Print do tweet da Dilma
Plano de Aula
Plano de aula: A propaganda política de Napoleão Bonaparte (1804-1815)
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Revolução Francesa
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI04, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
– Cópias impressas das fontes (imagens e texto) ou data show para a sua projeção.
– Cópias impressas da atividade de Sistematização.
Material complementar:
Print do tuíte da ex-presidenta do Brasil Dilma Rousseff em 16 de junho de 2016: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ktD8bK8nnBDfbrshJFtqV4dQ74bf9BsEV4C6DMv5cVC7cASRf7pce7tWNCes/his8-04und03--print-do-tweet-da-dilma.pdf
Print do tuíte do ex-presidente do Brasil Michel Temer em 1º de junho de 2017:
Trecho do livro Da espada à águia: construção simbólica do poder e legitimação política de Napoleão Bonaparte, por Raquel Stoiani (2005):
“Napoleão cruzando os Alpes”, por Jacques-Louis David (1801-1805):
“O imperador Napoleão em seu gabinete de trabalho”, por Jacques-Louis David (1812):
“A coroação de Napoleão”, por Jacques-Louis David (1807):
Modelo de tuíte para a atividade de Sistematização:
Para você saber mais:
ORENSTEIN, José. Como ações de políticos testam os limites da liberdade de expressão e da privacidade na internet? Jornal Nexo, 25 de abril de 2017. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2017/04/25/Como-ações-de-pol%C3%ADticos-testam-os-limites-da-liberdade-de-expressão-e-da-privacidade-na-internet>. Acesso em: 6 mar. 2019.
RONCOLATO, Murilo. Quais regras do Twitter justificariam a exclusão da conta de Donald Trump. Jornal Nexo, 4 de janeiro de 2018. Disponível em: <https://www.nexojornal.com.br/expresso/2018/01/04/Quais-regras-do-Twitter-justificariam-a-exclusão-da-conta-de-Donald-Trump>.
Acesso em: 6 mar. 2019.
STOIANI, Raquel. Da espada à águia: construção simbólica do poder e legitimação política de Napoleão Bonaparte. Dissertação (Mestrado em História Social), Universidade de São Paulo, 2002. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-11062006-221202/pt-br.php>.
Acesso em: 7 mar. 2019.
CANFORA, Luciano. Bonaparte Libertador. Estudos Avançados, vol. 22, nº 62, jan.-abr. 2008, p. 119-128. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ea/v22n62/a08v2262.pdf>. Acesso em: 7 mar. 2019.
STOIANI, Raquel e GARRAFFONI, Renata Senna. Escavar o passado, (re)construir o presente: os usos simbólicos da Antiguidade clássica por Napoleão Bonaparte. Revista de História da Arte e Arqueologia, nº 6, dez. 2006, p. 69-79. Disponível em: <http://www.unicamp.br/chaa/rhaa/downloads/Revista%206%20-%20artigo%206.pdf>. Acesso em: 7 mar. 2019.
ENGLUND, Steven. Napoleão: uma biografia política. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=AV4WY7c5PqAC&lpg=PA614&dq=Segunda%20Campanha%20na%20Itália&hl=pt-BR&pg=PA197#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 7 mar. 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos, escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Lembre-se de não antecipar as reflexões da aula neste momento, pois a intenção é que os estudantes construam o raciocínio apenas com a sua mediação.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO