Plano de Aula

Plano de aula: Guerra civil na Inglaterra: ideias em disputa

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Revolução Gloriosa

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI02, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

– Cópias impressas dos textos ou data show para projeção destas fontes.

– Aparelho de som para a audição da canção, caso seja possível.

– Cópias impressas da tabela comparativa.

– Quadro e giz/pincel.

Material complementar:

Trecho da canção digger “Stand up now”:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/8qvcRkhjJkjAeBEqMWnDqdFyXUxmkDYVrUHVf55UJRT73YJVecQdDJJuj6cd/his8-02und02--trecho-da-cancao-digger-stand-up-now.pdf

Trecho do texto “Ideologia e protesto popular", por George Rudé:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UA85Wgz449Cpx6Jc3jTgFRUMAwNaKmmHSTHr85MFjtWw9q8RGVEZHhApTref/his8-02und02--trecho-do-texto-ideologia-e-protesto-popular--por-george-rude.pdf

Trecho do texto “O mundo de ponta-cabeça”, por Christopher Hill:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CMft4Yx3zwWUMyjsZrcqEFKpzg3C9HYW7DCX5fvxPcXAP6NY5YNUCjSGYhQu/his8-02und02--trecho-do-texto-o-mundo-de-ponta-cabeca--por-christopher-hill.pdf

Tabela comparativa para análise das fontes historiográficas:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/V9M85yKAUz2XBH5rEXRV792EgfxUTSAPQgnQDzJZg8a3DdKQ7dXdTWywXhUR/his8-02und02--tabela-comparativa.pdf

Modelo de resolução da atividade (apenas como referência para o professor):

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GfycYEBmBMnthzSsHB2D4eeFd38Bsq3ZZK8XkWAEmP7SNygXk5PpWdzs5d7H/his8-02und02-resolucao-da-atividade.pdf

Para você saber mais:

ROBERGE, Lívia Bernardes. “O povo pobre e oprimido da Inglaterra”: as representações diggers na Inglaterra Revolucionária (1607-1652). Anais do XXIV Simpósio Nacional de HistóriaContra os preconceitos: história e democracia. Brasília, 2018. Disponível em: https://www.snh2017.anpuh.org/resources/anais/54/1502847388_ARQUIVO_ArtigoFinalAnpuh.pdf Acesso em: 8 de janeiro de 2019.

SOARES, Olavo Pereira. A música nas aulas de História: o debate teórico sobre as metodologias de ensino. História Hoje, vol. 6, nº 11, jan.-jun. 2017, p. 78-09. Disponível em: https://doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.325 Acesso em: 8 de janeiro de 2019.

FLORENZANO, Modesto. Olhando para os dois lados do Canal da Mancha: polêmicas e revisionismo na historiografia da Revolução Inglesa. Proj. História, São Paulo, (30), jun. 2005, p. 127-136. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/viewFile/2257/1350 Acesso em: 9 de janeiro de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Lembre-se de não antecipar as reflexões da aula neste momento, pois a intenção é que os estudantes construam o raciocínio por meio da leitura e debate das fontes, com a sua mediação.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA