Guiné Bissau - Bandeira
Plano de Aula
Plano de aula: Guiné-Bissau: uma bandeira, uma luta
Plano 1 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Descolonização da África e da Ásia
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos (troque 50 por 100 se este plano for de 1º ou 2º anos). Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI31, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópias impressas do texto e da imagem e/ou projetor (se tiver disponível).
Links para a aula
Contexto: bandeira da Guiné-Bissau
Problematização:
Biografia - Amílcar Cabral
https://www.geledes.org.br/amilcar-cabral-e-cultura-africana-como-resistencia/.
Textos - Amílcar Cabral
Para você saber mais:
Mapa e descrição de Guiné-Bissau
Biografia de Amílcar Cabral
http://www.paigc.net/amilcar.html
Sobre a Guiné-Bissau
https://uniogbis.unmissions.org/perfil-do-pa%C3%ADs
Cronologia histórica da Guiné
https://uniogbis.unmissions.org/cronologia-dos-principais-eventos
história do PAIGC - Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde
http://www.paigc.net/historia.html
Independência e morte: a África portuguesa. Publicado em 26 de jun de 2015. TV Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GywWEuE0Y_k Acesso em: 20 de março de 2019.
Recursos naturais geram 30% da riqueza da Guiné-Bissau. O Observador. Lisboa, Portugal. Publicado em: 3/7/2018, 15:04. Disponível em: https://observador.pt/2018/07/03/recursos-naturais-geram-30-da-riqueza-da-guine-bissau/ Acesso em: 20 de março de 2019.
SANTOS, Rodrigo. Darwinismo social, racismo e dominação – Uma visão geral. Geledés. Publicado em: 24/3/2014. Disponível em: https://www.geledes.org.br/darwinismo-social-racismo-e-dominacao-uma-visao-gera/ Acesso em: 20 de março de 2019.
DIWAN, Pietra. Raça pura: uma História da eugenia no Brasil e no mundo. São Paulo: Contexto, 2007.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Escreva no quadro ou projete o objetivo da aula e leia em voz alta para os alunos. Esta ação é importante para apresentar o tema ou conteúdo da aula aos alunos.
Para você saber mais
PEREIRA, Amilcar Araujo and VITTORIA, Paolo. A luta pela descolonização e as experiências de alfabetização na Guiné-Bissau: Amilcar Cabral e Paulo Freire. Estud. hist. (Rio J.) [online]. 2012, vol.25, n.50, p. 294. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/eh/v25n50/a02v25n50.pdf Acesso em: 16/3/2019.
MONTEIRO, Artemisa Odila Candé. Guiné portuguesa versus Guiné-Bissau: a luta da libertação nacional e o projeto de construção do estado guineense. Número temático: Literatura, cultura e memória negra. A Cor das Letras — UEFS, n. 12, 2011. p. 230 e 231. Organização: Amarino Queiroz, Maria Nazaré Mota de Lima e Roland Walter.
Independência e morte: a África portuguesa. Publicado em 26 de jun de 2015. TV Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GywWEuE0Y_k Acesso em: 20 de março de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Para esta aula, peça aos alunos que formem grupos de três ou quatro integrantes. Estes grupos deverão permanecer constituídos em todas as etapas da aula. Este primeiro momento da aula tem a função de preparar os alunos para o tema. Para isso projete ou escreva no quadro o conteúdo deste slide.
O tempo total do Contexto é de 12 minutos, porém deve ser dividido em duas partes. Este slide, especificamente, deverá ter a duração de 3 minutos.
Esta parte do Contexto destina-se a apresentar aos alunos algumas características da Guiné-Bissau, para isso, apresente o slide aos alunos, projetando ou entregando-o impresso e fazendo a leitura coletiva do mesmo junto com os alunos.
Você pode também usar o arquivo presente no endereço https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VKewwHhe8RFrauDnWcHmp4S76rHuCYBtpcEh2Fhp8fgtA2dR2vFng7Hh6etm/guine-bissau-mapa.pdf
Para você saber mais:
Independência e morte: a África portuguesa. Publicado em 26 de jun de 2015. TV Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GywWEuE0Y_k Acesso em: 20 de março de 2019.
Recursos naturais geram 30% da riqueza da Guiné-Bissau. O Observador. Lisboa, Portugal. Publicado em: 3/7/2018, 15:04. Disponível em: https://observador.pt/2018/07/03/recursos-naturais-geram-30-da-riqueza-da-guine-bissau/ Acesso em: 20 de março de 2019.
SANTOS, Rodrigo. Darwinismo social, racismo e dominação – Uma visão geral. Geledés. Publicado em: 24/3/2014. Disponível em: https://www.geledes.org.br/darwinismo-social-racismo-e-dominacao-uma-visao-gera/ Acesso em: 20 de março de 2019.
DIWAN, Pietra. Raça pura: uma História da eugenia no Brasil e no mundo. São Paulo: Contexto, 2007.
Contexto
Orientações: Para esta parte do Contexto, recomenda-se um tempo de 9 minutos.
A bandeira é um símbolo visual que identifica um país. Os elementos que a compõe, tais como cores, desenhos, símbolos, datas e frases, possuem relação com a História deste país, buscando construir na população um sentimento de pertencimento, unidade e integração. Nesta etapa da aula, vamos buscar relacionar a cor vermelha, presente na bandeira da Guiné-Bissau, que representa o sangue daqueles que morreram na luta pela libertação do país da dominação portuguesa, à atuação de Amílcar Cabral como um dos principais personagens neste processo histórico.
Apresente a bandeira da Guiné-Bissau aos alunos, em cópias impressas ou projetando, e indague aos alunos sobre qual seria o significado das cores do país. Os alunos poderão apresentar respostas variadas. Para as cores verde e amarela poderão ocorrer respostas mais próximas do real significado, pois estas cores também estão presentes na bandeira brasileira e possuem significado semelhante: o amarelo refere-se às riquezas minerais (ouro) e o verde às florestas e agricultura.
Contudo, o vermelho poderá suscitar respostas desencontradas, com os alunos fazendo referência, por exemplo, ao comunismo, à esquerda, a Cuba, a China, entre outros. Também poderão dizer que refere-se a sangue, a guerra, entre outros.
Após este momento, apresente aos alunos a explicação para o significado da bandeira da Guiné-Bissau constante no endereço eletrônico http://geo5.net/bandeira-da-guine-bissau/. (Você pode imprimir ou projetar essa definição para os alunos.)
Com o acesso à definição do significado da bandeira, indague os grupos sobre o sentido da cor vermelha na bandeira. É esperado que eles consigam identificar na leitura que esta cor faz menção ao sangue dos mártires que morreram lutando pela libertação do país da dominação portuguesa.
Para você saber mais:
Independência e morte: a África portuguesa. Publicado em 26 de jun de 2015. TV Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GywWEuE0Y_k Acesso em: 20 de março de 2019.
Recursos naturais geram 30% da riqueza da Guiné-Bissau. O Observador. Lisboa, Portugal. Publicado em: 3/7/2018, 15:04. Disponível em: https://observador.pt/2018/07/03/recursos-naturais-geram-30-da-riqueza-da-guine-bissau/ Acesso em: 20 de março de 2019.
SANTOS, Rodrigo. Darwinismo social, racismo e dominação – Uma visão geral. Geledés. Publicado em: 24/3/2014. Disponível em: https://www.geledes.org.br/darwinismo-social-racismo-e-dominacao-uma-visao-gera/ Acesso em: 20 de março de 2019.
DIWAN, Pietra. Raça pura: uma história da eugenia no Brasil e no mundo. São Paulo: Contexto, 2007.
Problematização
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Apresente aos alunos a biografia de Amílcar Cabral:
Link para biografia
Esta biografia pode ser impressa e entregue aos alunos (também pode-se acessar diretamente o site na sala de informática, ou projetada por meio de
data show para que os alunos possam visualizá-la).
Com base na leitura da biografia de Amílcar, apresente aos alunos, por escrito no quadro, impressa ou projetada, a seguinte questão:
Qual a motivação para que Amílcar Cabral lutasse contra o domínio português e pela libertação da Guiné-Bissau?
É esperado que os alunos indiquem que, ao conhecer a realidade de seu povo, ele passou a identificar a dominação cultural, a opressão racial e a usurpação das riquezas como as causas das mazelas que afligiam a população.
Solicite que os grupos anotem sua resposta numa folha à parte ou no caderno, para que ela seja usada na etapa final da aula.
Para você saber mais:
https://www.geledes.org.br/amilcar-cabral-e-cultura-africana-como-resistencia/.
MONTEIRO, Artemisa Odila Candé. Guiné portuguesa versus Guiné-Bissau: a luta da libertação nacional e o projeto de construção do Estado guineense. Número temático: Literatura, cultura e memória negra. A Cor das Letras — UEFS, n. 12, 2011. p. 230 e 231. Organização: Amarino Queiroz, Maria Nazaré Mota de Lima e Roland Walter.
PEREIRA, Amilcar Araujo and VITTORIA, Paolo. A luta pela descolonização e as experiências de alfabetização na Guiné-Bissau: Amilcar Cabral e Paulo Freire. Estud. hist. (Rio J.) [online]. 2012, vol.25, n.50, p. 294. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/eh/v25n50/a02v25n50.pdf Acesso em: 16/3/2019.
Problematização
Orientações: Após a leitura e análise da biografia de Amílcar, apresente aos grupos os dois textos atribuídos a Amílcar (link abaixo) e proponha que, com base na leitura, os alunos respondam a questão do slide:
Qual era o sentido, o objetivo da luta por libertação defendido por Amílcar?
Espera-se que os alunos indiquem que a luta era não só por livrar seu povo da dominação de Portugal, mas, sobretudo, para garantir a unidade, a integração do seu povo, buscando o progresso e condições dignas de sobrevivência a todos.
Solicite que os grupos anotem sua resposta numa folha à parte ou no caderno, para que ela seja usada na etapa final da aula.
link para os textos:
Orientações:
Para você saber mais:
MONTEIRO, Artemisa Odila Candé. Guiné portuguesa versus Guiné-Bissau: a luta da libertação nacional e o projeto de construção do Estado guineense. Número temático: Literatura, cultura e memória negra. A Cor das Letras — UEFS, n. 12, 2011. p. 230 e 231. Organização: Amarino Queiroz, Maria Nazaré Mota de Lima e Roland Walter.
PEREIRA, Amilcar Araujo and VITTORIA, Paolo. A luta pela descolonização e as experiências de alfabetização na Guiné-Bissau: Amilcar Cabral e Paulo Freire. Estud. hist. (Rio J.) [online]. 2012, vol.25, n.50, p. 294. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/eh/v25n50/a02v25n50.pdf Acesso em: 16/3/2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Nesta etapa da aula o objetivo é sistematizar o conhecimento construído pelos alunos. Para tanto, com base nas atividades realizadas nas etapas anteriores da aula, cada grupo deverá elaborar uma bandeira para simbolizar a luta de Amílcar Cabral pela libertação da Guiné-Bissau. Estas bandeiras podem ser desenhadas em folhas sulfite A4 ou A3.
Importante: A bandeira deve ter cores que tenham algum significado e representem algum aspecto da luta de Amílcar.
No final, sorteie alguns grupos para que apresentem suas bandeiras e expliquem seu significado, relacionando as cores usadas ao papel desempenhado por Amílcar Cabral na luta pela libertação da Guiné-Bissau.
Pode-se também produzir um mural com as bandeiras desenhadas pelos alunos, apresentando, além do desenho, um pequeno texto explicativo sobre seu significado.
Para você saber mais:
GUIMARÃES, Diana. NUNES, Geisiane. PEREIRA Regina. Esquema: um gênero facilitador na recepção e construção textual na universidade. Leia Escola, Campina Grande, v. 17, n. 2, 2017. p. 42 a 52. Disponível em: http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/Leia/article/download/980/571 Acesso em: 11 de março de 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: PDF com documentos de texto, imagens, áudio ou vídeo com orientações do professor.
- Optativas: Google Sala de Aula, Google Drive, Google Meet, Padlet.
Contexto
Nesta aula, você pode propor que os alunos trabalhem agrupados ou individualmente. Para trabalharem agrupados, os estudantes podem se comunicar através do Whatsapp, e-mail, Facebook ou qualquer outra ferramenta que já utilizem para se comunicarem. O importante é que troquem informações, se auxiliem na análise das fontes e nas discussões propostas. Você pode deixar que se agrupem livremente ou pode separá-los em duplas, trios ou grupos produtivos, de acordo com seu conhecimento sobre a turma.
Envie o objetivo da aula, o documento com o mapa e informações sobre Guiné-Bissau, o documento com a bandeira do país e alguns questionamentos. Utilize ferramentas que forem mais acessíveis à sua escola e turma, como e-mail, Whatsapp, Facebook, Google Sala de Aula etc.
Para facilitar a interpretação das fontes pelos estudantes de forma autônoma, algumas questões propostas no plano original podem ter sido alteradas ou excluídas, e novas incluídas neste material. Faça uso dos questionamentos da maneira que considerar mais eficiente para a turma.
- Onde se localiza Guiné-Bissau?
- Guiné-Bissau foi colonizado por qual país europeu? Quando se tornou independente?
- Como é formada a sua população em termos de diversidade ética e de religião?
- Com base na taxa de alfabetização de adultos, na expectativa de vida e no acesso a internet, você acha que Guiné-Bissau é um país desenvolvido? Por quê?
- O que você acha que significam as cores da bandeira de Guiné-Bissau?
Estabeleça um prazo para que os alunos possam responder e discutir. Eles podem fazer isso no próprio grupo da sala. Você pode encaminhar pequenos textos, áudios ou vídeos, orientando a discussão e acrescentando informações que achar necessárias.
Problematização
Nesta etapa da aula, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente.
Encaminhe os dois textos propostos na etapa e os questionamentos:
- Quem foi Amílcar Cabral? Por que ele é chamado de “pedagogo da revolução”?
- Qual a motivação para que Amílcar Cabral lutasse contra o domínio português e pela libertação da Guiné-Bissau?
- De acordo com frases de Amílcar Cabral, qual era o sentido ou o objetivo da luta por libertação dele?
Estabeleça um prazo para que os alunos/grupos possam discutir e responder as questões. Eles podem mandar as respostas em forma de texto, áudio ou vídeo, no grupo da sala do Whatsapp, Facebook ou Google Sala de Aula.
Outra alternativa para este momento pode ser agendar uma aula síncrona, para que os alunos possam apresentar as respostas aos colegas e a você.
Sistematização
Nesta etapa, os alunos podem continuar trabalhando agrupados ou individualmente. Você pode propor que cada aluno ou grupo escreva um texto jornalístico para formar um jornal da turma.
Pode criar um mural no Padlet, para que os alunos enviem as matérias, ou eles podem gravar áudios ou vídeos fazendo as matérias, para divulgar nas redes sociais com uma hashtag escolhida pela turma.
Convite às famílias
Incentive os estudantes a compartilharem as produções com familiares e amigos através das redes sociais.
O Documentário “Retornados”, disponível no site da Tv Escola, mostra histórias de ex-escravizados que retornaram à Africa e que desempenharam papel importante na formação das sociedades africanas e brasileiras (disponível aqui).
Tutoriais sobre as ferramentas propostas neste plano
Google Sala de Aula (como criar e postar atividades): disponível aqui.
Google Sala de Aula (como criar uma turma):disponível aqui.
Google Drive (como organizar pastas):disponível aqui.
Google Meet (como criar uma reunião online): disponível aqui.
Padlet (como usar): disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Isis Ferrari
Mentor: Fernando Menezes
Especialista: Sherol dos Santos
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 9º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: A História recente.
Objeto(s) de conhecimento: Os processos de descolonização na África e na Ásia.
Habilidade(s) da BNCC: EF09HI31 Descrever e avaliar os processos de descolonização na África e na Ásia.
Palavras-chave: Guiné-Bissau, Amílcar Cabral, descolonização da África, Independência, neocolonialismo, imperialismo, Portugal.