Contexto
Plano de Aula
Plano de aula: O indígena e a atualidade: tribos como espaços de resistência
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Discursos civilizatórios
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI27, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para a Sistematização desta aula, o professor deverá disponibilizar folhas A4 para cada aluno, lápis de cor, canetas coloridas hidrocor, giz de cera, lápis para desenho, borracha, régua e se possível, revistas para recorte e tesoura sem ponta.
Material complementar: Se necessário, entregue uma cópia impressa para cada grupo. Cada etapa desta aula está disponível em:
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CGbN6wbPcHhYNMqnQTEH6ywBFWSuykVzysjUKg9rC64M2KU6uhYZQCRCN5E2/his8-27und-problematizacao.pdf
Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5Bq8DcjZ2x3bSQca6ftkCQsHx2z8mS58UZ9djDyKaWqdXgERVwkpjTKQPBDk/his8-27-sistematizacao.pdf
Para você saber mais:
Caso o professor queira se aprofundar mais sobre o tema apresentado, poderá acessar os materiais abaixo:
Quais os critérios utilizados para a definição de indígena? Disponível em: http://www.funai.gov.br/index.php/todos-ouvidoria/23-perguntas-frequentes/97-pergunta-3# Acesso em: 10 de mar. de 2019.
Ser indígena no Brasil contemporâneo: Novos rumos para um velho dilema. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252008000400011 Acesso em: 10 de mar. de 2019.
Vídeo Menos preconceito, mais índio. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=91&v=uuzTSTmIaUc Acesso em: 10 de mar. de 2019.
Vídeo Índios somos nós. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZecRLbA7H3w Acesso em: 10 de mar. de 2019.
Coleção Caravana em Direitos Humanos: Indígenas. Disponível em: http://flacso.org.br/files/2017/06/Ind%C3%ADgena.pdf Acesso em: 10 de mar. de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o slide aos alunos, peça para que algum aluno leia em voz alta para a turma. Se necessário, você poderá escrever no quadro ou você mesmo poderá realizar a leitura.
Para você saber mais: Sugerimos que assista ao vídeo produzido especialmente para a reflexão acerca do Dia do Índio, este material trabalha a questão da identidade indígena, sobretudo no que se refere à contemporaneidade do Brasil.
Indígenas no Brasil:
#1 - Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zV6aQ7QLQNU&t=210s Acesso em: 10 de mar. de 2019.
# 2 - Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=J-HwQBmml4c Acesso em: 10 de mar. de 2019.
# 3 - Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uR4UrwYmrLA Acesso em: 10 de mar. de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresente os slides aos alunos. Se necessário, entregue uma versão impressa por grupo.
- Nesta etapa é importante que os alunos realizem não apenas a leitura das legendas, mas anotem em seus cadernos, ou façam observações de forma oral (você poderá anotar as percepções no quadro) sobre as contradições entre a fala presente nas legendas e as imagens apresentadas nos trechos do vídeo.
- O objetivo desta Contextualização é fazer com que os alunos compreendam que o narrador busca passar uma mensagem de desconstrução da imagem do indígena enquanto sujeito que não possui direito de exercer costumes e ações tais como a religião cristã, futebol, uso de bonés, roupas
etc. sem que perca a sua identidade indígena.
- Caso queira e ache pertinente, você poderá exibir o vídeo completo aos alunos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=91&v=uuzTSTmIaUc (01m31s). Acesso em: 10 de mar. de 2019.
Desta forma, o Contexto propõe que os alunos debatem entre si: O que faz um sujeito ser indígena no Brasil? Espera-se que os alunos observem que a inserção do povo indígena a elementos contemporâneos da sociedade não indígena não descaracteriza sua identidade enquanto sujeito indígena.
Outro ponto que merece destaque é a reflexão que o narrador do vídeo faz, sobretudo quando se refere que a mudanças não afetam a relação com
sua identidade indígena.
Como adequar à sua realidade: Se necessário, entregue este material impresso, poderá ser um para cada equipe. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6SNy9spt49W8tdRG7xbSzws9KHd44Tb9k7UutkWA4YZvZSR3WdFxJxyPZkQQ/his8-27und-contexto.pdf
Para você saber mais: Caso o professor se interessar em assistir ao vídeo completo, onde utilizamos alguns trechos para compor esta Contextualização, sugerimos que acesse o link abaixo:
Vídeo: Menos preconceito, mais índio. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=91&v=uuzTSTmIaUc (1m31s).
Acesso em: 10 de mar. de 2019.
Sugerimos que assista uma série de vídeos: Povos indígenas: conhecer para valorizar, nele, cada episódio traz desconstruções acerca das imagens equivocadas sobre os povos indígenas. Sobretudo, no episódio 3, há um rico debate sobre a visão pejorativa sobre o “indígena parar no tempo”.
Abaixo, seguem os links de cada episódio:
#1 https://www.youtube.com/watch?v=Tf-tOJGRYOI (5m36s). Acesso em: 12 de mar. de 2019.
#2 https://www.youtube.com/watch?v=0jaRI0KOrms (3m30s). Acesso em: 12 de mar. de 2019.
#3 https://www.youtube.com/watch?v=VZmWUF3e75I (3m58s). Acesso em: 12 de mar. de 2019.
#4 https://www.youtube.com/watch?v=XhZPOcYy6Wk (3m35s). Acesso em: 12 de mar. de 2019.
#5 https://www.youtube.com/watch?v=IPqYxU9dd_M (7m28s). Acesso em: 12 de mar. de 2019.
Sugerimos outro vídeo para maiores conhecimentos do tema:
Vídeo Índios somos nós. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZecRLbA7H3w (26m45s). Acesso em: 10 de mar. de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresente os slides aos alunos. Se necessário, entregue uma versão impressa por grupo.
- Nesta etapa é importante que os alunos realizem não apenas a leitura das legendas, mas que anotem em seus cadernos ou façam observações de forma oral (você poderá anotar as percepções no quadro) sobre as contradições entre a fala presente nas legendas e as imagens apresentadas nos trechos do vídeo.
- O objetivo desta Contextualização é fazer com que os alunos compreendam que o narrador busca passar uma mensagem de desconstrução da imagem do indígena enquanto sujeito que não possui direito de exercer costumes e ações tais como a religião cristã, futebol, uso de bonés, roupas
e etc. sem que perca a sua identidade indígena.
- Caso queira e ache pertinente, você poderá exibir o vídeo completo aos alunos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=91&v=uuzTSTmIaUc (01m31s). Acesso em: 10 de mar. de 2019.
Desta forma, o Contexto propõe que os alunos debatem entre si: O que faz um sujeito ser indígena no Brasil? Espera-se que os alunos observem que a inserção do povo indígena a elementos contemporâneos da sociedade não indígena não descaracteriza sua identidade enquanto sujeito indígena.
Outro ponto que merece destaque é a reflexão que o narrador do vídeo faz, sobretudo quando se refere que as mudanças não afetam a relação
com sua identidade indígena.
Como adequar à sua realidade: Se necessário, entregue este material impresso, poderá ser um para cada equipe. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6SNy9spt49W8tdRG7xbSzws9KHd44Tb9k7UutkWA4YZvZSR3WdFxJxyPZkQQ/his8-27und-contexto.pdf
Para você saber mais: Caso o professor se interessar em assistir ao vídeo completo, onde utilizamos alguns trechos para compor esta Contextualização, sugerimos que acesse o link abaixo:
Vídeo Menos preconceito, mais índio. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=91&v=uuzTSTmIaUc (1m31s).
Acesso em: 10 de mar. de 2019.
Sugerimos que assista uma série de vídeos: Povos indígenas: conhecer para valorizar, nele, cada episódio traz desconstruções acerca das imagens equivocadas sobre os povos indígenas. Sobretudo, no episódio 3, há um rico debate sobre a visão pejorativa sobre o “indígena parar no tempo”.
Abaixo, seguem os links de cada episódio:
#1 https://www.youtube.com/watch?v=Tf-tOJGRYOI (5m36s). Acesso em: 12 de mar. de 2019.
#2 https://www.youtube.com/watch?v=0jaRI0KOrms (3m30s). Acesso em: 12 de mar. de 2019.
#3 https://www.youtube.com/watch?v=VZmWUF3e75I (3m58s). Acesso em: 12 de mar. de 2019.
#4 https://www.youtube.com/watch?v=XhZPOcYy6Wk (3m35s). Acesso em: 12 de mar. de 2019.
#5 https://www.youtube.com/watch?v=IPqYxU9dd_M (7m28s). Acesso em: 12 de mar. de 2019.
Sugerimos outro vídeo para maiores conhecimentos do tema:
Vídeo Índios somos nós. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZecRLbA7H3w (26m45s). Acesso em: 10 de mar. de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresente os slides aos alunos. Se necessário, entregue uma versão impressa por grupo.
- Nesta etapa é importante que os alunos realizem não apenas a leitura das legendas, mas que anotem em seus cadernos, ou façam observações de forma oral (você poderá anotar as percepções no quadro) sobre as contradições entre a fala presente nas legendas e as imagens apresentadas nos trechos do vídeo.
- O objetivo desta Contextualização é fazer com que os alunos compreendam que o narrador busca passar uma mensagem de desconstrução da imagem do indígena enquanto sujeito que não possui direito de exercer costumes e ações tais como a religião cristã, futebol, uso de bonés, roupas
etc. sem que perca a sua identidade indígena.
- Caso queira e ache pertinente, você poderá exibir o vídeo completo aos alunos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=91&v=uuzTSTmIaUc (01m31s). Acesso em: 10 de mar. de 2019.
Desta forma, o Contexto propõe que os alunos debatem entre si: O que faz um sujeito ser indígena no Brasil? Espera-se que os alunos observem que a inserção do povo indígena a elementos contemporâneos da sociedade não indígena não descaracteriza sua identidade enquanto sujeito indígena.
Outro ponto que merece destaque é a reflexão que o narrador do vídeo faz, sobretudo, quando se refere que as mudanças não afetam a relação com
sua identidade indígena.
Como adequar à sua realidade: Se necessário, entregue este material impresso, poderá ser um para cada equipe. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6SNy9spt49W8tdRG7xbSzws9KHd44Tb9k7UutkWA4YZvZSR3WdFxJxyPZkQQ/his8-27und-contexto.pdf
Para você saber mais: Caso o professor se interessar em assistir ao vídeo completo, onde utilizamos alguns trechos para compor esta Contextualização, sugerimos que acesse o link abaixo:
Vídeo Menos preconceito, mais índio. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=91&v=uuzTSTmIaUc (1m31s).Acesso em: 10 de mar. de 2019.
Sugerimos que assista uma série de vídeos: Povos indígenas: conhecer para valorizar, nele, cada episódio traz desconstruções acerca das imagens equivocadas sobre os povos indígenas. Sobretudo, no episódio 3, há um rico debate sobre a visão pejorativa sobre o “indígena parar no tempo”.
Abaixo, seguem os links de cada episódio:
#1 https://www.youtube.com/watch?v=Tf-tOJGRYOI (5m36s). Acesso em: 12 de mar. de 2019.
#2 https://www.youtube.com/watch?v=0jaRI0KOrms (3m30s). Acesso em: 12 de mar. de 2019.
#3 https://www.youtube.com/watch?v=VZmWUF3e75I (3m58s). Acesso em: 12 de mar. de 2019.
#4 https://www.youtube.com/watch?v=XhZPOcYy6Wk (3m35s). Acesso em: 12 de mar. de 2019.
#5 https://www.youtube.com/watch?v=IPqYxU9dd_M (7m28s). Acesso em: 12 de mr. de 2019.
Sugerimos outro vídeo para maiores conhecimentos do tema:
Vídeo Índios somos nós. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZecRLbA7H3w (26m45s). Acesso em: 10 de mar. de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Apresente o slide para a turma , ou entregue uma cópia impressa, poderá ser uma por grupo.
Oriente para que um aluno leia em voz alta o texto sobre os critérios para a definição da identidade indígena.
Depois, peça para que outro aluno leia em voz alta o trecho do texto apresentado sobre o artesanato e a cultura do
consumo como reinvenção da cultura indígena. Após a leitura das fontes, apresente o slide com a proposta de Problematização,
peça para que os alunos formulem respostas e anotem em seus cadernos.
Proposta para debate.
- De acordo com a Fundação Nacional do Índio, quais os critérios utilizados para a definição da identidade indígena?
Espera-se que os alunos identifiquem dois dos principais critérios utilizados pela Funai - seriam eles: a autodeclaração e consciência de sua identidade indígena e o reconhecimento desta identidade por parte do grupo de origem. É importante que os alunos compreendam que a identidade não se confere como algo exclusivamente externo, mas perpassa por uma relação dual, entre o reconhecimento do próprio indivíduo em relação com seu grupo. Interno e externo devem ser considerados como fatores de construção identitária.
- Podemos afirmar que a comercialização de artesanatos prejudica a identidade indígena?
Espera-se que os alunos respondam não. A produção e a comercialização do artesanato são fatores de ressignificação da cultura indígena, sobretudo, inseridas no contexto brasileiro capitalista e contemporâneo.
Como adequar à sua realidade: O professor poderá entregar uma cópia impressa desta etapa, se preferir, entregue uma cópia para cada grupo. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CGbN6wbPcHhYNMqnQTEH6ywBFWSuykVzysjUKg9rC64M2KU6uhYZQCRCN5E2/his8-27und-problematizacao.pdf
Para você saber mais: Caso o professor deseje aprofundar seus conhecimentos sobre este tema, sugerimos o acesso aos materiais disponíveis nos links abaixo:
Quais os critérios utilizados para a definição de indígena? Disponível em: http://www.funai.gov.br/index.php/todos-ouvidoria/23-perguntas-frequentes/97-pergunta-3# Acesso em: 10 de mar. de 2019.
Ser indígena no Brasil contemporâneo: Novos rumos para um velho dilema. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252008000400011 Acesso em: 10 de mar. de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Apresente o slide para a turma , ou entregue uma cópia impressa, poderá ser uma por grupo.
Oriente para que um aluno leia em voz alta o texto sobre os critérios para a definição da identidade indígena. Depois,
peça para que outro aluno leia em voz alta o trecho do texto apresentado sobre o artesanato e a cultura do consumo
como reinvenção da cultura indígena. Após a leitura das fontes, apresente o slide com a proposta de Problematização,
peça para que os alunos formulem respostas e anotem em seus cadernos.
Proposta para debate.
- De acordo com a Fundação Nacional do Índio, quais os critérios utilizados para a definição da identidade indígena?
Espera-se que os alunos identifiquem dois dos principais critérios utilizados pela Funai - seriam eles: a autodeclaração e consciência de sua identidade indígena e o reconhecimento desta identidade por parte do grupo de origem. É importante que os alunos compreendam que a identidade não se confere como algo exclusivamente externo, mas perpassa por uma relação dual, entre o reconhecimento do próprio indivíduo em relação com seu grupo. Interno e externo devem ser considerados como fatores de construção identitária.
- Podemos afirmar que a comercialização de artesanatos prejudica a identidade indígena?
Espera-se que os alunos respondam não. A produção e a comercialização do artesanato são fatores de ressignificação da cultura indígena, sobretudo inserida no contexto brasileiro capitalista e contemporâneo.
Como adequar à sua realidade: O professor poderá entregar uma cópia impressa desta etapa, se preferir, entregue uma cópia para cada grupo. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CGbN6wbPcHhYNMqnQTEH6ywBFWSuykVzysjUKg9rC64M2KU6uhYZQCRCN5E2/his8-27und-problematizacao.pdf
Para você saber mais: Caso o professor deseje aprofundar seus conhecimentos sobre este tema, sugerimos o acesso aos materiais disponíveis nos links abaixo:
Quais os critérios utilizados para a definição de indígena? Disponível em: http://www.funai.gov.br/index.php/todos-ouvidoria/23-perguntas-frequentes/97-pergunta-3# Acesso em: 10 de mar. de 2019.
Ser indígena no Brasil contemporâneo: Novos rumos para um velho dilema. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252008000400011 Acesso em: 10 de mar. de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Apresente o slide para a turma , ou entregue uma cópia impressa, poderá ser uma por grupo.
Oriente para que um aluno leia em voz alta o texto sobre os critérios para a definição da identidade indígena.
Depois, peça para que outro aluno leia em voz alta o trecho do texto apresentado sobre o artesanato e a cultura
do consumo como reinvenção da cultura indígena. Após a leitura das fontes, apresente o slide com a proposta de Problematização,
peça para que os alunos formulem respostas e anotem em seus cadernos.
Proposta para debate.
- De acordo com a Fundação Nacional do Índio, quais os critérios utilizados para a definição da identidade indígena?
Espera-se que os alunos identifiquem dois dos principais critérios utilizados pela Funai- seriam eles: a autodeclaração e consciência de sua identidade indígena e o reconhecimento desta identidade por parte do grupo de origem. É importante que os alunos compreendam que a identidade não se confere como algo exclusivamente externo, mas perpassa por uma relação dual, entre o reconhecimento do próprio indivíduo em relação com seu grupo. Interno e externo devem ser considerados como fatores de construção identitária.
- Podemos afirmar que a comercialização de artesanatos prejudica a identidade indígena?
Espera-se que os alunos respondam não. A produção e a comercialização do artesanato são fatores de ressignificação da cultura indígena, sobretudo inserida no contexto brasileiro capitalista e contemporâneo.
Como adequar à sua realidade: O professor poderá entregar uma cópia impressa desta etapa, se preferir, entregue uma cópia para cada grupo.
Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CGbN6wbPcHhYNMqnQTEH6ywBFWSuykVzysjUKg9rC64M2KU6uhYZQCRCN5E2/his8-27und-problematizacao.pdf
Para você saber mais: Caso o professor deseje aprofundar seus conhecimentos sobre este tema, sugerimos o acesso aos materiais disponíveis nos links abaixo:
Quais os critérios utilizados para a definição de indígena? Disponível em: http://www.funai.gov.br/index.php/todos-ouvidoria/23-perguntas-frequentes/97-pergunta-3# Acesso em: 10 de mar. de 2019.
Ser indígena no Brasil contemporâneo: Novos rumos para um velho dilema. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252008000400011 Acesso em: 10 de mar. de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 23 minutos.
Orientações: Apresente este slide aos alunos.
Para a Sistematização desta aula, o professor deverá disponibilizar folhas A4 para cada aluno, lápis de cor, canetas coloridas hidrocor, giz de cera, lápis para desenho, borracha, régua e se possível, revistas para recorte e tesoura sem ponta.
O objetivo desta Sistematização é estimular os alunos a desenvolver análise, compreensão e raciocínio crítico quanto à identidade indígena dentro do contexto atual do Brasil. Oriente que os alunos releiam suas anotações, realizadas na etapa de Problematização, pois, podem ajudar no desenvolvimento de seus quadrinhos.
No final, o professor poderá sortear dois ou três alunos para expor seus trabalhos para a turma e depois, se preferir, poderá expô-los em um local de grande circulação na escola. Se achar pertinente, o professor poderá pedir para que os alunos levem seus trabalhos para casa para possíveis ajustes e finalizações, antes de colocá-los para exposição.
Como adequar à sua realidade: Se necessário, entregue uma cópia impressa para cada grupo. Cada etapa desta aula está disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5Bq8DcjZ2x3bSQca6ftkCQsHx2z8mS58UZ9djDyKaWqdXgERVwkpjTKQPBDk/his8-27-sistematizacao.pdf
Para você saber mais: Abaixo, sugerimos links de orientações para trabalhos com histórias em quadrinhos:
A arte de ensinar. Disponível em: http://aartedeensinarblog.blogspot.com/2008/03/utilizando-histrias-em-quadrinhos.html Acesso em: 10 de mar. de 2019.
Divertudo. Disponível em: https://www.divertudo.com.br/ebook/e-quadrinhos.pdf Acesso em: 10 de mar. de 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.
Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe o objetivo da aula, o documento do contexto com as fontes propostas e o questionamento. Se preferir, você pode enviar o link para que os alunos possam assistir ao vídeo “Menos Preconceito, Mais Índio”, do canal Instituto Socioambiental no Youtube (disponível aqui). Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Peça para que os alunos reflitam sobre as questões, discutam com os colegas e respondam. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Se estiverem trabalhando individualmente, peça para que reflitam ou discutam com os familiares e, então, respondam. Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.
Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Encaminhe o documento da problematização com as fontes propostas e os questionamentos.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
- De acordo com a Fundação Nacional do Índio, quais são os critérios utilizados para a definição da identidade indígena?
- Por que a produção artesanal indígena é apontada como uma fonte para “restituir ao índio uma qualidade de vida”?
- De que maneiras a comercialização de artefatos artesanais contribui para a qualidade de vida dos povos indígenas?
Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater e responder à questão. Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras que achar necessárias.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Encaminhe as orientações para que produzam histórias em quadrinhos sobre como é ser indígena atualmente no Brasil. Eles podem fazer as histórias em quadrinhos no caderno e enviar fotos, ou fazer a atividade no computador ou smartphone, utilizando aplicativos e softwares que permitem edição de imagens e texto, como o Google Apresentações. Eles podem utilizar imagens da internet para ilustrar as histórias em quadrinhos ou fazer desenhos.
Você pode criar um mural no Padlet, para que os alunos postem as HQs, ou eles podem enviá-las por Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula.
De qualquer forma, incentive-os a compartilharem as produções com colegas e comentarem as atividades uns dos outros.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
As famílias podem assistir ao vídeo “Menos Preconceito, Mais Índio” do canal Instituto Socioambiental no Youtube (disponível aqui) e ao vídeo “Índios Somos Nós”, do canal da TV Brasil no Youtube (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Google Apresentações (como usar): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Daniela de Moraes
Mentor: Aleteia Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Configurações do mundo no século XIX.
Objeto(s) de conhecimento: Pensamento e cultura no século XIX: darwinismo e racismo. O discurso civilizatório nas Américas, o silenciamento dos saberes indígenas e as formas de integração e destruição de comunidades e povos indígenas. A resistência de povos e comunidades indígenas diante da ofensiva civilizatória
Habilidade(s) da BNCC: EF08HI27 Identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios, avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas.
Palavras-chave: Identidade, indígenas, atualidade, diversidade.