Quem compraria uma guilhotina?
Plano de Aula
Plano de aula: A Revolução Francesa e o período do Terror jacobino (1793-1794)
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Revolução Francesa
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI04, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
– Cópias impressas das fontes (imagens e verbetes) ou data show para a sua projeção.
– Cópias impressas da atividade de Sistematização.
Material complementar:
Trecho da reportagem “Quem compraria uma guilhotina, Objeto é leiloado por 8 mil euros” (2018):
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DB5J6GKtwyHTkwD3J4YSQaTCKuRbwUk3NQzpr2Dz4Jswz7tseWPUpn8rq4A7/his8-04und02--quem-compraria-uma-guilhotina
Tabela com a cronologia da Revolução Francesa: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GXF5KrR58w3b5myEST87XkJ8Qsf4yZZGGArgNy5pESXfw9KkP6FNeGcryJrN/his8-04und02--tabela-com-a-cronologia-da-revolucao-francesa
“Representação da guilhotina (20 de março de 1792)”:
“Interior de um Comitê Revolucionário” (1797):
Modelo dos anúncios de leilão:
Para você saber mais:
“Mesmo com recessão, comércio global de bens culturais dobrou em 10 anos”. ONU News, 10 de março de 2016. Disponível em: <https://news.un.org/pt/story/2016/03/1544041-mesmo-com-recessao-comercio-global-de-bens-culturais-dobrou-em-10-anos>.
Acesso em: 23 fev. 2019.
UNESCO aborda relação entre cultura e comércio. Pontes, vol. 3, nº 2, dez. 2007. Disponível em: <https://www.ictsd.org/bridges-news/pontes/news/unesco-aborda-relação-entre-cultura-e-comércio>. Acesso em: 23 fev. 2019.
VOVELLE, Michel. A Revolução Francesa explicada à minha neta. São Paulo: Editora UNESP, 2007. Disponível em: <http://editoraunesp.com.br/Download/A_revolucao_francesa_explicada_a_minha_neta_Miolo_135_205_EPDF.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2019.
“Guilhotina: a ‘solução humana’”. Aventuras na História, 23 de outubro de 2017. Disponível em: <https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/guilhotina-a-solucao-humana.phtml>. Acesso em: 21 fev. 2019.
CARREIRA, Eduardo José Antunes. Representações e práticas violência política na Revolução Francesa: sobre as origens do conceito de terrorismo. Dissertação (Mestrado em História), Brasília, UnB, 2016. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/20107/1/2016_EduardoJoseAntunesNettoCarreira.pdf>. Acesso em: 21 fev. 2019.
SAYA, Lara Scortato. A Revolução Francesa e os jacobinos: a cisão do Clube dos Jacobinos de Paris em 1791. Dissertação (Mestrado em História), Curitiba, UFPR, 2017. Disponível em: <https://acervodigital.ufpr.br/bitstream/handle/1884/49370/R%20-%20D%20-%20LARA%20SCORSATO%20SAYA.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 21 fev. 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos, escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Lembre-se de não antecipar as reflexões da aula neste momento, pois a intenção é que os estudantes construam o raciocínio apenas com a sua mediação.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO