O palácio de Westminster
Plano de Aula
Plano de aula: Revolução Gloriosa: símbolos que colocam limites no poder real
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Revolução Gloriosa
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI02, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários
– Cópias impressas das imagens ou data show para projeção das fontes.
– Cópias impressas da atividade de Sistematização.
– Fita adesiva.
Material complementar:
O Palácio de Westminster (2008), por Mike Gimelfarb:
Cromwell cortando o carvalho real (1649), autor desconhecido:
William of Orange e Mary, sua esposa inglesa, são apresentados com a coroa, por J. Parker e J. Northcote:
A revolução inglesa, por Lawrence Stone:
Balões de fala para a atividade de Sistematização:
Para você saber mais:
Entenda como funciona o Parlamento britânico. BBC Brasil, 3 de maio de 2010. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2010/05/100429_uk_election_laws.shtml>. Acesso em: 18 de jan. de 2019.
HILL, Christopher. A biografia na História da Inglaterra setecentista. Varia História, Belo Horizonte, nº 14, set. 1995, p. 124-144. Disponível em: <https://static1.squarespace.com/static/561937b1e4b0ae8c3b97a702/t/572789d99f72660cf9932519/1462208990294/09_Hill%2C+Christopher.pdf>. Acesso em: 16 de jan. de 2019.
Oliver Cromwell: Images of Political Power, pela British Library (em inglês). Disponível em: <http://www.bl.uk/learning/histcitizen/uk/cromwell/olivercromwell.html>. Acesso em: 17 de jan. de 2019.
O que causou a guerra civil inglesa? Citizens Project da University of London (vídeo, 4m:48s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8BuWiwph1xk>. Acesso em: 17 de jan. de 2019.
ARRUDA, José Jobson de Andrade. Perspectivas da Revolução Inglesa. Revista Brasileira de História, São Paulo, nº 7, 1984, p. 121-131. Disponível em: <http://www.anpuh.org/arquivo/download?ID_ARQUIVO=1862>. Acesso em: 16 de jan. de 2019.
Declaração de direitos de 1689. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/74887/mod_resource/content/1/Declaração%20de%20Direitos%201689%20-%20Bill%20of%20Rights.pdf >. Acesso em: 16 de jan. de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Lembre-se de não antecipar as reflexões da aula neste momento, pois a intenção é que os estudantes construam o raciocínio por meio de leitura e debate das fontes, com a sua mediação.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO