Plano de Aula

Plano de aula: Tensões e conflitos entre as fronteiras do Estados Unidos e México.

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Geopolítica latino-americana

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre o plano
Sobre o plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF08GE11 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade propõe expandir o olhar para a relação do sujeito com contextos mais amplos, considerando temas políticos, econômicos e culturais do Brasil e do cenário internacional. Permitir que o estudante se entenda como produto de uma sociedade localizada em determinado tempo e espaço, mas também produtor dessa mesma sociedade.

Nesta aula, será proposto analisar as tensões e conflitos na fronteira entre México e EUA buscando compreender os impactos da ampliação do muro nas relações diplomáticas, bem como nas atividades comerciais do USMCA (Acordo Estados Unidos-México-Canadá) que substituiu o NAFTA.

A turma se organizará em times com a seguinte proposta: ler e interpretar imagens, mapas e pistas (em formato de game) com a finalidade de responder o enigma - A ampliação do muro separando as fronteiras entre EUA e México resolverá o problema da entrada de imigrantes ilegais ou ampliará as tensões e conflitos entre os dois países?

Após descobrirem as pistas, os times farão individualmente uma avaliação (em formato de rubrica) e por meio da soma dos resultados, a turma descobrirá o vencedor.

Materiais necessários: Uma folha sulfite por time (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, régua, borracha. Cópias dos slides ou equipamento para apresentação dos slides.

Material complementar:

Contextualização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M8DkB8nGU2CrfveEWVXYCqqpqVBqU2hPakg6Yb9ukNyET4yqJYbtPGQ96CZu/geo8-11und02-contextualizacao-imagem.pdf

Problematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9wxcbvaKFBCNvYSVt2bVyturEPkYeEWFbeBQxCNq3E6fmAnkjdUPU4MThfYH/geo8-11und02-problematizacao-infografico.pdf

Ação Propositiva. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bzcbKk3V5v7ReHMaez3XZfvX6Ne7h6VwqX6WRRNZjDDvDvd6y8m53pmdGpGV/geo8-11und02-acao-propositiva-pistas.pdf

Enigmas. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/etqhgUb8J83sNt47R8P3NPSpyJEhRu27e2Djr99VyzggzcxwTxmmKMT3Q2Bd/geo8-11und02-acao-propositiva-enigmas.pdf

Sistematização. Disponível em:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dqnaYmZfgAzJbceAgtW2DgFVS3jQvvXUH8VURarT5qYdmD7Q6DwbjXfZYAKG/geo8-11und02-sistematizacao-tabela.pdf

Para você saber mais:

Gamificação. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/10843/como-incentivar-a-leitura-atraves-da-gamificacao Acesso 05/02/2019.

Muro do México. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/muro-mexico.htm Acesso 05/02/2019.

Vídeo: Um Mundo de Muros: México e Estados Unidos

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=s6-UB4SiB8I&vl=pt Acesso 05/02/2019.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete ou escreva no quadro o tema para a turma. Peça que observem o mapa com a seta indicando a fronteira entre EUA e o México. Pergunte aos alunos o que sabem sobre as tensões e conflitos na fronteira entre os EUA e o México.

Aproveite para lembrá-los que a fronteira que separa o México dos Estados Unidos é conhecida pela grande presença de grupos migratórios ilegais – a maioria formada por mexicanos –, que se deslocam em direção ao norte em busca de melhores condições de vida. Por esse motivo, os EUA resolveram construir, a partir de 1994, um muro entre os dois países e dificultar o processo de entrada de imigrantes oriundos do sul no país. Essa construção é popularmente conhecida como Muro do México.

Uma das promessas de Donald Trump em 2016 era construir um muro ao longo da fronteira com o México, uma tentativa de impedir a entrada de imigrantes ilegais nos Estados Unidos. É interessante ressaltar que a construção e ampliação do muro deverá gerar dificuldade de acesso para manter as relações comerciais entre os dos países.

Explique que a sala de aula será dividida em times, com a finalidade de analisar imagens, mapas e infográfico sobre a ampliação do muro separando as fronteiras entre EUA e México. Por meio de um jogo, os times serão desafiados analisar, por meio de um caça pistas, se a construção do muro resolverá o problema da entrada de imigrantes ilegais ou ampliará as tensões e conflitos entre os dois países.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO