Fotografia da rainha Elizabeth II (2006)
Plano de Aula
Plano de aula: Revoluções inglesas: entendendo o papel do rei
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Revolução Gloriosa
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI02, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópias impressas das imagens ou data show para projeção das fontes.
Material complementar:
Fotografia da rainha Elizabeth II (2006):
Frontispício do panfleto “O mundo de ponta-cabeça” (1647), de John Taylor:
Trecho do panfleto “O mundo de ponta-cabeça” (1647), de John Taylor:
Frontispício da primeira edição do Leviatã (1651), de Thomas Hobbes:
Trecho do livro Leviatã (1651), de Thomas Hobbes:
Para você saber mais:
“Quais países são monarquias atualmente no mundo”, por Gabriel Zanlorenssi, Vitória Ostetti e Rodolfo Almeida, no jornal Nexo. 15/11/2018. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/grafico/2018/11/15/Quais-pa%C3%ADses-são-monarquias-atualmente-no-mundo> Acesso em: 4 de dezembro de 2018.
HILL, Christopher. Virando o mundo de ponta-cabeça: o outro lado da revolução inglesa. Varia História, Belo Horizonte, nº 14, Set. 1995, p. 110-123. Disponível em: <https://static1.squarespace.com/static/561937b1e4b0ae8c3b97a702/t/572789bb9f72660cf993240c/1462208959120/08_Hill%2C+Christopher.pdf>
Acesso em: 3 de dezembro de 2018.
OSTRENSKY, Eunice. Teóricos políticos e propostas constitucionais na Inglaterra (1645-1669). Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 33, nº 98, 2018,
pp. 1-17. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v33n98/0102-6909-rbcsoc-33-98-e339805.pdf> Acesso em: 4 de dezembro de 2018.
Thomas Hobbes – Teoria Política, The School of Life (vídeo, 6m:45s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=9i4jb5XBX5s>
Acesso em: 3 de dezembro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Lembre-se de não antecipar as reflexões da aula neste momento, pois a intenção é que os estudantes construam o raciocínio por meio da leitura e debate das fontes, com a sua mediação.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: A intenção deste momento é estimular uma reflexão sobre a representação da rainha britânica e a organização política da Inglaterra no tempo presente. Projete, se estiver usando um data show, ou imprima e mostre aos alunos a fotografia da rainha da Elizabeth II feita em 2006. Ela está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Dk7xUmQPZT5zfTvGTwZzdtFGfEEvGC96sR48VjGYp34Pf72vpPmxfRbHeHfh/his8-02und01--fotografia-da-rainha-elizabeth-ii-2006.pdf
- Para garantir que os alunos sejam os protagonistas da aula, não explique sobre a rainha diretamente. Estimule o questionamento da fonte, primeiro com base na identificação de suas condições de produção: suporte (fotografia), data de produção (2006), local em que a fonte foi produzida (Londres, Reino Unido), situação em que a fotografia foi realizada (um banquete oficial oferecido ao então presidente do Brasil pela monarquia britânica).
- Depois, questione aos estudantes sobre os significados da imagem com perguntas como:
Vocês sabem quem é esta pessoa? Ela é uma autoridade política em qual(is) país(es)? Por que ela está usando uma coroa? Em qual tipo de governo há uma rainha? Além da coroa, quais outros símbolos representam uma monarquia? Qual é o papel de uma rainha? Será que esse papel mudou ao longo do tempo? Qual o papel da rainha da Inglaterra hoje? Vocês sabem dizer quais países tiveram uma monarquia e um rei no passado? E quais países têm uma monarquia hoje, nosso tempo presente? Qual a diferença entre um monarca e um presidente?
Para você saber mais:
“Quais países são monarquias atualmente no mundo”, por Gabriel Zanlorenssi, Vitória Ostetti e Rodolfo Almeida, no jornal Nexo. 15/11/2018. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/grafico/2018/11/15/Quais-pa%C3%ADses-são-monarquias-atualmente-no-mundo> Acesso em: 4 de dezembro de 2018.
Gráfico com a indicação geográfica das monarquias existente no mundo atual, incluindo a britânica. A reportagem traz também as diferenciações entre os sistemas políticos monárquicos (absoluto, constitucional, diarquia constitucional e união pessoal) bem como dos sistemas de sucessão presentes nestes sistemas (eletivo e hereditário). Note que o Reino Unido é uma monarquia constitucional e que a rainha Elizabeth II é a sua chefe de Estado, sucedida de maneira hereditária. A monarca exerce o mesmo cargo em outros 15 países – todos ex-colônias britânicas, mas hoje independentes.
Problematização
Tempo sugerido: 23 minutos.
Orientações: Organize a turma em trios e distribua cópias do seguinte material para cada grupo:
Frontispício do panfleto “O mundo de ponta-cabeça”(1647), de John Taylor:
Trecho do panfleto “O mundo de ponta-cabeça” (1647), de John Taylor:
Frontispício da primeira edição do Leviatã (1651), de Thomas Hobbes:
Trecho do livro Leviatã (1651), de Thomas Hobbes:
- Peça aos trios que leiam e discutam o conjunto de fontes, combinando um tempo (entre 5 e 8 minutos) para que os estudantes tentem ter uma primeira compreensão do material sozinhos. Diga que eles devem procurar perceber se as imagens e os textos concordam ou discordam e no quê. Peça que eles registrem no caderno, em tópicos, os pontos principais da discussão.
- Neste momento, circule pela sala e medeie o debate. Auxilie os estudantes na identificação dos argumentos defendidos por John Taylor e Thomas Hobbes, ajude-os com dúvidas de vocabulário ou de compreensão e questione-os sobre alguns aspectos das imagens (a relação do título das publicações com o que está representado, por exemplo).
Depois disso, inicie a leitura coletiva das fontes – ela deve durar entre 15 e 17 minutos. Se estiver usando o data show, projete as imagens e textos; caso contrário, cole a impressão das fontes e/ou escreva os textos no quadro.
- Peça a um estudante que apresente os pontos debatidos em seu grupo sobre a imagem referente ao panfleto “O mundo de ponta-cabeça” (1647),
de John Taylor. Neste momento, medeie a discussão, inicialmente com perguntas sobre as condições de produção da fonte como, por exemplo: - Quando e onde ela circulou; o que é um panfleto político?
- Depois, questione os estudantes sobre os significados da fonte com perguntas que os levem a perceber as particulares políticas e sociais da Inglaterra do século XVII, como:
- Quais elementos compõem a imagem? Quais posições estes elementos ocupam na imagem? Estas posições estão corretas? Os animais e instrumentos de trabalho que aparecem na fonte são de uma sociedade rural ou urbana? Por que, numa monarquia, tudo está de ponta-cabeça se o monarca está de ponta-cabeça? A fonte é uma crítica ou um elogio à figura do rei?
- Na mediação da leitura da fonte, é possível relacionar este tema com a relação entre Igreja e Estado após a reforma anglicana (assunto trabalhado na habilidade EF07HI05: Identificar e relacionar as vinculações entre as reformas religiosas e os processos culturais e sociais do período moderno na Europa e na América). Por fim, também é possível informar aos alunos que a expressão que dá título ao panfleto foi originalmente utilizada na Bíblia (Atos dos Apóstolos 17, 1-6) e perguntar sobre as relações entre política e religião neste momento da História:
- Por que a religião e a igreja se relacionam de maneira tão próxima com a monarquia na Inglaterra do século XVII?
Para você saber mais:
HILL, Christopher. Virando o mundo de ponta-cabeça: o outro lado da revolução inglesa. Varia História, Belo Horizonte, nº 14, Set. 1995, p. 110-123. Disponível em: <https://static1.squarespace.com/static/561937b1e4b0ae8c3b97a702/t/572789bb9f72660cf993240c/1462208959120/08_Hill%2C+Christopher.pdf>
Acesso em: 3 de dezembro de 2018.
Neste artigo, o historiador inglês Christopher Hill discute os sentidos das ideias políticas radicais – como as de John Taylor, uma das fontes utilizadas neste plano de aula – durante o século XVII, debatendo também as suas dimensões religiosas e diferenciando os grupos existentes no período (diggers, ranters etc.). O autor estabelece relações com o contexto revolucionário mais geral, refletindo sobre como os panfletos radicais eram recebidos pelo Parlamento. Atenção para as análises que o autor faz dos aspectos religiosos destas ideias, inclusive da própria expressão “o mundo de ponta-cabeça” (originalmente, um trecho do livro Ato dos Apóstolos da Bíblia).
Problematização
Orientações: Passe, então, para a discussão das fontes referentes a Hobbes.
- Solicite a um segundo estudante que apresente os pontos debatidos em seu grupo sobre o texto e a imagem referente ao livro Leviatã (1651), de Thomas Hobbes. Mais uma vez, medeie a discussão, inicialmente com perguntas sobre as condições de produção da fonte como, por exemplo: Quando e onde ela foi produzida; o que é um livro de filosofia política?
- Depois, questione os estudantes sobre os significados da fonte com perguntas que os levem a perceber as particulares políticas e sociais da Inglaterra do século XVII, como: Quais elementos compõem a imagem? Quais posições e proporções estes elementos ocupam na imagem? Quais as funções do Estado/soberano definidas por Hobbes? Como estas funções aparecem representadas nas imagens da capa do livro (canhão, coroa, fortaleza)? Qual o significado da metáfora do Estado como um leviatã (monstro citado na Bíblia)? Por que o corpo do leviatã é formado por pequenos indivíduos, segundo
o trecho do livro de Hobbes?
- Aqui, mais uma vez, a questão da relação entre Estado e religião durante a Idade Moderna pode surgir – caso ela não seja apontada pelos alunos, questione-os por que o poder eclesiástico faz parte da reflexão de Hobbes sobre o Estado e aparece também na imagem que serve de capa para o seu livro (igreja e religiosos reunidos, à direita da gravura).
Para você saber mais:
Thomas Hobbes – Teoria Política, The School of Life (vídeo, 6m:45s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=9i4jb5XBX5s>
Acesso em: 3 de dezembro de 2018.
Neste vídeo, produzido pelo canal do YouTube The School of Life (uma organização global focada na produção de conteúdo nas áreas de Filosofia, Cultura, Psicologia etc.) apresenta didaticamente as ideias de Thomas Hobbes, com enfoque em seu pensamento político e nas suas ideias sobre o contrato social.
O vídeo está originalmente em inglês, mas você pode ativar as legendas em português.
OSTRENSKY, Eunice. Teóricos políticos e propostas constitucionais na Inglaterra (1645-1669). Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 33, nº 98, 2018, p. 1-17. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v33n98/0102-6909-rbcsoc-33-98-e339805.pdf> Acesso em: 4 de dezembro de 2018.
Neste texto, de autoria de uma das maiores especialistas brasileiras em ideias políticas no contexto inglês da Idade Moderna, a cientista política Eunice Ostrensky narra a crise política entre rei e Parlamento que antecedeu as guerras civis inglesas, relacionando-a com a produção da teoria política na segunda metade do século XVII. O pensamento de Thomas Hobbes, expresso na publicação de Leviatã em 1651, é contextualizado e relacionado a outras produções do debate sobre a crise de soberania da época, como textos dos levellers, de John Locke e de James Harrington.
Problematização
Orientações: Por fim, peça a um terceiro estudante que apresente a comparação feita por seu grupo entre as fontes referentes a John Taylor e a Thomas Hobbes. Retome a questão-problema: As imagens e os textos concordam ou discordam? No quê? A intenção é que, com a Problematização das fontes, os alunos sejam capazes de reconhecer que havia uma disputa pelos sentidos da monarquia e pela delimitação das funções do monarca na Inglaterra do século XVII. Na capa e no texto do panfleto de John Taylor, a Inglaterra do século XVII é descrita como um tempo "furioso", "ridículo" e "de ponta-cabeça", o que é associado justamente aos problemas da monarquia; já na capa e no tratado de Thomas Hobbes, a figura do monarca garante a estabilidade do Estado e representa o contrato social que cria a sociedade. O objetivo é, também, que os estudantes reflitam que este conflito político era inseparável da religião.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Organize a turma em trios e distribua cópias das três imagens trabalhadas ao longo da aula. Depois, solicite que cada membro do trio crise uma legenda explicativa com base nos debates realizados e em conjunto com os colegas do grupo.
Os textos devem ser curtos (4-6 linhas), localizando as imagens no tempo e interpretando seus significados. Peça que cada grupo escolha um aspecto específico da imagem para se aprofundarem na criação legenda – por exemplo, o lugar na Igreja ou o sentido político dos símbolos ligados ao soberano. Além disso, lembre que as legendas devem incluir informações como as condições de produção da fonte (suporte/técnica, autor, data), a descrição do que se vê e uma interpretação do contexto da Inglaterra no tempo presente, para a primeira imagem, e século XVII, para as outras duas, possibilitada pela imagem.
Neste momento, circule pela sala e estimule os estudantes a incluir, em suas legendas, respostas para perguntas já debatidas na Problematização como, por exemplo: Como o rei é representado? Quais são os símbolos que remetem ao soberano/monarca e o que eles significam? A imagem do soberano presente na imagem é positiva ou negativa?
Na medida em que os grupos forem concluindo seu trabalho, cole as imagens com as legendas produzidas pelos estudantes no quadro. Agrupe-as de acordo com o tipo de fonte. Para finalizar, peça que alguns alunos leiam suas legendas para a turma possibilitando a socialização das discussões.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.
Contexto
Para despertar a curiosidade dos alunos, encaminhe a imagem da rainha Elizabeth II da Inglaterra, proposta na etapa, e alguns questionamentos para que os alunos reflitam debatam. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas podem ter sido incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
Questões para refletir:
- Que tipo de fonte é esta? Quando foi tirada esta fotografia? Onde?
- Quem é a pessoa representada? Por que ela está usando uma coroa?
- Em qual tipo de governo existem reis ou rainhas? Além da coroa, quais outros símbolos representam uma monarquia?
Questões para responder:
- Quais países tiveram uma monarquia e um rei no passado? E quais países têm uma monarquia hoje, no tempo presente? Qual a diferença entre um monarca e um presidente?
- Qual é o papel de uma rainha ou de um rei? Será que esse papel mudou ao longo do tempo? Qual o papel da rainha da Inglaterra hoje?
Dê um tempo para que os alunos possam refletir e responder, no próprio grupo da sala, em forma de texto, áudio ou vídeo. Depois que eles tiverem tempo para responder, encaminhe o objetivo da aula e os materiais da problematização.
Problematização
Nesta etapa da aula, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, e-mail, Facebook, ou qualquer outra ferramenta que já utilizem. O importante é que troquem informações, se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe as fontes e os questionamentos propostos nas orientações da etapa e peça para que os alunos reflitam e respondam.
Questões para refletir:
Panfleto “O mundo de ponta-cabeça”
- Quando e onde este panfleto circulou? O que é um panfleto político?
- Que elementos aparecem de ponta-cabeça na imagem?
- Por que, numa monarquia, tudo está de ponta-cabeça se o monarca está de ponta-cabeça?
- O panfleto é uma crítica ou um elogio à figura do rei?
Leviatã
- Quando e onde este livro foi produzido? O que é um livro de filosofia política?
- O que a imagem da capa representa?
- Quais as funções do Estado/soberano definidas por Hobbes?
- Como estas funções aparecem representadas nas imagens da capa do livro (canhão, coroa, fortaleza)?
- Por que o corpo do leviatã é formado por pequenos indivíduos, segundo o trecho do livro de Hobbes?
- O livro é uma crítica ou um elogio à figura do rei?
Questões para responder:
- As imagens e os textos concordam ou discordam? No quê?
Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder aos questionamentos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras.
Uma possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Você pode encaminhar os questionamentos que deverão orientar a produção das legendas explicativas sobre as 3 imagens de soberanos:
- Como o rei/rainha é representado na imagem?
- Quais são os símbolos que remetem ao soberano/monarca e o que eles significam?
- A representação do soberano presente na imagem é positiva ou negativa?
Você pode criar um mural no Padlet, para que os alunos enviem as legendas. Incentive-os a compartilharem as atividades com os colegas e comentarem as produções uns dos outros.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
As famílias podem conhecer um pouco mais sobre a monarquia britânica com a matéria da Revista Aventuras na Escola (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Gabriel Lima
Mentor: Bianca Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise.
Objeto(s) de conhecimento: As revoluções inglesas e os princípios do liberalismo.
Habilidade(s) da BNCC: EF08HI02 Identificar as particularidades político-sociais da Inglaterra do século XVII e analisar os desdobramentos posteriores à Revolução Gloriosa.
Palavras-chave: Monarquia inglesa; revolução; iconografia política.