Plano de Aula

Plano de aula: A marcha para o Oeste nos EUA e a carta do cacique Seattle

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Discursos civilizatórios

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI27, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Inicie sua aula organizando a turma em grupos de no máximo quatro alunos. Você poderá adequar a turma por duplas, caso preferir. O importante é estimular que os alunos possam debater as questões propostas nesta aula.

Materiais necessários: Para o desenvolvimento desta aula, será necessário ter à disposição: folhas pautadas para cada aluno, lápis, borracha, canetas esferográficas azul ou preta e 20 cm de barbante para cada aluno. Estes materiais serão utilizados para confecção de uma carta como atividade de Sistematização.

Material complementar: Todas as etapas desta aula estão disponíveis em formato para impressão, o professor poderá optar por entregar uma cópia para cada aluno, ou por grupo.

Contexto: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DXsmTe7Wt44kUMqvG55NHkxn5qsRqK23BJHAZwQAWRsjAx3mrPUFYwuq6gfm/his8-27und-contexto.pdf

Acesso em: 21 de fev. de 2019.

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5RnYBD7TaNfDBsFftx9nGDw7HD4V3WgVBWyUUxY3QnfD37V6H2YB9PsFFFq2/his8-27und-problematizacao.pdf

Acesso em: 21 de fev. de 2019.

Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CSf2M8czCdmFPnuJygQPy5Q4RhCKCQrfYy8zmnf8VdWJPTdQ9RsCfQZxwt24/his8-27und-sistematizacao.pdf

Acesso em: 21 de fev. de 2019.

Carta completa do cacique Seatlle: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BNN6WP7EKcefNhKyFHjhWJyaFKHpU6sBB5GQbrFGW6pZUF2veHYYjFPrWYFP/his8-27und-carta-completa-do-cacique-seatlle.pdf Acesso em: 20 de fev de 2019.

Para você saber mais:

Carta do cacique Seattle. Disponível em: http://www.culturabrasil.org/seattle1.htm Acesso em: 21 de fev. de 2019.

Hoje na História: 1862 - Lincoln sanciona Homestead Act, “lei da reforma agrária” dos EUA. Disponível em: https://operamundi.uol.com.br/historia/28975/hoje-na-historia-1862-lincoln-sanciona-homestead-act-lei-da-reforma-agraria-dos-eua Acesso em: 21 de fev. de 2019.

Teixeira, & M. J. Braga (Org.), Recursos naturais e crescimento econômico [Natural resources and economic growth](pp. 279-311). Brasil: Editora da Universidade Federal de Viçosa. Disponível em: http://www.iea.sp.gov.br/out/pal1.pdf Acesso em: 21 de fev. de 2019.

Turma do Pica-Pau: Sioux sincopado (1940). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=H7CgT9-snGw Acesso em: 21 de fev. de 2019.

Pica-Pau - Episódio: Chefe Charlie Cavalo (1956). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=jOaJi2Ikm5g Acesso em: 20 de fev. de 2019

OLIVEIRA, Jorge Eremites. Sobre a presença indígena nos Estados Unidos. Disponível em: http://www.ufrgs.br/nuparq/news/leia-o-artigo-201csobre-a-presenca-indigena-nos-estados-unidos201d-por-jorge-eremites

Acesso em: 21 de fev. de 2019.

Revista Superinteressante. Quais foram as tribos mais poderosas dos EUA? Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/quais-foram-as-tribos-mais-poderosas-dos-eua/ Acesso em: 20 de fev. de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete o tema no quadro, ou, se preferir e achar mais adequado, leia o objetivo para os alunos ou escreva no quadro. Você poderá pedir para um aluno ler em voz alta o objetivo ou solicitar uma leitura coletiva.

Para você saber mais: Nesta aula tratará de questões relacionadas a demarcações e posse de terras, sobretudo no contexto na formação dos EUA, séculos XVII a XIX. Desta forma, para você saber mais, indicamos alguns materiais de apoio, disponíveis nos links abaixo:

Carta do Cacique Seattle. Disponível em: http://www.culturabrasil.org/seattle1.htm Acesso em: 21 de fev. de 2019.

Hoje na História: 1862 - Lincoln sanciona Homestead Act, 'lei da reforma agrária' dos EUA. Disponível em: https://operamundi.uol.com.br/historia/28975/hoje-na-historia-1862-lincoln-sanciona-homestead-act-lei-da-reforma-agraria-dos-eua Acesso em: 21 de fev. de 2019.

Teixeira, & M. J. Braga (Org.), Recursos naturais e crescimento econômico [Natural resources and economic growth](pp. 279-311). Brasil: Editora da Universidade Federal de Viçosa. Disponível em: http://www.iea.sp.gov.br/out/pal1.pdf Acesso em: 21 de fev. de 2019.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Conteúdos relacionados