16282
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Geografia > 8º ano > Unidade

Plano de aula - O Trabalho informal nas grandes cidades da América Latina

Plano de aula de Geografia com atividades para 8° ano do Fundamental sobre Compreender o crescimento do trabalho informal nas grandes cidades da América do Sul em comparativo com o trabalho formal

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ricardo Quirino Alves De Sousa

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE16 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis, borracha, caneta ou canetinha, papel sulfite.

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BRjYgBszQajQtAJxkzTDgFdM4nTaMfvK3SSDrKW6KqEq2cZ5byHbCdxYj5g7/geo08-16unid03-contextualizacao.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EsHwbkzUFejWByQ9NptKVzFHC8r8MBEnvhP8cTY7xVE3dSAvEPBUhE4fjx9M/geo08-16unid03-problematizacao.pdf

Imagem disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vendedores_ambulantes_-_panoramio.jpg acesso em 21 de novembro de 2018.

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MCRmqzMdygkTWZgYMqYg8wSHH9vnJjZPRPs8PJCm4mfYQqTW3sxjMGrWXMQH/geo08-16unid03-acao-propositiva.pdf

Imagem 3 disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Lazer3.jpg acesso em 08 de dezembro de 2018.

Atividade Complementar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JTzgVftM3mMRZXfpycyjNeTwfBBuNzT4t2hkCytgKAQmF2f5qcSf9rAqZCRa/geo08-16unid03-atividade-complementar.pdf

Material complementar:

vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nkHUZgaMxio acesso em 23 de novembro de 2018. O vídeo aborda a questão do trabalho informal no Brasil e faz uma boa caracterização da base conceitual sobre a temática.

Para você saber mais:

Artigo disponível em: http://www.ilo.org/brasilia/noticias/WCMS_635395/lang--pt/index.htm acesso em 23 de novembro de 2018.

Continuação do vídeo material complementar disponível em https://www.youtube.com/watch?v=u55AXRlMQ00 acesso em 23 de novembro de 2018.

Artigo disponível em www.revistas.usp.br/prolam/article/download/110375/114106/ acesso em 27 de novembro de 2018, que faz uma analise do trabalho na América Latina.

Artigo diponível em http://csbh.fpabramo.org.br/uploads/mapa_do_trabalho_informal.pdf acesso em 27 de novembro de 2018, que apresenta a estrutura completa do trabalho informal na cidade de São Paulo.

Tema select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Explique que o trabalho informal é o contrário de trabalho formal, e o que difere os dois tipos é a existência ou não de carteira assinada e os benefícios sociais gerados pela formalidade dos contratos trabalhistas, que normalmente seguem regras historicamente constituídas, que denominamos direitos trabalhistas. Neste sentido, as leis variam e modificam ao passar dos anos e de um país para outro. Lembre que no Brasil o que rege o direito trabalhista é a CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas. Logo, os trabalhadores informais não são abrangidos pela lei e, como consequência, são desprovidos de direitos como a aposentadoria, a seguridade social, décimo terceiro, férias entre outros.

Contextos prévios: O conceito de trabalho permeia tanto o 6º ano e o 7º ano. No 6º ano é observado a estrutura das atividades econômicas entre os setores primário, secundário e terciário, que são devidamente caracterizados conforme a evolução da produção do espaço geográfico. Já no 7º ano o trabalho é visualizado na construção do território brasileiro e na estrutura econômica das regiões e estados do Brasil. Porém, se necessário, retome estes conceitos, bem como a função social do trabalho e sua mudança ao longo do tempo na sociedade contemporânea.

Contextualização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Faça uma levantamento prévio junto aos alunos se conhecem a carteira de trabalho, se possível, leve uma carteira e apresente aos alunos. Questione se os pais ou responsáveis trabalham com carteira registrada, ou se são informais. Aborde sobre as implicações legais em relação a carteira de trabalho.

Para você saber mais:

Artigo disponível em https://www.trt3.jus.br/escola/download/revista/rev_70_II/Mauricio_Bastos.pdf . Acesso em 05 de dezembro de 2018, apresenta uma ótima caracterização dos tipos de trabalho formal e o drama da informalidade em função da perda da cidadania.

Artigo disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2014/04/01/internacional/1396360001_662790.html . Acesso em 05 de dezembro de 2018, apresenta a realidade do trabalho informal na América Latina, apontando ainda algumas possibilidades de solução deste problema.

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Peça aos alunos para observarem a imagem, questione se já se depararam com ambulantes trabalhando, e quais as condições de trabalho dessa pessoas? Exponha a problemática e relacione com o cotidiano das cidade.

Material para impressão https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EsHwbkzUFejWByQ9NptKVzFHC8r8MBEnvhP8cTY7xVE3dSAvEPBUhE4fjx9M/geo08-16unid03-problematizacao.pdf

Problematização select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Peça aos alunos para observarem a imagem, questione se já se depararam com ambulantes trabalhando e quais as condições de trabalho dessa pessoas. Exponha a problemática e relacione com o cotidiano das cidades. Explique que as pessoas acabam no trabalho informal pela falta de oportunidade, ou ainda em função do desemprego estrutural e das crises econômicas, bem como pela falta de qualificação e de aperfeiçoamento profissional.

Material para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EsHwbkzUFejWByQ9NptKVzFHC8r8MBEnvhP8cTY7xVE3dSAvEPBUhE4fjx9M/geo08-16unid03-problematizacao.pdf

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações: Reúna os alunos em grupos de 4 membros, nos quais irão produzir um mapa conceitual. O mapa conceitual é uma estrutura de produção de conceitos de forma organizada em um fluxograma hierarquizado. O tema é seguido por uma pergunta focal. A sistematização é formada por uma proposição, seguida de um verbo de ligação a outra proposição. Exemplo disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mapa_Conceitual_Aprendizagem_Significativa.png . Acesso em 08 de dezembro de 2018. Perceba que a orientação aos alunos precisa ser bem caracterizada, pois a ordem hierárquica requer uma clareza semântica, ou seja, que os elementos conceituais sejam conectados de forma coerente e coesa.

Material para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MCRmqzMdygkTWZgYMqYg8wSHH9vnJjZPRPs8PJCm4mfYQqTW3sxjMGrWXMQH/geo08-16unid03-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Artigo disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1298/944 . Acesso em 08 de dezembro de 2018.

Video disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aF0UbIdN1Eg . Acesso em 08 de dezembro de 2018, apresenta uma aula sobre mapas conceituais.

Ação Propositiva select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações: Reúna os alunos em grupos de 4, nos quais irão produzir um mapa conceitual. O mapa conceitual é uma estrutura de produção de conceitos de forma organizada em um fluxograma hierarquizado. O tema é seguido por uma pergunta focal. A sistematização é formada por uma proposição seguida de uma verbo de ligação a outra proposição. Exemplo disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mapa_Conceitual_Aprendizagem_Significativa.png. Acesso em 08 de dezembro de 2018. Perceba que a orientação aos alunos precisa ser bem caracterizada, pois a ordem hierárquica requer uma clareza semântica, ou seja, que os elementos conceituais sejam conectados de forma coerente e coesa. Para essa orientação você pode projetar ou imprimir o exemplo de mapa conceitual disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MCRmqzMdygkTWZgYMqYg8wSHH9vnJjZPRPs8PJCm4mfYQqTW3sxjMGrWXMQH/geo08-16unid03-acao-propositiva.pdf e entregar aos alunos.

Para você saber mais:

Artigo disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1298/944 acesso em 08 de dezembro de 2018.

Video disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aF0UbIdN1Eg acesso em 08 de dezembro de 2018, apresenta uma aula sobre mapas conceituais.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Agora, para finalizar, solicite aos alunos uma apresentação do mapa conceitual produzido pelos grupos. Oriente ainda que intercalem as apresentações entre um grupo sobre o trabalho formal e outro sobre o trabalho informal. Espera-se que os alunos consigam refletir a importância do trabalho na estrutura da sociedade contemporânea, e que as diferenças entre trabalho formal e informal são consequências de umas série de fatores, dentre ele o desemprego estrutural, a globalização e o neoliberalismo, a mão de obra desqualificada, pouca capacidade empreendedora, excesso de burocracia na relações trabalhistas, leis arcaicas.

Atividade Complementar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JTzgVftM3mMRZXfpycyjNeTwfBBuNzT4t2hkCytgKAQmF2f5qcSf9rAqZCRa/geo08-16unid03-atividade-complementar.pdf

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE16 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Lápis, borracha, caneta ou canetinha, papel sulfite.

Contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/BRjYgBszQajQtAJxkzTDgFdM4nTaMfvK3SSDrKW6KqEq2cZ5byHbCdxYj5g7/geo08-16unid03-contextualizacao.pdf

Problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EsHwbkzUFejWByQ9NptKVzFHC8r8MBEnvhP8cTY7xVE3dSAvEPBUhE4fjx9M/geo08-16unid03-problematizacao.pdf

Imagem disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Vendedores_ambulantes_-_panoramio.jpg acesso em 21 de novembro de 2018.

Ação Propositiva: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MCRmqzMdygkTWZgYMqYg8wSHH9vnJjZPRPs8PJCm4mfYQqTW3sxjMGrWXMQH/geo08-16unid03-acao-propositiva.pdf

Imagem 3 disponível em https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Lazer3.jpg acesso em 08 de dezembro de 2018.

Atividade Complementar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JTzgVftM3mMRZXfpycyjNeTwfBBuNzT4t2hkCytgKAQmF2f5qcSf9rAqZCRa/geo08-16unid03-atividade-complementar.pdf

Material complementar:

vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nkHUZgaMxio acesso em 23 de novembro de 2018. O vídeo aborda a questão do trabalho informal no Brasil e faz uma boa caracterização da base conceitual sobre a temática.

Para você saber mais:

Artigo disponível em: http://www.ilo.org/brasilia/noticias/WCMS_635395/lang--pt/index.htm acesso em 23 de novembro de 2018.

Continuação do vídeo material complementar disponível em https://www.youtube.com/watch?v=u55AXRlMQ00 acesso em 23 de novembro de 2018.

Artigo disponível em www.revistas.usp.br/prolam/article/download/110375/114106/ acesso em 27 de novembro de 2018, que faz uma analise do trabalho na América Latina.

Artigo diponível em http://csbh.fpabramo.org.br/uploads/mapa_do_trabalho_informal.pdf acesso em 27 de novembro de 2018, que apresenta a estrutura completa do trabalho informal na cidade de São Paulo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Explique que o trabalho informal é o contrário de trabalho formal, e o que difere os dois tipos é a existência ou não de carteira assinada e os benefícios sociais gerados pela formalidade dos contratos trabalhistas, que normalmente seguem regras historicamente constituídas, que denominamos direitos trabalhistas. Neste sentido, as leis variam e modificam ao passar dos anos e de um país para outro. Lembre que no Brasil o que rege o direito trabalhista é a CLT - Consolidação das Leis Trabalhistas. Logo, os trabalhadores informais não são abrangidos pela lei e, como consequência, são desprovidos de direitos como a aposentadoria, a seguridade social, décimo terceiro, férias entre outros.

Contextos prévios: O conceito de trabalho permeia tanto o 6º ano e o 7º ano. No 6º ano é observado a estrutura das atividades econômicas entre os setores primário, secundário e terciário, que são devidamente caracterizados conforme a evolução da produção do espaço geográfico. Já no 7º ano o trabalho é visualizado na construção do território brasileiro e na estrutura econômica das regiões e estados do Brasil. Porém, se necessário, retome estes conceitos, bem como a função social do trabalho e sua mudança ao longo do tempo na sociedade contemporânea.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Faça uma levantamento prévio junto aos alunos se conhecem a carteira de trabalho, se possível, leve uma carteira e apresente aos alunos. Questione se os pais ou responsáveis trabalham com carteira registrada, ou se são informais. Aborde sobre as implicações legais em relação a carteira de trabalho.

Para você saber mais:

Artigo disponível em https://www.trt3.jus.br/escola/download/revista/rev_70_II/Mauricio_Bastos.pdf . Acesso em 05 de dezembro de 2018, apresenta uma ótima caracterização dos tipos de trabalho formal e o drama da informalidade em função da perda da cidadania.

Artigo disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2014/04/01/internacional/1396360001_662790.html . Acesso em 05 de dezembro de 2018, apresenta a realidade do trabalho informal na América Latina, apontando ainda algumas possibilidades de solução deste problema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Peça aos alunos para observarem a imagem, questione se já se depararam com ambulantes trabalhando, e quais as condições de trabalho dessa pessoas? Exponha a problemática e relacione com o cotidiano das cidade.

Material para impressão https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EsHwbkzUFejWByQ9NptKVzFHC8r8MBEnvhP8cTY7xVE3dSAvEPBUhE4fjx9M/geo08-16unid03-problematizacao.pdf

Slide Plano Aula

Orientações: Peça aos alunos para observarem a imagem, questione se já se depararam com ambulantes trabalhando e quais as condições de trabalho dessa pessoas. Exponha a problemática e relacione com o cotidiano das cidades. Explique que as pessoas acabam no trabalho informal pela falta de oportunidade, ou ainda em função do desemprego estrutural e das crises econômicas, bem como pela falta de qualificação e de aperfeiçoamento profissional.

Material para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EsHwbkzUFejWByQ9NptKVzFHC8r8MBEnvhP8cTY7xVE3dSAvEPBUhE4fjx9M/geo08-16unid03-problematizacao.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações: Reúna os alunos em grupos de 4 membros, nos quais irão produzir um mapa conceitual. O mapa conceitual é uma estrutura de produção de conceitos de forma organizada em um fluxograma hierarquizado. O tema é seguido por uma pergunta focal. A sistematização é formada por uma proposição, seguida de um verbo de ligação a outra proposição. Exemplo disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mapa_Conceitual_Aprendizagem_Significativa.png . Acesso em 08 de dezembro de 2018. Perceba que a orientação aos alunos precisa ser bem caracterizada, pois a ordem hierárquica requer uma clareza semântica, ou seja, que os elementos conceituais sejam conectados de forma coerente e coesa.

Material para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MCRmqzMdygkTWZgYMqYg8wSHH9vnJjZPRPs8PJCm4mfYQqTW3sxjMGrWXMQH/geo08-16unid03-acao-propositiva.pdf

Para você saber mais:

Artigo disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1298/944 . Acesso em 08 de dezembro de 2018.

Video disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aF0UbIdN1Eg . Acesso em 08 de dezembro de 2018, apresenta uma aula sobre mapas conceituais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações: Reúna os alunos em grupos de 4, nos quais irão produzir um mapa conceitual. O mapa conceitual é uma estrutura de produção de conceitos de forma organizada em um fluxograma hierarquizado. O tema é seguido por uma pergunta focal. A sistematização é formada por uma proposição seguida de uma verbo de ligação a outra proposição. Exemplo disponível em: https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mapa_Conceitual_Aprendizagem_Significativa.png. Acesso em 08 de dezembro de 2018. Perceba que a orientação aos alunos precisa ser bem caracterizada, pois a ordem hierárquica requer uma clareza semântica, ou seja, que os elementos conceituais sejam conectados de forma coerente e coesa. Para essa orientação você pode projetar ou imprimir o exemplo de mapa conceitual disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MCRmqzMdygkTWZgYMqYg8wSHH9vnJjZPRPs8PJCm4mfYQqTW3sxjMGrWXMQH/geo08-16unid03-acao-propositiva.pdf e entregar aos alunos.

Para você saber mais:

Artigo disponível em: http://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/1298/944 acesso em 08 de dezembro de 2018.

Video disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=aF0UbIdN1Eg acesso em 08 de dezembro de 2018, apresenta uma aula sobre mapas conceituais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos

Orientações: Agora, para finalizar, solicite aos alunos uma apresentação do mapa conceitual produzido pelos grupos. Oriente ainda que intercalem as apresentações entre um grupo sobre o trabalho formal e outro sobre o trabalho informal. Espera-se que os alunos consigam refletir a importância do trabalho na estrutura da sociedade contemporânea, e que as diferenças entre trabalho formal e informal são consequências de umas série de fatores, dentre ele o desemprego estrutural, a globalização e o neoliberalismo, a mão de obra desqualificada, pouca capacidade empreendedora, excesso de burocracia na relações trabalhistas, leis arcaicas.

Atividade Complementar: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JTzgVftM3mMRZXfpycyjNeTwfBBuNzT4t2hkCytgKAQmF2f5qcSf9rAqZCRa/geo08-16unid03-atividade-complementar.pdf

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Unidade do 8º ano :

MAIS AULAS DE Geografia do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08GE16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Geografia

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano