Contexto
Plano de Aula
Plano de aula: Darwinismo social no Brasil
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Discursos civilizatórios
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI27 Identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios, avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Para dar início a esta aula, peça para que os alunos se organizem em grupos de no máximo quatro pessoas.
Materiais necessários: Para a realização desta aula estarão disponíveis materiais na versão impressa dos conteúdos trabalhados nos slides:
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mxMY2DpeTdSaGktDNxu6h84R34PNBRpqFFKVAsBV33hyBpAQG4E4pKdB4avj/his8-27und-problematizacao.pdf
Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VcrRUtwUwEaxRVNtwPDGe5t4637YKHfRNftwcq3BxzrFnr6AGdQXZEAGwPVm/his8-27-sistematizacao.pdf
Na Sistematização, os alunos deverão construir um cartaz/panfleto. Será necessário providenciar folha A4, lápis de cor, canetinha hidrográfica, giz de cera, régua, revistas e jornais para recorte, tesoura sem ponta e cola branca escolar. Os panfletos serão confeccionados individualmente.
Material complementar: Para a confecção deixamos disponíveis links para inspirar sua imaginação, se for possível, poderá apresentar o site aos alunos:
https://www.canva.com/pt_br/aprenda/50-exemplos-de-panfleto-brilhantes/ Acesso em: 25 de fev. de 2019.
http://www.montesclaros.mg.gov.br/agencia_noticias/2018/mar-18/Panfleto%20Igualdade%20racial.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.
Para você saber mais:
Caso queira aprofundar seus conhecimentos sobre o tema, sugerimos a leituras dos materiais abaixo:
A mestiçagem da alma: literatura, crítica e ciência na construção do discurso racial no Brasil pós-1870. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/2832-6906-1-PB.pdf
Metamorfoses na interpretação do Brasil: tensões no paradigma racial - Sílvio Romero, Nina Rodrigues, Euclides da Cunha e Oliveira Vianna. Tese de doutorado disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/TESE_RICARDO_SEQUEIRA_BECHELLI.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.
A sociedade brasileira e a Teoria do Branqueamento. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cUcMlhD9N7Y Acesso em: 25 de fev. de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.
Para você saber mais: Sugerimos este vídeo de um youtuber conhecido entre a faixa etária de alunos do Fundamental II e do Médio que trata do tema eugenia racial, ou seja, da história do pensamento da superioridade das raças. O material traz uma linguagem interessante, dinâmica e além disso possui a fala da antropóloga Lilia Schwarcz. Caso queira e considere ser pertinente em sua aula, você poderá apresentar este vídeo aos alunos, para dar início a esta aula, ainda no Contexto: Branqueamento no Brasil - The History Channel Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_4S-7yvxyw8 Acesso em: 25 de fev. de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Projete os slides para os alunos, ou, se preferir, entregue este material na versão impressa. Oriente que os alunos observem os trechos do vídeo, leiam atentamente as legendas. Se for necessário, você poderá fazer esta leitura. Pergunte aos alunos, quais características foram levantadas neste teste e quais características cada boneco recebeu. Depois, questione o porquê.
- Neste momento, é importante que os alunos reconheçam que há dois bonecos e que a característica que diferencia é a cor, um é branco e o outro preto. Posteriormente, os alunos deverão analisar como as crianças associam as características de bonito, feio, bom ou mau.
- Esta etapa tem o propósito de fazer a leitura primária da fonte. Você poderá sortear o nome de dois ou três alunos para fazer suas colocações. Assim, esta parte da atividade não se estenderá e não comprometerá o andamento da aula.
- Peça para que os alunos leiam as questões para análise das fontes de contextualização.
Observe atentamente as imagens e debata com seus colegas.
- Identifique as diferenças entre os bonecos.
Expectativa de resposta: Espera-se que os alunos identifiquem que a principal característica que diferencia os bonecos é a cor.
- Qual boneco foi escolhido como bonito? Qual foi escolhido como feio? Qual foi escolhido como mau?
Expectativa de resposta: Espera-se que os alunos identifiquem que características como feio e mau foram atribuídas ao boneco preto, e a característica como bonito foi atribuída ao boneco branco.
- Qual justificativa você poderia dar para tais escolhas?
Expectativa de resposta: Os alunos poderão apresentar questões relacionadas à educação destas crianças, que aprenderam com os pais, ou mesmo porque estão sendo racistas (caso isto ocorra, questione: O que você quer dizer com racismo?. Além disso, pode surgir uma relação com a teoria de Darwin sobre a evolução das espécies.
Como adequar à sua realidade: Você poderá entregar este material na versão impressa. Disponível: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yedP6qzrWBC4UuM8XdVc8QrVmnh5YBdYYNmE5QUZ8VuJnwk8PNJfYSTdDSwN/his8-27und01-contexto.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019
Para você saber mais: Sugerimos que veja o vídeo completo do teste social sobre o racismo: https://www.youtube.com/watch?v=kGqArTY4HWI Acesso em: 25 de fev. de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Professor, projete os slides para os alunos, ou, se preferir, entregue este material na versão impressa. Oriente que os alunos observem os trechos do vídeo, leiam atentamente as legendas, se for necessário você poderá fazer esta leitura. Pergunte aos alunos quais características foram levantadas neste teste e quais características cada boneco recebeu. Depois, questione o porquê.
- Neste momento, é importante que os alunos reconheçam que há dois bonecos e que a característica que diferencia é a cor, um é branco e o outro preto. Posteriormente, os alunos deverão analisar como as crianças associam as características de bonito, feio, bom ou mau.
- Esta etapa tem o propósito de fazer a leitura primária da fonte, você poderá sortear o nome de dois ou três alunos para fazer suas colocações. Assim, esta parte da atividade não se estenderá e não comprometerá o andamento da aula.
- Peça para que os alunos leiam as questões para análise das fontes de contextualização.
Observe atentamente as imagens e debata com seus colegas.
- Identifique as diferenças entre os bonecos.
Expectativa de resposta: Espera-se que os alunos identifiquem que a principal característica que diferencia os bonecos é a cor.
- Qual boneco foi escolhido como bonito? Qual foi escolhido como feio? Qual foi escolhido como mau?
Expectativa de resposta: Espera-se que os alunos identifiquem que características como feio e mau foram atribuídas ao boneco preto,
e a característica como bonito foi atribuída ao boneco branco.
- Qual justificativa você poderia dar para tais escolhas?
Expectativa de resposta: Os alunos poderão apresentar questões relacionadas à educação destas crianças, que aprenderam com os pais, ou mesmo porque estão sendo racistas (caso isto ocorra, questione: O que você quer dizer com racismo?. Além disso, podem surgir relação com a teoria de Darwin sobre a evolução das espécies.
Como adequar à sua realidade: Você poderá entregar este material na versão impressa. Disponível: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yedP6qzrWBC4UuM8XdVc8QrVmnh5YBdYYNmE5QUZ8VuJnwk8PNJfYSTdDSwN/his8-27und01-contexto.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019
Para você saber mais: Sugerimos que veja o vídeo completo do teste social sobre o racismo: https://www.youtube.com/watch?v=kGqArTY4HWI Acesso em: 25 de fev. de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Professor, projete os slides para os alunos, ou, se preferir, entregue este material na versão impressa. Oriente que os alunos observem os trechos do vídeo, leiam atentamente as legendas. Se for necessário, você poderá fazer esta leitura. Pergunte aos alunos quais características foram levantadas neste teste e quais características cada boneco recebeu. Depois, questione o porquê.
- Neste momento, é importante que os alunos reconheçam que há dois bonecos e que a característica que diferencia é a cor, um é branco e o outro preto. Posteriormente, os alunos deverão analisar como as crianças associam as características de bonito, feio, bom ou mau.
- Esta etapa tem o propósito de fazer a leitura primária da fonte, você poderá sortear o nome de dois ou três alunos para fazer suas colocações. Assim, esta parte da atividade não se estenderá e não comprometerá o andamento da aula.
- Peça para que os alunos leiam as questões para análise das fontes de contextualização.
Observe atentamente as imagens e debata com seus colegas.
- Identifique as diferenças entre os bonecos.
Expectativa de resposta: Espera-se que os alunos identifiquem que a principal característica que diferencia os bonecos é a cor.
- Qual boneco foi escolhido como bonito? Qual foi escolhido como feio? Qual foi escolhido como mau?
Expectativa de resposta: Espera-se que os alunos identifiquem que características como feio e mau foram atribuídas ao boneco preto,
e a característica como bonito foi atribuída ao boneco branco.
- Qual justificativa você poderia dar para tais escolhas?
Expectativa de resposta: Os alunos poderão apresentar questões relacionadas à educação destas crianças, que aprenderam com os pais, ou mesmo porque estão sendo racistas (caso isto ocorra, questione: O que você quer dizer com racismo?). Além disso, podem surgir relação com a teoria de Darwin sobre a evolução das espécies.
Como adequar à sua realidade: Você poderá entregar este material na versão impressa. Disponível: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yedP6qzrWBC4UuM8XdVc8QrVmnh5YBdYYNmE5QUZ8VuJnwk8PNJfYSTdDSwN/his8-27und01-contexto.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019
Para você saber mais: Sugerimos que veja o vídeo completo do teste social sobre o racismo: https://www.youtube.com/watch?v=kGqArTY4HWI Acesso em: 25 de fev. de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Apresente o slide aos alunos ou entregue uma versão impressa. Escolha alguns alunos para que realizem a leitura das fontes, pode ser um para cada slide. Peça para que leiam os textos. Chame a atenção aos títulos dos slides, pois neles há referências a contextualização destas fontes.
- Após a leitura, peça para que os alunos debatam entre si, com base em questões apresentadas no slide. Lembre-se que estarão organizados em grupos de no máximo quatro pessoas.
- Oriente que os alunos leiam o slide sobre Charles Darwin e o significado de darwinismo social. É importante que eles compreendam que Darwin foi um cientista do século XIX que desenvolveu uma tese sobre a evolução das espécies bem como esta teoria contribuiu para a formação do pensamento social onde se constrói uma segregação entre os seres humanos.
Sobre o debate que será proposto aos alunos:
- Qual o posicionamento de Darwin ao visitar o Brasil escravagista?
Expectativa: Espera-se que os alunos compreendam que Darwin teve uma visão negativa sobre o pensamento escravagista e que considerou absurdo, o modo com que os escravos eram torturados pelos seus “senhores”.
- O que o autor Sílvio Romero defendia para a sociedade brasileira?
Expectativa: Espera-se que os alunos perceberam que Sílvio Romero defendia a superioridade da “raça” branca no Brasil durante o século XIX.
Como adequar à sua realidade: Se necessário, entregue uma cópia impressa deste conteúdo para cada grupo, ou, se preferir, para cada aluno. Disponível: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mxMY2DpeTdSaGktDNxu6h84R34PNBRpqFFKVAsBV33hyBpAQG4E4pKdB4avj/his8-27und-problematizacao.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.
Para você saber mais: Nesta etapa, caso queira se aprofundar nos conteúdos sobre a eugenia branca no Brasil, sugerimos estes materiais para consulta:
Sobre o darwinismo social, o professor poderá fazer a leitura completa deste conceito no Dicionário de conceitos históricos. Dicionário de conceitos históricos. SILVA, Kalina Vanderlei e SILVA, Maciel Henrique. 2. Edição. 2. Reimpressão - São Paulo: Contexto, 2009. p. 133. Disponível em:
https://efabiopablo.files.wordpress.com/2013/04/dicionc3a1rio-de-conceitos-histc3b3ricos.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.
A mestiçagem da alma: literatura, crítica e ciência na construção do discurso racial no Brasil pós-1870. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/2832-6906-1-PB.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.
Metamorfoses na interpretação do Brasil: tensões no paradigma racial - Sílvio Romero, Nina Rodrigues, Euclides da Cunha e Oliveira Vianna. Tese de doutorado disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/TESE_RICARDO_SEQUEIRA_BECHELLI.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.
A sociedade brasileira e a Teoria do Branqueamento. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cUcMlhD9N7Y Acesso em: 25 de fev.
de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Apresente o slide aos alunos ou entregue uma versão impressa. Escolha alguns alunos para que realizem a leitura das fontes, pode ser um para cada slide. Peça para que leiam os textos. Chame a atenção aos títulos dos slides, pois neles há referências à contextualização destas fontes.
- Após a leitura, peça para que os alunos debatam entre si, com base nas questões apresentadas no slide. Lembre-se que estarão organizados em grupos de no máximo quatro pessoas.
- Oriente que os alunos leiam o slide sobre Charles Darwin e o significado de darwinismo social, é importante que eles compreendam que Darwin foi um cientista do século XIX que desenvolveu uma tese sobre a evolução das espécies. Esta teoria foi usada para a formação do pensamento social onde se constrói uma segregação entre os seres humanos.
Sobre o debate que será proposto aos alunos:
- Qual o posicionamento de Darwin ao visitar o Brasil escravagista?
Expectativa: Espera-se que os alunos compreendam que Darwin teve uma visão negativa sobre o pensamento escravagista e que considerou absurdo o modo com que os escravos eram torturados pelos seus “senhores”.
- O que o autor Sílvio Romero defendia para a sociedade brasileira?
Expectativa: Espera-se que os alunos perceberam que Sílvio Romero defendia a superioridade da “raça” branca no Brasil durante o século XIX.
Como adequar à sua realidade: Se necessário, entregue uma cópia impressa deste conteúdo para cada grupo, ou, se preferir, para cada aluno. Disponível: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mxMY2DpeTdSaGktDNxu6h84R34PNBRpqFFKVAsBV33hyBpAQG4E4pKdB4avj/his8-27und-problematizacao.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.
Para você saber mais: Nesta etapa, caso queira se aprofundar nos conteúdos sobre a eugenia branca no Brasil, sugerimos estes materiais para consulta:
Sobre o darwinismo social, o professor poderá fazer a leitura completa deste conceito no Dicionário de Conceitos Históricos. Dicionário de conceitos históricos. SILVA, Kalina Vanderlei e SILVA, Maciel Henrique. 2. Edição. 2. Reimpressão - São Paulo: Contexto, 2009. p. 133 . Disponível em:
https://efabiopablo.files.wordpress.com/2013/04/dicionc3a1rio-de-conceitos-histc3b3ricos.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.
A mestiçagem da alma: literatura, crítica e ciência na construção do discurso racial no Brasil pós-1870. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/2832-6906-1-PB.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.
Metamorfoses na interpretação do Brasil: tensões no paradigma racial - Sílvio Romero, Nina Rodrigues, Euclides da Cunha e Oliveira Vianna. Tese de doutorado disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/TESE_RICARDO_SEQUEIRA_BECHELLI.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.
A sociedade brasileira e a Teoria do Branqueamento. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cUcMlhD9N7Y Acesso em: 25 de fev. de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Apresente o slide aos alunos ou entregue uma versão impressa. Escolha alguns alunos para que realizem a leitura das fontes, pode ser um para cada slide. Peça para que leiam os textos. Chame a atenção aos títulos dos slides, pois neles há referências à contextualização destas fontes.
- Após a leitura, peça para que os alunos debatam entre si, com base nas questões apresentadas no slide. Lembre-se que estarão organizados em grupos de no máximo quatro pessoas.
- Oriente que os alunos leiam o slide sobre Charles Darwin e o significado de darwinismo social. É importante que eles compreendam que Darwin foi um cientista do século XIX que desenvolveu uma tese sobre a evolução das espécies bem como esta teoria contribuiu para a formação do pensamento social onde se constrói uma segregação entre os seres humanos.
Sobre o debate que será proposto aos alunos:
- Qual o posicionamento de Darwin ao visitar o Brasil escravagista?
Expectativa: Espera-se que os alunos compreendam que Darwin teve uma visão negativa sobre o pensamento escravagista e que considerou absurdo o modo com que os escravos eram torturados pelos seus “senhores”.
- O que o autor Sílvio Romero defendia para a sociedade brasileira?
Expectativa: Espera-se que os alunos perceberam que Sílvio Romero defendia a superioridade da “raça” branca no Brasil durante o século XIX.
Como adequar à sua realidade: Se necessário, entregue uma cópia impressa deste conteúdo para cada grupo, ou, se preferir, para cada aluno. Disponível: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mxMY2DpeTdSaGktDNxu6h84R34PNBRpqFFKVAsBV33hyBpAQG4E4pKdB4avj/his8-27und-problematizacao.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.
Para você saber mais: Nesta etapa, caso queira se aprofundar nos conteúdos sobre a eugenia branca no Brasil, sugerimos estes materiais para consulta:
Sobre o darwinismo social, o professor poderá fazer a leitura completa deste conceito no Dicionário de conceitos históricos. Dicionário de conceitos históricos. SILVA, Kalina Vanderlei e SILVA, Maciel Henrique. 2. Edição. 2. Reimpressão - São Paulo: Contexto, 2009. p. 133 . Disponível em:
https://efabiopablo.files.wordpress.com/2013/04/dicionc3a1rio-de-conceitos-histc3b3ricos.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.
A mestiçagem da alma: literatura, crítica e ciência na construção do discurso racial no Brasil pós-1870. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/2832-6906-1-PB.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.
Metamorfoses na interpretação do Brasil: tensões no paradigma racial - Sílvio Romero, Nina Rodrigues, Euclides da Cunha e Oliveira Vianna. Tese de doutorado disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/TESE_RICARDO_SEQUEIRA_BECHELLI.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.
A sociedade brasileira e a Teoria do Branqueamento. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cUcMlhD9N7Y Acesso em: 25 de fev. de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Apresente o slide aos alunos ou entregue uma versão impressa. Escolha alguns alunos para que realizem a leitura das fontes, pode ser um para cada slide. Peça para que leiam os textos. Chame a atenção aos títulos dos slides, pois neles há referências à contextualização destas fontes.
- Após a leitura, peça para que os alunos debatam entre si, com base nas questões apresentadas no slide. Lembre-se que estarão organizados em grupos de no máximo quatro pessoas.
- Oriente que os alunos leiam o slide sobre Charles Darwin e o significado de darwinismo social. É importante que eles compreendam que Darwin foi um cientista do século XIX que desenvolveu uma tese sobre a evolução das espécies bem como esta teoria contribuiu para a formação do pensamento social onde se constrói uma segregação entre os seres humanos.
Sobre o debate que será proposto aos alunos:
- Qual o posicionamento de Darwin ao visitar o Brasil escravagista?
Expectativa: Espera-se que os alunos compreendam que Darwin teve uma visão negativa sobre o pensamento escravagista e que considerou absurdo o modo com que os escravos eram torturados pelos seus “senhores”.
- O que o autor Sílvio Romero defendia para a sociedade brasileira?
Expectativa: Espera-se que os alunos perceberam que Sílvio Romero defendia a superioridade da “raça” branca no Brasil durante o século XIX.
Como adequar à sua realidade: Se necessário, entregue uma cópia impressa, deste conteúdo. para cada grupo, ou, se preferir, para cada aluno. Disponível: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mxMY2DpeTdSaGktDNxu6h84R34PNBRpqFFKVAsBV33hyBpAQG4E4pKdB4avj/his8-27und-problematizacao.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.
Para você saber mais: Nesta etapa, caso queira se aprofundar nos conteúdos sobre a eugenia branca no Brasil, sugerimos estes materiais para consulta:
Sobre o darwinismo social, o professor poderá fazer a leitura completa deste conceito no Dicionário de conceitos históricos. Dicionário de conceitos históricos. SILVA, Kalina Vanderlei e SILVA, Maciel Henrique. 2. Edição. 2. Reimpressão - São Paulo: Contexto, 2009. p. 133 . Disponível em:
https://efabiopablo.files.wordpress.com/2013/04/dicionc3a1rio-de-conceitos-histc3b3ricos.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.
A mestiçagem da alma: literatura, crítica e ciência na construção do discurso racial no Brasil pós-1870. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/2832-6906-1-PB.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.
Metamorfoses na interpretação do Brasil: tensões no paradigma racial - Sílvio Romero, Nina Rodrigues, Euclides da Cunha e Oliveira Vianna. Tese de doutorado disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/TESE_RICARDO_SEQUEIRA_BECHELLI.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.
A sociedade brasileira e a Teoria do Branqueamento. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cUcMlhD9N7Y Acesso em: 25 de fev. de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações: Apresente o slide aos alunos ou entregue uma versão impressa. Escolha alguns alunos para que realizem a leitura das fontes, pode ser um para cada slide. Peça para que leiam os textos. Chame a atenção aos títulos dos slides, pois neles há referências à contextualização destas fontes.
- Após a leitura, peça para que os alunos debatam entre si, com base nas questões apresentadas no slide. Lembre-se que estarão organizados em grupos de no máximo quatro pessoas.
- Oriente que os alunos leiam o slide sobre Charles Darwin e o significado de darwinismo social. É importante que eles compreendam que Darwin foi um cientista do século XIX que desenvolveu uma tese sobre a evolução das espécies bem como esta teoria contribuiu para a formação do pensamento social onde se constrói uma segregação entre os seres humanos.
Sobre o debate que será proposto aos alunos:
- Qual o posicionamento de Darwin ao visitar o Brasil escravagista?
Expectativa: Espera-se que os alunos compreendam que Darwin teve uma visão negativa sobre o pensamento escravagista e que considerou absurdo o modo com que os escravos eram torturados pelos seus “senhores”.
- O que o autor Sílvio Romero defendia para a sociedade brasileira?
Expectativa: Espera-se que os alunos perceberam que Sílvio Romero defendia a superioridade da “raça” branca no Brasil durante o século XIX.
Como adequar à sua realidade: Se necessário, entregue uma cópia impressa deste conteúdo para cada grupo, ou se preferir, para cada aluno. Disponível: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mxMY2DpeTdSaGktDNxu6h84R34PNBRpqFFKVAsBV33hyBpAQG4E4pKdB4avj/his8-27und-problematizacao.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.
Para você saber mais: Nesta etapa, caso queira se aprofundar nos conteúdos sobre a eugenia branca no Brasil, sugerimos estes materiais para consulta:
Sobre o darwinismo social, o professor poderá fazer a leitura completa deste conceito no Dicionário de conceitos históricos. Dicionário de conceitos históricos. SILVA, Kalina Vanderlei e SILVA, Maciel Henrique. 2. Edição. 2. Reimpressão - São Paulo: Contexto, 2009. p. 133 . Disponível em:
https://efabiopablo.files.wordpress.com/2013/04/dicionc3a1rio-de-conceitos-histc3b3ricos.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.
A mestiçagem da alma: literatura, crítica e ciência na construção do discurso racial no Brasil pós-1870. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/2832-6906-1-PB.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.
Metamorfoses na interpretação do Brasil: tensões no paradigma racial - Sílvio Romero, Nina Rodrigues, Euclides da Cunha e Oliveira Vianna. Tese de doutorado disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/TESE_RICARDO_SEQUEIRA_BECHELLI.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.
A sociedade brasileira e a Teoria do Branqueamento. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cUcMlhD9N7Y Acesso em: 25 de fev. de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 23 minutos.
Orientações: Apresente o slide aos alunos, ou escreva no quadro, bem como, se preferir, leia-o para a turma.
Nesta etapa os alunos deverão construir um cartaz/panfleto que aborde as consequências desta mentalidade da superioridade branca, no Brasil, é importante que os alunos reconheçam que tal pensamento gerou ações racistas e discriminatórias, como o que foi apresentado no teste com as crianças e os bonecos.
Deste modo, será necessário providenciar folha A4, lápis de cor, canetinha hidrográfica, giz de cera, régua, revistas e jornais para recorte, tesoura sem ponta e cola branca escolar. Os panfletos serão confeccionados individualmente.
No final, os panfletos poderão ser expostos na escola, você poderá escolher um lugar onde há grande circulação de pessoas. Outra ideia é fazer cópias destes cartazes e pedir para a turma distribuir na escola e fazer uma campanha de conscientização sobre o que eles aprenderam nesta aula.
Uma alternativa extra, que poderá ser realizada como extensão desta aula, é pedir para que os alunos gravem um pequeno vídeo, entre 30 e 60 segundos, com cada grupo, onde cada um mostraria seu cartaz e as conclusões a que chegaram. Assim, a turma poderia montar uma exposição permanente e reunir a escola para assistir e debater o tema da aula.
Como adequar à sua realidade: Se necessário entregue aos alunos uma cópia impressa da sistematização (pode ser uma por grupo). Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VcrRUtwUwEaxRVNtwPDGe5t4637YKHfRNftwcq3BxzrFnr6AGdQXZEAGwPVm/his8-27-sistematizacao.pdf
Para você saber mais: Para a confecção deixamos disponível links para inspirar sua imaginação, se for possível, poderá apresentar o site aos alunos:
https://www.canva.com/pt_br/aprenda/50-exemplos-de-panfleto-brilhantes/ Acesso em: 25 de fev. de 2019.
http://www.montesclaros.mg.gov.br/agencia_noticias/2018/mar-18/Panfleto%20Igualdade%20racial.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagem, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.
Contexto
Nesta aula você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, podem se comunicar por meio de Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta. O importante é que troquem informações e se auxiliem na análise das fontes. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com o seu conhecimento sobre a turma.
Encaminhe o objetivo da aula, o documento do contexto com as capturas de cenas do vídeo “O verdadeiro teste social sobre o racismo” e os questionamentos. Se possível, encaminhe junto o link para que os alunos possam assistir ao vídeo completo no Youtube (disponível aqui). Utilize a ferramenta que considerar mais acessível: e-mail, WhatsApp, Google Sala de Aula ou outro meio de comunicação.
Peça para que os alunos reflitam sobre as questões, discutam com os colegas e respondam. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala, escrevendo ou mandando pequenos áudios ou vídeos. Se estiverem trabalhando individualmente, peça para que reflitam ou discutam com os familiares e, então, respondam. Você pode encaminhar um pequeno áudio, vídeo ou texto esclarecendo dúvidas e acrescentando informações que achar necessárias.
Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Encaminhe o documento da problematização com as fontes propostas e os questionamentos.
Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam refletir, debater e responder as questões. Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos esclarecendo dúvidas, chamando a atenção para informações presentes nas fontes que os alunos possam não ter percebido e acrescentando outras que achar necessárias.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Encaminhe as orientações para que produzam um cartaz relacionando as teorias sobre superioridade racial à escravidão e as consequências para a sociedade atualmente. Eles podem fazer mini-cartazes em folha sulfite ou no caderno e enviar fotos, ou realizar a atividade no computador ou smartphone, usando aplicativos ou softwares que permitam edição de imagem e texto, como o Google Apresentações. Eles podem utilizar imagens da internet para decorar os cartazes ou fazer desenhos.
Você pode criar um mural no Padlet, para que os alunos postem os cartazes, ou eles podem enviá-los por Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula.
De qualquer forma, incentive-os a compartilharem as produções com colegas e comentarem as atividades uns dos outros.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as criações com familiares e amigos através das redes sociais.
As famílias podem assistir ao vídeo sobre o teste social sobre o racismo da campanha mexicana (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades):disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma): disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas): disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Google Apresentações (como usar): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Daniela de Moraes
Mentor: Aleteia Silva
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 8º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Configurações do mundo no século XIX.
Objeto(s) de conhecimento: Pensamento e cultura no século XIX: darwinismo e racismo. O discurso civilizatório nas Américas, o silenciamento dos saberes indígenas e as formas de integração e destruição de comunidades e povos indígenas. A resistência de povos e comunidades indígenas diante da ofensiva civilizatória.
Habilidade(s) da BNCC: (EF08HI27) Identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas
Palavras-chave: Darwinismo social, branqueamento das raças, racismo, evolucionismo, preconceito.
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