Plenário do Senado
Plano de Aula
Plano de aula: As insatisfações dos três Estados no início da Revolução francesa
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Revolução Francesa
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI04, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
– Cópias impressas das fontes ou data show para a projeção.
– Folha A4 ou papel-carta.
– Canetas.
Material complementar:
Plenário do Senado durante sessão do Congresso Nacional, por Roque Sá (2017):
Abertura dos Estados Gerais, em Versalhes, por Auguste Couder:
Trecho do Caderno de queixas da burguesia da cidade de Nancy (c. 1788-1789):
Trecho do Caderno de queixas do cura de Marolles (c. 1788-1789):
Trecho do Caderno de queixas dos camponeses da Bretanha (c. 1788-1789):
Trecho do Caderno de queixas da nobreza do bailado de Amont (c. 1788-1789):
Para você saber mais:
Entenda como funciona o Congresso Nacional. Carta Educação, 15 de junho de 2016. Disponível em: <http://www.cartaeducacao.com.br/carta-explica/entenda-como-funciona-o-congresso-nacional/>. Acesso em: 13 fev. 2019.
SENADO FEDERAL. O Senado federal. Disponível em: <https://www2.congressonacional.leg.br/visite/arquivos/o-senado-federal>.
Acesso em: 13 fev. 2019.
SENADO FEDERAL. Eu (sen)adoro um passeio. Brasília: Senado Federal, 2014. Disponível em: <https://www2.congressonacional.leg.br/visite/arquivos/eu-senadoro-um-passeio>. Acesso em: 13 fev. 2019.
VOVELLE, Michel. A Revolução Francesa e seu eco. Estudos Avançados, vol. 3 nº 6, São Paulo Maio-Agosto 1989, p. 25-45. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ea/v3n6/v3n6a03.pdf>. Acesso em: 14 fev. 2019.
BAKER, Eduardo. Cidadania e direitos políticos durante os primeiros anos da Revolução Francesa (1788-1790). Passagens. Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica. Rio de Janeiro, vol. 9, nº 2, maio-agosto 2017, p. 244-265. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.15175/1984-2503-20179205>. Acesso em: 14 fev. 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos, escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Lembre-se de não antecipar as reflexões da aula neste momento, pois a intenção é que os estudantes construam o raciocínio apenas com a sua mediação.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO