Plano de Aula

Plano de aula: Descobrindo quais são os verbos e seus complementos

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Predicação verbal: verbos intransitivos e transitivos direto e indireto; regência verbal

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer, compreender e usar verbos que exigem complementos a fim de completar o sentido e a regência deles, especialmente no gênero crônica.

Materiais necessários: Cópia de texto base; Quadro; Piloto; Apagador; Datashow; Computador.

Dificuldades antecipadas: Identificar os verbos no texto e descobrir que alguns precisam de complemento e outros não.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.

MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa. 8ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Ática, 1995.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Professor (a), use o tema da aula como questionamento inicial perguntando aos alunos: alguém pode me dizer algumas palavras da língua portuguesa que indicam ação?

Possíveis respostas: escrever, correr, cantar, comer, dormir etc.

  • Enquanto os alunos dizem verbos, liste-os no quadro.
  • Vocês sabem a que classe de palavras pertencem essas que vocês disseram?

Resposta: Verbo.

  • Como o tema da aula é “a ação precisa de complemento?”, esses verbos, que indicam ação, tem significado completo em si mesmo ou precisam de complemento?
  • Use alguns dos verbos listados para usar como exemplos. Proceda da seguinte forma: por exemplo, verbo “dormir”: quando você diz “Dormi” você compreende a informação que a palavra quer veicular?

Resposta: Sim. Não precisa dizer mais nada. Se dormiu, dormiu.

Agora, se eu digo “gosto”, a informação está contida no verbo?

Resposta: Nesse caso, não, pois é preciso dizer do que você gosta.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO