16321
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > O sujeito e seu lugar no mundo

Plano de aula - Os primeiros a deixarem a África

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre Compreender a importância dos fósseis na dinâmica migratória dos povos primitivos

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leandro Campelo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta poderá ser considerada uma aula introdutória para o desenvolvimento do tema dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história. Pretende-se com essa aula que os alunos compreendam a importância dos fósseis na dinâmica migratório dos povos primitivos. Na ação propositiva os alunos vão trabalhar com a metodologia ativa timeline (linha do tempo).

Materiais necessários: Datashow (projetor), cartolina (ou folhas de papel A4), post-it, tesouras, colas, fita crepe, lápis, borrachas, canetas e canetinhas.

Material complementar:

Imagens da Contextualização: https://docs.google.com/document/d/17Pi6xPDt129yesdlSa5mECac2u027Zwh63CDsNx0th8/edit

Imagem da Problematização: https://docs.google.com/document/d/1VIsoTaxOfb31qpKiCS0lpHGIDNUtVatdwgz_xlm35Qo/edit

Mapa da Contextualização: https://docs.google.com/document/d/1TjiivOhC1XUJIPRl4aMjCCc01D9GRTHo87dkLJMeUew/edit

Fósseis: https://docs.google.com/document/d/1AGtCa07KEnwjvqLmVH6om7z1l_q3rXDTnLwYZjjJVmM/edit

Identificação: https://docs.google.com/document/d/1_AmDV0igA40IozLfo5v050GoOX7dz4pk810vzSmZkBU/edit

Imagem da Sistematização: https://docs.google.com/document/d/1qnkvdHBlpd9Vz5-75ByGl8zgqQ59xHnFxe_8xJ8c250/edit

Exemplo de timeline: https://docs.google.com/document/d/1Ms-5lfh2ny2HRyMaWppiIUtJ0cbfTnGTlG7jUCyG1nY/edit

Para você saber mais:

BAIMA, Cesar. Primeiros humanos teriam chegado às Américas há 130 mil anos. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/historia/primeiros-humanos-teriam-chegado-as-americas-ha-130-mil-anos-21255087>. Acesso em: 08 fev 2019.

CAMARGO, F; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

Como é calculada a idade dos fósseis? Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/educacao/voce-sabia/como-e-calculada-a-idade-dos-fosseis,ab18d8aec67ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html>. Acesso em: 11 fev 2019.

Como os primeiros humanos chegaram à América. History. Disponível em: <https://seuhistory.com/noticias/como-os-primeiros-humanos-chegaram-america>. Acesso em: 11 fev. 2019.

HARARI, Y. N. Sapiens: Uma breve história da humanidade. 30ª ed. Porto Alegre: L&PM, 2017.

KINVER, Mark. Estudo genético indica que ser humano moderno surgiu no sul da África. BBC. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/ciencia/2011/03/110308_africa_humanidade_pu>. Acesso em: 11 fev 2019.

LOPES, Reinaldo José. Estudo traça mapa da chegada do Homo Sapiens à América. Folha de S. Paulo. Disponível em: . Acesso em: 08 fev 2019.

Primeiros habitantes chegaram à América em três ondas migratórias. G1. Disponível em: <http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/07/primeiros-habitantes-chegaram-america-em-tres-ondas-migratorias.html>.

Acesso em: 11 fev 2019.

RIBEIRO, Gabriel Francisco. História esquecida? Disponível em: <https://www.uol/noticias/especiais/fosseis-no-brasil-onde-estao-registros-humanos-antigos-no-pais.htm#historia-esquecida>.

Acesso em: 13 fev 2019.

SOUZA, Líria Alves. Datação de fósseis. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/datacao-fosseis.htm>. Acesso em: 08 fev 2019.

VAIANO, Bruno. Em que parte da África, exatamente, surgiu o Homo sapiens? Revista Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/ciencia/em-que-parte-da-africa-exatamente-surgiu-o-homo-sapiens-em-varias/>. Acesso em: 11 fev 2019.

7 ferramentas online para criar linhas do tempo. Disponível em: <http://noticias.universia.com.br/atualidade/noticia/2014/04/15/1094875/7-ferramentas-online-criar-linhas-tempo.html>. Acesso em: 14 fev 2019.

- Cronologia: o objetivo desta ciência é datar eventos históricos, descrevendo-os e agrupando numa sequência lógica.

- Fóssil: é qualquer evidência de vida passada, como, por exemplo, evidências diretas, como restos de organismos preservados nas rochas, ou indiretas, como marcas deixadas por organismos nos sedimentos.

- Genética: é um ramo da biologia que estuda a transmissão das características hereditárias ao longo das gerações.
- Hominídeos: o homem na sua fase de lenta evolução física e intelectual, desde o estádio primitivo ao estádio de desenvolvimento atual.

- Migração: é o deslocamento de pessoas dentro de um espaço geográfico, pode ser temporário ou permanente.

- Paleontologia: é uma ciência que analisa os fósseis de animais e vegetais que habitaram nosso planeta com o objetivo de estudar os aspectos da vida na Terra em períodos geológicos passados.

Conhecimentos prévios:

Conhecimentos básicos de Cartografia e de Migração.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema da aula aos alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou fale para a turma. Se julgar necessário faça um esquema no quadro anotando os principais conceitos que serão trabalhados. Comente que nesta aula vocês vão discutir o fluxo migratório dos primeiros humanos do continente africano para o mundo, mas o foco será na chegada no continente americano. Deixe claro, que o tema é bem polêmico, e novas descobertas colocam em xeque antigas pesquisas. Conte ao alunos que as primeiras migrações para a América, ocorreram há cerca de 15 mil anos, quando os humanos modernos (Homo sapiens) adentraram o continente. Isto provavelmente ocorreu quando atravessaram uma passagem temporária no Estreito de Bering criada pelo recuo do nível do mar ao fim do último período glacial (esta é a teoria mais aceita). Mas como será mostrado existem estudos que mostram outras possibilidades.

Os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos. Por volta de 2 milhões de anos atrás, estes primitivos deixaram suas terras e se deslocaram para o norte da África, da Europa e da Ásia. Pela dinâmica climática e as formações vegetais cada população humana evoluiu de forma diferente. Por exemplo, os humanos na Europa e da Ásia Ocidental, deram origem ao Homo neanderthalensis (conhecido como neandertais); na ilha de Java, na Indonésia, moravam os Homo soloensis; em outra ilha da Indonésia, ilha das Flores, viveu o Homo floresiensis; cientistas escavando a caverna de Denisova, na Sibéria, em 2010, descobriram o Homo denisova. Fale para os alunos que muitos "irmãos" ou "primos" podem estar perdidos por aí, esperando ser descobertos. Estes humanos evoluíram pela África, Europa e Ásia, finalmente, nossa própria espécie surgiu, denominamos de Homo sapiens ("homem sábio") (HARARI, 2017).

Para você saber mais:

VAIANO, Bruno. Em que parte da África, exatamente, surgiu o Homo sapiens? Revista Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/ciencia/em-que-parte-da-africa-exatamente-surgiu-o-homo-sapiens-em-varias/>. Acesso em: 11 fev 2019.

HARARI, Y. N. Sapiens: Uma breve história da humanidade. 30ª ed. Porto Alegre: L&PM, 2017.

- Migração é o deslocamento de pessoas dentro de um espaço geográfico, pode ser temporário ou permanente.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete o tema da aula aos alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou leia para a turma. Outra possibilidade é imprimir os títulos das reportagens. Explique aos alunos que é um tema complexo e requer muito estudo e pesquisa por parte dos cientistas. Comente que na primeira reportagem pesquisadores dos EUA, Austrália e da América Latina conseguiram obter e decodificar o DNA de indígenas que viveram entre 9000 e 500 anos atrás. Através dos cálculos desses pesquisadores o Homo sapiens teria chegado no continente americano por volta de 16 mil anos (o que se aproxima da teoria mais aceita que é entre 13 e 15 mil anos atrás). A chegada ao continente americano teria ocorrido pelo Estreito de Bering.

No entanto, na reportagem do slide 4, mostra uma pesquisa realizada por outros pesquisadores e publicados na prestigiosa revista científica Nature. Ossos (fósseis) de uma mastodonte (um parente antigo do elefante) com idade calculada em 130 mil anos atrás, foram encontrados próxima a área que hoje é a cidade de San Diego (EUA). Esses ossos teriam sido quebrados com ferramentas de pedra, o que de acordo com os cientistas mostra a presença de hominídeos, o que se pode concluir que estes humanos antigos chegaram bem antes de 15 mil anos, isto coloca em xeque as teorias anteriores. Há outras pesquisas recentes que mostram que a chegada à América poderia ter ocorrido em balsas a partir da Austrália. Projete ou imprima o mapa dos caminhos da migração humana partindo da África. Explique para os alunos o caminho percorrido pelos povos primitivos para chegar até a América, comente que em períodos passados os deslocamentos ocorriam através de barcas ou caminhando (observe que a projeção cartográfica utilizada é diferente do que os alunos estão acostumados).

Imagens da Contextualização: https://docs.google.com/document/d/17Pi6xPDt129yesdlSa5mECac2u027Zwh63CDsNx0th8/edit

Mapa da Contextualização: https://docs.google.com/document/d/1TjiivOhC1XUJIPRl4aMjCCc01D9GRTHo87dkLJMeUew/edit

Como adequar à sua realidade: Caso na sua região tenha algum sítio arqueológico, como o Sítio de Pedra Furada, no Parque Nacional da Serra da Capivara, Piauí, onde a datação sugeriu que grupos de Homo sapiens habitaram a região entre 50 mil e 20 mil anos atrás. Você poderia usar esses estudos para adaptar à sua realidade. Veja abaixo no link "História esquecida?" mais informações sobre o Brasil.

Para você saber mais:

BAIMA, Cesar. Primeiros humanos teriam chegado às Américas há 130 mil anos. O Globo. Disponível em: . Acesso em: 08 fev 2019.

LOPES, Reinaldo José. Estudo traça mapa da chegada do Homo Sapiens à América. Folha de S. Paulo. Disponível em: . Acesso em: 08 fev 2019.

RIBEIRO, Gabriel Francisco. História esquecida? Disponível em: <https://www.uol/noticias/especiais/fosseis-no-brasil-onde-estao-registros-humanos-antigos-no-pais.htm#historia-esquecida>.

Acesso em: 13 fev 2019.

- Hominídeos: o homem na sua fase de lenta evolução física e intelectual, desde o estádio primitivo ao estádio de desenvolvimento atual.

-Fóssil: é qualquer evidência de vida passada, como, por exemplo, evidências diretas, como restos de organismos preservados nas rochas, ou indiretas, como marcas deixadas por organismos nos sedimentos.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o tema da aula aos alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou leia para a turma. Outra possibilidade é imprimir os títulos das reportagens. Explique aos alunos que é um tema complexo e requer muito estudo e pesquisa por parte dos cientistas. Comente que na primeira reportagem pesquisadores dos EUA, Austrália e da América Latina conseguiram obter e decodificar o DNA de indígenas que viveram entre 9000 e 500 anos atrás. Através dos cálculos desses pesquisadores o Homo sapiens teria chegado no continente americano por volta de 16 mil anos (o que se aproxima da teoria mais aceita que é entre 13 e 15 mil anos atrás). A chegada ao continente americano teria ocorrido pelo Estreito de Bering.

No entanto, na reportagem do slide 4, mostra uma pesquisa realizada por outros pesquisadores e publicados na prestigiosa revista científica Nature. Ossos (fósseis) de uma mastodonte (um parente antigo do elefante) com idade calculada em 130 mil anos atrás, foram encontrados próxima a área que hoje é a cidade de San Diego (EUA). Esses ossos teriam sido quebrados com ferramentas de pedra, o que de acordo com os cientistas mostra a presença de hominídeos, o que se pode concluir que estes humanos antigos chegaram bem antes de 15 mil anos, isto coloca em xeque as teorias anteriores. Há outras pesquisas recentes que mostram que a chegada à América poderia ter ocorrido em balsas a partir da Austrália. Projete ou imprima o mapa dos caminhos da migração humana partindo da África. Explique para os alunos o caminho percorrido pelos povos primitivos para chegar até a América, comente que em períodos passados os deslocamentos ocorriam através de barcas ou caminhando (observe que a projeção cartográfica utilizada é diferente do que os alunos estão acostumados).

Imagens da Contextualização: https://docs.google.com/document/d/17Pi6xPDt129yesdlSa5mECac2u027Zwh63CDsNx0th8/edit

Mapa da Contextualização: https://docs.google.com/document/d/1TjiivOhC1XUJIPRl4aMjCCc01D9GRTHo87dkLJMeUew/edit

Como adequar à sua realidade: Caso na sua região tenha algum sítio arqueológico, como o Sítio de Pedra Furada, no Parque Nacional da Serra da Capivara, Piauí, onde a datação sugeriu que grupos de Homo sapiens habitaram a região entre 50 mil e 20 mil anos atrás. Você poderia usar esses estudos para adaptar à sua realidade. Veja abaixo no link "História esquecida?" mais informações sobre o Brasil.

Para você saber mais:

BAIMA, Cesar. Primeiros humanos teriam chegado às Américas há 130 mil anos. O Globo. Disponível em: . Acesso em: 08 fev 2019.

LOPES, Reinaldo José. Estudo traça mapa da chegada do Homo Sapiens à América. Folha de S. Paulo. Disponível em: . Acesso em: 08 fev 2019.

RIBEIRO, Gabriel Francisco. História esquecida? Disponível em: <https://www.uol/noticias/especiais/fosseis-no-brasil-onde-estao-registros-humanos-antigos-no-pais.htm#historia-esquecida>.

Acesso em: 13 fev 2019.

- Hominídeos: o homem na sua fase de lenta evolução física e intelectual, desde o estádio primitivo ao estádio de desenvolvimento atual.

-Fóssil: é qualquer evidência de vida passada, como, por exemplo, evidências diretas, como restos de organismos preservados nas rochas, ou indiretas, como marcas deixadas por organismos nos sedimentos.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o tema da aula aos alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou leia para a turma. Outra possibilidade é imprimir os títulos das reportagens. Explique aos alunos que é um tema complexo e requer muito estudo e pesquisa por parte dos cientistas. Comente que na primeira reportagem pesquisadores dos EUA, Austrália e da América Latina conseguiram obter e decodificar o DNA de indígenas que viveram entre 9000 e 500 anos atrás. Através dos cálculos desses pesquisadores o Homo sapiens teria chegado no continente americano por volta de 16 mil anos (o que se aproxima da teoria mais aceita que é entre 13 e 15 mil anos atrás). A chegada ao continente americano teria ocorrido pelo Estreito de Bering.

No entanto, na reportagem do slide 4, mostra uma pesquisa realizada por outros pesquisadores e publicados na prestigiosa revista científica Nature. Ossos (fósseis) de uma mastodonte (um parente antigo do elefante) com idade calculada em 130 mil anos atrás, foram encontrados próxima a área que hoje é a cidade de San Diego (EUA). Esses ossos teriam sido quebrados com ferramentas de pedra, o que de acordo com os cientistas mostra a presença de hominídeos, o que se pode concluir que estes humanos antigos chegaram bem antes de 15 mil anos, isto coloca em xeque as teorias anteriores. Há outras pesquisas recentes que mostram que a chegada à América poderia ter ocorrido em balsas a partir da Austrália. Projete ou imprima o mapa dos caminhos da migração humana partindo da África. Explique para os alunos o caminho percorrido pelos povos primitivos para chegar até a América, comente que em períodos passados os deslocamentos ocorriam através de barcas ou caminhando (observe que a projeção cartográfica utilizada é diferente do que os alunos estão acostumados).

Imagens da Contextualização: https://docs.google.com/document/d/17Pi6xPDt129yesdlSa5mECac2u027Zwh63CDsNx0th8/edit

Mapa da Contextualização: https://docs.google.com/document/d/1TjiivOhC1XUJIPRl4aMjCCc01D9GRTHo87dkLJMeUew/edit

Como adequar à sua realidade: Caso na sua região tenha algum sítio arqueológico, como o Sítio de Pedra Furada, no Parque Nacional da Serra da Capivara, Piauí, onde a datação sugeriu que grupos de Homo sapiens habitaram a região entre 50 mil e 20 mil anos atrás. Você poderia usar esses estudos para adaptar à sua realidade. Veja abaixo no link "História esquecida?" mais informações sobre o Brasil.

Para você saber mais:

BAIMA, Cesar. Primeiros humanos teriam chegado às Américas há 130 mil anos. O Globo. Disponível em: . Acesso em: 08 fev 2019.

LOPES, Reinaldo José. Estudo traça mapa da chegada do Homo Sapiens à América. Folha de S. Paulo. Disponível em: . Acesso em: 08 fev 2019.

RIBEIRO, Gabriel Francisco. História esquecida? Disponível em: <https://www.uol/noticias/especiais/fosseis-no-brasil-onde-estao-registros-humanos-antigos-no-pais.htm#historia-esquecida>.

Acesso em: 13 fev 2019.

- Hominídeos: o homem na sua fase de lenta evolução física e intelectual, desde o estádio primitivo ao estádio de desenvolvimento atual.

-Fóssil: é qualquer evidência de vida passada, como, por exemplo, evidências diretas, como restos de organismos preservados nas rochas, ou indiretas, como marcas deixadas por organismos nos sedimentos.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete a imagem com a problematização, ou, caso não seja possível, imprima algumas cópias para os alunos. Explique como funciona o método de datação de um fóssil. Quando se fala que uma rocha tem 2000 milhões de anos, muitos ficam se perguntando como esse tipo de informação científica é possível.

Comente que os estudos na área da Química estão presentes nesse processo e o elemento Carbono é fundamental em processos de datação. Esses métodos têm um alto grau de exatidão. O Carbono é usado para os fósseis que ainda possuem esse elemento nos ossos, por exemplo, para os hominídeos provenientes de períodos geológicos mais recentes. Quando não conseguimos analisar a idade do fóssil, procura-se avaliar a rocha em que ele foi encontrado. Como cada camada de rocha sedimentar é característica de um período geológico específico, é possível determinar uma cronologia através do estudo de uma determinada quantidade de camadas. É importante comentar que além das datações existentes, os geneticistas (o profissional que estuda a genética) tem participado cada vez mais dessas pesquisas para ajudar a estimar a data do fóssil, por exemplo, um grupo investigou a ligação entre os índios de tribos amazônicas atuais com populações que habitavam a Ásia e os aborígenes australianos, desta forma, ajudaram no processo de datação.

Imagem da Problematização: https://docs.google.com/document/d/1VIsoTaxOfb31qpKiCS0lpHGIDNUtVatdwgz_xlm35Qo/edit

Para você saber mais:

Como é calculada a idade dos fósseis? Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/educacao/voce-sabia/como-e-calculada-a-idade-dos-fosseis,ab18d8aec67ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html>. Acesso em: 11 fev 2019.

SOUZA, Líria Alves. Datação de fósseis. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/datacao-fosseis.htm>. Acesso em: 08 fev 2019.

- Cronologia: o objetivo desta ciência é datar eventos históricos, descrevendo-os e agrupando numa sequência lógica.

- Paleontologia: é uma ciência que analisa os fósseis de animais e vegetais que habitaram nosso planeta com o objetivo de estudar os aspectos da vida na Terra em períodos geológicos passados.

- Genética: é um ramo da biologia que estuda a transmissão das características hereditárias ao longo das gerações.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientações: Separe a turma em grupos (de 3 a 5 alunos). A ideia é usar a metodologia ativa Timeline (linha do tempo) que é uma proposta para estimular a percepção da sucessão e da duração dos acontecimentos históricos, o que vai possibilitar um aprendizado lúdico e autônomo para os alunos de diferentes níveis e modalidades. A metodologia foi retirada do livro "A sala de aula inovadora - estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo". De forma sucinta, explique aos alunos o que é uma timeline. Faça um exemplo pequeno na lousa ou projete o exemplo de timeline do link abaixo.

Forneça uma cópia para cada grupo dos arquivos: "Fósseis" (as imagens são apenas ilustrativas) e "Identificação" (os dados usados nesse arquivo são fictícios). Explique aos alunos que eles devem trabalhar como um time para criar a timeline. Entregue as cartolinas (ou folhas A4), tesouras, lápis, borrachas, post-it, canetas e canetinhas para cada grupo. O ideal é fazer um rascunho antes, para depois fazer a versão final.

Com a folha "Fósseis" em mãos os alunos devem cortar os oito fósseis. Explique para eles que na timeline é obrigatório colar o fóssil em ordem cronológica, escrever a data ou período que este foi encontrado, além de colocar o nome (por exemplo, Homo sapiens). Incentive os alunos a desenhar ou colorir na timeline. Outra possibilidade é usar as Tecnologias Digitais, abaixo tem um link para um site onde são apresentadas ferramentas online para se criar timeline. Caminhe pela sala de aula durante a criação da timeline, este é um momento importante onde o professor poderá conversar com os alunos e sanar qualquer dúvida, até mesmo rever conceitos sobre o tema. Cuide para que todos participem ativamente da atividade proposta.

Fósseis: https://docs.google.com/document/d/1AGtCa07KEnwjvqLmVH6om7z1l_q3rXDTnLwYZjjJVmM/edit

Identificação: https://docs.google.com/document/d/1_AmDV0igA40IozLfo5v050GoOX7dz4pk810vzSmZkBU/edit

Exemplo de timeline: https://docs.google.com/document/d/1Ms-5lfh2ny2HRyMaWppiIUtJ0cbfTnGTlG7jUCyG1nY/edit

Site para criar timeline: Disponível em: http://noticias.universia.com.br/atualidade/noticia/2014/04/15/1094875/7-ferramentas-online-criar-linhas-tempo.html Acesso em: 14 fev 2019.

Como adequar à sua realidade: Na reportagem abaixo, História esquecida?, temos vários pontos do Brasil que possuem sítios arqueológicos. Você pode adaptar o plano e usar imagens dos sítios da sua região e até mesmo criar uma timeline do Brasil.

Para você saber mais:

CAMARGO, F; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

RIBEIRO, Gabriel Francisco. História esquecida? Disponível em: <https://www.uol/noticias/especiais/fosseis-no-brasil-onde-estao-registros-humanos-antigos-no-pais.htm#historia-esquecida>.

Acesso em: 13 fev 2019.

- Cronologia: o objetivo desta ciência é datar eventos históricos, descrevendo-os e agrupando numa sequência lógica.

- Fóssil: é qualquer evidência de vida passada, como, por exemplo, evidências diretas, como restos de organismos preservados nas rochas, ou indiretas, como marcas deixadas por organismos nos sedimentos.

- Hominídeos: o homem na sua fase de lenta evolução física e intelectual, desde o estádio primitivo ao estádio de desenvolvimento atual.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Com a fita crepe peça para que os alunos colem pela sala as suas linhas do tempo. Agora é o momento de finalizar a aula, o ideal é retomar o objetivo de aprendizagem. Comece lendo a timeline que eles criaram, assim, se houver algum equívoco na elaboração, os alunos irão identificar. Explique que a Ciência está sempre em evolução e daqui algum tempo uma outra pesquisa pode apresentar e defender outras ideias, por exemplo, que o Homo sapiens chegaram à América numa data diferente e por outros caminhos. Novas técnicas de datação vão surgir e o conhecimento sobre o tema que temos hoje poder ser outro daqui 10 anos, ou mesmo antes.

Explore com os alunos que a África é de onde saíram os primeiros hominídeos e foi uma migração para o mundo (Europa, Ásia, Oceania e América), em aulas futuras serão exploradas outras migrações, por exemplo, para a Europa.

Projete ou imprima algumas imagens deste fóssil para os alunos. Comente que os fósseis foram e ainda são fundamentais para o entendimento da vida passada na Terra. Lance a pergunta: "Qual é a importância do estudo dos fósseis para a humanidade? Deixe que os alunos mostre o que eles aprenderam nessa aula, quando for necessário, faça intervenções sempre retomando o objetivo de aprendizagem. Para finalizar a aula, você pode relembrar que condicionantes físico-naturais fizeram que os hominídeos se adaptassem aos diferentes climas do planeta, o que gerou também características físicas heterogêneas, a disponibilidade ou não de alimentos fez com que os hominídeos tivessem diferentes habilidades motoras e cognitivas, sendo o Homo sapiens, o mais "sábio".

Imagem da Sistematização: https://docs.google.com/document/d/1qnkvdHBlpd9Vz5-75ByGl8zgqQ59xHnFxe_8xJ8c250/edit

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE01 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta poderá ser considerada uma aula introdutória para o desenvolvimento do tema dispersão da população humana pelo planeta e os principais fluxos migratórios em diferentes períodos da história. Pretende-se com essa aula que os alunos compreendam a importância dos fósseis na dinâmica migratório dos povos primitivos. Na ação propositiva os alunos vão trabalhar com a metodologia ativa timeline (linha do tempo).

Materiais necessários: Datashow (projetor), cartolina (ou folhas de papel A4), post-it, tesouras, colas, fita crepe, lápis, borrachas, canetas e canetinhas.

Material complementar:

Imagens da Contextualização: https://docs.google.com/document/d/17Pi6xPDt129yesdlSa5mECac2u027Zwh63CDsNx0th8/edit

Imagem da Problematização: https://docs.google.com/document/d/1VIsoTaxOfb31qpKiCS0lpHGIDNUtVatdwgz_xlm35Qo/edit

Mapa da Contextualização: https://docs.google.com/document/d/1TjiivOhC1XUJIPRl4aMjCCc01D9GRTHo87dkLJMeUew/edit

Fósseis: https://docs.google.com/document/d/1AGtCa07KEnwjvqLmVH6om7z1l_q3rXDTnLwYZjjJVmM/edit

Identificação: https://docs.google.com/document/d/1_AmDV0igA40IozLfo5v050GoOX7dz4pk810vzSmZkBU/edit

Imagem da Sistematização: https://docs.google.com/document/d/1qnkvdHBlpd9Vz5-75ByGl8zgqQ59xHnFxe_8xJ8c250/edit

Exemplo de timeline: https://docs.google.com/document/d/1Ms-5lfh2ny2HRyMaWppiIUtJ0cbfTnGTlG7jUCyG1nY/edit

Para você saber mais:

BAIMA, Cesar. Primeiros humanos teriam chegado às Américas há 130 mil anos. O Globo. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/sociedade/historia/primeiros-humanos-teriam-chegado-as-americas-ha-130-mil-anos-21255087>. Acesso em: 08 fev 2019.

CAMARGO, F; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

Como é calculada a idade dos fósseis? Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/educacao/voce-sabia/como-e-calculada-a-idade-dos-fosseis,ab18d8aec67ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html>. Acesso em: 11 fev 2019.

Como os primeiros humanos chegaram à América. History. Disponível em: <https://seuhistory.com/noticias/como-os-primeiros-humanos-chegaram-america>. Acesso em: 11 fev. 2019.

HARARI, Y. N. Sapiens: Uma breve história da humanidade. 30ª ed. Porto Alegre: L&PM, 2017.

KINVER, Mark. Estudo genético indica que ser humano moderno surgiu no sul da África. BBC. Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/ciencia/2011/03/110308_africa_humanidade_pu>. Acesso em: 11 fev 2019.

LOPES, Reinaldo José. Estudo traça mapa da chegada do Homo Sapiens à América. Folha de S. Paulo. Disponível em: . Acesso em: 08 fev 2019.

Primeiros habitantes chegaram à América em três ondas migratórias. G1. Disponível em: <http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2012/07/primeiros-habitantes-chegaram-america-em-tres-ondas-migratorias.html>.

Acesso em: 11 fev 2019.

RIBEIRO, Gabriel Francisco. História esquecida? Disponível em: <https://www.uol/noticias/especiais/fosseis-no-brasil-onde-estao-registros-humanos-antigos-no-pais.htm#historia-esquecida>.

Acesso em: 13 fev 2019.

SOUZA, Líria Alves. Datação de fósseis. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/datacao-fosseis.htm>. Acesso em: 08 fev 2019.

VAIANO, Bruno. Em que parte da África, exatamente, surgiu o Homo sapiens? Revista Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/ciencia/em-que-parte-da-africa-exatamente-surgiu-o-homo-sapiens-em-varias/>. Acesso em: 11 fev 2019.

7 ferramentas online para criar linhas do tempo. Disponível em: <http://noticias.universia.com.br/atualidade/noticia/2014/04/15/1094875/7-ferramentas-online-criar-linhas-tempo.html>. Acesso em: 14 fev 2019.

- Cronologia: o objetivo desta ciência é datar eventos históricos, descrevendo-os e agrupando numa sequência lógica.

- Fóssil: é qualquer evidência de vida passada, como, por exemplo, evidências diretas, como restos de organismos preservados nas rochas, ou indiretas, como marcas deixadas por organismos nos sedimentos.

- Genética: é um ramo da biologia que estuda a transmissão das características hereditárias ao longo das gerações.
- Hominídeos: o homem na sua fase de lenta evolução física e intelectual, desde o estádio primitivo ao estádio de desenvolvimento atual.

- Migração: é o deslocamento de pessoas dentro de um espaço geográfico, pode ser temporário ou permanente.

- Paleontologia: é uma ciência que analisa os fósseis de animais e vegetais que habitaram nosso planeta com o objetivo de estudar os aspectos da vida na Terra em períodos geológicos passados.

Conhecimentos prévios:

Conhecimentos básicos de Cartografia e de Migração.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o tema da aula aos alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou fale para a turma. Se julgar necessário faça um esquema no quadro anotando os principais conceitos que serão trabalhados. Comente que nesta aula vocês vão discutir o fluxo migratório dos primeiros humanos do continente africano para o mundo, mas o foco será na chegada no continente americano. Deixe claro, que o tema é bem polêmico, e novas descobertas colocam em xeque antigas pesquisas. Conte ao alunos que as primeiras migrações para a América, ocorreram há cerca de 15 mil anos, quando os humanos modernos (Homo sapiens) adentraram o continente. Isto provavelmente ocorreu quando atravessaram uma passagem temporária no Estreito de Bering criada pelo recuo do nível do mar ao fim do último período glacial (esta é a teoria mais aceita). Mas como será mostrado existem estudos que mostram outras possibilidades.

Os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos. Por volta de 2 milhões de anos atrás, estes primitivos deixaram suas terras e se deslocaram para o norte da África, da Europa e da Ásia. Pela dinâmica climática e as formações vegetais cada população humana evoluiu de forma diferente. Por exemplo, os humanos na Europa e da Ásia Ocidental, deram origem ao Homo neanderthalensis (conhecido como neandertais); na ilha de Java, na Indonésia, moravam os Homo soloensis; em outra ilha da Indonésia, ilha das Flores, viveu o Homo floresiensis; cientistas escavando a caverna de Denisova, na Sibéria, em 2010, descobriram o Homo denisova. Fale para os alunos que muitos "irmãos" ou "primos" podem estar perdidos por aí, esperando ser descobertos. Estes humanos evoluíram pela África, Europa e Ásia, finalmente, nossa própria espécie surgiu, denominamos de Homo sapiens ("homem sábio") (HARARI, 2017).

Para você saber mais:

VAIANO, Bruno. Em que parte da África, exatamente, surgiu o Homo sapiens? Revista Superinteressante. Disponível em: <https://super.abril.com.br/ciencia/em-que-parte-da-africa-exatamente-surgiu-o-homo-sapiens-em-varias/>. Acesso em: 11 fev 2019.

HARARI, Y. N. Sapiens: Uma breve história da humanidade. 30ª ed. Porto Alegre: L&PM, 2017.

- Migração é o deslocamento de pessoas dentro de um espaço geográfico, pode ser temporário ou permanente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Projete o tema da aula aos alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou leia para a turma. Outra possibilidade é imprimir os títulos das reportagens. Explique aos alunos que é um tema complexo e requer muito estudo e pesquisa por parte dos cientistas. Comente que na primeira reportagem pesquisadores dos EUA, Austrália e da América Latina conseguiram obter e decodificar o DNA de indígenas que viveram entre 9000 e 500 anos atrás. Através dos cálculos desses pesquisadores o Homo sapiens teria chegado no continente americano por volta de 16 mil anos (o que se aproxima da teoria mais aceita que é entre 13 e 15 mil anos atrás). A chegada ao continente americano teria ocorrido pelo Estreito de Bering.

No entanto, na reportagem do slide 4, mostra uma pesquisa realizada por outros pesquisadores e publicados na prestigiosa revista científica Nature. Ossos (fósseis) de uma mastodonte (um parente antigo do elefante) com idade calculada em 130 mil anos atrás, foram encontrados próxima a área que hoje é a cidade de San Diego (EUA). Esses ossos teriam sido quebrados com ferramentas de pedra, o que de acordo com os cientistas mostra a presença de hominídeos, o que se pode concluir que estes humanos antigos chegaram bem antes de 15 mil anos, isto coloca em xeque as teorias anteriores. Há outras pesquisas recentes que mostram que a chegada à América poderia ter ocorrido em balsas a partir da Austrália. Projete ou imprima o mapa dos caminhos da migração humana partindo da África. Explique para os alunos o caminho percorrido pelos povos primitivos para chegar até a América, comente que em períodos passados os deslocamentos ocorriam através de barcas ou caminhando (observe que a projeção cartográfica utilizada é diferente do que os alunos estão acostumados).

Imagens da Contextualização: https://docs.google.com/document/d/17Pi6xPDt129yesdlSa5mECac2u027Zwh63CDsNx0th8/edit

Mapa da Contextualização: https://docs.google.com/document/d/1TjiivOhC1XUJIPRl4aMjCCc01D9GRTHo87dkLJMeUew/edit

Como adequar à sua realidade: Caso na sua região tenha algum sítio arqueológico, como o Sítio de Pedra Furada, no Parque Nacional da Serra da Capivara, Piauí, onde a datação sugeriu que grupos de Homo sapiens habitaram a região entre 50 mil e 20 mil anos atrás. Você poderia usar esses estudos para adaptar à sua realidade. Veja abaixo no link "História esquecida?" mais informações sobre o Brasil.

Para você saber mais:

BAIMA, Cesar. Primeiros humanos teriam chegado às Américas há 130 mil anos. O Globo. Disponível em: . Acesso em: 08 fev 2019.

LOPES, Reinaldo José. Estudo traça mapa da chegada do Homo Sapiens à América. Folha de S. Paulo. Disponível em: . Acesso em: 08 fev 2019.

RIBEIRO, Gabriel Francisco. História esquecida? Disponível em: <https://www.uol/noticias/especiais/fosseis-no-brasil-onde-estao-registros-humanos-antigos-no-pais.htm#historia-esquecida>.

Acesso em: 13 fev 2019.

- Hominídeos: o homem na sua fase de lenta evolução física e intelectual, desde o estádio primitivo ao estádio de desenvolvimento atual.

-Fóssil: é qualquer evidência de vida passada, como, por exemplo, evidências diretas, como restos de organismos preservados nas rochas, ou indiretas, como marcas deixadas por organismos nos sedimentos.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o tema da aula aos alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou leia para a turma. Outra possibilidade é imprimir os títulos das reportagens. Explique aos alunos que é um tema complexo e requer muito estudo e pesquisa por parte dos cientistas. Comente que na primeira reportagem pesquisadores dos EUA, Austrália e da América Latina conseguiram obter e decodificar o DNA de indígenas que viveram entre 9000 e 500 anos atrás. Através dos cálculos desses pesquisadores o Homo sapiens teria chegado no continente americano por volta de 16 mil anos (o que se aproxima da teoria mais aceita que é entre 13 e 15 mil anos atrás). A chegada ao continente americano teria ocorrido pelo Estreito de Bering.

No entanto, na reportagem do slide 4, mostra uma pesquisa realizada por outros pesquisadores e publicados na prestigiosa revista científica Nature. Ossos (fósseis) de uma mastodonte (um parente antigo do elefante) com idade calculada em 130 mil anos atrás, foram encontrados próxima a área que hoje é a cidade de San Diego (EUA). Esses ossos teriam sido quebrados com ferramentas de pedra, o que de acordo com os cientistas mostra a presença de hominídeos, o que se pode concluir que estes humanos antigos chegaram bem antes de 15 mil anos, isto coloca em xeque as teorias anteriores. Há outras pesquisas recentes que mostram que a chegada à América poderia ter ocorrido em balsas a partir da Austrália. Projete ou imprima o mapa dos caminhos da migração humana partindo da África. Explique para os alunos o caminho percorrido pelos povos primitivos para chegar até a América, comente que em períodos passados os deslocamentos ocorriam através de barcas ou caminhando (observe que a projeção cartográfica utilizada é diferente do que os alunos estão acostumados).

Imagens da Contextualização: https://docs.google.com/document/d/17Pi6xPDt129yesdlSa5mECac2u027Zwh63CDsNx0th8/edit

Mapa da Contextualização: https://docs.google.com/document/d/1TjiivOhC1XUJIPRl4aMjCCc01D9GRTHo87dkLJMeUew/edit

Como adequar à sua realidade: Caso na sua região tenha algum sítio arqueológico, como o Sítio de Pedra Furada, no Parque Nacional da Serra da Capivara, Piauí, onde a datação sugeriu que grupos de Homo sapiens habitaram a região entre 50 mil e 20 mil anos atrás. Você poderia usar esses estudos para adaptar à sua realidade. Veja abaixo no link "História esquecida?" mais informações sobre o Brasil.

Para você saber mais:

BAIMA, Cesar. Primeiros humanos teriam chegado às Américas há 130 mil anos. O Globo. Disponível em: . Acesso em: 08 fev 2019.

LOPES, Reinaldo José. Estudo traça mapa da chegada do Homo Sapiens à América. Folha de S. Paulo. Disponível em: . Acesso em: 08 fev 2019.

RIBEIRO, Gabriel Francisco. História esquecida? Disponível em: <https://www.uol/noticias/especiais/fosseis-no-brasil-onde-estao-registros-humanos-antigos-no-pais.htm#historia-esquecida>.

Acesso em: 13 fev 2019.

- Hominídeos: o homem na sua fase de lenta evolução física e intelectual, desde o estádio primitivo ao estádio de desenvolvimento atual.

-Fóssil: é qualquer evidência de vida passada, como, por exemplo, evidências diretas, como restos de organismos preservados nas rochas, ou indiretas, como marcas deixadas por organismos nos sedimentos.

Slide Plano Aula

Orientações: Projete o tema da aula aos alunos ou, caso não seja possível, escreva no quadro ou leia para a turma. Outra possibilidade é imprimir os títulos das reportagens. Explique aos alunos que é um tema complexo e requer muito estudo e pesquisa por parte dos cientistas. Comente que na primeira reportagem pesquisadores dos EUA, Austrália e da América Latina conseguiram obter e decodificar o DNA de indígenas que viveram entre 9000 e 500 anos atrás. Através dos cálculos desses pesquisadores o Homo sapiens teria chegado no continente americano por volta de 16 mil anos (o que se aproxima da teoria mais aceita que é entre 13 e 15 mil anos atrás). A chegada ao continente americano teria ocorrido pelo Estreito de Bering.

No entanto, na reportagem do slide 4, mostra uma pesquisa realizada por outros pesquisadores e publicados na prestigiosa revista científica Nature. Ossos (fósseis) de uma mastodonte (um parente antigo do elefante) com idade calculada em 130 mil anos atrás, foram encontrados próxima a área que hoje é a cidade de San Diego (EUA). Esses ossos teriam sido quebrados com ferramentas de pedra, o que de acordo com os cientistas mostra a presença de hominídeos, o que se pode concluir que estes humanos antigos chegaram bem antes de 15 mil anos, isto coloca em xeque as teorias anteriores. Há outras pesquisas recentes que mostram que a chegada à América poderia ter ocorrido em balsas a partir da Austrália. Projete ou imprima o mapa dos caminhos da migração humana partindo da África. Explique para os alunos o caminho percorrido pelos povos primitivos para chegar até a América, comente que em períodos passados os deslocamentos ocorriam através de barcas ou caminhando (observe que a projeção cartográfica utilizada é diferente do que os alunos estão acostumados).

Imagens da Contextualização: https://docs.google.com/document/d/17Pi6xPDt129yesdlSa5mECac2u027Zwh63CDsNx0th8/edit

Mapa da Contextualização: https://docs.google.com/document/d/1TjiivOhC1XUJIPRl4aMjCCc01D9GRTHo87dkLJMeUew/edit

Como adequar à sua realidade: Caso na sua região tenha algum sítio arqueológico, como o Sítio de Pedra Furada, no Parque Nacional da Serra da Capivara, Piauí, onde a datação sugeriu que grupos de Homo sapiens habitaram a região entre 50 mil e 20 mil anos atrás. Você poderia usar esses estudos para adaptar à sua realidade. Veja abaixo no link "História esquecida?" mais informações sobre o Brasil.

Para você saber mais:

BAIMA, Cesar. Primeiros humanos teriam chegado às Américas há 130 mil anos. O Globo. Disponível em: . Acesso em: 08 fev 2019.

LOPES, Reinaldo José. Estudo traça mapa da chegada do Homo Sapiens à América. Folha de S. Paulo. Disponível em: . Acesso em: 08 fev 2019.

RIBEIRO, Gabriel Francisco. História esquecida? Disponível em: <https://www.uol/noticias/especiais/fosseis-no-brasil-onde-estao-registros-humanos-antigos-no-pais.htm#historia-esquecida>.

Acesso em: 13 fev 2019.

- Hominídeos: o homem na sua fase de lenta evolução física e intelectual, desde o estádio primitivo ao estádio de desenvolvimento atual.

-Fóssil: é qualquer evidência de vida passada, como, por exemplo, evidências diretas, como restos de organismos preservados nas rochas, ou indiretas, como marcas deixadas por organismos nos sedimentos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Projete a imagem com a problematização, ou, caso não seja possível, imprima algumas cópias para os alunos. Explique como funciona o método de datação de um fóssil. Quando se fala que uma rocha tem 2000 milhões de anos, muitos ficam se perguntando como esse tipo de informação científica é possível.

Comente que os estudos na área da Química estão presentes nesse processo e o elemento Carbono é fundamental em processos de datação. Esses métodos têm um alto grau de exatidão. O Carbono é usado para os fósseis que ainda possuem esse elemento nos ossos, por exemplo, para os hominídeos provenientes de períodos geológicos mais recentes. Quando não conseguimos analisar a idade do fóssil, procura-se avaliar a rocha em que ele foi encontrado. Como cada camada de rocha sedimentar é característica de um período geológico específico, é possível determinar uma cronologia através do estudo de uma determinada quantidade de camadas. É importante comentar que além das datações existentes, os geneticistas (o profissional que estuda a genética) tem participado cada vez mais dessas pesquisas para ajudar a estimar a data do fóssil, por exemplo, um grupo investigou a ligação entre os índios de tribos amazônicas atuais com populações que habitavam a Ásia e os aborígenes australianos, desta forma, ajudaram no processo de datação.

Imagem da Problematização: https://docs.google.com/document/d/1VIsoTaxOfb31qpKiCS0lpHGIDNUtVatdwgz_xlm35Qo/edit

Para você saber mais:

Como é calculada a idade dos fósseis? Disponível em: <https://www.terra.com.br/noticias/educacao/voce-sabia/como-e-calculada-a-idade-dos-fosseis,ab18d8aec67ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html>. Acesso em: 11 fev 2019.

SOUZA, Líria Alves. Datação de fósseis. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/datacao-fosseis.htm>. Acesso em: 08 fev 2019.

- Cronologia: o objetivo desta ciência é datar eventos históricos, descrevendo-os e agrupando numa sequência lógica.

- Paleontologia: é uma ciência que analisa os fósseis de animais e vegetais que habitaram nosso planeta com o objetivo de estudar os aspectos da vida na Terra em períodos geológicos passados.

- Genética: é um ramo da biologia que estuda a transmissão das características hereditárias ao longo das gerações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 22 minutos

Orientações: Separe a turma em grupos (de 3 a 5 alunos). A ideia é usar a metodologia ativa Timeline (linha do tempo) que é uma proposta para estimular a percepção da sucessão e da duração dos acontecimentos históricos, o que vai possibilitar um aprendizado lúdico e autônomo para os alunos de diferentes níveis e modalidades. A metodologia foi retirada do livro "A sala de aula inovadora - estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo". De forma sucinta, explique aos alunos o que é uma timeline. Faça um exemplo pequeno na lousa ou projete o exemplo de timeline do link abaixo.

Forneça uma cópia para cada grupo dos arquivos: "Fósseis" (as imagens são apenas ilustrativas) e "Identificação" (os dados usados nesse arquivo são fictícios). Explique aos alunos que eles devem trabalhar como um time para criar a timeline. Entregue as cartolinas (ou folhas A4), tesouras, lápis, borrachas, post-it, canetas e canetinhas para cada grupo. O ideal é fazer um rascunho antes, para depois fazer a versão final.

Com a folha "Fósseis" em mãos os alunos devem cortar os oito fósseis. Explique para eles que na timeline é obrigatório colar o fóssil em ordem cronológica, escrever a data ou período que este foi encontrado, além de colocar o nome (por exemplo, Homo sapiens). Incentive os alunos a desenhar ou colorir na timeline. Outra possibilidade é usar as Tecnologias Digitais, abaixo tem um link para um site onde são apresentadas ferramentas online para se criar timeline. Caminhe pela sala de aula durante a criação da timeline, este é um momento importante onde o professor poderá conversar com os alunos e sanar qualquer dúvida, até mesmo rever conceitos sobre o tema. Cuide para que todos participem ativamente da atividade proposta.

Fósseis: https://docs.google.com/document/d/1AGtCa07KEnwjvqLmVH6om7z1l_q3rXDTnLwYZjjJVmM/edit

Identificação: https://docs.google.com/document/d/1_AmDV0igA40IozLfo5v050GoOX7dz4pk810vzSmZkBU/edit

Exemplo de timeline: https://docs.google.com/document/d/1Ms-5lfh2ny2HRyMaWppiIUtJ0cbfTnGTlG7jUCyG1nY/edit

Site para criar timeline: Disponível em: http://noticias.universia.com.br/atualidade/noticia/2014/04/15/1094875/7-ferramentas-online-criar-linhas-tempo.html Acesso em: 14 fev 2019.

Como adequar à sua realidade: Na reportagem abaixo, História esquecida?, temos vários pontos do Brasil que possuem sítios arqueológicos. Você pode adaptar o plano e usar imagens dos sítios da sua região e até mesmo criar uma timeline do Brasil.

Para você saber mais:

CAMARGO, F; DAROS, T. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

RIBEIRO, Gabriel Francisco. História esquecida? Disponível em: <https://www.uol/noticias/especiais/fosseis-no-brasil-onde-estao-registros-humanos-antigos-no-pais.htm#historia-esquecida>.

Acesso em: 13 fev 2019.

- Cronologia: o objetivo desta ciência é datar eventos históricos, descrevendo-os e agrupando numa sequência lógica.

- Fóssil: é qualquer evidência de vida passada, como, por exemplo, evidências diretas, como restos de organismos preservados nas rochas, ou indiretas, como marcas deixadas por organismos nos sedimentos.

- Hominídeos: o homem na sua fase de lenta evolução física e intelectual, desde o estádio primitivo ao estádio de desenvolvimento atual.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Com a fita crepe peça para que os alunos colem pela sala as suas linhas do tempo. Agora é o momento de finalizar a aula, o ideal é retomar o objetivo de aprendizagem. Comece lendo a timeline que eles criaram, assim, se houver algum equívoco na elaboração, os alunos irão identificar. Explique que a Ciência está sempre em evolução e daqui algum tempo uma outra pesquisa pode apresentar e defender outras ideias, por exemplo, que o Homo sapiens chegaram à América numa data diferente e por outros caminhos. Novas técnicas de datação vão surgir e o conhecimento sobre o tema que temos hoje poder ser outro daqui 10 anos, ou mesmo antes.

Explore com os alunos que a África é de onde saíram os primeiros hominídeos e foi uma migração para o mundo (Europa, Ásia, Oceania e América), em aulas futuras serão exploradas outras migrações, por exemplo, para a Europa.

Projete ou imprima algumas imagens deste fóssil para os alunos. Comente que os fósseis foram e ainda são fundamentais para o entendimento da vida passada na Terra. Lance a pergunta: "Qual é a importância do estudo dos fósseis para a humanidade? Deixe que os alunos mostre o que eles aprenderam nessa aula, quando for necessário, faça intervenções sempre retomando o objetivo de aprendizagem. Para finalizar a aula, você pode relembrar que condicionantes físico-naturais fizeram que os hominídeos se adaptassem aos diferentes climas do planeta, o que gerou também características físicas heterogêneas, a disponibilidade ou não de alimentos fez com que os hominídeos tivessem diferentes habilidades motoras e cognitivas, sendo o Homo sapiens, o mais "sábio".

Imagem da Sistematização: https://docs.google.com/document/d/1qnkvdHBlpd9Vz5-75ByGl8zgqQ59xHnFxe_8xJ8c250/edit

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE O sujeito e seu lugar no mundo do 8º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08GE01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano