Plano de Aula

Plano de aula: Guiné-Bissau: uma bandeira, uma luta

Plano 1 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Descolonização da África e da Ásia

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos (troque 50 por 100 se este plano for de 1º ou 2º anos). Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI31, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas do texto e da imagem e/ou projetor (se tiver disponível).

Links para a aula

Contexto: bandeira da Guiné-Bissau

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SGkzYYr25j5UFupBua8ajPcZGnCEcdkAn8uV3HYHpwxjR5Zp9yU4fPDJtKcd/guine-bissau-bandeira.pdf

Problematização:

Biografia - Amílcar Cabral

https://www.geledes.org.br/amilcar-cabral-e-cultura-africana-como-resistencia/.

Textos - Amílcar Cabral

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QNqXJVtW5VUZkktB2eVpRQTt2Gj7Y3x7pVZpc2xEQVcURxeu8eDMQNajrEAZ/textos-amilcar-cabral-problematizacao.pdf

Para você saber mais:

Mapa e descrição de Guiné-Bissau

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VKewwHhe8RFrauDnWcHmp4S76rHuCYBtpcEh2Fhp8fgtA2dR2vFng7Hh6etm/guine-bissau-mapa.pdf

Biografia de Amílcar Cabral

http://www.paigc.net/amilcar.html

Sobre a Guiné-Bissau

https://uniogbis.unmissions.org/perfil-do-pa%C3%ADs

Cronologia histórica da Guiné

https://uniogbis.unmissions.org/cronologia-dos-principais-eventos

história do PAIGC - Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde

http://www.paigc.net/historia.html

Independência e morte: a África portuguesa. Publicado em 26 de jun de 2015. TV Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GywWEuE0Y_k Acesso em: 20 de março de 2019.

Recursos naturais geram 30% da riqueza da Guiné-Bissau. O Observador. Lisboa, Portugal. Publicado em: 3/7/2018, 15:04. Disponível em: https://observador.pt/2018/07/03/recursos-naturais-geram-30-da-riqueza-da-guine-bissau/ Acesso em: 20 de março de 2019.

SANTOS, Rodrigo. Darwinismo social, racismo e dominação – Uma visão geral. Geledés. Publicado em: 24/3/2014. Disponível em: https://www.geledes.org.br/darwinismo-social-racismo-e-dominacao-uma-visao-gera/ Acesso em: 20 de março de 2019.

DIWAN, Pietra. Raça pura: uma História da eugenia no Brasil e no mundo. São Paulo: Contexto, 2007.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Escreva no quadro ou projete o objetivo da aula e leia em voz alta para os alunos. Esta ação é importante para apresentar o tema ou conteúdo da aula aos alunos.

Para você saber mais

PEREIRA, Amilcar Araujo and VITTORIA, Paolo. A luta pela descolonização e as experiências de alfabetização na Guiné-Bissau: Amilcar Cabral e Paulo Freire. Estud. hist. (Rio J.) [online]. 2012, vol.25, n.50, p. 294. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/eh/v25n50/a02v25n50.pdf Acesso em: 16/3/2019.

MONTEIRO, Artemisa Odila Candé. Guiné portuguesa versus Guiné-Bissau: a luta da libertação nacional e o projeto de construção do estado guineense. Número temático: Literatura, cultura e memória negra. A Cor das Letras — UEFS, n. 12, 2011. p. 230 e 231. Organização: Amarino Queiroz, Maria Nazaré Mota de Lima e Roland Walter.

Independência e morte: a África portuguesa. Publicado em 26 de jun de 2015. TV Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GywWEuE0Y_k Acesso em: 20 de março de 2019.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA