Meme sobre enciclopédia
Plano de Aula
Plano de aula: Revolução nas ideias: Iluminismo e enciclopédias
Plano 2 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Iluminismo e liberalismo
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI01, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
– Cópias impressas das imagens e textos ou data show para projeção destas fontes.
– Volumes de enciclopédias (caso disponíveis na biblioteca da escola).
– Cópias impressas da atividade ou sala de informática (apenas no caso da realização da atividade de Sistematização em meio digital).
Material complementar:
Meme sobre internet e enciclopédia:
Capa do primeiro tomo da Encyclopédie (1751):
Print da página inicial da Wikipédia em português (2018):
Trecho do verbete “Discurso preliminar dos editores” (1751), por Denis Diderot e Jean D'Alambert:
Trecho do verbete “Wikipédia: sobre a Wikipédia”:
Atividade de Sistematização, no modelo de verbete da Wikipédia:
Para você saber mais:
“Epidemias culturais”, por Ricardo Monteiro e Thiago Quadros, no jornal Nexo (vídeo, 2m:11s). Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/video/video/Epidemias-culturais Acesso em: 22 de novembro de 2018.
DARNTON, Robert. O iluminismo como negócio: história da publicação da Encyclopédie (1775-1800). São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
BURKE, Peter. A República das Letras Europeia, 1500-2000. Estudos Avanc?ados, São Paulo, vol. 25, nº 72, 2011, p. 277-288. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ea/v25n72/a21v25n72.pdf> Acesso em: 22 de novembro de 2018.
“O historiador Peter Burke reflete sobre a era da informação”, entrevista com Peter Burke publicada no G1 em 30/9/2012. Disponível em: <http://g1.globo.com/platb/maquinadeescrever/2012/09/30/1236/> Acesso em: 22 de novembro de 2018.
GUROVITZ, Hugo. A história que une americanos e franceses. Época, 19/2/2015. Disponível em: <https://epoca.globo.com/colunas-e-blogs/helio-gurovitz/noticia/2015/02/historia-que-bune-americanos-e-francesesb.html> Acesso em: 21 de novembro de 2018.
“Robert Darnton: Os iluministas e a revolução da leitura”, Fronteiras do Pensamento (vídeo, 5m:16s). Disponível em: <https://www.fronteiras.com/videos/os-iluministas-e-a-revolucao-da-leitura> Acesso em: 21 de novembro de 2018.
“Como escrever um bom artigo”, por Wikipédia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Wikip%C3%A9dia:Livro_de_estilo/Como_escrever_um_bom_artigo Acesso em: 22 de novembro de 2018.
“Guia de edição/Como começar uma página”, por Wikipédia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ajuda:Guia_de_edi%C3%A7%C3%A3o/Como_come%C3%A7ar_uma_p%C3%A1gina Acesso em: 22 de novembro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos escrevendo-o no quadro, ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. Lembre-se de não antecipar as reflexões da aula neste momento, pois a intenção é que os estudantes construam o raciocínio apenas com a sua mediação.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO