Plano de aula: Conto

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Writing skills I: planning

Sobre esta aula: Este plano é a parte 2 de um conjunto de 2 planos sobre organização do gênero textual conto. Se você preferir, poderá usá-lo separadamente.

Preparação para a aula: O material desta aula é um vídeo. Caso você não tenha acesso a internet durante a aula, você pode contar a história com a ajuda de imagens. Para isso você precisa confeccionar cartazes com as imagens dos personagens. Você encontra algumas sugestões aqui.

No plano 01 dessa sequência, os alunos criaram personagens, espaço e tempo para a produção de seus próprios contos. Caso você queira usar o plano 02 separadamente, você pode deixar como dever de casa para os alunos na aula anterior, a criação de seus personagens, espaço e tempo. Encontre um modelo de lição aqui.

Material complementar: No plano 01 dessa sequência de planos, os alunos começam a conhecer uma versão do conto. Caso você não tenha tido acesso a esse plano clique aqui para ler algumas informações que podem ser úteis para você se preparar para esta aula.

Objective

Orientações: Mostre ou leia o objetivo desta aula para os alunos. Você pode escrever no quadro se preferir. Explique que ao final dessa aula os alunos terão produzido o primeiro parágrafo de um conto apresentando os personagens, o tempo e o espaço da história: At the end of this class you’ll have written a short tale.