Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: A expansão marítima por outros olhares
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI06, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Pincel ou giz, materiais impressos, projetor.
Material complementar:
Contextualização - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YhsActBrankyQbk56WE7B8cD8ygdXEcxqcETd42qwCTr46PTdpJS2jcszktT/his7-06und05-contextualizacao.pdf
Diário de bordo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vXxNmPeA3RHJaWDwjbNP5qwmRx5mhnNWhHtaKwgDgFeaXzBYY2A3wGFkEdWk/his7-06und05-diario-de-bordo-viajantes.pdf
Guia anfitrião - Corsários - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XZJyrFTJYpXwsKKsYwjPkrgGrTCa3CyJDAJUuBSjd9XJQ9KSyPjWEjyv3MZK/his7-06und05-guia-anfitriao-corsarios.pdf
Guia anfitrião - Mercadores - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u2qZAqvZw4KQ4RSwJGEW59sxybHmhnYgppPujNaFGrdaxf7AkmY5NH3Q6Sfe/his7-06und05-guia-anfitriao-mercadores.pdf
Guia anfitrião - Companhia das Índias Orientais - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cmetd43n44SucAetf5s8rvwfQXKSZRFDA88QnVCuz3x92cKErfUnArKmdGxs/his7-06und05-guia-anfitriao-companhia-das-indias-orientais.pdf
Problematização - Imagem slide: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pWJ8W9PWzVPq8w3j93Mz3PwnJZXGYZKsXE2wV3mEgVNPFnSwEAt78sHkembc/his7-06und05-problematizacao-world-cafe.pdf
Sistematização - Guia do viajante: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GASCTK2rDEhdP8D9DRnWuBmafuJTcxcNcghCny4zwudSuURWUDV4zUhGh5XF/his7-06und05-guia-rapido-do-viajante-do-tempo.pdf
Para você saber mais: Nos tempos dos corsários e piratas. https://super.abril.com.br/historia/no-tempo-dos-corsarios-e-piratas/. Acesso em: 22/4/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Neste momento você deve apresentar aos alunos o objetivo da aula, deste modo eles terão consciência do que você está propondo a eles e o que deverão ter compreendido no final da aula. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para toda a turma. Se sua escola contar com o auxílio de projetor, apresente este slide fazendo uma leitura coletiva.
Contexto
Tempo sugerido: 6 minutos.
Orientações: Peça que observem a imagem projetada e inicie o debate com as perguntas abaixo:
1 - Vocês já viram esta imagem em algum lugar?
É esperado que o alunos afirmem que a imagem representa os piratas e, provavelmente, irão destacar que já assistiram a algum filme/desenho onde ela aparece.
2 - O que é um pirata?
É esperado que afirmem que pirata é alguém que realiza roubos em alto-mar. Possivelmente irão destacar as imagens estereotipadas dos piratas (perna de pau, papagaio no ombro, tapa- olho etc.).
Diga aos alunos que, durante a expansão marítima dos séculos XV e XVI, existiam vários perigos nos mares, e, além de ser um ambiente novo, que os navegadores não conheciam, havia o risco de ser assaltados por piratas. Havia ainda os corsários, que atuavam em nome de um governante, pilhando
os materiais que os navios levavam.
Se precisar imprimir a imagem: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YhsActBrankyQbk56WE7B8cD8ygdXEcxqcETd42qwCTr46PTdpJS2jcszktT/his7-06und05-contextualizacao.pdf
Link da imagem: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?search=pirate+flag&title=Special%3ASearch&profile=advanced&fulltext=1&advancedSearch-current=%7B%7D&ns0=1&ns6=1&ns12=1&ns14=1&ns100=1&ns106=1#/media/File:Flag_of_Christopher_Condent.svg. Acesso em: 22/4/2019.
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações: A dinâmica que que servirá de base para esta aula chama-se World Café. O objetivo é que a sala interaja e ocorra o compartilhamento de informações e discussões. Para a atividade você deve dividir a sala em seis grupos, cada um deles terá um anfitrião e um tema específico para a discussão.
A função do anfitrião é receber os “viajantes” no seu “mundo” e propor a discussão ao grupo. Ele é a única pessoa que não girará nos outros “mundos”, ele apenas recepcionará os viajantes.
Siga os passos a seguir:
- Divida a sala em grupos (forme grupos de com quatro ou cinco pessoas). Tenha o cuidado de observar se os grupos estão heterogêneos. Como a dinâmica baseia-se no discussão, não deixe que os alunos que têm mais facilidade em se expressar fiquem em um único grupo. O ideal é mesclar alunos mais tímidos com alunos que os impulsionarão ao debate.
- A sala deverá contar com seis grupos e teremos três temáticas distintas. Deste modo, os dois grupos sempre trabalharão com a mesma temática.
- Com os grupos formados, escolha quem deverá ser o anfitrião de cada “mundo”. Para ser um anfitrião, o aluno deverá:
- Ter facilidade para mediar uma discussão.
- Ser um observador e atento.
- Ser extrovertido e ter uma boa relação com os outros alunos.
- Peça para que cada grupo escolha um representante para:
- Ser o escritor: escreverá (resumirá) o que foi discutido pelo grupo em cada um dos mundos.
- Ser o Senhor do tempo: alertar o grupo sobre o tempo corrido em cada estação.
- Ser o viajante espacial: pedir informações/ajuda ao professor, se necessário.
Explicando a dinâmica para a turma:
- Explique que a ideia do World Café é proporcionar uma troca de experiência e discussões sobre outros países que se lançaram ao mar no processo
- da expansão marítima na Idade Moderna. Cada anfitrião terá um comando a seguir para auxiliar os viajantes a relatar em seu diário de bordo as devidas percepções das fontes que serão discutidas.
- Diga que o anfitrião de cada grupo deverá permanecer e os outros integrantes “viajam” para o próximo “mundo”.
- Os viajantes deverão levar seu “diário de bordo” para anotar os principais pontos que foram debatidos em cada “mundo”
e, no fim, compartilhar com seu anfitrião original.
- Cada anfitrião receberá um “Guia para receber seus visitantes” distinto. Este guia servirá como base para ele mediar a discussão e levar as informações àqueles que chegam a seu mundo.
- A sala contará contará com seis mundos, sendo apenas três temáticas. Desse modo os viajantes poderão aproveitar melhor o tempo em cada um dos mundos.
- Cada grupo conhecerá os três mundos
- O tempo de cada um dos mundos é 8 minutos; você deverá estipular a maneira como observarão o tempo (se sua escola contar com equipamento multimídia, você pode projetar o cronômetro online (http://cronometronline.com.br/).
- Os viajantes deverão seguir as viagens no sentido horário.
- O anfitrião deve trabalhar com a fonte com todos os viajantes. Ele é o responsável por transmitir o conteúdo daquele “mundo” aos visitantes.
Deixe claro que o anfitrião é apenas o mediador, ele irá ler a fonte para o grupo e mediar a discussão, realizando as perguntas presentes nos documentos para a melhor compreensão e reflexão de todos. - Ao chegar no mundo de origem os viajantes terão 5 minutos para expor ao anfitrião como é o outro mundo, levando os pontos principais a ele.
- A questão que norteará o debate do anfitrião com os viajantes em todos os mundos é:
Quais são os principais personagens e pontos expostos nesta fonte?
Links para impressão dos materiais
Diário de bordo - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vXxNmPeA3RHJaWDwjbNP5qwmRx5mhnNWhHtaKwgDgFeaXzBYY2A3wGFkEdWk/his7-06und05-diario-de-bordo-viajantes.pdf
Guia anfitrião - Corsários - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/XZJyrFTJYpXwsKKsYwjPkrgGrTCa3CyJDAJUuBSjd9XJQ9KSyPjWEjyv3MZK/his7-06und05-guia-anfitriao-corsarios.pdf
Guia anfitrião - Mercadores - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/u2qZAqvZw4KQ4RSwJGEW59sxybHmhnYgppPujNaFGrdaxf7AkmY5NH3Q6Sfe/his7-06und05-guia-anfitriao-mercadores.pdf
Guia anfitrião - Companhia das Índias Orientais - https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/cmetd43n44SucAetf5s8rvwfQXKSZRFDA88QnVCuz3x92cKErfUnArKmdGxs/his7-06und05-guia-anfitriao-companhia-das-indias-orientais.pdf
Caso queira imprimir a imagem do slide: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pWJ8W9PWzVPq8w3j93Mz3PwnJZXGYZKsXE2wV3mEgVNPFnSwEAt78sHkembc/his7-06und05-problematizacao-world-cafe.pdf
Link da imagem: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a2/StateLibQld_1_114752_Jumna_%28ship%29.jpg/800px-StateLibQld_1_114752_Jumna_%28ship%29.jpg. Acesso em: 22/4/2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: A proposta de Sistematização consiste que os grupos, após realizarem o World Café, construam um quadro comparativo das religiões a fim de consolidar o conhecimento. Distribua o Guia Rápido do Viajante do Tempo para os alunos preencherem baseados em suas anotações no Diário de bordo as perguntas propostas.
Dialogue com os alunos durante a atividade auxiliando-os a traçar o quadro comparativo passando em todos os grupos e acompanhando a produção.
Atente para que todos os alunos estejam envolvidos durante a etapa. É o momento que eles estarão relembrando as viagens e fixando o conteúdo.
Guia do viajante: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GASCTK2rDEhdP8D9DRnWuBmafuJTcxcNcghCny4zwudSuURWUDV4zUhGh5XF/his7-06und05-guia-rapido-do-viajante-do-tempo.pdf
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: fontes históricas (em PDF, Print ou link), Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula.
- Optativas: Hangouts, Mentimeter, Formulário do Google.
Contexto
O objetivo desta aula é discutir o expansionismo marítimo como um fenômeno de várias nações na Idade Moderna.
Para desenvolvê-la com seus alunos, você pode trabalhar de forma:
- Assíncrona, disponibilizando por meio do Whatsapp, e-mail ou Google sala de aula (veja como usá-lo aqui), os materiais e orientações necessários. As devolutivas dos alunos podem ocorrer da mesma forma ou com agendamento de um momento síncrono.
- Síncrona, apresentando os materiais (projetando-os na tela) e orientações enquanto realiza uma videoconferência por meio do Hangouts (veja aqui como criar uma reunião online).
Disponibilize a imagem representativa dos piratas e proponha para reflexão:
- Vocês já viram esta imagem em algum lugar?
- O que é um pirata? Que outros elementos os representam?
- Qual a diferença entre piratas e corsários?
Para promover a interação, você pode fazer tais perguntas por meio de um quiz virtual, que pode pode ser elaborado no Mentimeter (veja como usá-lo aqui - ative a tradução da página).
Problematização
Esta etapa propõe três momentos de análises de documentos. Planeje a disponibilização deles e o prazo para a realização e devolutivas. Os alunos devem responder as questões no caderno ou em mídias digitais que já utilizam, como o Google sala de aula. Oriente-os a observar os pontos centrais nos textos:
- Guia 1 - Corsários: Quais são os países envolvidos na tomada de um navio da Espanha? O que havia nele?
- Guia 2 - Mercadores: O que os holandeses vinham fazendo? O que os comerciantes de Londres solicitaram a rainha? Por que alguns pensavam que o rei de Portugal não poderia conservar por muito tempo sua rota e comércio com Calicute?
- Guia 3 - Companhia das Índias Orientais: para que se formaram as companhias de comércio? Por que elas resolveram formar a Companhia do Oriente? Qual foi o resultado alcançado por ela?
Oriente-os a chegar a uma conclusão sobre quais países estavam envolvidos no expansionismo marítimo por meio de interesses comerciais e as formas utilizadas para isso. Para que interajam com os colegas a respeito das conclusões, organize um quiz no Mentimeter ou agende um momento de videoconferência.
Sistematização
Oriente-os a criar um guia de navegação, apontando a respeito dos cuidados a serem tomados para evitar que os navios sejam roubados. Para isso, devem criar um checklist de elementos, como: quais países tinham interesses nos produtos, quais as rotas mais arriscadas, quais as rotas menos vantajosas, quem tinha rotas mais vantajosas, quais os mercadores e companhias interessados nos produtos, dentre outros que julguem relevantes.
Eles podem utilizar um modelo de Formulário do Google (veja como usá-lo aqui) para organizar a atividade.
Convite às famílias
Para que conheçam mais sobre as práticas e caracterizações de piratas ao longo da História e, especialmente, no contexto Moderno dos corsários, sugira que assistam ao interessante vídeo educativo: “Piratas do Caribe”. Nerdologia, 23/05/2017. Disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Luís Antônio Morais
Mentor: Luis Felipe Nobrega
Especialista: Guilherme Moerbeck
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 7º ano do Ensino Fundamental.
Unidade temática: Humanismos, Renascimentos e o Novo Mundo.
Objeto (s) de conhecimento: As descobertas científicas e a expansão marítima.
Habilidade(s) da BNCC: EF07HI06 Comparar as navegações no Atlântico e no Pacífico entre os séculos XIV e XVI.
Palavras-chave: Expansionismo, Companhia das Índias Orientais Holandesa, expansão marítima.