Guia de Intervenção
Plano de Aula
Plano de aula: Resolvendo problemas com a ideia de lucro
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo de lucro e prejuízo
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Carlos Alves de Almeida Neto
Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Objetivos específicos
Resolver problemas com a ideia de lucro.
Conceito-chave
Lucro, prejuízo, custo, receita e porcentagem.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, que poderão ser coladas no caderno.
- Calculadora ou não.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver problemas com a ideia de lucro.
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
# *Tempo sugerido:* 2 min
# *Orientação:* O professor deverá ler o objetivo ou escrevê-lo na lousa no início da aula. Nesse momento é interessante que o professor já faça uma sondagem inicial, perguntando aos alunos o que eles sabem sobre lucro ou prejuízo em diversas situações e se poderiam dar algum exemplo.
# *Propósito:* Compartilhar o objetivo da aula.
# *Discuta com a turma:*
& Quais são suas ideias para calcular lucro ou prejuízo?
& Relembrar porcentagem (fatores de aumento e redução);
& Sugerir que o cálculo de porcentagem ajudará na análise dessas situações.
RETOMADA
Tempo sugerido: 6 min (slides 3 a 7)
Orientação:
- Relembrar com os alunos alguns conceitos, sobre lucro, receita e custo.
- Depois de relembrar alguns conceitos vistos na aula passada, sobre lucro, receita e custo, pedir aos alunos para lerem o método de cálculo do lucro mostrado no slide e questionar com eles como se calcula a receita, tendo o custo e o lucro, ou como se calcula o custo tendo a receita e o Lucro
- Peça aos alunos para darem exemplos de situações que envolvam lucro, solicitando a identificação da receita, da despesa e do lucro.
- Peça aos alunos para darem exemplos de situações que envolvam lucro, solicitando a identificação da receita, da despesa e pedindo que calculem o lucro.
- Associe os termos receita com o preço de venda e o termo custo com o preço de compra ou despesa.
- Convide um aluno para resolver o problema na lousa, em seguida questione com a turma se está correto ou se alguém resolveu de outra maneira, neste caso convide este aluno para também socializar sua estratégia de resolução.
Propósito: Revisar a condição para uma situação ser classificada como lucro, bem como os conceitos de receita e custo.
Discuta com a turma:
- Incentivar os alunos a explicitarem o procedimento do cálculo do lucro, que será visto no próximo slide, através de perguntas, como: Como fazemos para calcular o Lucro?
- Questione aos alunos se pode haver lucro negativo? Se for negativo, então como deveríamos chamar este tipo de situação?
- O lucro nesta venda foi satisfatório? Justifique.
- Um lucro de R$ 3000,00 sempre será satisfatório?
Materiais Complementares
RETOMADA
Tempo sugerido: 6 min (slides 3 a 7)
Orientação:
- Relembrar com os alunos alguns conceitos, sobre lucro, receita e custo.
- Depois de relembrar alguns conceitos vistos na aula passada, sobre lucro, receita e custo, pedir aos alunos para lerem o método de cálculo do lucro mostrado no slide e questionar com eles como se calcula a receita, tendo o custo e o lucro, ou como se calcula o custo tendo a receita e o Lucro
- Peça aos alunos para darem exemplos de situações que envolvam lucro, solicitando a identificação da receita, da despesa e do lucro.
- Peça aos alunos para darem exemplos de situações que envolvam lucro, solicitando a identificação da receita, da despesa e pedindo que calculem o lucro.
- Associe os termos receita com o preço de venda e o termo custo com o preço de compra ou despesa.
- Convide um aluno para resolver o problema na lousa, em seguida questione com a turma se está correto ou se alguém resolveu de outra maneira, neste caso convide este aluno para também socializar sua estratégia de resolução.
Propósito: Revisar a condição para uma situação ser classificada como lucro, bem como os conceitos de receita e custo.
Discuta com a turma:
- Incentivar os alunos a explicitarem o procedimento do cálculo do lucro, que será visto no próximo slide, através de perguntas, como: Como fazemos para calcular o Lucro?
- Questione aos alunos se pode haver lucro negativo? Se for negativo, então como deveríamos chamar este tipo de situação?
- O lucro nesta venda foi satisfatório? Justifique.
- Um lucro de R$ 3000,00 sempre será satisfatório?
Materiais Complementares
RETOMADA
Tempo sugerido: 6 min (slides 3 a 7)
Orientação:
- Relembrar com os alunos alguns conceitos, sobre lucro, receita e custo.
- Depois de relembrar alguns conceitos vistos na aula passada, sobre lucro, receita e custo, pedir aos alunos para lerem o método de cálculo do lucro mostrado no slide e questionar com eles como se calcula a receita, tendo o custo e o lucro, ou como se calcula o custo tendo a receita e o Lucro
- Peça aos alunos para darem exemplos de situações que envolvam lucro, solicitando a identificação da receita, da despesa e do lucro.
- Peça aos alunos para darem exemplos de situações que envolvam lucro, solicitando a identificação da receita, da despesa e pedindo que calculem o lucro.
- Associe os termos receita com o preço de venda e o termo custo com o preço de compra ou despesa.
- Convide um aluno para resolver o problema na lousa, em seguida questione com a turma se está correto ou se alguém resolveu de outra maneira, neste caso convide este aluno para também socializar sua estratégia de resolução.
Propósito: Revisar a condição para uma situação ser classificada como lucro, bem como os conceitos de receita e custo.
Discuta com a turma:
- Incentivar os alunos a explicitarem o procedimento do cálculo do lucro, que será visto no próximo slide, através de perguntas, como: Como fazemos para calcular o Lucro?
- Questione aos alunos se pode haver lucro negativo? Se for negativo, então como deveríamos chamar este tipo de situação?
- O lucro nesta venda foi satisfatório? Justifique.
- Um lucro de R$ 3000,00 sempre será satisfatório?
Materiais Complementares
RETOMADA
Tempo sugerido: 6 min (slides 3 a 7)
Orientação:
- Relembrar com os alunos alguns conceitos, sobre lucro, receita e custo.
- Depois de relembrar alguns conceitos vistos na aula passada, sobre lucro, receita e custo, pedir aos alunos para lerem o método de cálculo do lucro mostrado no slide e questionar com eles como se calcula a receita, tendo o custo e o lucro, ou como se calcula o custo tendo a receita e o Lucro
- Peça aos alunos para darem exemplos de situações que envolvam lucro, solicitando a identificação da receita, da despesa e do lucro.
- Peça aos alunos para darem exemplos de situações que envolvam lucro, solicitando a identificação da receita, da despesa e pedindo que calculem o lucro.
- Associe os termos receita com o preço de venda e o termo custo com o preço de compra ou despesa.
- Convide um aluno para resolver o problema na lousa, em seguida questione com a turma se está correto ou se alguém resolveu de outra maneira, neste caso convide este aluno para também socializar sua estratégia de resolução.
Propósito: Revisar a condição para uma situação ser classificada como lucro, bem como os conceitos de receita e custo.
Discuta com a turma:
- Incentivar os alunos a explicitarem o procedimento do cálculo do lucro, que será visto no próximo slide, através de perguntas, como: Como fazemos para calcular o Lucro?
- Questione aos alunos se pode haver lucro negativo? Se for negativo, então como deveríamos chamar este tipo de situação?
- O lucro nesta venda foi satisfatório? Justifique.
- Um lucro de R$ 3000,00 sempre será satisfatório?
Materiais Complementares
RETOMADA
Tempo sugerido: 6 min (slides 3 a 7)
Orientação:
- Relembrar com os alunos alguns conceitos, sobre lucro, receita e custo.
- Depois de relembrar alguns conceitos vistos na aula passada, sobre lucro, receita e custo, pedir aos alunos para lerem o método de cálculo do lucro mostrado no slide e questionar com eles como se calcula a receita, tendo o custo e o lucro, ou como se calcula o custo tendo a receita e o Lucro
- Peça aos alunos para darem exemplos de situações que envolvam lucro, solicitando a identificação da receita, da despesa e do lucro.
- Peça aos alunos para darem exemplos de situações que envolvam lucro, solicitando a identificação da receita, da despesa e pedindo que calculem o lucro.
- Associe os termos receita com o preço de venda e o termo custo com o preço de compra ou despesa.
- Convide um aluno para resolver o problema na lousa, em seguida questione com a turma se está correto ou se alguém resolveu de outra maneira, neste caso convide este aluno para também socializar sua estratégia de resolução.
Propósito: Revisar a condição para uma situação ser classificada como lucro, bem como os conceitos de receita e custo.
Discuta com a turma:
- Incentivar os alunos a explicitarem o procedimento do cálculo do lucro, que será visto no próximo slide, através de perguntas, como: Como fazemos para calcular o Lucro?
- Questione aos alunos se pode haver lucro negativo? Se for negativo, então como deveríamos chamar este tipo de situação?
- O lucro nesta venda foi satisfatório? Justifique.
- Um lucro de R$ 3000,00 sempre será satisfatório?
Materiais Complementares
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 23 min (slides 8 e 9)
Orientação:
- Organize os alunos em grupos contendo entre dois e quatro alunos, distribua o jogo (tabuleiro, dado, cartas e algum objeto para representar a posição do aluno no tabuleiro) e leia as regras para os alunos.
- Peça que utilizem o caderno para fazerem o registro do jogo, de forma organizada, por número da carta e cor. As soluções devem ser conferidas utilizando o resposta trazida na carta, caso haja dúvida, os colegas podem ajudar na resolução.
Propósito: Realizar o jogo “Caminhando com o Lucro”
Discuta com a turma:
- Conceitos de lucro, receita e prejuízo.
- Como expressar uma fórmula para calcular o lucro?
Materiais Complementares
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 23 min (slides 8e 9)
Orientação:
- Organize os alunos em grupos contendo entre dois e quatro alunos, distribua o jogo (tabuleiro, dado, cartas e algum objeto para representar a posição do aluno no tabuleiro) e leia as regras para os alunos.
- Peça que utilizem o caderno para fazerem o registro do jogo, de forma organizada, por número da carta e cor. As soluções devem ser conferidas utilizando o resposta trazida na carta, caso haja dúvida, os colegas podem ajudar na resolução.
Propósito: Realizar o jogo “Caminhando com o Lucro”
Discuta com a turma:
- Conceitos de lucro, receita e prejuízo.
- Como expressar uma fórmula para calcular o lucro?
Materiais Complementares
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 min (slides 11 a 14)
Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para alguns problemas, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida ou não concordaram com a resposta da carta.
Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.
Discuta com a turma:
- O que você sentiu mais dificuldade nesta etapa no jogo?
- Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 min (slides 11 a 14)
Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para alguns problemas, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida ou não concordaram com a resposta da carta.
Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.
Discuta com a turma:
- O que você sentiu mais dificuldade nesta etapa no jogo?
- Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 min (slides 11 a 14)
Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para alguns problemas, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida ou não concordaram com a resposta da carta.
Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.
Discuta com a turma:
- O que você sentiu mais dificuldade nesta etapa no jogo?
- Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?
DISCUSSÃO DA SOLUÇÃO
Tempo sugerido: 10 min (slides 11 a 14)
Orientação: Peça aos alunos para socializarem suas soluções para alguns problemas, podendo ser aqueles que eles acharam mais difíceis ou que tiveram alguma dúvida ou não concordaram com a resposta da carta.
Propósito: Socialização das soluções pelos alunos.
Discuta com a turma:
- O que você sentiu mais dificuldade nesta etapa no jogo?
- Vocês conseguiriam representar a resposta de uma maneira diferente?
ENCERRAMENTO
Tempo sugerido: 5 min
Orientação: Ler (ou escrever na lousa) as explicações do slide com os alunos, dando sempre como exemplos os problemas contidos nas cartas. Peça aos alunos para dar exemplos de problemas vistos por eles nas cartas, de acordo com o que está sendo mostrado no slide.
Propósito: Fixar os conceitos de cálculo do lucro, receita e custo.
Discuta com a turma:
- O que você aprendeu novo na aula de hoje?
- Vocês conseguem construir um parágrafo explicando os conceitos estudados na aula de hoje?
RAIO X
Tempo sugerido: 4 min
Orientação: Peça aos alunos para resolverem o problema, de maneira individual, a fim de demonstrarem sua aprendizagem nos assuntos mostrados. Encerre a aula corrigindo o exercício.
Propósito: Verificação da aprendizagem dos alunos na resolução de problemas envolvendo a ideia de lucro.
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT8_08NUM02
Recursos
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Necessários: Papel, lápis
- Opcionais: Meet, Hangout, WhatsApp, Zoom, plataforma da Khan Academy (https://pt.khanacademy.org/)
Para este plano, foque na etapa AQUECIMENTO (+ RIO X - opcional)
Aquecimento
O Aquecimento traz uma orientação necessária sobre receita-custo-lucro. Se essa não for uma linguagem conhecida para seu aluno, sugerimos disponibilizar os dados que estão nos slides 2 e 4 ou mesmo o slide do Encerramento que sintetiza as principais informações. Encaminhe um áudio explicativo. Utilize o problema do slide 5 (você pode usar também o Raio X) para disponibilizar aos alunos, solicitando que eles encaminhem as respostas por WhatsApp. Utilize as atividades complementares como forma de revisão.
O Raio X trata do trabalho envolvendo porcentagens. Na plataforma da Khan Academy há vários vídeos e demais recursos que tratam de porcentagem. Você pode sugerir aos alunos que têm acesso à internet.
https://pt.khanacademy.org/math/pre-algebra/pre-algebra-ratios-rates/pre-algebra-percent-problems/v/finding-percentages-example
Atividade principal
A atividade principal explora um jogo de trilha para ser jogado em grupo. Sugerimos deixá-lo para um momento de aula presencial. Foque no Aquecimento e no Raio X.
Discussão das soluções
Analise as respostas apresentadas pelos alunos. Selecione alguns itens das questões para ser discutir com a turma. Verifique a necessidade de esclarecer pontos de divergência conceitual. Socialize com a turma suas impressões sobre as produções deles, através de vídeo curto ou mesmo áudio (WhatsApp). Para fazer um ‘fechamento’ da aula use os detalhes apresentados no Encerramento.
Para discutir em tempo real, se for possível (Meet, Hangout, Zoom), considere apenas os itens de maior relevância de cada problema e discuta-o.
Sistematização
xxx
Encerramento
Retome nas discussões, em seu feedback aos alunos. Pode ser usado também como orientação inicial (ver Aquecimento)
Raio X
Sugerimos o uso do Raio X, juntamente com o Aquecimento como foco central da aula.
Convite às famílias
Discutir discussão conceitual sobre: receita, custo, lucro, prejuízo. Mesmo os familiares não letrados têm informações sobre o tema.
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Carlos Alves de Almeida Neto
Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Objetivos específicos
Resolver problemas com a ideia de lucro.
Conceito-chave
Lucro, prejuízo, custo, receita e porcentagem.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, que poderão ser coladas no caderno.
- Calculadora ou não.