Plano de Aula

Plano de aula: Elaborando problemas envolvendo percentuais de lucro ou prejuízo

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo de lucro e prejuízo

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Carlos Alves de Almeida Neto

Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas

Habilidade da BNCC

À definir



Objetivos específicos

Elaborar e resolver problemas envolvendo percentuais de lucro ou prejuízo.



Conceito-chave

Lucro, prejuízo, custo, receita e porcentagem.

Recursos necessários

  • Folha de papel A4 branca;
  • Atividades impressas em folhas, que poderão ser coladas no caderno.
  • Calculadora ou não.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Elaborar e resolver problemas envolvendo percentuais de lucro ou prejuízo.



Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
OBJETIVO

Tempo sugerido: 2 min

Orientação:

  • O professor deverá ler/projetar o objetivo ou escrevê-lo na lousa no início da aula. Nesse momento é interessante que o professor já faça uma sondagem inicial, perguntando aos alunos o que eles sabem sobre percentuais de lucro ou prejuízo em diversas situações e se poderiam dar algum exemplo.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Quais são suas ideias para calcular lucro ou prejuízo?
  • O que vocês entendem por fatores de aumento e fatores de redução?
  • Será que o cálculo desses fatores ajudarão a determinar os percentuais de lucro ou de prejuízo?

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO