Retomada
Plano de Aula
Plano de aula: Elaborando problemas envolvendo percentuais de lucro ou prejuízo
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo de lucro e prejuízo
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Carlos Alves de Almeida Neto
Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Habilidade da BNCC
À definir
Objetivos específicos
Elaborar e resolver problemas envolvendo percentuais de lucro ou prejuízo.
Conceito-chave
Lucro, prejuízo, custo, receita e porcentagem.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, que poderão ser coladas no caderno.
- Calculadora ou não.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Elaborar e resolver problemas envolvendo percentuais de lucro ou prejuízo.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 min
Orientação:
- O professor deverá ler/projetar o objetivo ou escrevê-lo na lousa no início da aula. Nesse momento é interessante que o professor já faça uma sondagem inicial, perguntando aos alunos o que eles sabem sobre percentuais de lucro ou prejuízo em diversas situações e se poderiam dar algum exemplo.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Quais são suas ideias para calcular lucro ou prejuízo?
- O que vocês entendem por fatores de aumento e fatores de redução?
- Será que o cálculo desses fatores ajudarão a determinar os percentuais de lucro ou de prejuízo?
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO