Plano de Aula

Plano de aula: Calculando taxas percentuais de lucro ou prejuízo.

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo de lucro e prejuízo

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Carlos Alves de Almeida Neto

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

À definir



Objetivos específicos

Calcular taxas percentuais de lucro ou prejuízo.



Conceito-chave

Taxa percentual de lucro, taxa percentual de prejuízo, custo, receita e porcentagem.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, que poderão ser coladas no caderno.
  • Calculadora ou não.
  • Panfletos ou folhetos com preços de carros comercializados na sua região.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Calcular taxas percentuais de lucro ou prejuízo.



Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
OBJETIVO

Tempo sugerido: 2 min

Orientação: O professor deverá ler o objetivo ou escrevê-lo na lousa no início da aula. Nesse momento é interessante que o professor já faça uma sondagem inicial, perguntando aos alunos o que eles sabem sobre percentuais de lucro ou prejuízo em diversas situações e se poderiam dar algum exemplo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Quais são suas ideias para calcular lucro ou prejuízo?
  • O que vocês entendem por fatores de aumento e fatores de redução?
  • Será que o cálculo desses fatores ajudarão a determinar os percentuais de lucro ou de prejuízo?

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO