Trecho da canção digger "Stand Up Now"
Plano de Aula
Plano de aula: Guerra civil na Inglaterra: ideias em disputa
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Revolução Gloriosa
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI02, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
– Cópias impressas dos textos ou data show para projeção destas fontes.
– Aparelho de som para a audição da canção, caso seja possível.
– Cópias impressas da tabela comparativa.
– Quadro e giz/pincel.
Material complementar:
Trecho da canção digger “Stand up now”:
Trecho do texto “Ideologia e protesto popular", por George Rudé:
Trecho do texto “O mundo de ponta-cabeça”, por Christopher Hill:
Tabela comparativa para análise das fontes historiográficas:
Modelo de resolução da atividade (apenas como referência para o professor):
Para você saber mais:
ROBERGE, Lívia Bernardes. “O povo pobre e oprimido da Inglaterra”: as representações diggers na Inglaterra Revolucionária (1607-1652). Anais do XXIV Simpósio Nacional de História – Contra os preconceitos: história e democracia. Brasília, 2018. Disponível em: https://www.snh2017.anpuh.org/resources/anais/54/1502847388_ARQUIVO_ArtigoFinalAnpuh.pdf Acesso em: 8 de janeiro de 2019.
SOARES, Olavo Pereira. A música nas aulas de História: o debate teórico sobre as metodologias de ensino. História Hoje, vol. 6, nº 11, jan.-jun. 2017, p. 78-09. Disponível em: https://doi.org/10.20949/rhhj.v6i11.325 Acesso em: 8 de janeiro de 2019.
FLORENZANO, Modesto. Olhando para os dois lados do Canal da Mancha: polêmicas e revisionismo na historiografia da Revolução Inglesa. Proj. História, São Paulo, (30), jun. 2005, p. 127-136. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/viewFile/2257/1350 Acesso em: 9 de janeiro de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Lembre-se de não antecipar as reflexões da aula neste momento, pois a intenção é que os estudantes construam o raciocínio por meio da leitura e debate das fontes, com a sua mediação.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO