Atividade para impressão - Dinâmica - LPO8_06ATS03
Plano de Aula
Plano de aula: Classificação e regência dos verbos
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Predicação verbal: verbos intransitivos e transitivos direto e indireto; regência verbal
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer, compreender e usar verbos que exigem complementos a fim de completar o sentido e a regência deles, especialmente no gênero crônica.
Materiais necessários: Cópia de texto base; Quadro; Piloto; Apagador; Datashow; Computador.
Dificuldades antecipadas: Classificar os verbos em transitivo direto, indireto ou intransitivo.
Referências sobre o assunto:
BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.
MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa. 8ed. São Paulo: Saraiva, 2005.
SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003
NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Ática, 1995.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Diga aos alunos o tema da aula e prepare-os para a realização de uma dinâmica: as cadeiras, preferencialmente, devem estar dispostas num grande círculo, para que todos os alunos consigam se olhar e interagir melhor.
- Cada aluno receberá uma tarja com uma parte de frase: metade da turma receberá o início, até o verbo, e a outra metade receberá o complemento do verbo.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO