Contexto
Plano de Aula
Plano de aula: A Independência do Haiti e a Revolução Francesa
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Independência do Haiti
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08HI10, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Data show para projetar as imagens. Se não houver esta possibilidade, levar a cópia impressa da imagem, da bandeira e dos textos.
Material complementar:
Imagens do Contexto - Ideais da Revolução Francesa e Bandeira do Haiti:
Trecho da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão e Trecho da carta enviada por Toussaint L’Overture ao Diretório Francês:
Material complementar - comparação Napoleão e Rei Henri I:
Professor, para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico destes documentos, pois isso os impediria de construir o Contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.
Para você saber mais:
- Trecho de música “O Haiti”, de Ellen Oléria:
“Além do efeito dos tremores da terra
O efeito de anos e anos de guerra
Desespero de quem nunca viu vida liberta”
Link: https://www.youtube.com/watch?v=06Nb_DOB0Ug
Justificativa: A canção pode ajudar a problematizar o conceito de liberdade para a atual situação do Haiti após diversos conflitos internos e o abalo sísmico de 2010. Caso o professor queira utilizá-la nesta aula, sugiro que seja inserida após o debate das fontes, na Sistematização. Antes da produção final da aula, a música poderia ser apresentada para questionar à turma: O Haiti é, de fato, livre?
- Caso o professor queira explorar melhor a relação entre a Independência do Haiti e os ideais da Revolução Francesa, sugiro uma análise comparativa das pinturas representando Napoleão Bonaparte e o Rei Henri I do Haiti:
Imagem 1: Napoleão I com seu manto de coroação. Obra No Palácio de Versalhes, de François Gérard. https://napoleonbonaparte.files.wordpress.com/2008/03/napoleon-en-costume-de-sacre.jpg
Imagem 2: Rei Henri I do Haiti (Henri Christophe) - Obra Emperor Christophe, sem referência de autoria.
https://www.latinamericanstudies.org/haiti/christophe-emperor.jpg
Justificativa: Retomar a relação metrópole-colônia existente entre França e Haiti, associando o imperador francês ao processo de Independência haitiano. Como a proposta da aula é relacionar a Revolução Francesa à Independência do Haiti, indico comparar Napoleão ao rei Henri I (sucessor de Dessalines) num exercício de análise das rupturas e permanências. Convém chamar a atenção dos alunos para as semelhanças presentes nas duas imagens: a posição de ambos, os trajes e os calçados repletos de bordados, o manto, a espada e a coroa de louros. Após, convém notar as diferenças entre as pinturas: enquanto Napoleão aparece sozinho em seu palácio com seu cetro, seu trono e outros símbolos de poder, Henri I aparece em algo similar a uma sacada onde aparece o povo haitiano (majoritariamente negro), indicando a participação popular no processo de Independência do Haiti.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo aos alunos, escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso do projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam a proposta e compreendam qual a expectativa de aprendizado no fim da aula.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO