Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete o slide ou leia o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da utilização das incógnitas nas equações e expressões algébricas, discutindo o que são termos como: igualdade, parte literal, coeficiente numérico, monômio e polinômio.
Propósito: Relembrar a ideia de transformar linguagem natural em linguagem matemática.
Discuta com a Turma:
- Por que utilizamos as incógnitas nas equações?
- Qual é o significado da utilização das incógnitas?
Retomada
Tempo sugerido: 7 minutos. (Slides 3 e 4)
Orientações: Mostre o slide para os alunos e questione-os se eles compreendem a ideia da utilização das incógnitas nas equações e expressões algébricas, discutindo o que são termos como: igualdade, parte literal, coeficiente numérico, monômio e polinômio.
Propósito: Relembrar a ideia de transformar linguagem natural em linguagem matemática.
Discuta com a Turma:
- Por que utilizamos as incógnitas nas equações?
- Qual é o significado da utilização das incógnitas?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, utilizando a estratégia que julgarem adequada. Em seguida, deixe que discutam com um colega suas soluções e modos de representar a atividade. Reserve um tempo para um debate coletivo e deixe que as duplas compartilhem o que discutiram. Utilize o Guia de Intervenções para discutir com os alunos as formas e possibilidades de resolução da atividade.
Propósito: Fazer com que os alunos utilizem a noção de igualdades matemáticas para resolver problemas envolvendo equações de 1º grau em situações de adição e subtração.
Discuta com a Turma:
- Quais as igualdades identificamos no problema?
- Qual é a função de utilizarmos incógnitas na equação?
- Porque criamos uma igualdade de expressões algébricas e numéricas
Materiais Complementares:
Atividade principal
Resolução atividade principal
Guia de intervenção
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7 e 8).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e as testamos, validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da utilização de noção de igualdades matemáticas para resolver problemas envolvendo equações de 1º grau em situações de adição e subtração.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a Turma:
- Qual é a importância da utilização das equações para representar situações reais (aplicação da Linguagem Algébrica)?
- Qual é o significado das incógnitas na equação?
- Como procedemos para resolver equação, levando em conta a ideia de igualdade, para determinar o valor desconhecido em situações de adição e subtração?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7 e 8).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e as testamos, validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da utilização de noção de igualdades matemáticas para resolver problemas envolvendo equações de 1º grau em situações de adição e subtração.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a Turma:
- Qual é a importância da utilização das equações para representar situações reais (aplicação da Linguagem Algébrica)?
- Qual é o significado das incógnitas na equação?
- Como procedemos para resolver equação, levando em conta a ideia de igualdade, para determinar o valor desconhecido em situações de adição e subtração?
Discussão das Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 6, 7 e 8).
Orientações: Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, passe para esta série de slides. Nela, os alunos irão ver o passo a passo de como refletimos sobre o problema, levantamos algumas hipóteses e as testamos, validamos algumas e descartamos outras. Nesse processo de tentativa e erro, podemos observar a importância da utilização de noção de igualdades matemáticas para resolver problemas envolvendo equações de 1º grau em situações de adição e subtração.
Propósito: Realizar um fechamento das ideias discutidas até o momento.
Discuta com a Turma:
- Qual é a importância da utilização das equações para representar situações reais (aplicação da Linguagem Algébrica)?
- Qual é o significado das incógnitas na equação?
- Como procedemos para resolver equação, levando em conta a ideia de igualdade, para determinar o valor desconhecido em situações de adição e subtração?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Encerre a atividade retomando com os estudantes a importância da utilização de noção de igualdades matemáticas para resolver problemas envolvendo equações de 1º grau em situações de adição e subtração.
Propósito: Retomar os objetivos propostos para esta aula.
Raio X
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam a atividade e a realizem, explorando a utilização de noção de igualdades matemáticas para resolver problemas envolvendo equações de 1º grau em situações de adição e subtração. Circule para verificar como os alunos estão realizando as operações e as tentativas. O Raio X é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um. No final, reserve um tempo para um debate coletivo registrando as soluções no quadro.
Propósito: Verificar se os alunos aplicam os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e avaliar os conhecimentos de cada um sobre o reconhecimento de igualdade para resolver problemas envolvendo equações de 1º grau em situações de adição e subtração.
Materiais Complementares:
Atividade raio x
Atividade complementar
Resolução atividade raio x
Resolução atividade complementar/a>