Plano de Aula

Plano de aula: Modalização na produção de textos

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Mecanismos de modalização de textos jurídicos

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos consiste em fazer com que os alunos conheçam, reconheçam e façam uso de expressões modalizadoras deônticas na construção de seus discursos bem como compreendam o seu uso em textos jurídicos.

Materiais necessários: Data show, computador, caderno e quadro. Cópia de trechos da Constituição Federal, do ECA e do Estatuto de Igualdade racial.

Dificuldades antecipadas: Selecionar as expressões modalizadoras bem como perceber a diferença de sentido da lei, quando trocadas as expressões.

Referências sobre o assunto:

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Coord. trad., revisão e pref. à ed. bras. de Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
GASPARINI-BASTOS, Sandra Denise. Uma descrição do comportamento dos advérbios modalizadores epistêmicos no português falado. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, São Paulo, 1997. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/270776. Acesso em: 21 de julho de 2018.
NASCIMENTO, E. A modalização deôntica e suas peculiaridades semântico-pragmáticas. Universidade Federal da Paraíba. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/viewFile/1984-8412.2010v7n1p30/17100. Acesso em: 21 de julho de 2018.

SOUZA, Vitória. Entenda de uma vez por todas – artigos, incisos,parágrafos. Disponível em: http://blog.bluesoft.com.br/2015/08/entenda-artigos-incisos-paragrafos/. Acesso em: 22 de julho de 2018.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Informe à classe que eles farão um regimento sobre o uso do celular.