Plano de Aula

Plano de aula: Resolvendo problemas com a ideia de lucro

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo de lucro e prejuízo

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Carlos Alves de Almeida Neto

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Objetivos específicos

Resolver problemas com a ideia de lucro.



Conceito-chave

Lucro, prejuízo, custo, receita e porcentagem.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, que poderão ser coladas no caderno.
  • Calculadora ou não.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Resolver problemas com a ideia de lucro.



Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
OBJETIVO

# *Tempo sugerido:* 2 min

# *Orientação:* O professor deverá ler o objetivo ou escrevê-lo na lousa no início da aula. Nesse momento é interessante que o professor já faça uma sondagem inicial, perguntando aos alunos o que eles sabem sobre lucro ou prejuízo em diversas situações e se poderiam dar algum exemplo.

# *Propósito:* Compartilhar o objetivo da aula.

# *Discuta com a turma:*

& Quais são suas ideias para calcular lucro ou prejuízo?

& Relembrar porcentagem (fatores de aumento e redução);

& Sugerir que o cálculo de porcentagem ajudará na análise dessas situações.