIDADES; UNIÃO; PELO MENOS
Recursos necessários
- XEROX DAS ATIVIDADES DE AQUECIMENTO E DE ATIVIDADE PRINCIPAL
- XEROX DA PLANILHA DE REGISTRO 1 E 2
- DADOS NUMERADOS DE 1 A 6
Material Complementar ao Professor.
- Como construir um dado, aqui.
- Jogos on line sobre probabilidade para ser aplicados no laboratório, aqui.
- Revendo o Cálculo de Probabilidades aqui.
Matéria publicada por Nova Escola.
- Estratégias para formação de grupos aqui.
Vídeo disponibilizado por Nova Escola
- Recordando a Regra da Soma de Probabilidades aqui.
Indicação do Blog da professora Sônia Vieira - USP
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- OBSERVAR DIFERENTES EVENTOS PRESENTES NUM MESMO ESPAÇO;
- RELACIONAR PROBABILIDADES DE EVENTOS DISTINTOS NUM MESMO ESPAÇO;
- ESTABELECER E EXERCITAR A RELAÇÃO DE SOMA ENTRE PROBABILIDADES.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
SOMA DE PROBABILIDADES
Este PLANO possui um GUIA DE INTERVENÇÃO.
Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO