Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: A Ásia que era América
Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI06, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Pincel ou giz e atividades impressas.
Material complementar:
Contextualização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MW4jy4C4rJwtmB5h7sCHSet8d3SHxRrZh3vKmpCEw6pCjFaCY5dcFvEAxjYJ/his7-06und04-contextualizacao.pdf
Problematização - Atividade “Chegada às Antilhas” - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GZRKpzjMBmbdR8AuMAtXCbGNPbJGhgpWdfXxbdENCHZxsz3vUeG7k39C5Zd8/his7-06und04-atividade-chegada-as-antilhas.pdf
Problematização - Atividade “Contrato com os reis católicos” - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UvnfVazYFZ3c3TSzuN89WGfz9wGacYNtuTJWFErzEGC92ngzTM8x87BCpFrE/his7-06und04-atividade-contrato-com-os-reis-catolicos.pdf
Problematização - Atividade “Cinco razões da direção da viagem” - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CUnmURMpuwpPgXZsp4YtNtQFbaR3vk2kWNpCsnf7WWvDVnXwR82WzFv63aS2/his7-06und04-atividade-cinco-razoes-da-direcao-da-viagem.pdf
Sistematização Imagens - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/V3FCQRGaY7tbmkF3Dj7QYwwjNnqwV5MwPF3JZndAqN979u9NQ76bgSsU3N2a/his7-06und04-sistematizacao-imagens.pdf
Para você saber mais: Artigo sobre as viagens de Colombo - https://nationalgeographic.sapo.pt/historia/grandes-reportagens/1589-cristovao-colombo-o-navegador?showall=1
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Neste momento você deve apresentar aos alunos o objetivo da aula. Deste modo eles terão consciência do que você está propondo a eles e o que deverão ter compreendido no fim da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda turma. Se sua escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva.
Contexto
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Como forma de Contextualização, você deve propor algumas rápidas questões aos alunos. O intuito desta etapa é aproximar o conteúdo a ser estudado da realidade do aluno; deste modo, você deverá problematizar com eles o caminho que fazem para ir à escola, ao mercado, para a casa de alguém etc.
Será utilizado um fato da expedição de Colombo: a chegada às Antilhas. Isso servirá de base para a reflexão dos alunos. O navegador acreditou ter chegado às Índias, no entanto havia chegado ao “novo” continente. O objetivo destas perguntas é, como já dito, aproximar os alunos do conteúdo e mostrar que a escolha de Colombo, ao navegar para o Ocidente, rendeu-lhe a chegada a outro continente.
Para iniciar a Contextualização, proponha os seguintes passos aos alunos:
- Pensem num local que vocês sabem o caminho para chegar até lá.
Diga que pode ser a casa de alguém, mercado, padaria, escola, outra cidade etc. Mas o importante é que saibam como chegar.
- Você está acostumado a fazer o mesmo caminho sempre ou faz um caminho com maior frequência?
É esperado que os alunos digam que fazem o mesmo caminho sempre ou que têm um caminho que utilizam com maior frequência.
- Você conhece outros caminhos para chegar a este destino?
Resposta pessoal.
Para finalizar esta etapa, peça para que alguns alunos relatem suas experiências sobre os caminhos que pensaram. Diga a eles que na aula estudarão a expedição de Cristóvão Colombo, navegador que liderou uma expedição marítima sob a ordem da coroa hispânica e que chegou ao continente americano achando que tinha chegado à Ásia.
Se precisar imprimir o slide: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MW4jy4C4rJwtmB5h7sCHSet8d3SHxRrZh3vKmpCEw6pCjFaCY5dcFvEAxjYJ/his7-06und04-contextualizacao.pdf
Como adequar à sua realidade: Se sua escola possuir um equipamento onde possa projetar o slide com as perguntas, você pode utilizar esta ferramenta, caso contrário, escreva as perguntas no quadro para que todos os alunos possam vê-las.
Problematização
Tempo sugerido: 32 minutos.
Orientações: Nesta etapa, você deverá dividir a turma em grupos de seis pessoas. Serão três fontes/atividades analisadas; o intuito de o grupo ter seis alunos é que você poderá subdividir o grupo em três duplas, cada uma ficará analisando uma atividade por vez. A sequência didática da atividade tem como objetivo apresentar aos trios algumas particularidades da expedição de Cristóvão Colombo e sua chegada à América. O intuito é que cada grupo discuta as três fontes e problematizem. Todos terão a oportunidade de pensar e realizar os exercícios propostos, para isso, peça aos alunos que respondam no caderno as questões.
Iniciam-se os trabalhos por meio da análise da primeira ficha, Chegada às Antilhas. O documento traz o relato de Colombo acreditando que chegou às Índias, mas, como é sabido, a expedição havia chegado ao continente americano.
A segunda ficha, intitulada Cinco razões da direção da viagem, apresenta as motivações pelas quais Colombo decidiu ir para às Índias navegando pelo Ocidente, entre elas é apresentada uma pequena discussão sobre a esfericidade do planeta, mostrando que Colombo já tinha se apropriado desta teoria.
Por fim, a última ficha da sequência didática, intitulada Contrato com os reis católicos, é baseada no contrato de Colombo com os reis, onde fica delimitado o que seria de cada um deles nos descobrimentos.
Os grupos terão 8 minutos para analisar e discutir cada atividade e você deverá reservar 8 minutos para a discussão com todos sobre as fontes.
Atividade “Chegada às Antilhas” - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GZRKpzjMBmbdR8AuMAtXCbGNPbJGhgpWdfXxbdENCHZxsz3vUeG7k39C5Zd8/his7-06und04-atividade-chegada-as-antilhas.pdf
Atividade “Cinco razões da direção da viagem” - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CUnmURMpuwpPgXZsp4YtNtQFbaR3vk2kWNpCsnf7WWvDVnXwR82WzFv63aS2/his7-06und04-atividade-cinco-razoes-da-direcao-da-viagem.pdf
Atividade “Contrato com os reis católicos” - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UvnfVazYFZ3c3TSzuN89WGfz9wGacYNtuTJWFErzEGC92ngzTM8x87BCpFrE/his7-06und04-atividade-contrato-com-os-reis-catolicos.pdf
Peça para que leiam as atividades em seus trios (se achar conveniente, faça uma leitura comum) e discutam a temática dos textos e os principais pontos. Durante a atividade passe nos trios observando como estão construindo as respostas e se mostre aberto para sanar dúvidas.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Como forma de concluir esta aula, você deverá distribuir as imagens propostas (imagens e estátuas de Cristóvão Colombo) e pedir para que os alunos criem pequenas frases sobre a expedição de Colombo, como se fosse o próprio navegador dizendo. Estas frases devem retratar algo trabalhado na aula e que sintetize o conteúdo, de modo que todos alunos consigam compreender de qual fato se trata.
Os alunos podem, por exemplo, fazer frases cômicas sobre o fato de Colombo ter acreditado que chegou às Índias, mas tinha chegado a um “novo” continente.
Reserve 3 minutos para que os grupos possam socializar suas criações.
Para imprimir as imagens: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/V3FCQRGaY7tbmkF3Dj7QYwwjNnqwV5MwPF3JZndAqN979u9NQ76bgSsU3N2a/his7-06und04-sistematizacao-imagens.pdf
No próximo slide há um exemplo que você pode demonstrar para os alunos.
Como adequar à sua realidade: Caso prefira, você pode apenas mostrar as imagens aos alunos e pedir para que criem frases em seus cadernos. Deste modo a atividade poderá ser feita coletivamente e você pode pedir para que, a cada imagem, alguns alunos socializem suas frases.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Como forma de concluir esta aula, você deverá distribuir as imagens propostas (imagens e estátuas de Cristóvão Colombo) e pedir para que os alunos criem pequenas frases sobre a expedição de Colombo como se fosse o próprio navegador dizendo. Estas frases devem retratar algo trabalhado na aula e que sintetize o conteúdo, de modo que todos alunos consigam compreender de qual fato se trata.
Os alunos podem, por exemplo, fazer frases cômicas sobre o fato de Colombo ter acreditado que chegou às Índias, mas tinha
chegado a um “novo” continente.
Reserve 3 minutos para que os grupos possam socializar suas criações.
Sistematização
Sistematização
Sistematização
Sistematização
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Editor de imagens do celular, Paintbrush, Canva, Padlet.
Contexto
O objetivo desta aula é discutir aspectos da expedição de Cristóvão Colombo.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você pode trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Disponibilize aos alunos os pontos para reflexão:
- Pensem num local que vocês sabem o caminho para chegar.
- Você está acostumado a fazer o mesmo caminho sempre ou faz um caminho com maior frequência?
- Você conhece outros caminhos para chegar a este destino?
Para promover a interação, você pode propor tais perguntas por meio de um quiz virtual, que pode ser elaborado no Mentimeter (veja como usá-lo aqui - ative a tradução da página).
Problematização
Esta etapa propõe três momentos de análises de documentos. Planeje a disponibilização deles e o prazo para a realização e devolutivas. Os alunos devem responder as questões no caderno ou em mídias digitais que já utilizam, como o Google sala de aula. Oriente-os a observar os pontos centrais nos textos:
- Ficha 1 - Chegada às Antilhas: a qual local Colombo chegou com a expedição? Por que acreditava que ali era a Índia (continente asiático)?
- Ficha 2 - Cinco razões da direção da viagem: como ele justificava a navegação à Ásia pela direção Ocidental e não Oriental?
- Ficha 3 - Contrato com os reis católicos: qual foi o acordo entre Colombo e os reis da Espanha?
Incentive-os a compartilhar as percepções com os colegas por meio de troca de mensagens no Whatsapp, participação em videoconferência ou em enquetes elaboradas no Mentimeter.
Sistematização
Disponibilize o modelo de meme com a imagem e fala de Cristóvão Colombo sobre a expedição, bem como as demais imagens do navegador com balões de diálogos. Oriente os alunos a elaborarem outras possíveis falas para o personagem, contemplando os estudos realizados. Dê opções de como podem desenvolver a atividade:
- Manualmente: podem imprimir ou elaborar desenhos baseados na imagem de Colombo e preencher o balão de diálogo.
- Digitalmente: podem editar as próprias fotografias utilizando um editor de imagens do celular, o Paintbrush (como usá-lo aqui) ou o Canva (como usá-lo aqui).
Para promover a interação entre os alunos, é interessante que você crie um mural virtual no Padlet (veja aqui como usá-lo aqui), possibilitando que eles postem os trabalhos e comentem os demais.
Convite às famílias
Para que conheçam mais sobre Cristóvão Colombo e a expedição que culminou na chegada dos europeus à América, sugira que assistam ao filme “1492: A Conquista do Paraíso”. Neste site, é possível ter mais informações sobre o filme e assistir ao trailer (disponível aqui).
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Luís Antônio Morais
Mentor: Luis Felipe Nobrega
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo.
Objeto(s) de conhecimento: As descobertas científicas e a expansão marítima.
Habilidade(s) da BNCC: EF07HI06 Comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.
Palavras-chave: Expansionismo, Cristóvão Colombo, reis católicos, expansão marítima.