Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: SOMANDO PROBABILIDADES
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Classificação de eventos
Por: Emanoel Carvalho
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
SOMANDO PROBABILIDADES
Autor: Emanoel de Carvalho Silva
Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
EF08MA19; EF08MA21
Objetivos específicos
- OBSERVAR DIFERENTES EVENTOS PRESENTES NUM MESMO ESPAÇO;
- RELACIONAR PROBABILIDADES DE EVENTOS DISTINTOS NUM MESMO ESPAÇO;
- ESTABELECER E EXERCITAR A RELAÇÃO DE SOMA ENTRE PROBABILIDADES.
Conceito-chave
- SOMA DE PROBABILIDADES; UNIÃO; PELO MENOS
Recursos necessários
- XEROX DAS ATIVIDADES DE AQUECIMENTO E DE ATIVIDADE PRINCIPAL
- XEROX DA PLANILHA DE REGISTRO 1 E 2
- DADOS NUMERADOS DE 1 A 6
Material Complementar ao Professor.
- Como construir um dado, aqui.
- Jogos on line sobre probabilidade para ser aplicados no laboratório, aqui.
- Revendo o Cálculo de Probabilidades aqui.
Matéria publicada por Nova Escola.
- Estratégias para formação de grupos aqui.
Vídeo disponibilizado por Nova Escola
- Recordando a Regra da Soma de Probabilidades aqui.
Indicação do Blog da professora Sônia Vieira - USP
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- OBSERVAR DIFERENTES EVENTOS PRESENTES NUM MESMO ESPAÇO;
- RELACIONAR PROBABILIDADES DE EVENTOS DISTINTOS NUM MESMO ESPAÇO;
- ESTABELECER E EXERCITAR A RELAÇÃO DE SOMA ENTRE PROBABILIDADES.
Aula
SOMA DE PROBABILIDADES
Este PLANO possui um GUIA DE INTERVENÇÃO.
Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 MINUTO
Orientação: Leia para a turma o objetivo da aula.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO