Plano de Aula

Plano de aula: Os mecanismos de modalização presentes no Estatuto da Criança e do Adolescente

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Mecanismos de modalização de textos políticos

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é trabalhar os mecanismos de modalização de textos políticos, abordando modalidades apreciativas e deônticas.

Materiais necessários: Trechos do Estatuto da Criança e do Adolescente; aparelho multimídia para exibição de vídeo, Dicionário de Língua Portuguesa, tarjetas “Possibilidade”, “Proibição” e “Obrigatoriedade” para colar no quadro.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades de interpretação em relação aos termos técnicos e jurídicos presentes no texto.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Câmara dos Deputados, Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. DOU de 16/7/1990 – ECA. Brasília, DF.

Vídeo: Quer saber! Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kIFT2T6jbec&authuser=0

MELCHIOR, J. P. O ensino do uso da modalização para alunos do Fundamental II: uma prática possível. In: E-revista Unioeste Travessias. Cascavel, v. 09, n - 01, 23 Ed. 2015. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/issue/view/736

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Conte para os alunos qual é a proposta da aula: conhecer e compreender os mecanismos de modalização presentes no Estatuto da Criança e do Adolescente.

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