Atividade para impressão 1
Plano de Aula
Plano de aula: Modalização deôntica nos textos jurídicos
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Mecanismos de modalização de textos jurídicos
Por: Caroline Costa Silva
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos consiste em fazer os alunos conhecerem, reconhecerem e fazerem uso de expressões modalizadoras deônticas na construção de seus discursos, bem como compreender o seu uso em textos jurídicos.
Materiais necessários: Cópia de trechos da Constituição Federal, do ECA e do Estatuto de Igualdade racial.
Dificuldades antecipadas: Selecionar as expressões modalizadoras, bem como perceber a diferença de sentido da lei, quando trocadas as expressões.
Referências sobre o assunto:
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Coord. trad., revisão e pref. à ed. bras. de Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
GASPARINI-BASTOS, Sandra Denise. Uma descrição do comportamento dos advérbios modalizadores epistêmicos no português falado. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, São Paulo, 1997. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/270776. Acesso em: 21 de julho de 2018.
NASCIMENTO, E. A modalização deôntica e suas peculiaridades semântico-pragmáticas. Universidade Federal da Paraíba. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/viewFile/1984-8412.2010v7n1p30/17100
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente o tema e informe que, no dia de hoje, os alunos lerão alguns textos jurídicos e, também, terão de selecionar algumas expressões modalizadoras para esses textos.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO