GEO8_11UND03 - Contextualização - Fronteiras
Plano de Aula
Plano de aula: O Chile e as disputas de territórios na América Sul
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Geopolítica latino-americana
Sobre o plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esta habilidade propõe expandir o olhar para a relação do sujeito com contextos mais amplos, considerando temas políticos, econômicos e culturais do Brasil e do cenário internacional. Permitir que o estudante se entenda como produto de uma sociedade localizada em determinado tempo e espaço, mas também produtor dessa mesma sociedade.
Nesta aula, será proposto analisar a origem dos problemas territoriais entre o Chile e seus vizinhos como Bolívia, Peru, Argentina, analisando as perdas e as questões diplomáticas geradas a partir das disputas.
A turma se organizará em times com a seguinte proposta: A sala de aula será dividida em 2 estações cada uma com países em que o Chile apresenta problemas territoriais. Os times vão rotacionando pelas estações em busca de respostas usando mapas das regiões e textos sobre a origem e objetivos desses conflitos. No final cada time deverá apresentar para turma um quadro comparativo das disputas territoriais da América do Sul.
Materiais necessários: Uma folha sulfite por time (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, régua, borracha. Cópias dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.
Material complementar:
Contextualização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TtFGKzjcsMTsaAb4vrJYnjMZYkcqGUBpsHEUzPBfMmvQV9dzu9UsJsdhPbmJ/geo8-11und03-contextualizacao-fronteiras.pdf
Ação Propositiva - Estação 1. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gxGezRcbGAPvmkgx7GVgqtgb9e5vTjhcvntmGCcaSkzn5BnSYzENAS2StdtR/geo8-11und03-acao-propositiva-estacao-1.pdf
Ação Propositiva - Estação 2. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bkXvw2Pm9ekCqW2sS8fr5u5XhdskXEg4B2DKahNvxrTc2gwXe72Czu8pUTN9/geo8-11und03-acao-propositiva-estacao-2.pdf
Sistematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/7926ckBP6YmCnw7Hp5Cvf7ApARgWrKmM5PSkEWcqzuPCfqU3YSCSDhvJuJWX/geo8-11und03-sistematizacao-tabela.pdf
Para você saber mais:
Disputa entre o Chile a Bolívia
Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/a-disputa-de-mais-de-um-seculo-da-bolivia-com-o-chile-por-uma-saida-ao-mar.ghtml. Acesso 17/02/2019.
Guerra do Pacífico
Disponível em: https://guerras.brasilescola.uol.com.br/seculo-xvi-xix/guerra-pacifico.htm
Acesso 17/02/2019.
Como o Papa João Paulo II impediu uma guerra entre Chile e Argentina, há 40 anos Disponível em: https://www.defesaaereanaval.com.br/entenda-como-o-papa-joao-paulo-ii-impediu-uma-guerra-entre-chile-e-argentina-ha-40-anos. Acesso 17/02/2019.
Chile e Antártida. Disponível em: https://marsemfim.com.br/continente-antartico-por-que-tanto-interesse/. Acesso 17/02/2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema para a turma. Peça que observem o mapa que destaca o Chile. Pergunte aos alunos se sabem sobre algum conflito territorial que envolve o Chile e seus países vizinhos.
Aproveite para lembrá-los que é um país que faz fronteira com a Bolívia, Peru, Argentina e também com a Antártida. Devido sua característica geográfica, o Chile ao longo do tempo se envolveu em guerras e conflitos com a finalidade de garantir seus interesses geográficos, econômicos e políticos. Nesta aula, propomos uma análise de alguns dessas disputas territoriais, bem como as consequências dos conflitos envolvendo, como por exemplo, o mar chileno e o acesso ao Oceano Pacífico e a posse territorial da Antártida.
Contextualização
Tempo sugerido: 7 minutos
Orientações: Peça a turma que formem times de 4 a 5 alunos. Projete os slides ou imprima as imagens
Solicite aos alunos que observem o mapa com atenção. Destaque o problema envolvendo os dois países. Qual a importância de ampliar a área marítima para o Peru? Os alunos podem considerar a exploração marítima por parte do Peru, principalmente em relação a pesca.
Explique aos alunos que com a Guerra do Pacífico foi um conflito ocorrido entre 1879 e 1883, envolvendo o Chile, a Bolívia e o Peru. No final do conflito, o Chile anexou áreas ricas em recursos naturais de ambos os países derrotados. O Peru perdeu a província de Região de Tarapacá, e a Bolívia teve de ceder a província de Antofagasta, ficando sem uma saída soberana para o mar.
Apresente o próximo slide com o mapa do conflito entre a Bolívia e o Chile.
Contextualização
Orientações: Peça que observem o mapa que destaca o país Bolívia. É o único país da América do Sul não possui saída para o mar. Porém nem sempre foi assim, o país tinha saída para o mar antes da Guerra do Pacífico, mas perdeu território para o Chile.
Pergunte aos alunos quais seriam os desafios de um país que não possui saída para o mar? É possível que os alunos digam que estão relacionados ao comércio marítimo, pois a Bolívia dependente da colaboração e da autorização de países vizinhos para utilizar os portos para transportar, bem como receber mercadorias internacionais.
Em outubro de 2018, o tribunal de Haya deu o seu veredito final sobre a demanda da Bolívia que exigia do Chile uma saída para o mar do Pacífico. Ao final da votação, por 12 votos contra 3, o tribunal decidiu que o Chile não está obrigado a negociar um acesso soberano ao mar para a Bolívia.
Contextualização
Orientações: Peça que observem o mapa que apresenta as ilhas que dividem os países Argentina, Chile e na Antártida. Chilenos e argentinos reivindicam a posse dessa área argumentando que, além de suas bases, a população que mora na região herdou a área dos colonizadores espanhóis. Algumas pequenas ilhas perto da sua extremidade oriental foram objeto, durante muito tempo, de disputas territoriais entre o Chile e a Argentina. Segundo o tratado de 1985, elas pertencem desde então ao Chile (Ilhas Picton, Lennox e Nueva.)
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
Projete o vídeo do canal do YOUTUBE Guerra do Pacífico | Nerdologia.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=WeldbH7P4eg Acesso 17/02/2019.
Utilize os 5 primeiros minutos do vídeo. É importante os alunos compreenderem os aspectos históricos e geográficos que levaram o conflito entre o Chile e seus vizinhos na América do Sul. Após a exibição do vídeo pergunte aos alunos quais são os desafios da Bolívia, por exemplo, em relação ao comércio internacional não possuindo uma saída para o mar?
É importante que os alunos possam a partir do vídeo assistido, saber que os conflitos e perdas territoriais para o Chile fizeram a Bolívia precisar de utilizar os portos de países vizinhos para conseguir manter seu comércio internacional. Embora exista outras vias de transportes é importante salientar, a partir da imagem, que mais de 70% do comércio mundial é feito pelo mar.
Caso, não disponha de recursos áudio visuais, projete o slide e peça que os alunos observem a imagem. Após a independência era necessário estabelecer as fronteiras entre os novos países. Pergunte aos alunos se sabem dizer porque a Cordilheira dos Andes foi importante para estabelecer as fronteiras. É possível que os alunos apontem o território chileno a partir da fronteira geográfica da Cordilheira dos Andes.
O Chile ocupa uma posição privilegiada no extremo sul da América, com cerca de 4.300 km de extensão de norte a sul e de apenas 200 km de leste a oeste. A norte, o Chile faz fronteira com o Peru e a leste com a Bolívia e a Argentina. Em direção ao sul, estende-se até o Polo Sul, através do território antártico chileno, e em direção ao oeste, projeta-se em profundidade em direção ao oceano Pacífico, até a ilha de Páscoa, a 3.700 km da costa.
Porém para conseguir seu território, após a independência, entrou em conflito com seus vizinhos para garantir seu território e posição geográfica privilegiada.
Ação propositiva
Tempo Sugerido: 20 minutos
Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro. Imprima o material das duas estações e disponibilize cópias para as estações.
Estação 1: Guerra do Pacífico
Acesso 17/02/2019.
Estação 2: Conflito do Estreito de Beagle
Acesso 17/02/2019.
Explique aos times que a sala será dividida em duas estações. Na primeira, encontrarão informações sobre os conflitos entre Bolívia, Peru e Chile - Guerra do Pacífico. Na segunda, terão informações sobre o conflito entre Argentina e Chile envolvendo o Estreito de Beagle (ilhas próximas a Antártida).
Os times terão 10 minutos em cada estação para organizar as informações respondendo as questões: QUANDO, ONDE, POR QUÊ E PARA QUÊ.
Oriente os times que é importante trabalharem em equipe, pois a ajuda de todos será de grande importância para conseguir executar o desafio dentro do prazo determinado. Ao término do tempo de 10 minutos, solicite aos times que troquem de estação. Explique que as informações coletadas serão organizadas pelos times em um quadro comparativo na próxima etapa.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Nesta etapa, projete e entregue a folha impressa para os times.
Explique aos times, que agora deverão organizar as informações coletadas nas rotações em um quadro comparativo apresentando as tensões e conflitos envolvendo o Chile e seus vizinhos sul americanos.
Oriente os times a organizar a informação e preencher o quadro de forma resumida.
Após o término da atividade, cada time poderá apresentar seu quadro para a turma.
Se for possível, exponha os quadros no mural.
No momento da adaptação, priorize práticas reflexivas e criativas, que auxiliem no desenvolvimento das competências e habilidades BNCC. Utilize os planos de aula para planejar sequências didáticas, levando o aluno a desvendar e compreender as dinâmicas relacionadas a diversidade socioespacial e seus processos. As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes na educação e são fundamentais para operacionalizar suas aulas a distância, mas devem ser utilizadas com sua orientação para garantir uma aprendizagem com rigor científico através de fontes confiáveis. Para associar as etapas dos planos ao uso de ferramentas digitais, lembre-se de que as mesmas não devem ser utilizadas como fim em si mesmas, mas sim como instrumentos que possibilitam a investigação em ambientes virtuais que oportunizam experiências que os alunos não teriam acesso fisicamente. Para isso, você pode se valer de uma infinidade de recursos entre plataformas abertas, sites institucionais, Ongs, fundações, organismos multilaterais, jogos e quizzes, mapas interativos, simuladores e aplicativos de celular.
As propostas devem ser ajustadas a faixa etária dos alunos em atividades com distintos graus de complexidade, seguindo a progressão de conteúdo, projetando as experiências em dimensões maiores, partindo do local até o global. Preparamos para você uma lista de sugestões para incrementar os planos de aula e explorar o que a tecnologia digital traz para ensino de Geografia. Mas atenção, nesse período longe do espaço da escola, é importante aliar o uso de dispositivos a atividades físicas seguras, que promovam nos alunos momentos distantes das telas, estimulando os sentidos, desenvolvendo a criatividade e o movimento. Você pode alternar o uso de dispositivos com propostas mão na massa que propiciem a alfabetização cartográfica, o pensamento espacial e o raciocínio geográfico.
Partindo da realidade do aluno, estimule a exploração de seu lugar de vivência, o controle do tempo, a observação sob diferentes pontos de vista, a representação de elementos do cotidiano e reconhecimento das regras de convivência. A seguir, apresentamos propostas de atividades que podem substituir etapas dos planos, sem prejuízo ao desenvolvimento das habilidades relacionadas a eles: São elas, a construção de maquetes com sucatas; elaboração de mapas mentais, croquis e; plantas; registros fotográficos de objetos e paisagens do lugar de vivência; desenhos de observação em diferentes pontos de vista; colagens e representações bidimensionais e tridimensionais; entrevistas com familiares; representação de esquetes e cenas teatrais; jogos corporais; audição de músicas; assistir filmes, documentários e animações; jogos de tabuleiro; cultivar uma horta; fazer uma composteira caseira; ler e comentar notícias de telejornal ou impresso; produção de textos entre outras que você pode inventar. Além das atividades individuais, garanta também a realização de propostas em duplas ou em grupos através de aplicativos de comunicação, para garantir a socialização de opiniões, troca de experiências, produções coletivas e colaborativas. As etapas e resultados podem ser registrados na forma de fotografias, vídeos, podcast, blogs, cadernos digitais ou digitalizados para serem compartilhados com você e os colegas. Não se esqueça de sempre partir dos conhecimentos prévios e estimular o levantamento e testagem de hipóteses garantindo, mesmo que de forma remota, o protagonismo do aluno! Esperamos que a adaptação dos planos de aula de Geografia apara seu uso a distância, facilite o seu trabalho, com a mesma qualidade dos planos presenciais. PLATAFORMAS E SITES: Google Earth Google Maps Earth 3D Relief Map Science Changing The world Estação Espacial Internacional Earth nullschool MeteoEarth Minecraft Education Edition Education.com Recursos geográficos NATIONAL GEOGRAPHIC NA SALA DE AULA Digital Compass WORLD METERS APOLLO 11 ACESSO A MUSEUS VIRTUAIS E VISITAS GUIADAS: COLEÇÃO DE MUSEUS de CARTOGRAFIA MUSEUS VIRTUAIS PELO MUNDO INSTITUIÇÕES E ORGANISMOS MULTILATERAIS IBGE EMBRAPA MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE INCRA GREENPEACE ONU AGÊNCIA NACIONAL DE AGUAS RIOS VOADORES PNUD CENTRAL INTELLIGENCE AGENCY APLICATIVOS PARA CELULAR: World Atlas NASA APP Países e capitais do mundo Geografia Mundial Mapa politico Mapa físico Bússola StarTalk APP DE JOGOS DE GEOGRAFIA PARA CELULAR Jogo da Geografia ONDE É ISSO QUIZ GEOGRAFIA Planeta terra Jogos de geografia Geo Jogo JOGOS e QUIZZES ONLINE WORLD GEOGRAPHY GAMES CRIANÇA CIDADÃ DO MUNDO JOGOS GEOGRAFICOS QUIZ GEOGRAFIA CNECNOAS
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Juliana Maria
Mentor: Leandro Campelo
Especialista: Leandro Campelo
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 8°ano
Unidade temática: Conexões e escalas
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender a origem dos problemas territoriais entre o Chile e seus vizinhos como Bolívia, Peru, Argentina e Antártida, analisando as perdas e as questões diplomáticas geradas a partir das disputas.
Habilidade (s) da Base: (EF08GE11) Analisar áreas de conflito e tensões nas regiões de fronteira do continente latino-americano e o papel de organismos internacionais e regionais de cooperação nesses cenários.
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA