Robôs x empregos
Plano de Aula
Plano de aula: Contando a História da Revolução Industrial por meio das máquinas
Plano 2 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Revolução Industrial
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI03, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
– Cópias impressas da reportagem ou data show para projeção das fontes.
– Cópias impressas das imagens e fichas de análise correspondentes.
– Fita adesiva, canetas e papéis (se possível, coloridos) para a montagem da exposição.
Material complementar:
Print da reportagem “Robôs x empregos: a automação vai fechar mais vagas do que criar’, publicada pela BBC Brasil em 2014:
Trecho do texto “Os operários e as máquinas na França durante a primeira metade do século XIX” , por Michelle Perrot (1988):
Motor a vapor, inventado por Thomas Newcomen (1712):
Máquina de fiar impulsionada por força hidráulica, inventada por Richard Arkwright (1769):
Locomotiva a vapor, inventada por Richard Trevenick (1804):
Máquina usada para cobrir fios com seda e algodão para fins elétricos, inventada por W. T. Henley (1837):
Para você saber mais:
HOBSBAWM, Eric. Mundos do trabalho: novos estudos sobre história operária. 6ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
BRANCO, Anselmo Lázaro. Técnica e tecnologia: como o homem construiu o conhecimento. Disponível em: <https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/tecnica-e-tecnologia-como-o-homem-construiu-o-conhecimento.htm>. Acesso em: 7 de fev. 2019.
VOGT, Carlos. A revolução das máquinas. Comciência, 8 de fevereiro de 2018. Disponível em: <http://www.comciencia.br/revolucao-das-maquinas/>. Acesso em: 7 de fev. 2019.
Podcast Fronteiras no tempo – Episódio 7: Revolução Industrial. Disponível em: <https://fronteirasnotempo.com/ep7-mundo-do-trabalho/>.
Acesso em: 7 de fev. 2019.
Fontes ludistas apud THOMPSON, E. P. A formação da classe operária inglesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987, vol. III, p. 126-133. Disponível em: <http://www.fafich.ufmg.br/~luarnaut/LUDISTAS.PDF>. Acesso em: 7 de fev. 2019.
Mapa do ludismo na Inglaterra. Sem autor. Disponível em: <http://www.fafich.ufmg.br/~luarnaut/luddmap.JPG>. Acesso em: 7 de fev. 2019.
As consequências da Revolução Industrial: o mundo material. BBC. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dYLNQyeDMwg>.
Acesso em: 7 de fev. 2019.
Museu da Ciência e da Técnica da Universidade Federal de Ouro Preto – Visita virtual. Disponível em: <http://eravirtual.org/museu-de-ciencia-e-tecnica/>. Acesso em: 10 de fev. de 2019.
CES 2019: veja fotos da maioria feita de tecnologia do mundo. G1, 8/1/2019. Disponível em: <https://g1.globo.com/economia/tecnologia/ces/noticia/2019/01/08/ces-2019-veja-fotos-da-maior-feira-de-tecnologia-do-mundo.ghtml>.
Acesso em: 10 de fev. de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos, escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Lembre-se de não antecipar as reflexões da aula neste momento, pois a intenção é que os estudantes construam o raciocínio apenas com a sua mediação.
Neste momento, também pode ser interessante explorar com os alunos o conceito de “mundos do trabalho” tal qual desenvolvido pelo historiador inglês Eric Hobsbawm. Faça perguntas como:
– Qual a importância do trabalho na organização do nosso mundo?
– Hoje, a identidade das pessoas está ligada ao trabalho que elas exercem?
A intenção é que os estudantes sejam capazes de perceber que o objetivo da aula é compreender que o trabalho é uma dimensão fundamental da organização do mundo contemporâneo, pois a forma como ele está organizado – suas ferramentas, saberes etc. – estrutura a nossa inserção no mundo e a própria cultura dos trabalhadores.
Para você saber mais:
HOBSBAWM, Eric. Mundos do trabalho: novos estudos sobre história operária. 6ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO