Plano de Aula

Plano de aula: Explorando porcentagem crescente e decrescente

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Porcentagem e fatores de aumento e redução

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Carlos Alves de Almeida Neto

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

(EF08MA04) Porcentagens crescentes ou decrescentes (cálculo mental; regra de três; calculadora).

Objetivos específicos

Relacionar porcentagem crescente e decrescente com fator de aumento e redução.

Conceito-chave

Porcentagem crescente e decrescente.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Relacionar porcentagem crescente e decrescente com fator de aumento e redução.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Leia o objetivo para a turma e que coloque no quadro ou no slide, para que os alunos possam no final da aula se auto avaliar na verificação da aprendizagem.

Propósito: Apresentar o objetivo para turma para uma avaliação da aprendizagem.

Discuta com a turma:

- O que é porcentagem crescente e decrescente?

- O que é fator de aumento e redução?