Orientações
Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 MINUTO
Orientação: Leia para a turma o objetivo da aula
Aquecimento
Tempo sugerido: 9 minutos (slide 3 a 5)
Orientação: Leia para a turma. Solicite que respondam individualmente
Propósito: Compreender o uso da expressão “OU”
Discuta com a turma:
- O representa o “OU” presente no texto?
- Os dois eventos “rei” ou “rainha” podem ser relacionados à soma de probabilidades?
Materiais complementares para impressão
Aquecimento
Resolução do Aquecimento
Aquecimento
Tempo sugerido: 9 minutos (slide 3 a 5)
Orientação: Acompanhe a construção das soluções. Solicite a alguns alunos que compartilhem a solução no quadro. Nesta etapa alguns comentários podem ser levantados pelos alunos, tais como:
> “Mariana não ganhará, pois há menos cartas rei ou rainha”
> “Precisamos identificar todas as possibilidades que a leva ganhar os sorvetes”
> Os alunos podem indicar o meio, mas não recordar a quantidade de cartas de um baralho, os naipes…
Nestes casos, ao coletar esses comentários, valide-os e insira a informação correta ou os ajustes necessários partindo da contribuição de cada um.
Propósito: Calcular probabilidades
Aquecimento
Tempo sugerido: 9 minutos (slide 3 a 5)
Orientação: Leia para a turma. Ressalte cada ponto destacado no slide à atividade de aquecimento.
Propósito: Recordar definições abordadas na atividade de aquecimento
Atividade principal
Tempo sugerido: 23 minutos (slide 6 a 11)
Orientação: Organize a turma em trios para a execução desta atividade. Leia para a turma.
Propósito: Destacar dados importantes para a solução da questão
Discuta com a turma:
- Qual a quantidade de produtos por cada uma?
Materiais complementares para impressão
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
Atividade principal
Tempo sugerido: 23 minutos (slide 6 a 11)
Orientação: Leia para a turma. Deixe que os trios analisem. Quando circular pela sala, cite ou discuta o que está proposto abaixo.
Propósito: Retirar do gráfico elementos essenciais para a sua compreensão
Discuta com a turma:
- Qual a quantidade de produtos vendidos em cada mês?
- Em que elas compraram?
Atividade principal
Tempo sugerido: 23 minutos (slide 6 a 11)
Orientação: Acompanhe o raciocínio dos grupos. Proponha que façam as observações para análise.
Propósito:
Calcular probabilidades mediante alterações no evento ou espaço amostral
Discuta com a turma:
- Como os dados surgiram no gráfico?
- Qual seria o espaço amostral?
- Quais os eventos em cada pergunta?
Atividade principal
Tempo sugerido: 23 minutos (slide 6 a 11)
Orientação: Para esta etapa, solicite que cada grupo (trio) apresente uma única resposta para a análise. Reserve parte do tempo para promover um debate/compartilhamento de respostas. Peça a alguns grupos que apresentem suas justificativas.
Propósito: Entender eventos sucessos e a independência entre os eventos
Discuta com a turma:
- Os sorteios aconteceram de forma sucessiva?
- E se os sorteios acontecessem de maneira simultânea?
Atividade principal
Tempo sugerido: 23 minutos (slide 6 a 11)
Orientação: Solicite que os grupos apresentem sua solução para a primeira pergunta do slide e compartilhem suas justificativas. Apresente o termo “Independentes” - O termo provavelmente surgirá e alguma das justificativas, então enfatize-o. Acompanhe as soluções destacando cada característica da probabilidade de eventos independentes.
Propósito: Calcular probabilidade de eventos independentes
Discuta com a turma:
- Há interferência de um sorteio no outro?
- Os eventos são independentes?
Atividade principal
Tempo sugerido: 23 minutos (slide 6 a 11)
Orientação: Leia para a turma. Associe cada pergunta à etapa da atividade principal a que se refere.
Propósito: Associar eventos independentes e sua forma de calcular probabilidade
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 12 a 16)
Orientação: Colete de cada grupo a maneira como organizaram as informações do gráfico. Apresente o gráfico como uma alternativa à organização. Caso algum grupo tenha organizado assim, destaque esta técnica. Solicite que os grupos auxiliem no preenchimento do gráfico.
Propósito: Relacionar dados de uma tabela para um gráfico.
Discuta com a turma:
- Qual a relação entre o gráfico e uma tabela?
- Há facilidade para identificar os valores?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 12 a 16)
Orientação: Das soluções apresentadas pelos alunos, retire aquelas que verificaram o número do elemento espaço e do evento.
Propósito: Analisar as informações fornecidas pelos alunos referentes à coluna em destaque
Discuta com a turma:
- O espaço para o evento A deve ser determinado por todas as pessoas que compraram apenas o produto A?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 12 a 16)
Propósito: Calcular probabilidade
Orientação:
- Destaque a indicação do número de elementos do evento e o cálculo de probabilidade.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 12 a 16)
Propósito: Analisar as informações fornecidas pelos alunos e calcular sua probabilidade
Orientação: Solicite a um dos grupos que comente a solução fazendo um paralelo à anterior.
Discussão da solução
Tempo sugerido: 12 minutos (slides 12 a 16)
Propósito: Calcular probabilidade e discuti-la
Orientação:
- Proponha aos grupos que venham ao quadro e indiquem as probabilidades tanto de Roberta como Mariana ganharem o sorteio.
- Comente a probabilidade das duas ganharem.
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 2 MINUTOS
Propósito:
Definir eventos indpendentes
Orientação:
- Professor, apresente o slide para a turma
- Ressalte a definição associando onde foi trabalhada na Atividade Principal
Encerramento
Tempo sugerido: 1 MINUTO
Propósito: Finalizar o conceito de independência de eventos
Orientação: Leia para a turma
Discuta com a turma:
- A ocorrência de uma alegria independe de uma tristeza?
Raio X
Tempo sugerido: 5 MINUTOS
Orientação: Peça aos alunos que encontrem a solução para o problema.
Propósito: Avaliar o cálculo de probabilidades em eventos independentes
Discuta com a turma:
- A informação de que haverá reposição, ou seja, que após ter retirado o lápis, Cauê o colocará novamente no estojo?
Materiais complementares:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar