Resumo da aula

Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Projete, leia ou escreva no quadro o objetivo para a turma.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Inicie a aula perguntando aos alunos se existe apenas uma forma de expressar estas sentenças. Peça também que os estudantes pensem e digam qual é o maior desafio que eles têm na hora de resolver um problema. Será que é na Interpretação do termo desconhecido? Anote as respostas deles no quadro e peça que eles expliquem o que falaram.
Propósito: Fazer vir à tona, pela voz dos alunos, quais são as dificuldades que eles têm na resolução de problemas e levá-los a perceber que, para solucionar uma questão, é sempre preciso pensar em uma ou mais estratégias e combinar conhecimentos.
Discuta com a turma:
- Como sabemos qual é a melhor forma de resolver um problema?
- Só existe uma forma de resolver problemas?
- Dá para resolver um mesmo problema de formas diferentes?
Atividade principal
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientação: Você poderá escrever o texto do problema no quadro, projetá-lo ou entregar uma cópia aos alunos. Deixe que os estudantes leiam o problema e dê tempo para que tentem resolvê-lo junto com um colega. Não faça nenhuma intervenção neste momento, observe como os alunos analisam os dados do problema, interpretam e elaboram suas estratégias.
Propósito: Fazer com que os alunos mobilizem os conhecimentos e possam compartilhar os mesmos.
Materiais complementares para impressão:
Atividade principal
Resolução da atividade principal
Guia de intervenção
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7).
Orientações: Apresente aos alunos as três resoluções de três crianças da turma. Você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro. Peça que expliquem como cada criança pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7).
Orientações: Apresente aos alunos as três resoluções de três crianças da turma. Você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro. Peça que expliquem como cada criança pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
Discussão das soluções
Tempo sugerido: 10 minutos. (Slides 5, 6 e 7).
Orientações: Apresente aos alunos as três resoluções de três crianças da turma. Você pode entregá-las impressas ou escrevê-las no quadro. Peça que expliquem como cada criança pensou para resolver o problema. Caso algum aluno da turma tenha proposto uma explicação diferente, peça que vá até o quadro e a explique para os colegas.
Propósito: Incentivar que os alunos tentem explicar o raciocínio utilizado para solucionar uma questão.
Discuta com a turma:
- Qual é a semelhança entre as estratégias apresentadas e a que vocês criaram?
Encerramento
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação: Encerre a atividade retomando com os estudantes que a escolha da estratégia dependerá da situação-problema dada. Se desejar, anote a frase no quadro ou num cartaz para deixar exposto em sala de aula.
Propósito: Relembrar os conceitos trabalhados nessa aula.
Raio x
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresente a nova situação e peça que os estudantes digam em voz alta alguns caminhos que podem seguir para resolvê-la. Você pode projetar, passar no quadro ou fazer cópia para os alunos. O raio x é um momento para você avaliar se todos os estudantes conseguiram avançar no conteúdo proposto, então procure identificar e anotar os comentários de cada um.
Propósito: Auxiliar os alunos a perceber que todas as estratégias de resolução de problemas são válidas e o mais importante é elaborar uma estratégia consistente e conseguir justificá-la matematicamente.
Materiais complementares para impressão:
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da atividade complementar