Plano de aula: A importância do verbo e suas regências

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Predicação verbal: verbos intransitivos e transitivos direto e indireto; regência verbal

Sobre esta aula: esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é reconhecer, compreender e usar verbos que exigem complementos a fim de completar o sentido e a regência deles, especialmente no gênero crônica.

Materiais necessários: Cópia de texto base; Quadro; Piloto; Apagador; Datashow; Computador.

Dificuldades antecipadas: Identificar os verbos no texto e descobrir que alguns precisam de complemento e outros não.

Referências sobre o assunto:

BECHARA, E. Moderna gramática portuguesa. 37.ed. revista, ampliada e atualizada conforme o novo Acordo Ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.

CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Gramática reflexiva: texto, semântica e interação. São Paulo: Atual, 1999.

MESQUITA, Roberto Melo. Gramática da Língua Portuguesa. 8ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

SARMENTO, Leila Lauar. Gramática em textos. São Paulo: Moderna, 2005.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática: Ensino plural. São Paulo: Cortez, 2003

NEVES, Maria Helena de Moura. Gramática de usos do português. São Paulo: Ática, 1995.

Tema da aula

Orientações:

• Diga o tema da aula aos alunos e explique o que irá acontecer: na aula de hoje todos participarão de uma dinâmica, em que retomarão o conteúdo de transitividade e regência verbal, para melhor aprendizagem. Para isso, vão exercitar os usos dos verbos e seu sentido para os textos.
  • Lance as seguintes questões para os alunos responderem oralmente:
  • Na frase “Já me diverti muito” (anote a frase no quadro), qual é o verbo?

Resposta: diverti (Sublinhe o verbo na frase)

• O verbo “divertir”, ou “diverti”, conforme está conjugado na frase, precisa de algum complemento para completar-lhe o sentido?

Resposta: Não. Ele já tem sentido por si só.

• Já que vocês identificaram que o sentido do verbo está completo nele mesmo, trata-se de um verbo transitivo ou intransitivo?

(Caso os alunos não lembrem ou saibam a diferença entre o verbo transitivo e o verbo intransitivo, relembre-os pelo viés do sentido: verbos transitivos são aqueles que não têm sentido completo em si, por isso precisam de um complemento que responda à necessidade de compreensão. Já os verbos intransitivos são os que encerram o sentido em si mesmos. Portanto, não precisam de complemento.)

Resposta: é um verbo intransitivo. (Anote no quadro, abaixo do verbo sublinhado, a sigla VI, para verbo intransitivo).