Plano de Aula

Plano de aula: Revoluções inglesas: entendendo o papel do rei

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Revolução Gloriosa

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI02, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas das imagens ou data show para projeção das fontes.

Material complementar:

Fotografia da rainha Elizabeth II (2006):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Dk7xUmQPZT5zfTvGTwZzdtFGfEEvGC96sR48VjGYp34Pf72vpPmxfRbHeHfh/his8-02und01--fotografia-da-rainha-elizabeth-ii-2006.pdf

Frontispício do panfleto “O mundo de ponta-cabeça” (1647), de John Taylor:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mp4AfNt9PbXdvqWf4P9p8wRXXUwNj87XMwHA4GyScXK3Gvb74Ed4J7V2StEu/his8-02und01--frontispicio-do-panfleto-o-mundo-de-ponta-cabeca.pdf

Trecho do panfleto “O mundo de ponta-cabeça” (1647), de John Taylor:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GdN3KVucBv2agCGKbsga3teCFnQ7fEKBJynRR9BZXtdf99aHkKvdQuvVA7TZ/his8-02und01--trecho-do-panfleto-o-mundo-de-ponta-cabeca.pdf

Frontispício da primeira edição do Leviatã (1651), de Thomas Hobbes:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZEAmaXdbcWV9P4MRebQtsdgGsGDeX9hj7JJDYXVAktEQQGRhESfwPTzFGt2d/his8-02und01--frontispicio-da-primeira-edicao-do-leviata.pdf

Trecho do livro Leviatã (1651), de Thomas Hobbes:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XZq2gdXMReVkQgbaecp9CqrAHSg6zFymVyXAAGKbEkJQGuV6nYmaKt6sffRm/his8-02und01--trecho-do-livro-leviata-1651-de-thomas-hobbes.pdf

Para você saber mais:

“Quais países são monarquias atualmente no mundo”, por Gabriel Zanlorenssi, Vitória Ostetti e Rodolfo Almeida, no jornal Nexo. 15/11/2018. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/grafico/2018/11/15/Quais-pa%C3%ADses-são-monarquias-atualmente-no-mundo> Acesso em: 4 de dezembro de 2018.

HILL, Christopher. Virando o mundo de ponta-cabeça: o outro lado da revolução inglesa. Varia História, Belo Horizonte, nº 14, Set. 1995, p. 110-123. Disponível em: <https://static1.squarespace.com/static/561937b1e4b0ae8c3b97a702/t/572789bb9f72660cf993240c/1462208959120/08_Hill%2C+Christopher.pdf>
Acesso em: 3 de dezembro de 2018.

OSTRENSKY, Eunice. Teóricos políticos e propostas constitucionais na Inglaterra (1645-1669). Revista Brasileira de Ciências Sociais, vol. 33, nº 98, 2018,
pp. 1-17. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v33n98/0102-6909-rbcsoc-33-98-e339805.pdf> Acesso em: 4 de dezembro de 2018.

Thomas Hobbes – Teoria Política, The School of Life (vídeo, 6m:45s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=9i4jb5XBX5s>
Acesso em: 3 de dezembro de 2018.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Lembre-se de não antecipar as reflexões da aula neste momento, pois a intenção é que os estudantes construam o raciocínio por meio da leitura e debate das fontes, com a sua mediação.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA