Plano de Aula

Plano de aula: O indígena e a atualidade: tribos como espaços de resistência

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Discursos civilizatórios

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI27, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Para a Sistematização desta aula, o professor deverá disponibilizar folhas A4 para cada aluno, lápis de cor, canetas coloridas hidrocor, giz de cera, lápis para desenho, borracha, régua e se possível, revistas para recorte e tesoura sem ponta.

Material complementar: Se necessário, entregue uma cópia impressa para cada grupo. Cada etapa desta aula está disponível em:

Contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6SNy9spt49W8tdRG7xbSzws9KHd44Tb9k7UutkWA4YZvZSR3WdFxJxyPZkQQ/his8-27und-contexto.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CGbN6wbPcHhYNMqnQTEH6ywBFWSuykVzysjUKg9rC64M2KU6uhYZQCRCN5E2/his8-27und-problematizacao.pdf

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5Bq8DcjZ2x3bSQca6ftkCQsHx2z8mS58UZ9djDyKaWqdXgERVwkpjTKQPBDk/his8-27-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Caso o professor queira se aprofundar mais sobre o tema apresentado, poderá acessar os materiais abaixo:

Quais os critérios utilizados para a definição de indígena? Disponível em: http://www.funai.gov.br/index.php/todos-ouvidoria/23-perguntas-frequentes/97-pergunta-3# Acesso em: 10 de mar. de 2019.

Ser indígena no Brasil contemporâneo: Novos rumos para um velho dilema. Disponível em: http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0009-67252008000400011 Acesso em: 10 de mar. de 2019.

Vídeo Menos preconceito, mais índio. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=91&v=uuzTSTmIaUc Acesso em: 10 de mar. de 2019.

Vídeo Índios somos nós. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ZecRLbA7H3w Acesso em: 10 de mar. de 2019.

Coleção Caravana em Direitos Humanos: Indígenas. Disponível em: http://flacso.org.br/files/2017/06/Ind%C3%ADgena.pdf Acesso em: 10 de mar. de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o slide aos alunos, peça para que algum aluno leia em voz alta para a turma. Se necessário, você poderá escrever no quadro ou você mesmo poderá realizar a leitura.

Para você saber mais: Sugerimos que assista ao vídeo produzido especialmente para a reflexão acerca do Dia do Índio, este material trabalha a questão da identidade indígena, sobretudo no que se refere à contemporaneidade do Brasil.

Indígenas no Brasil:

#1 - Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=zV6aQ7QLQNU&t=210s Acesso em: 10 de mar. de 2019.

# 2 - Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=J-HwQBmml4c Acesso em: 10 de mar. de 2019.

# 3 - Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=uR4UrwYmrLA Acesso em: 10 de mar. de 2019.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados