Contexto
Plano de Aula
Plano de aula: Darwinismo social no Brasil
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Discursos civilizatórios
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI27 Identificar as tensões e os significados dos discursos civilizatórios, avaliando seus impactos negativos para os povos indígenas originários e as populações negras nas Américas, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Para dar início a esta aula, peça para que os alunos se organizem em grupos de no máximo quatro pessoas.
Materiais necessários: Para a realização desta aula estarão disponíveis materiais na versão impressa dos conteúdos trabalhados nos slides:
Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mxMY2DpeTdSaGktDNxu6h84R34PNBRpqFFKVAsBV33hyBpAQG4E4pKdB4avj/his8-27und-problematizacao.pdf
Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VcrRUtwUwEaxRVNtwPDGe5t4637YKHfRNftwcq3BxzrFnr6AGdQXZEAGwPVm/his8-27-sistematizacao.pdf
Na Sistematização, os alunos deverão construir um cartaz/panfleto. Será necessário providenciar folha A4, lápis de cor, canetinha hidrográfica, giz de cera, régua, revistas e jornais para recorte, tesoura sem ponta e cola branca escolar. Os panfletos serão confeccionados individualmente.
Material complementar: Para a confecção deixamos disponíveis links para inspirar sua imaginação, se for possível, poderá apresentar o site aos alunos:
https://www.canva.com/pt_br/aprenda/50-exemplos-de-panfleto-brilhantes/ Acesso em: 25 de fev. de 2019.
http://www.montesclaros.mg.gov.br/agencia_noticias/2018/mar-18/Panfleto%20Igualdade%20racial.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.
Para você saber mais:
Caso queira aprofundar seus conhecimentos sobre o tema, sugerimos a leituras dos materiais abaixo:
A mestiçagem da alma: literatura, crítica e ciência na construção do discurso racial no Brasil pós-1870. Disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/2832-6906-1-PB.pdf
Metamorfoses na interpretação do Brasil: tensões no paradigma racial - Sílvio Romero, Nina Rodrigues, Euclides da Cunha e Oliveira Vianna. Tese de doutorado disponível em: file:///C:/Users/Usu%C3%A1rio/Desktop/TESE_RICARDO_SEQUEIRA_BECHELLI.pdf Acesso em: 25 de fev. de 2019.
A sociedade brasileira e a Teoria do Branqueamento. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=cUcMlhD9N7Y Acesso em: 25 de fev. de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.
Para você saber mais: Sugerimos este vídeo de um youtuber conhecido entre a faixa etária de alunos do Fundamental II e do Médio que trata do tema eugenia racial, ou seja, da história do pensamento da superioridade das raças. O material traz uma linguagem interessante, dinâmica e além disso possui a fala da antropóloga Lilia Schwarcz. Caso queira e considere ser pertinente em sua aula, você poderá apresentar este vídeo aos alunos, para dar início a esta aula, ainda no Contexto: Branqueamento no Brasil - The History Channel Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_4S-7yvxyw8 Acesso em: 25 de fev. de 2019.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO