Guiné Bissau - Bandeira
Plano de Aula
Plano de aula: Guiné-Bissau: uma bandeira, uma luta
Plano 1 de uma sequência de 2 planos. Veja todos os planos sobre Descolonização da África e da Ásia
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos (troque 50 por 100 se este plano for de 1º ou 2º anos). Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI31, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópias impressas do texto e da imagem e/ou projetor (se tiver disponível).
Links para a aula
Contexto: bandeira da Guiné-Bissau
Problematização:
Biografia - Amílcar Cabral
https://www.geledes.org.br/amilcar-cabral-e-cultura-africana-como-resistencia/.
Textos - Amílcar Cabral
Para você saber mais:
Mapa e descrição de Guiné-Bissau
Biografia de Amílcar Cabral
http://www.paigc.net/amilcar.html
Sobre a Guiné-Bissau
https://uniogbis.unmissions.org/perfil-do-pa%C3%ADs
Cronologia histórica da Guiné
https://uniogbis.unmissions.org/cronologia-dos-principais-eventos
história do PAIGC - Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde
http://www.paigc.net/historia.html
Independência e morte: a África portuguesa. Publicado em 26 de jun de 2015. TV Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GywWEuE0Y_k Acesso em: 20 de março de 2019.
Recursos naturais geram 30% da riqueza da Guiné-Bissau. O Observador. Lisboa, Portugal. Publicado em: 3/7/2018, 15:04. Disponível em: https://observador.pt/2018/07/03/recursos-naturais-geram-30-da-riqueza-da-guine-bissau/ Acesso em: 20 de março de 2019.
SANTOS, Rodrigo. Darwinismo social, racismo e dominação – Uma visão geral. Geledés. Publicado em: 24/3/2014. Disponível em: https://www.geledes.org.br/darwinismo-social-racismo-e-dominacao-uma-visao-gera/ Acesso em: 20 de março de 2019.
DIWAN, Pietra. Raça pura: uma História da eugenia no Brasil e no mundo. São Paulo: Contexto, 2007.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Escreva no quadro ou projete o objetivo da aula e leia em voz alta para os alunos. Esta ação é importante para apresentar o tema ou conteúdo da aula aos alunos.
Para você saber mais
PEREIRA, Amilcar Araujo and VITTORIA, Paolo. A luta pela descolonização e as experiências de alfabetização na Guiné-Bissau: Amilcar Cabral e Paulo Freire. Estud. hist. (Rio J.) [online]. 2012, vol.25, n.50, p. 294. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/eh/v25n50/a02v25n50.pdf Acesso em: 16/3/2019.
MONTEIRO, Artemisa Odila Candé. Guiné portuguesa versus Guiné-Bissau: a luta da libertação nacional e o projeto de construção do estado guineense. Número temático: Literatura, cultura e memória negra. A Cor das Letras — UEFS, n. 12, 2011. p. 230 e 231. Organização: Amarino Queiroz, Maria Nazaré Mota de Lima e Roland Walter.
Independência e morte: a África portuguesa. Publicado em 26 de jun de 2015. TV Brasil. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GywWEuE0Y_k Acesso em: 20 de março de 2019.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO