Plano de Aula

Plano de aula: O indígena no Brasil do século XIX e o bom selvagem

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Discursos civilizatórios

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI27- Identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Folha A4 para os alunos, de modo individual; lápis de cor, giz de cera, canetas coloridas hidrocor, régua, revistas e jornais para recortes, cola branca e tesoura sem ponta.

Para esta aula, o professor deverá dividir a turma em trios. Sugerimos que distribua os grupos em que seus integrantes possam cooperar entre si.

Material complementar:

Contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/4tXWPeQNWuuMYc2MmjQC5fMSZcCNPwpVt3D4MahXfYFermdjXwtyUpKK9vWW/his8-27und-contexto.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BxgpttuMv6Df6wtt6jFPAB2MAa2Hw8w35EKqweHwhtkpkZKaNQCcrUBjYnrN/copia-de-his8-27und-problematizacao.pdf

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/uGw4UyE5nKWMxNx7dGHNM652rQWbt8PrXjmHbFF6yRX7wVqhz8k4XYXHQwfB/his8-27und-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Caso você queira se aprofundar sobre os estereótipos construídos sobre a imagem dos indígenas brasileiros, recomendamos que assista aos vídeos de Cristian Wariu, youtuber e indígena xavante. Disponível em: https://www.youtube.com/results?search_query=cristian+wariu Acesso em: 28 de mar. de 2019.

Recomendamos o canal da youtuber indígena, Katú Mirim. Disponível em: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/video-ativista-katu-mirim-diz-que-uso-de-simbolos-indigenas-no-carnaval-e-racismo-e-nao-homenagem/ Acesso em: 28 de mar. de 2019.

Para saber mais, sobretudo sobre a realidade dos povos indígenas no Brasil, recomendamos o material desenvolvido pelo Ipea: http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=1018:reportagens-materias&Itemid=39

Recomendamos a leitura das bibliografias abaixo:

Romantismo: o indianismo como projeto de nacionalidade. Disponível em: http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/92-governo-pessoal-de-d-pedro-ii/8959-romantismo-o-indianismo-como-projeto-de-nacionalidade

ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. Os índios na História do Brasil no século XIX: da invisibilidade ao protagonismo. Revista História Hoje. vol.1 ano 2. Disponível em: https://biblat.unam.mx/pt/revista/revista-historia-hoje/articulo/os-indios-na-historia-do-brasil-no-seculo-xix-da-invisibilidade-ao-protagonismo

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. O professor deve deixar claro que nesta aula os alunos irão analisar a construção da imagem do índio ao longo da História, sobretudo, com base na ideia do “bom selvagem”. É importante ressaltar que o “bom selvagem” trata-se de uma representação construída com base no esforço do Império (Segundo Reinado) com intenção de romantizar o índio e torná-lo uma imagem nacional. No entanto, tal esforço buscou aproximar a imagem do índio como um cavaleiro medieval, ou seja, imprimiu marcas de uma moral europeia e descaracterizou a identidade indígena.

Para você saber mais: Para você se aprofundar sobre a construção da imagem do índio dentro do aspecto do indianismo, ou seja, a representação da imagem do índio construída no século XIX, colocado como indivíduo dócil, ou seja, o “bom selvagem”. Assim, recomendamos que leia o texto:

Romantismo: o indianismo como projeto de nacionalidade. Disponível em: http://multirio.rio.rj.gov.br/index.php/estude/historia-do-brasil/brasil-monarquico/92-governo-pessoal-de-d-pedro-ii/8959-romantismo-o-indianismo-como-projeto-de-nacionalidade

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