Plenário do Senado
Plano de Aula
Plano de aula: As insatisfações dos três Estados no início da Revolução francesa
Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Revolução Francesa
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Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI04, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
– Cópias impressas das fontes ou data show para a projeção.
– Folha A4 ou papel-carta.
– Canetas.
Material complementar:
Plenário do Senado durante sessão do Congresso Nacional, por Roque Sá (2017):
Abertura dos Estados Gerais, em Versalhes, por Auguste Couder:
Trecho do Caderno de queixas da burguesia da cidade de Nancy (c. 1788-1789):
Trecho do Caderno de queixas do cura de Marolles (c. 1788-1789):
Trecho do Caderno de queixas dos camponeses da Bretanha (c. 1788-1789):
Trecho do Caderno de queixas da nobreza do bailado de Amont (c. 1788-1789):
Para você saber mais:
Entenda como funciona o Congresso Nacional. Carta Educação, 15 de junho de 2016. Disponível em: <http://www.cartaeducacao.com.br/carta-explica/entenda-como-funciona-o-congresso-nacional/>. Acesso em: 13 fev. 2019.
SENADO FEDERAL. O Senado federal. Disponível em: <https://www2.congressonacional.leg.br/visite/arquivos/o-senado-federal>.
Acesso em: 13 fev. 2019.
SENADO FEDERAL. Eu (sen)adoro um passeio. Brasília: Senado Federal, 2014. Disponível em: <https://www2.congressonacional.leg.br/visite/arquivos/eu-senadoro-um-passeio>. Acesso em: 13 fev. 2019.
VOVELLE, Michel. A Revolução Francesa e seu eco. Estudos Avançados, vol. 3 nº 6, São Paulo Maio-Agosto 1989, p. 25-45. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ea/v3n6/v3n6a03.pdf>. Acesso em: 14 fev. 2019.
BAKER, Eduardo. Cidadania e direitos políticos durante os primeiros anos da Revolução Francesa (1788-1790). Passagens. Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica. Rio de Janeiro, vol. 9, nº 2, maio-agosto 2017, p. 244-265. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.15175/1984-2503-20179205>. Acesso em: 14 fev. 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos, escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Lembre-se de não antecipar as reflexões da aula neste momento, pois a intenção é que os estudantes construam o raciocínio apenas com a sua mediação.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresente aos estudantes a fotografia do plenário do Senado Federal do Brasil durante uma sessão conjunta do Congresso Nacional, realizada em 2017. Ela está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/hSBG27zCfTWKMfCmP8hFbZMjvxH5SYMnNn2BD6s7uyRs6y6yPeF6asSQMZu9/his8-04und01--plenario-do-senado.pdf
Escolha um ou dois estudantes e peça a eles que descrevam a fonte, identificando suas informações básicas. A intenção é que estes alunos sejam capazes de reconhecer, por meio da leitura da imagem e de sua legenda, que se trata de uma fotografia em que aparecem parlamentares brasileiros no Congresso Nacional, em Brasília. Caso seja necessário, peça a outro estudante que leia o verbete explicativo sobre a imagem para a turma.
Depois disso, questione os estudantes:
– O que é este lugar e quem são estas pessoas?
– Quem os deputados e os senadores representam?
– Quais são as funções dos parlamentares?
– Como os cidadãos brasileiros podem expressar suas insatisfações aos deputados?
Espera-se que os alunos sejam capazes de, por meio da análise as informações contidas na imagem e no verbete, compreender que, no Estado brasileiro do tempo presente, existe um Parlamento que funciona como uma Assembleia. Nele, os representantes eleitos pelos cidadãos produzem as leis do país e fiscalizam a atuação do Estado (em especial, dos poderes Executivo e Judiciário). Neste momento, podem surgir também assuntos como as eleições, por meio das quais os parlamentares são eleitos; os plebiscitos e referendos; e as enquetes online promovidas pelo Congresso Nacional.
Para você saber mais:
Entenda como funciona o Congresso Nacional. Carta Educação, 15 de junho de 2016. Disponível em: <http://www.cartaeducacao.com.br/carta-explica/entenda-como-funciona-o-congresso-nacional/>. Acesso em: 13 fev. 2019.
SENADO FEDERAL. O Senado federal. Disponível em: <https://www2.congressonacional.leg.br/visite/arquivos/o-senado-federal>.
Acesso em: 13 fev. 2019.
SENADO FEDERAL. Eu (sen)adoro um passeio. Brasília: Senado Federal, 2014. Disponível em: <https://www2.congressonacional.leg.br/visite/arquivos/eu-senadoro-um-passeio>. Acesso em: 13 fev. 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Apresente a pintura Abertura da Assembleia dos Estados Gerais, em Versalhes, 5 de maio de 1789, de Auguste Conder, para os estudantes. Ela está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9mkSKM9B2aR5ymjZKHNde9hUA7BJ4JMEhBv2y8MYDPMXNBbP9BgAU9Ra5Aak/his8-04und01--abertura-dos-estados-gerais-em-versalhes-1789.pdf
Escolha um ou dois estudantes e peça que descrevam o que veem na fonte, identificando suas informações básicas. A intenção é que eles consigam perceber tanto do que se trata a imagem – uma representação da Abertura dos Estados Gerais na França do século XVIII – como seus dados de produção (nome do pintor, o fato de se tratar de uma pintura, o ano de produção posterior ao evento).
Depois deste momento de identificação inicial, continue mediando a interpretação da fonte com perguntas como:
– Quem são as pessoas representadas na pintura?
– Todas elas pertencem ao mesmo grupo social? Como é possível saber que não? Suas roupas indicam algo?
– O que estas pessoas estão fazendo? Existe alguma personagem na pintura que parece centralizar esta atividade?
A expectativa é que os estudantes consigam reconhecer, cruzando os dados de produção da fonte com o seu conteúdo, de que se trata dos franceses do século XVIII que eram membros da Assembleia dos Estados Gerais que foi convocada pelo rei. As diferenças sociais podem ser observadas tanto na organização espacial dos agrupamentos dos membros da Assembleia como nas vestimentas dos personagens (por exemplo, a utilização de batinas diferencia os membros do clero, à esquerda da imagem). Espera-se também que os alunos consigam identificar as figuras do rei e da rainha da França – no canto esquerdo superior da pintura, o rei Luís XVI sentado no trono e a rainha Maria Antonieta sentada ao seu lado. Além disso, o objetivo é que, com o auxílio do título da pintura, os estudantes sejam também capazes de caracterizar a situação retratada como de uma assembleia convocada pelo rei para o debate.
Por fim, questione os estudantes: Quais as aproximações e os distanciamentos das imagens que representam as duas assembleias que vocês analisaram
(o Congresso Nacional brasileiro no século XXI e a Assembleia dos Estados Gerais da França do século XVIII)? A intenção é levar os estudantes a perceber que ambas são situações de discussão e deliberação, mas que há significativas mudanças com relação ao tempo histórico, às estruturas políticas (República e monarquia) e ao critério de representação (por ente da federação, no caso do Brasil, e por ordem social, no caso da França).
Para você saber mais
VOVELLE, Michel. A Revolução Francesa e seu eco. Estudos Avançados, vol. 3 nº 6, São Paulo Maio-Agosto 1989, p. 25-45. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ea/v3n6/v3n6a03.pdf>. Acesso em: 14 fev. 2019.
Problematização
Orientações: Apresente a ilustração em forma de pirâmide com as ordens sociais da França no Antigo Regime para os estudantes. Ela está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TsCXk7235RgCVPQ7R59U6ZpnemtZ7wvsCXUnYkhMzY8phf55EfPqknmVCYa2/his8-04und01--ilustracao-as-ordens-sociais-na-franca-do-antigo-regime.pdf
Medeie a interpretação desta representação gráfica da estrutura social francesa antes da Revolução, fazendo perguntas como:
– Quem são as pessoas representadas na ilustração?
– Todas elas pertencem ao mesmo grupo social? Como é possível saber que não?
– Há situação de igualdade ou desigualdade numérica entre estes grupos, segundo a imagem? E com relação ao poder, há desigualdade ou igualdade?
– Por que há uma hierarquia entre as ordens sociais na imagem, representada em forma de triângulo?
A expectativa é que os estudantes consigam reconhecer que se trata de uma representação gráfica da estrutura social da França no Antigo Regime, dividida nos três Estados (clero, nobreza e terceiro Estado). O triângulo indica tanto a desigualdade numérica – maior presença do terceiro Estado, localizado na base, e menor presença do clero, localizado no topo do triângulo – como em termos de relações de poder – clero e nobreza aparecem acima do terceiro Estado, a maior parte da população.
Por fim, questione os estudantes: Como esta desigualdade social da França monárquica estava presente na Assembleia dos Estados Gerais convocada pelo rei em 1789? O objetivo é que, ao cruzar a ilustração com a leitura da imagem que fizeram anteriormente, os alunos sejam capazes de compreender que estas desigualdade social estava presente na Assembleia, traduzindo-se em demandas políticas e sociais diversas.
Problematização
Orientações: Distribua ou projete os trechos dos Cadernos de Queixas (Cahiers de Doléances) que os franceses enviaram à Assembleia dos Estados Gerais, entre 1788 e 1789, para a turma. As fontes estão disponíveis nos links:
Trecho do Caderno de queixas da burguesia da cidade de Nancy (c. 1788-1789):
Trecho do Caderno de queixas do cura de Marolles (c. 1788-1789):
Trecho do Caderno de queixas dos camponeses da Bretanha (c. 1788-1789):
Trecho do Caderno de queixas da nobreza do bailado de Amont (c. 1788-1789):
Escolha quatro estudantes para ler cada uma das fontes, em voz alta e, uma por vez, para a turma. Para facilitar a identificação dos grupos sociais
e de suas demandas ao rei no período inicial da Revolução Francesa – objetivo central deste momento da aula – crie uma tabela comparativa no quadro. Esta tabela será preenchida coletivamente.
A intenção é que os alunos, com a mediação do professor, identifiquem as demandas de cada ordem na leitura das fontes, dizendo ao professor o que ele deve escrever em cada parte da tabela. Desta forma, eles irão organizar a diversidade de queixas entre os grupos sociais (burguesia, camponeses, clero e nobreza) e perceber a hierarquia existente na sociedade francesa do Antigo Regime. Para isso, sempre pergunte para a turma quem está se dirigindo ao rei no início da leitura de cada trecho. Ao longo da leitura, peça aos alunos que identifiquem o que este grupo solicita ao rei e à Assembleia dos Estados Gerais.
Um modelo de tabela, com possíveis respostas a essas perguntas que servem como referência e não devem ser mostradas aos alunos, está disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2pwbEcwMCCNtWUuqXE6xnPFRgWKYfhzqSxwa48wqm8CQtvgY64fz3PEUHyzs/his8-4und01-modelo-de-tabela-comparativa-com-resolucao.pdf
Além disso, crie um vocabulário da Revolução Francesa no quadro na medida em que as dúvidas de entendimento forem surgindo (por exemplo, Terceiro Estado, burguesia, vassalo, curas etc.).
Para você saber mais:
BAKER, Eduardo. Cidadania e direitos políticos durante os primeiros anos da Revolução Francesa (1788-1790). Passagens. Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica. Rio de Janeiro, vol. 9, nº 2, maio-agosto 2017, p. 244-265. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.15175/1984-2503-20179205>. Acesso em: 14 fev. 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Divida os estudantes em trios e diga a eles que cada grupo irá escrever breves (cerca de dez linhas) Cartas de queixas para o Congresso Nacional do Brasil. Diga a eles também que as cartas devem, ao mesmo tempo, estabelecer relações com as fontes analisadas. Caso possível, distribua papel-carta para que os alunos possam escrever seu texto.
Oriente os estudantes a, com a sua mediação, escolher como irão se colocar nas cartas. As demandas de qual grupo social eles irão explicitar: Estudantes? Crianças? Moradores de uma região? Ao mesmo tempo, lembre a eles das diferenças com o passado, por exemplo em termos de linguagem (pronomes de tratamento, que são diferentes para um rei – vossa alteza – e para um deputado ou senador – vossa excelência). Circule pela sala enquanto os alunos trabalham e relembre-os da necessidade de comparar as suas demandas do tempo presente com os pedidos dos franceses do século XVIII , incluindo referência aos Cadernos de queixas no seu texto.
No fim, promova a leitura coletiva de algumas das cartas diferenciando as demandas do presente e as do passado. Lembre-se de retomar as fontes analisadas na Problematização, chamando a atenção para as especificidades de uma sociedade monárquica como a francesa do século XVIII quando comparada à democracia brasileira do presente.
Há também a possibilidade de trabalho conjunto com o professor de Língua Portuguesa, que poderá explorar com os alunos as características específicas da carta como um gênero textual: remetente, destinatário, local e data, saudações inicial e final etc.
Materiais complementares
Abertura dos Estados-gerais, em Versalhes (1789)
Trecho do Caderno de queixas da burguesia da cidade de Nancy
Trecho do Caderno de queixas do cura de Marolles
Trecho do Caderno de queixas dos camponeses da Bretanha
Trecho do Caderno de queixas da nobreza do bailado de Amont
Ilustração: as ordens sociais na França do Antigo Regime
Modelo de tabela comparativa, com resolução
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.
Contexto
Nesta aula, você pode propor que os alunos trabalhem individualmente ou agrupados. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, e-mail, Facebook, ou qualquer outra ferramenta que já utilizem. O importante é que troquem informações, se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe o objetivo da aula, o documento com a fotografia do plenário do Senado Federal e os questionamentos propostos. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
- O que é este lugar e quem são estas pessoas?
- Quem os deputados e os senadores representam?
- Quais são as funções dos parlamentares?
- Como os cidadãos brasileiros podem expressar as insatisfações aos deputados?
Dê um tempo para que os alunos possam refletir e responder. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, em forma de texto, áudio ou vídeo. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.
Problematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou separadamente.
Encaminhe, primeiro, a pintura de Couder e o infográfico sobre as ordens sociais no Antigo Regime francês, com os respectivos questionamentos. Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos respondam e encaminhe os trechos dos Cadernos de Queixas, os questionamentos e as orientações para o preenchimento da tabela comparativa. Outra alternativa é encaminhar todas as fontes de uma vez, com um pequeno roteiro informando a melhor ordem para a análise delas.
Você também pode dividir os trechos dos Cadernos de Queixas entre a turma, de forma que cada aluno/grupo receba a pintura de Couder, o infográfico sobre as ordens sociais e um ou mais trechos dos Cadernos para analisar (mas não necessariamente todos). Neste caso, é muito importante que você reserve um momento, síncrono ou não, para que os alunos/grupos possam compartilhar o que aprenderam com as fontes aos colegas que leram trechos diferentes, e vice-versa, e para que construam a tabela comparativa completa.
Você pode mandar as orientações sobre como fazer a tabela para os estudantes e pedir para que cada aluno/grupo mande as respostas uns para os outros, de acordo com o grupo social que recebeu, através de texto, áudio ou vídeo. Outra opção é criar uma tabela em um Documento do Google Planilhas ou Google Docs no Google Drive, compartilhado pela turma toda, para que todos os grupos possam preencher os trechos.
1º - Pintura Abertura da Assembleia dos Estados Gerais
- Quem são as pessoas representadas na pintura?
- Todas elas pertencem ao mesmo grupo social? Suas roupas indicam algo?
- O que estas pessoas estão fazendo? Existe alguma personagem na pintura que parece centralizar esta atividade?
- Quais as aproximações e os distanciamentos das imagens que representam as duas assembleias que vocês analisaram (o Congresso Nacional brasileiro no século XXI e a Assembleia dos Estados Gerais da França do século XVIII)?
2º - Infográfico Ordens sociais no Antigo Regime
- Quem são as pessoas representadas na ilustração?
- Todas elas pertencem ao mesmo grupo social? Como é possível saber que não?
- Há situação de igualdade ou desigualdade numérica entre estes grupos, segundo a imagem? E com relação ao poder, há desigualdade ou igualdade?
- Por que há uma hierarquia entre as ordens sociais na imagem, representada em forma de triângulo?
- Como esta desigualdade social da França monárquica estava presente na Assembleia dos Estados Gerais convocada pelo rei em 1789?
3º - Trechos dos Cadernos de Queixas
- Esses documentos são petições e queixas enviadas pela população à Assembleia dos Estados Gerais, entre 1788 e 1789. Que ordem social está enviando esta carta? O que caracteriza essa ordem social no Antigo Regime Francês?
- Quais as principais demandas?
Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder aos questionamentos. Você pode encaminhar pequenos áudios ou vídeos contextualizando as fontes, esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras sobre a Revolução Francesa etc.
Outra possibilidade é agendar um momento síncrono para que os alunos possam compartilhar as respostas com você e o restante da turma. Neste caso, você pode propor que a turma preencha a tabela comparativa coletivamente neste momento.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Eles podem escrever as cartas conjuntamente, utilizando um documento do Google Docs compartilhado pela turma no Google Drive, ou conversando por Whatsapp, por exemplo.
Você pode criar um mural no Padlet, para que os alunos postem as cartas, ou eles podem enviá-las no grupo da sala pelo Whatsapp, Google Sala de Aula, Facebook etc.
Incentive os alunos a compartilharem as cartas com os colegas e comentarem as produções uns dos outros.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
As famílias podem conhecer um pouco mais sobre a França e a Revolução Francesa com a leitura de dois artigos da Revista Aventuras na História: o luxo da corte (disponível aqui)
e a transformação da revolução (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Hashtags (como usar): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Google Apresentações (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Gabriel Lima
Mentor: Bianca Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise.
Objeto(s) de conhecimento: A Revolução Francesa e seus desdobramentos.
Habilidade(s) da BNCC: EF08HI04 Identificar e relacionar os processos da Revolução Francesa e seus desdobramentos na Europa e no mundo.
Palavras-chave: Revolução Francesa, Cadernos de queixas, Assembleia dos EstadosGerais.