Plano de Aula

Plano de aula: Descobrindo quais são os verbos e seus complementos

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Predicação verbal: verbos intransitivos e transitivos direto e indireto; regência verbal

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer, compreender e usar verbos que exigem complementos a fim de completar o sentido e a regência deles, especialmente no gênero crônica.

Materiais necessários: Cópia de texto base; Quadro; Piloto; Apagador; Datashow; Computador.

Dificuldades antecipadas: Identificar os verbos no texto e descobrir que alguns precisam de complemento e outros não.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.

MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa. 8ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Ática, 1995.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Professor (a), use o tema da aula como questionamento inicial perguntando aos alunos: alguém pode me dizer algumas palavras da língua portuguesa que indicam ação?

Possíveis respostas: escrever, correr, cantar, comer, dormir etc.

  • Enquanto os alunos dizem verbos, liste-os no quadro.
  • Vocês sabem a que classe de palavras pertencem essas que vocês disseram?

Resposta: Verbo.

  • Como o tema da aula é “a ação precisa de complemento?”, esses verbos, que indicam ação, tem significado completo em si mesmo ou precisam de complemento?
  • Use alguns dos verbos listados para usar como exemplos. Proceda da seguinte forma: por exemplo, verbo “dormir”: quando você diz “Dormi” você compreende a informação que a palavra quer veicular?

Resposta: Sim. Não precisa dizer mais nada. Se dormiu, dormiu.

Agora, se eu digo “gosto”, a informação está contida no verbo?

Resposta: Nesse caso, não, pois é preciso dizer do que você gosta.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO