Plano de Aula

Plano de aula: Classificação e regência dos verbos

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Predicação verbal: verbos intransitivos e transitivos direto e indireto; regência verbal

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer, compreender e usar verbos que exigem complementos a fim de completar o sentido e a regência deles, especialmente no gênero crônica.

Materiais necessários: Cópia de texto base; Quadro; Piloto; Apagador; Datashow; Computador.

Dificuldades antecipadas: Classificar os verbos em transitivo direto, indireto ou intransitivo.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.

MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa. 8ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Ática, 1995.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Diga aos alunos o tema da aula e prepare-os para a realização de uma dinâmica: as cadeiras, preferencialmente, devem estar dispostas num grande círculo, para que todos os alunos consigam se olhar e interagir melhor.
  • Cada aluno receberá uma tarja com uma parte de frase: metade da turma receberá o início, até o verbo, e a outra metade receberá o complemento do verbo.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO