Contexto
Plano de Aula
Plano de aula: A marcha para o Oeste nos EUA e a carta do cacique Seattle
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Discursos civilizatórios
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI27, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Inicie sua aula organizando a turma em grupos de no máximo quatro alunos. Você poderá adequar a turma por duplas, caso preferir. O importante é estimular que os alunos possam debater as questões propostas nesta aula.
Materiais necessários: Para o desenvolvimento desta aula, será necessário ter à disposição: folhas pautadas para cada aluno, lápis, borracha, canetas esferográficas azul ou preta e 20 cm de barbante para cada aluno. Estes materiais serão utilizados para confecção de uma carta como atividade de Sistematização.
Material complementar: Todas as etapas desta aula estão disponíveis em formato para impressão, o professor poderá optar por entregar uma cópia para cada aluno, ou por grupo.
Acesso em: 21 de fev. de 2019.
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5RnYBD7TaNfDBsFftx9nGDw7HD4V3WgVBWyUUxY3QnfD37V6H2YB9PsFFFq2/his8-27und-problematizacao.pdf
Acesso em: 21 de fev. de 2019.
Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CSf2M8czCdmFPnuJygQPy5Q4RhCKCQrfYy8zmnf8VdWJPTdQ9RsCfQZxwt24/his8-27und-sistematizacao.pdf
Acesso em: 21 de fev. de 2019.
Carta completa do cacique Seatlle: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BNN6WP7EKcefNhKyFHjhWJyaFKHpU6sBB5GQbrFGW6pZUF2veHYYjFPrWYFP/his8-27und-carta-completa-do-cacique-seatlle.pdf Acesso em: 20 de fev de 2019.
Para você saber mais:
Carta do cacique Seattle. Disponível em: http://www.culturabrasil.org/seattle1.htm Acesso em: 21 de fev. de 2019.
Hoje na História: 1862 - Lincoln sanciona Homestead Act, “lei da reforma agrária” dos EUA. Disponível em: https://operamundi.uol.com.br/historia/28975/hoje-na-historia-1862-lincoln-sanciona-homestead-act-lei-da-reforma-agraria-dos-eua Acesso em: 21 de fev. de 2019.
Teixeira, & M. J. Braga (Org.), Recursos naturais e crescimento econômico [Natural resources and economic growth](pp. 279-311). Brasil: Editora da Universidade Federal de Viçosa. Disponível em: http://www.iea.sp.gov.br/out/pal1.pdf Acesso em: 21 de fev. de 2019.
Turma do Pica-Pau: Sioux sincopado (1940). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=H7CgT9-snGw Acesso em: 21 de fev. de 2019.
Pica-Pau - Episódio: Chefe Charlie Cavalo (1956). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jOaJi2Ikm5g Acesso em: 20 de fev. de 2019
OLIVEIRA, Jorge Eremites. Sobre a presença indígena nos Estados Unidos. Disponível em: http://www.ufrgs.br/nuparq/news/leia-o-artigo-201csobre-a-presenca-indigena-nos-estados-unidos201d-por-jorge-eremites
Acesso em: 21 de fev. de 2019.
Revista Superinteressante. Quais foram as tribos mais poderosas dos EUA? Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quais-foram-as-tribos-mais-poderosas-dos-eua/ Acesso em: 20 de fev. de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete o tema no quadro, ou, se preferir e achar mais adequado, leia o objetivo para os alunos ou escreva no quadro. Você poderá pedir para um aluno ler em voz alta o objetivo ou solicitar uma leitura coletiva.
Para você saber mais: Nesta aula tratará de questões relacionadas a demarcações e posse de terras, sobretudo no contexto na formação dos EUA, séculos XVII a XIX. Desta forma, para você saber mais, indicamos alguns materiais de apoio, disponíveis nos links abaixo:
Carta do Cacique Seattle. Disponível em: http://www.culturabrasil.org/seattle1.htm Acesso em: 21 de fev. de 2019.
Hoje na História: 1862 - Lincoln sanciona Homestead Act, 'lei da reforma agrária' dos EUA. Disponível em: https://operamundi.uol.com.br/historia/28975/hoje-na-historia-1862-lincoln-sanciona-homestead-act-lei-da-reforma-agraria-dos-eua Acesso em: 21 de fev. de 2019.
Teixeira, & M. J. Braga (Org.), Recursos naturais e crescimento econômico [Natural resources and economic growth](pp. 279-311). Brasil: Editora da Universidade Federal de Viçosa. Disponível em: http://www.iea.sp.gov.br/out/pal1.pdf Acesso em: 21 de fev. de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresente o slide aos alunos ou entregue um material impresso disponível no link abaixo. O objetivo desta etapa é apresentar as três imagens sobre o episódio Turma do Pica-Pau: Sioux sincopado (1940) e as duas imagens do episódio Pica-Pau: Episódio Charlie Cavalo (1956). Peça para que os alunos observem e analisem as imagens. Você poderá pedir para que cada aluno anote em seu caderno uma observação sobre estas imagens. Desta forma, você poderá conduzir esta etapa da seguinte maneira:
- Peça para que olhem as imagens deste slide assim como as do slide posterior.
- Anotem suas impressões sobre como os personagens que representam o sujeito indígena são apresentados nas imagens.
- Neste momento é importante que eles observem que o indígena é representado como um sujeito ligado à preguiça (como na primeira imagem deste slide).
- Ganancioso (como na segunda imagem).
- Além de a mulher indígena ser colocada ao lado de uma figura masculina com semblante de ameaça, o que pode ser observado pela presença do machado e a face do homem ao lado da mulher. Tais condições colocam a mulher enquanto simpática, frágil e sensualizada, enquanto objeto de posse do homem.
- No slide adiante, podemos observar, na imagem à esquerda, o personagem Pica-Pau conduzindo uma figura representada enquanto sujeito indígena, de modo ofensivo, pois o puxa pelo nariz e o leva até uma delegacia. Posteriormente, na imagem à direita, Pica-Pau entrega o sujeito indígena para o delegado. Observe que no segundo plano da imagem, ao fundo, há um cartaz com o rosto do chefe indígena, que denota que o mesmo é considerado “procurado”, ou seja, reforça uma imagem do sujeito indígena como perigoso, criminalizado e procurado pela lei.
Desta forma, tais episódios, que são produzidos com foco de entretenimento, trazem aspectos que reforçam uma imagem preconceituosa e racista do indígena. Estes episódios foram produzidos entre 1940 e 1950. No entanto ainda circulam de modo intenso, reforçando a naturalização da imagem selvagem, violenta, preguiçosa, sexualizada, gananciosa, do sujeito indígena, distorcendo a realidade de sua cultura e não evidenciando aspectos factuais históricos. Aspectos como o extermínio do povo indígena por parte de colonizadores dos EUA, com objetivo de angariar terras, não são apontados no episódios, o que silencia a memória violenta de como a colonização nos EUA ocorreu. É importante orientar aos alunos que estes desenhos buscam retratar os indígenas norte-americanos, sobretudo dos Estados Unidos da América, pois o personagem Pica-Pau se refere aos EUA.
Para você saber mais: Caso se interesse e queira ler sobre a presença indígena nos EUA e as questões relacionadas à colonização e à posse de terras, disponibilizamos os textos abaixo:
OLIVEIRA, Jorge Eremites. Sobre a presença indígena nos Estados Unidos. Disponível em: http://www.ufrgs.br/nuparq/news/leia-o-artigo-201csobre-a-presenca-indigena-nos-estados-unidos201d-por-jorge-eremites
Acesso em: 21 de fev. de 2019.
Revista Superinteressante. Quais foram as tribos mais poderosas dos EUA? Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quais-foram-as-tribos-mais-poderosas-dos-eua/ Acesso em: 20 de fev. de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresente o slide aos alunos, ou entregue um material impresso disponível no link abaixo. O objetivo desta etapa é apresentar as três imagens sobre o episódio Turma do Pica-Pau: Sioux sincopado (1940) e as duas imagens do episódio Pica-Pau: Episódio Charlie Cavalo (1956). Peça para que os alunos observem e analisem imagens. Você poderá pedir para que cada aluno anote em seu caderno uma observação sobre estas imagens. Desta forma, você poderá conduzir esta etapa da seguinte maneira:
- Peça para que olhem as imagens deste slide assim como as do slide posterior.
- Anotem suas impressões sobre como os personagens que representam o sujeito indígena são apresentados nas imagens.
- Neste momento é importante que eles observem que o indígena é representado como um sujeito ligado à preguiça (como na primeira imagem deste slide).
- Ganancioso (como na segunda imagem).
- Além de a mulher indígena ser colocada ao lado de uma figura masculina com semblante de ameaça, o que pode ser observado pela presença do machado e a face do homem ao lado da mulher. Tais condições colocam a mulher enquanto simpática, frágil e sensualizada, enquanto objeto de posse do homem.
- No slide adiante, podemos observar, na imagem à esquerda, o personagem Pica-Pau conduzindo uma figura representada enquanto sujeito indígena, de modo ofensivo, pois o puxa pelo nariz e o leva até uma delegacia. Posteriormente, na imagem à direita, Pica-Pau entrega o sujeito indígena para o delegado. Observe que no segundo plano da imagem, ao fundo, há um cartaz com o rosto do chefe indígena, em que denota que o mesmo é considerado “procurado”, ou seja, reforça uma imagem do sujeito indígena como perigoso, criminalizado e procurado pela lei.
Desta forma, tais episódios, que são produzidos com foco de entretenimento, trazem aspectos que reforçam uma imagem preconceituosa e racista do indígena. Estes episódios foram produzidos entre 1940 e 1950. No entanto ainda circulam de modo intenso, reforçando a naturalização da imagem selvagem, violenta, preguiçosa, sexualizada, gananciosa, do sujeito indígena, distorcendo a realidade de sua cultura e não evidenciando aspectos factuais históricos. Aspectos como o extermínio do povo indígena por parte de colonizadores dos EUA, com objetivo de angariar terras, não são apontados no episódios, o que silencia a memória violenta de como a colonização nos EUA ocorreu. É importante orientar os alunos que estes desenhos buscam retratar os indígenas norte-americanos, sobretudo dos Estados Unidos da América, pois, o personagem Pica-Pau se refere aos EUA.
Para você saber mais: Caso se interesse e queira ler sobre a presença indígena nos EUA e as questões relacionadas à colonização e à posse de terras, disponibilizamos os textos abaixo:
OLIVEIRA, Jorge Eremites. Sobre a presença indígena nos Estados Unidos. Disponível em: http://www.ufrgs.br/nuparq/news/leia-o-artigo-201csobre-a-presenca-indigena-nos-estados-unidos201d-por-jorge-eremites
Acesso em: 21 de fev. de 2019.
Revista Superinteressante. Quais foram as tribos mais poderosas dos EUA? Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quais-foram-as-tribos-mais-poderosas-dos-eua/ Acesso em: 20 de fev. de 2019.
Contexto
Orientações: Após apresentar os slides e/ou o material impresso desta etapa, leia junto aos alunos a proposta sobre a análise do Contexto. Peça para que os alunos façam anotações de suas impressões das imagens. Escolha dois alunos e peça para que leiam suas impressões e se entender conveniente, abra para os demais colocarem suas observações.
No material Contexto, disponibilizamos além de todas as imagens apresentadas aqui, a proposta do debate para o contexto.
https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DXsmTe7Wt44kUMqvG55NHkxn5qsRqK23BJHAZwQAWRsjAx3mrPUFYwuq6gfm/his8-27und-contexto.pdf Acesso em: 22 de fev. de 2019.
Para você saber mais:
Caso se interesse e queira ler sobre a presença indígena nos EUA e as questões relacionadas à colonização e à posse de terras, disponibilizamos os textos abaixo:
OLIVEIRA, Jorge Eremites. Sobre a presença indígena nos Estados Unidos. Disponível em: http://www.ufrgs.br/nuparq/news/leia-o-artigo-201csobre-a-presenca-indigena-nos-estados-unidos201d-por-jorge-eremites
Acesso em: 21 de fev. de 2019.
Revista Superinteressante. Quais foram as tribos mais poderosas dos EUA? Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quais-foram-as-tribos-mais-poderosas-dos-eua/ Acesso em: 20 de fev. de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Apresente os slides aos alunos. Se preferir e achar mais conveniente ao seu contexto, entregue uma cópia impressa para cada grupo ou para cada aluno.
- Oriente os alunos a ler a fonte que explica o significado da Política de Terras de 1862, nos EUA. Posteriormente, peça para que leiam o trecho da carta do cacique Seattle, da tribo suquamish.
- Apresente o slide com a proposta de Problematização e peça para que os alunos debatam a questão entre os membros de seu grupo.
- Escolha dois grupos que ainda não participaram das etapas anteriores para que apresentem suas análises.
Neste momento, espera-se que os alunos consigam observar que, enquanto a Lei de Terras de 1862 trata a terra enquanto propriedade enquanto meio de obtenção de poder e lucro, para o povo indígena a terra é considerada um elemento sagrado, onde abriga questões como memória, sacralidade de seus antepassados, respeito e equilíbrio com os animais, rios e florestas, ou seja, para o povo indígena o terra não se resume a um preço, mas a um valor. Outro aspecto que pode ser trabalhado é a questão do preço pago pela terra aos indígenas. São valores baixos, o que denota uma ação na qual o colonizador se aproveita da ingenuidade do povo indígena diante dos conhecimentos monetários e o sistema capitalista dos colonizadores. Terras compradas por valores insignificantes demonstram articulações de estelionato e exploratório.
Se necessário, entregue uma cópia impressa desta etapa. Disponível no link:
Para você saber mais:
Sugerimos que o professor leia a carta completa do cacique Seattle. A carta do cacique Seattle, em 1855. Disponível em: http://www.culturabrasil.org/seattle1.htm Acesso em: 21 de fev. de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Apresente os slides aos alunos. Se preferir e achar mais conveniente ao seu contexto, entregue uma cópia impressa para cada grupo, ou para cada aluno.
- Oriente os alunos a ler a fonte que explica o significado da Política de Terras de 1862, nos EUA. Posteriormente, peça para que leiam o trecho da carta do cacique Seattle, da tribo suquamish.
- Apresente o slide com a proposta de Problematização e peça para que os alunos debatam a questão entre os membros de seu grupo.
- Escolha dois grupos que ainda não participaram das etapas anteriores para que apresentem suas análises.
Neste momento, espera-se que os alunos consigam observar que, enquanto a Lei de Terras de 1862 trata a terra enquanto propriedade enquanto meio de obtenção de poder e lucro, para o povo indígena a terra é considerada um elemento sagrado, onde abriga questões como memória, sacralidade de seus antepassados, respeito e equilíbrio com os animais, rios e florestas, ou seja, para o povo indígena o terra não se resume a um preço, mas a um valor. Outro aspecto que pode ser trabalhado é a questão do preço pago pela terra aos indígenas. São valores baixos, o que denota uma ação na qual o colonizador se aproveita da ingenuidade do povo indígena diante dos conhecimentos monetários e o sistema capitalista, dos colonizadores. Terras compradas por valores insignificantes demonstram articulações de estelionato e exploratório.
Se necessário, entregue uma cópia impressa desta etapa. Disponível no link:
Para você saber mais:
Sugerimos que o professor leia a carta completa do cacique Seattle. A carta do cacique Seattle, em 1855. Disponível em: http://vampira.ourinhos.unesp.br:8080/cediap/material/a_carta_do_cacique_seattle.pdf Acesso em: 21 de fev. de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Apresente os slides aos alunos. Se preferir e achar mais conveniente ao seu contexto, entregue uma cópia impressa para cada grupo, ou para cada aluno.
- Oriente os alunos a ler a fonte que explica o significado da Política de Terras de 1862, nos EUA. Posteriormente, peça para que leiam o trecho da carta do cacique Seattle, da tribo suquamish.
- Apresente o slide com a proposta de Problematização e peça para que os alunos debatam a questão entre os membros de seu grupo.
- Escolha dois grupos que ainda não participaram das etapas anteriores para que apresentem suas análises.
Neste momento, espera-se que os alunos consigam observar que, enquanto a Lei de Terras de 1862 trata a terra enquanto propriedade enquanto meio de obtenção de poder e lucro, para o povo indígena a terra é considerada um elemento sagrado, onde abriga questões como, memória, sacralidade de seus antepassados, respeito e equilíbrio com os animais, rios e florestas, ou seja, para o povo indígena o terra não se resume a um preço, mas a um valor. Outro aspecto que pode ser trabalhado é a questão do preço pago pela terra aos indígenas. São valores baixos, o que denota uma ação na qual o colonizador se aproveita da ingenuidade do povo indígena diante dos conhecimentos monetários e o sistema capitalista, dos colonizadores. Terras compradas por valores insignificantes demonstram articulações de estelionato e exploratório.
Se necessário, entregue uma cópia impressa desta etapa. Disponível no link:
Para você saber mais:
Sugerimos que o professor leia a carta completa do cacique Seattle. A carta do cacique Seattle, em 1855. Disponível em: http://vampira.ourinhos.unesp.br:8080/cediap/material/a_carta_do_cacique_seattle.pdf Acesso em: 21 de fev. de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Apresente os slides aos alunos. Se preferir e achar mais conveniente ao seu contexto, entregue uma cópia impressa para cada grupo, ou para cada aluno.
- Oriente os alunos a ler a fonte que explica o significado da Política de Terras de 1862, nos EUA. Posteriormente, peça para que leiam o trecho da carta do cacique Seattle, da tribo suquamish.
- Apresente o slide com a proposta de Problematização e peça para que os alunos debatam a questão entre os membros de seu grupo.
- Escolha dois grupos que ainda não participaram das etapas anteriores, para que apresentem suas análises.
Neste momento, espera-se que os alunos consigam observar que, enquanto a Lei de Terras de 1862 trata a terra enquanto propriedade enquanto meio de obtenção de poder e lucro, para o povo indígena a terra é considerada um elemento sagrado, onde abriga questões como memória, sacralidade de seus antepassados, respeito e equilíbrio com os animais, rios e florestas, ou seja, para o povo indígena o terra não se resume a um preço, mas a um valor. Outro aspecto que pode ser trabalhado é a questão do preço pago pela terra, aos indígenas. São valores baixos, o que denota uma ação onde o colonizador se aproveita da ingenuidade do povo indígena, frente aos conhecimentos monetários e o sistema capitalista, dos colonizadores. Terras compradas por valores insignificantes demonstram articulações de estelionato e exploratório.
Se necessário, entregue uma cópia impressa desta etapa. Disponível no link:
Para você saber mais:
Sugerimos que o professor leia a carta completa do cacique Seattle. A carta do cacique Seattle, em 1855. Disponível em: http://vampira.ourinhos.unesp.br:8080/cediap/material/a_carta_do_cacique_seattle.pdf Acesso em: 21 de fev. de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Apresente os slides aos alunos. Se preferir e achar mais conveniente ao seu contexto, entregue uma cópia impressa para cada grupo, ou para cada aluno.
- Oriente os alunos a ler a fonte que explica o significado da Política de Terras de 1862, nos EUA. Posteriormente, peça para que leiam o trecho da carta do cacique Seattle, da tribo suquamish.
- Apresente o slide com a proposta de Problematização e peça para que os alunos debatam a questão entre os membros de seu grupo.
- Escolha dois grupos que ainda não participaram das etapas anteriores para que apresentem suas análises.
Neste momento, espera-se que os alunos consigam observar que, enquanto a Lei de Terras de 1862 trata a terra enquanto propriedade enquanto meio de obtenção de poder e lucro, para o povo indígena a terra é considerada um elemento sagrado, onde abriga questões como, memória, sacralidade de seus antepassados, respeito e equilíbrio com os animais, rios e florestas, ou seja, para o povo indígena o terra não se resume a um preço, mas a um valor. Outro aspecto que pode ser trabalhado é a questão do preço pago pela terra aos indígenas. São valores baixos, o que denota uma ação na qual o colonizador se aproveita da ingenuidade do povo indígena diante dos conhecimentos monetários e o sistema capitalista, dos colonizadores. Terras compradas por valores insignificantes demonstram articulações de estelionato e exploratório.
Se necessário, entregue uma cópia impressa desta etapa. Disponível no link:
Para você saber mais:
Sugerimos que o professor leia a carta completa do cacique Seattle. A carta do cacique Seattle, em 1855. Disponível em: http://vampira.ourinhos.unesp.br:8080/cediap/material/a_carta_do_cacique_seattle.pdf Acesso em: 21 de fev. de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Nesta etapa, os alunos devem elaborar uma carta relatando como a visão da terra por meio da Lei de Terras (Homestead Act) prejudicou a relação da terra com os indígenas. O objetivo desta atividade é que os alunos façam uma carta e consigam relacionar as duas visões, do colonizador e do nativo indígena.
No fim peça para que os alunos coloquem seus nomes na carta (cada aluno fará sua carta), enrolem as cartas e deixem em formato cilíndrico, depois, amarre o barbante nas cartas e redistribua entre eles, para que possam avaliar o que o colega escreveu e percebeu sobre a questão da terra.
Oriente os alunos a desenvolver uma carta seguindo as normas de tratamento ao presidente:
(Local e data)
Ao
Excelentíssimo Senhor Presidente da República
Nome do presidente
Assunto:
Senhor Presidente,
Conteúdo.
Outra sugestão é recolher as cartas e fixá-las em um painel que tenha grande circulação. Você poderá imprimir a carta do cacique Seattle e colocar ao lado das cartas dos alunos.
Esta atividade poderá ser realizada em parceria como o professor de Português para trabalhar o gênero textual Carta.
Os materiais para a elaboração desta etapa estão disponíveis abaixo:
Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CSf2M8czCdmFPnuJygQPy5Q4RhCKCQrfYy8zmnf8VdWJPTdQ9RsCfQZxwt24/his8-27und-sistematizacao.pdf
Carta completa do cacique Seattle. A carta do cacique Seattle, em 1855. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BNN6WP7EKcefNhKyFHjhWJyaFKHpU6sBB5GQbrFGW6pZUF2veHYYjFPrWYFP/his8-27und-carta-completa-do-cacique-seatlle.pdf Acesso em: 24 de fev. de 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.
Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe o objetivo da aula, o documento do contexto com as fontes propostas e o questionamento. Se preferir, você pode enviar os links para que os alunos possam assistir aos dois episódios do desenho Pica-Pau usados na etapa. Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
- Turma do pica-pau: Sioux sincopado (1940) - (disponível aqui).
- Pica-pau: Chefe Charlie Cavalo (1956) - (disponível aqui).
Peça para que os alunos reflitam sobre as questões, discutam com os colegas e respondam. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Se estiverem trabalhando individualmente, peça para que reflitam ou discutam com os familiares e, então, respondam. Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.
Problematização
Nesta etapa da aula os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Encaminhe o documento da problematização com as fontes propostas e o questionamento.
Segundo o texto, “a maioria [das terras indígenas] foi comprada dos índios por preços que variavam de um centavo a um dólar o acre”.
Um acre equivale a, aproximadamente, 4.047 m² (quatro mil e quarenta e sete metros quadrados).
Para ter uma noção, um quarteirão tem, em média, 100 m² (cem metros quadrados). Sabendo disso, responda?
- Parece um preço pagar menos de 1 dólar por um terreno de mais de quatro mil metros quadrados?
- Qual a principal diferença em relação ao valor e significado da terra na Política de Terras de 1862 e na carta do cacique Seattle, da tribo Suquamish?
Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater e responder à questão. Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras que achar necessárias.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Encaminhe as orientações para que produzam cartas sobre como a Lei de Terras de 1862 prejudicou os indígenas norte-americanos. Eles podem fazer as cartas no caderno e enviar fotos, ou realizar a atividade no computador e smartphone. Eles podem utilizar imagens da internet para decorar as cartas ou fazer desenhos.
Você pode criar um mural no Padlet, para que os alunos postem as cartas, ou eles podem enviá-las por Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula.
De qualquer forma, incentive-os a compartilharem as produções com colegas e comentarem as atividades uns dos outros.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
As famílias podem conhecer um pouco mais sobre as tribos indígenas mais poderosas dos EUA lendo a matéria da Revista Super Interessante, disponível no endereço (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Google Apresentações (como usar): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Daniela de Moraes
Mentor: Aleteia Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Configurações do mundo no século XIX.
Objeto(s) de conhecimento: Pensamento e cultura no século XIX: darwinismo e racismo. O discurso civilizatório nas Américas, o silenciamento dos saberes indígenas e as formas de integração e destruição de comunidades e povos indígenas. A resistência dos povos e comunidades indígenas diante da ofensiva civilizatória.
Habilidade(s) da BNCC: EF08HI27 Identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas.
Palavras-chave: Identidade, destruição da cultura indígena, saberes indígenas e resistência.