Atividade para impressão - Texto e exercício - LPO8_06ATS01
Plano de Aula
Plano de aula: Descobrindo quais são os verbos e seus complementos
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Predicação verbal: verbos intransitivos e transitivos direto e indireto; regência verbal
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer, compreender e usar verbos que exigem complementos a fim de completar o sentido e a regência deles, especialmente no gênero crônica.
Materiais necessários: Cópia de texto base; Quadro; Piloto; Apagador; Datashow; Computador.
Dificuldades antecipadas: Identificar os verbos no texto e descobrir que alguns precisam de complemento e outros não.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.
MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa. 8ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003
NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Ática, 1995.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Professor (a), use o tema da aula como questionamento inicial perguntando aos alunos: alguém pode me dizer algumas palavras da língua portuguesa que indicam ação?
Possíveis respostas: escrever, correr, cantar, comer, dormir etc.
- Enquanto os alunos dizem verbos, liste-os no quadro.
- Vocês sabem a que classe de palavras pertencem essas que vocês disseram?
Resposta: Verbo.
- Como o tema da aula é “a ação precisa de complemento?”, esses verbos, que indicam ação, tem significado completo em si mesmo ou precisam de complemento?
- Use alguns dos verbos listados para usar como exemplos. Proceda da seguinte forma: por exemplo, verbo “dormir”: quando você diz “Dormi” você compreende a informação que a palavra quer veicular?
Resposta: Sim. Não precisa dizer mais nada. Se dormiu, dormiu.
Agora, se eu digo “gosto”, a informação está contida no verbo?
Resposta: Nesse caso, não, pois é preciso dizer do que você gosta.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO