Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Conto
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Writing skills I: planning
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é a parte 2 de um conjunto de 2 planos sobre organização do gênero textual conto. Se você preferir, poderá usá-lo separadamente.
Preparação para a aula: O material desta aula é um vídeo. Caso você não tenha acesso a internet durante a aula, você pode contar a história com a ajuda de imagens. Para isso você precisa confeccionar cartazes com as imagens dos personagens. Você encontra algumas sugestões aqui.
No plano 01 dessa sequência, os alunos criaram personagens, espaço e tempo para a produção de seus próprios contos. Caso você queira usar o plano 02 separadamente, você pode deixar como dever de casa para os alunos na aula anterior, a criação de seus personagens, espaço e tempo. Encontre um modelo de lição aqui.
Material complementar: No plano 01 dessa sequência de planos, os alunos começam a conhecer uma versão do conto. Caso você não tenha tido acesso a esse plano clique aqui para ler algumas informações que podem ser úteis para você se preparar para esta aula.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Mostre ou leia o objetivo desta aula para os alunos. Você pode escrever no quadro se preferir. Explique que ao final dessa aula os alunos terão produzido o primeiro parágrafo de um conto apresentando os personagens, o tempo e o espaço da história: At the end of this class you’ll have written a short tale.
Context
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Coloque os alunos em duplas. Peça para que eles escrevam a palavra Tale e façam um brainstorming sobre quais são as características de um conto. Explique: In pairs, you’re going to write down the characteristics of a tale. Take notes of everything that comes to your mind when you think about a tale. Dê a eles 2 minutos para conversar com o colega e anotar o que lhes vier à mente sobre contos.
Quando eles terminarem, faça um levantamento do que eles escreveram e anote no quadro. Caso eles não citem alguma característica que você julgue importante, dê sua sugestão. Diga: Let’s check what ideas you have come up with. (Conforme eles forem falando você anota no quadro. Para ver as possíveis respostas (em inglês e português) clique aqui).
Observação: Os alunos talvez não tragam as características descritas exatamente como nos tópicos acima. Você pode encaixar o que os alunos falam nos termos mais gerais. Exemplos: O aluno diz algo como: “Alguém que conta a história”. Você escreve no quadro a palavra narrator e explica que são a mesma coisa. O aluno diz algo como: “Príncipe e princesa”. Você escreve no quadro a palavra characters e abaixo dela todos os exemplos que os alunos falarem.
Input
Tempo sugerido: 15 minutos
Propósito: Apresentar o conto russo Baba Yaga - the flying witch e identificar os elementos do conto
Expectativa: Que os alunos consigam identificar na história os elementos de um conto (fantasia e elementos inventados, narrador, personagens, texto curto, conflitos, clímax e desfecho)
Orientações: Diga aos alunos que agora eles irão assistir um vídeo no qual a história da bruxa Baba Yaga é contada. Incentive-os a identificar os elementos discutidos anteriormente (que ainda deverão estar no quadro). Diga: Now, let’s learn about Baba Yaga the flying witch. It’s a Russian tale and tells the story of a little girl called Tasha. While you watch, think about the elements we’ve just discussed. (Se você tiver usado o Plano 01, apenas diga que continuarão a conhecer a história de Tasha e sua boneca - Let’s continue to watch the story of Tasha and her little doll)
Acesse o vídeo https://www.youtube.com/watch?time_continue=264&v=CccEFpwA9XU . Passe o vídeo a partir dos minutos 1:07 até 10:21. Se você não tiver acesso ao vídeo, pode contar a história. Após ouvirem, peça para que falem para o colega quais elementos eles identificaram. Muitas vezes outra pessoa vê o que não conseguimos ver ou vice versa. Juntos eles conseguem identificar o máximo de informação possível. Não há necessidade de anotarem. Pergunte: Have you recognized the elements in the story? Discuss with your partner. Dê a eles 1 minuto para conversarem. Em seguida pergunte a algumas duplas quais elementos eles perceberam: Let’s see some of what you discussed. What did you find out? Escolha as duplas para responder a pergunta. Não há necessidade de anotar no quadro.
Output
Tempo sugerido: 23 minutos
Propósito: Escrever um conto.
Expectativa: Que os alunos consigam escrever seus próprios contos a partir da discussão e identificação dos elementos do conto e do texto-modelo da história da Baba Yaga.
Orientações: Os alunos irão produzir seus próprios textos. Caso você tenha usado o plano 1 dessa sequência, peça para que eles partam da introdução que fizeram na aula anterior, mas se esta é a primeira aula, eles devem usar os elementos que criaram em casa. Nesta aula, eles devem desenvolver apenas os acontecimentos da história (conflitos, clímax e final).
Primeiramente, peça para que eles anotem em tópicos no caderno as ideias que têm sobre a história. Dê o exemplo do conto Baba Yaga, dividido em tópicos. Mostre o slide ou imprima em tamanho grande (mínimo A3). Se você preferir pode entregar uma cópia para cada aluno. Encontre uma versão para impressão aqui. Esta é a parte criativa que irá prepará-los para escrever o texto em parágrafos depois. Diga:
You are the author now! Let’s create your own tale. Use the characters you created at home / in the previous class. Think about the conflicts your characters are going to go through. You must have a climax and an end. You can use Tasha’s story as an inspiration, but your text must be original. Take notes of what you are going to write in topics.
Material complementar: Pode acontecer de os alunos não saberem o que são conflito e clímax de uma história. Caso você precise explicar, você encontra mais informações sobre isso aqui.
Output
Tempo sugerido:
Propósito: Escrever um conto.
Expectativa: Que os alunos consigam escrever seus próprios contos a partir da discussão e identificação dos elementos do conto e do texto-modelo da história da Baba Yaga.
Orientações: Após o levantamento de ideias, os alunos deverão escrever o texto em forma de parágrafos. É essencial mostrar a eles a importância dos conectores que dão coesão ao texto. Diga: When we write a text, it’s really important to connect the sentences instead of writing them isolated. Escreva no quadro I like chocolate. I like banana e pergunte: Is there a better and more clear way to say that? Provavelmente eles dirão que sim e darão o exemplo do conectivo and.
Escreva no quadro: I like chocolate and banana e diga: When we use linking words it sounds more natural. So, it’s really important to use some of them in our text. Let’s see what linking words there are in Baba Yaga’s story.
Mostre o slide e aponte para os conectores em negrito. Se você não tiver acesso ao slide durante a aula você pode imprimi-lo em tamanho grande (mínimo A3) ou entregar uma cópia para cada aluno. Você encontra o modelo para impressão aqui. Faça a leitura rápida dos conectores e pergunte se eles têm alguma dúvida no significado: Do you know all of them? Eles podem apontar os conectivos when e after that. Dê exemplos reais para eles entenderem melhor: When you come to class I’m very happy. - I had breakfast at 7 this morning. After that I came to school. Se preferir, você pode criar os exemplos de acordo com a sua realidade.
Em seguida peça para eles organizarem as ideias que criaram em parágrafos. Diga: Now you must organize what you created in paragraphs, the same way I did with Baba Yaga’s story. Circule pela sala enquanto os alunos produzem seus textos e ajude no que for necessário.
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos
Propósito: Organizar o que foi aprendido durante a aula.
Expectativa: Que os alunos saiam da aula capazes de produzir seus próprios contos e organizá-los de maneira clara e coesa.
Orientações: Depois de escreverem seus textos eles irão trocar de atividade com um colega para fazer uma leitura crítica do texto. Para isso eles podem usar rubrica de verificação. Ela contém três elementos a serem analisados (gênero, conectores e clareza) e três níveis de qualidade (muito bom, bom e regular). Deixe claro que um texto bem escrito deve encaixar na primeira coluna de qualidade (muito bom). A rubrica também tem pontuação de acordo com o nível. Você pode optar por usar pontuação ou não. Se optar por usá-la, o ideal é que o texto receba no mínimo 7,0 para não precisar ser reescrito. De 7,0 a 10,0 o aluno pode apenas fazer os reajustes. Explique o uso da rubrica: Now you’re going to read your partner’s text and you’re going to analyse it through some guidelines. Entregue a eles a rubrica. Você encontra aqui. Explique: After you read your friend’s story you must read these guidelines and see to which of them the text applies. O aluno deve trocar de texto com outro aluno, ou seja, um lê o texto do outro. Se a troca for feita aleatoriamente o feedback fica mais complexo, pois eles terão que encontrar o dono do texto.
Peça para que o alunos conversem com o colega sobre suas leituras e explicarem como encaixaram o texto na tabela de feedback. Dê a eles 2 minutos de conversa. Explique que caso eles não concordem com o que o colega disse, eles precisam explicar o porquê de discordarem. Diga: It’s time to give the author your feedback. Talk to your friend and explain why you applied his/her text to one of the levels. He/she will talk to you about your text. If you don’t agree with something he/she says you can say it but you need to give your arguments.
Para terminar pergunte: How can you write a clear and organized story? Eles muito provavelmente irão responder: Writing the events in order and in a clear way making use of linking words.
Opcional: Você pode pedir para os alunos revisarem o próprio texto em casa a partir das colocações do colega e trazê-los na próxima aula.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Aplicativo de videochamadas para as aulas síncronas: Zoom ou Google Meet;
- Envio e coleta da(s) atividade(s) via e-mail, WhatsApp, Google Documentos ou Classroom;
- Acesso aos sites indicados.
Optativas:
- Compartilhamento das produções no Instagram, site ou blog da escola ou da classe.
Context
Elabore no Mentimeter uma apresentação interativa no formato ‘nuvem de ideias’, com o título ‘Write three characteristics of a tale’. Envie o link de contribuição para os alunos com até dois dias de antecedência. No encontro síncrono, compartilhe na tela o slide com o resultados das contribuições seguindo as orientações propostas.
Input
Continuando o encontro síncrono, acesse e compartilhe na tela o vídeo disponível aqui, em substituição ao indicado no input, que foi retirado do ar. Siga o passo a passo indicado nas orientações dos slides. Leia o plano original para entender a proposta.
Output
Esta atividade deve ser realizada em momento posterior ao encontro síncrono. Ainda na aula, explique como a atividade deve ser realizada seguindo as orientações propostas no plano original para esta etapa da aula. Determine um prazo para a devolutiva das produções, incluindo a troca entre os colegas, que pode ser determinada por você. Os alunos podem apresentar seus contos no próximo encontro síncrono e compartilhá-los no site, Instagram ou blog da turma ou da escola.
Feedback
Encerre o encontro síncrono retomando o que aprenderam. Apresente o slide, leia os itens para a sala e peça exemplos de atividades desenvolvidas na aula que demonstrem cada ponto.
Convite às famílias
Estimule os alunos a contar o conto estudado para a família.
Contents
- INPUT: A video of a tale being told
- OUTPUT: Write one’s own tale
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF07LI13) Organizar texto em unidades de sentido, dividindo-o em parágrafos ou tópicos e subtópicos, explorando as possibilidades de organização gráfica e de formato do texto.
(EF07LI15) Construir repertório lexical relativo a conectores (and, but, because, then, so, before, after, entre outros).
Professor-autor: Renata Luz de Lima Lourenço
Mentor: Tatiana Martin
Especialista: Celina Fernandes