Plano de Aula

Plano de aula: Modalização: identificando modalidades deônticas

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Mecanismos de modalização de textos políticos

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar os mecanismos de modalização de textos políticos (verbos, adjetivos e advérbios), abordando modalidades deônticas.

Materiais necessários: Texto sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente na versão da turma da Mônica (disponível em Materiais Complementares), cartolinas e pincéis atômicos para confecção de cartazes, fita adesiva para fixação dos cartazes.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades de construir os artigos utilizando os modalizadores.

Materiais complementares:

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Câmara dos Deputados, Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. DOU de 16/07/1990 – ECA. Brasília, DF.

A Turma da Mônica em: O Estatuto da Criança e do Adolescente. Revista criada e produzida nos Estúdios Mauricio de Sousa - Departamento de Projetos Especiais. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/pt/monica_estatuto.pdf

MELCHIOR, J. P. O ensino do uso da modalização para alunos do Fundamental II: uma prática possível. In: E-revista Unioeste Travessias. Cascavel, v. 09, n - 01, 23 Ed. 2015. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/issue/view/736

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Conte para os alunos qual é a proposta da aula: manipular e identificar os conteúdos linguísticos de modalização presentes no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Veja outros planos que exploram a habilidade EF69LP28 da BNCC

VER TODOS OS PLANOS