Plano de Aula

Plano de aula: Modalização: identificando modalidades deônticas

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Mecanismos de modalização de textos políticos

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar os mecanismos de modalização de textos políticos (verbos, adjetivos e advérbios), abordando modalidades deônticas.

Materiais necessários: Texto sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente na versão da turma da Mônica (disponível em Materiais Complementares), cartolinas e pincéis atômicos para confecção de cartazes, fita adesiva para fixação dos cartazes.

Dificuldades antecipadas: Dificuldades de construir os artigos utilizando os modalizadores.

Materiais complementares:

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Câmara dos Deputados, Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. DOU de 16/07/1990 – ECA. Brasília, DF.

A Turma da Mônica em: O Estatuto da Criança e do Adolescente. Revista criada e produzida nos Estúdios Mauricio de Sousa - Departamento de Projetos Especiais. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/pt/monica_estatuto.pdf

MELCHIOR, J. P. O ensino do uso da modalização para alunos do Fundamental II: uma prática possível. In: E-revista Unioeste Travessias. Cascavel, v. 09, n - 01, 23 Ed. 2015. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/issue/view/736

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Conte para os alunos qual é a proposta da aula: manipular e identificar os conteúdos linguísticos de modalização presentes no Estatuto da Criança e do Adolescente.